Resolvido

publicidade nas gravações

  • 8 August 2020
  • 60 respostas
  • 4704 visualizações


Mostrar a primeira mensagem
Tópico fechado, já não permite mais respostas.

60 respostas

Crachá +6

Há aí alguma confusão, talvez por desconhecimento dos motivos da minha denúncia e do funcionamento da AdC.


Não me queixei da publicidade em si, essa queixa corre termos no TAC, mas sim da atuação acertada e combinada entre as 3 principais operadoras, limitando e coagindo os consumidores a sujeitarem-se à situação.

 

Aliás, já no meu post anterior havia indicações de que a AdC estava a analisar a atuação concertada das operadoras.

Este ofício, confirma que de facto existe uma investigação.

 

Reputação 7
Crachá +23

Boas

 

Mas isso já se sabia a meses... Várias canais de notícias deram a informação da investigação... 

Crachá +6

Data da minha participação à AdC: 30/08/2020;

Notícia levantando a suspeita de investigação: 14/10/2020;

Confirmação de que a minha participação de 30/08/2020 levou a uma investigação: 07/06/2021;


Consequências ou repercussões da investigação da AdC: aguardo pacientemente, como até hoje.

Reputação 5
Crachá +15

Aqui está a resposta automatica que estes senhores meo mandam aos clientes em resposta ao livro de reclamação sobre a publicidade nas G A.

com um email “noreply”  para que o cliente não possa responder diretamente,  A Drºa  Cristina Torres não pode ser incomodada.  Tem que ser os coitados dos que trabalham no call center  a ganhar uma fracção do que ela ganha a fazer o trabalho dela. 

“Gabinete de Satisfação do Cliente” :grin:  que anedota. 

 

Poupando trabalho À Drª,   aqui está a resposta que ela copiou e colou .

-----------------------------------------------------------------------------------------

Em resposta à reclamação por V/ apresentada relativamente ao assunto em epígrafe, prestamos os seguintes esclarecimentos:

A evolução do paradigma inerente à sociedade de informação, tem contribuído para uma alteração na forma de consumo de conteúdos audiovisuais, independentemente do respetivo suporte, nomeadamente no que respeita à forma diferente de aceder aos mesmos, que passou a conciliar a visualização de canais lineares (os tradicionais canais de televisão)  com o acesso não linear aos conteúdos dos canais (ex. gravações automáticas).

Com esta evolução de tendências, surgiu uma necessidade de adaptação dos modelos de negócio que garantam o investimento contínuo dos canais, para manterem a produção de conteúdos de qualidade e a preservação da diversidade. Os tradicionais anúncios publicitários que sempre fizeram parte do consumo de conteúdos de televisão linear, são fundamentais para a viabilização do modelo económico que permite aos canais manterem investimento em conteúdos, pelo que se torna premente a adoção de novas práticas que permitam dar resposta a esta necessidade, adaptada à nova realidade.

Dessa forma, os principais operadores que prestam o serviço de distribuição de televisão, em articulação com canais de televisão aderentes, e em linha com as boas práticas internacionais, adotaram um novo modelo que permite que, de forma equilibrada e adaptada aos interesses do consumidor, sejam veiculadas mensagens publicitárias que, repita-se, desde sempre fizeram parte das características da remuneração dos conteúdos em televisão. 

A experiência que agora se inicia pretende melhorar a experiência de televisão, pois a publicidade será apresentada previamente ao início da visualização de alguns programas. Os anúncios serão apresentados, caso selecione a opção “anúncios personalizados”, de acordo com o perfil de utilização de cada consumidor, sendo, por isso, mais relevantes. Conscientes que nem todos os utilizadores ficarão confortáveis com esta opção, deixámos ao critério de cada um receber anúncios desconsiderando o seu perfil de utilização. Garantimos, em qualquer caso, que toda a informação será tratada de forma anonimizada e devidamente protegida, em linha com as melhores práticas de proteção de dados pessoais e em cumprimento de toda a legislação aplicável.

Importa ainda referir que a publicidade, terá uma duração máxima de 30 segundos e não será apresentada em todas as gravações de todos os canais, sendo respeitados períodos de guarda que salvaguardem a boa experiência do cliente. 

Por fim, informamos que a possibilidade de efetuar e aceder às gravações dos conteúdos dos canais constitui apenas uma de várias funcionalidades extra no serviço de televisão. Esta funcionalidade não está, aliás, disponível para todos os conteúdos. Nessa medida, a alteração dos termos e condições da funcionalidade das gravações automáticas não implica qualquer alteração ao contrato. Sublinha-se, assim, que o serviço de televisão continua a ser prestado de forma integral, não existindo, no âmbito do serviço de televisão contratado, uma diminuição no conteúdo da funcionalidade das gravações.

Para mais informações, estamos sempre disponíveis pelo 16 200 e em meo.pt. Se é cliente empresarial, contacte o seu gestor de cliente, ligue 16 206 ou aceda à Área de Cliente em ptempresas.pt.

Com os melhores cumprimentos.

Cristina Torres

Gabinete de Satisfação do Cliente

Reputação 7
Crachá +24

Que grande blá, blá… alguém se esmerou a escrever esse testamento.

Enquanto for só max. 30 segundos, em alguns canais, ainda se tolera, falo por mim… mas tenho dúvidas que fique por aí…

Pior seria se colocassem lá as gravações e durante a publicidade fosse desactivada a função do “andar para a frente”…  espero não estar a dar ideias a ninguém! :wink:

Reputação 5
Crachá +15

Que grande blá, blá… alguém se esmerou a escrever esse testamento.

Enquanto for só max. 30 segundos, em alguns canais, ainda se tolera, falo por mim… mas tenho dúvidas que fique por aí…

Pior seria se colocassem lá as gravações e durante a publicidade fosse desactivada a função do “andar para a frente”…  espero não estar a dar ideias a ninguém! :wink:

E ainda existe a questão do Tratamento Dados Pessoais entregue a terceiros.  Esta situação vai alem dos 30 segundos. 

Reputação 7
Crachá +24

 

Que grande blá, blá… alguém se esmerou a escrever esse testamento.

Enquanto for só max. 30 segundos, em alguns canais, ainda se tolera, falo por mim… mas tenho dúvidas que fique por aí…

Pior seria se colocassem lá as gravações e durante a publicidade fosse desactivada a função do “andar para a frente”…  espero não estar a dar ideias a ninguém! :wink:

E ainda existe a questão do Tratamento Dados Pessoais entregue a terceiros.  Esta situação vai alem dos 30 segundos. 

 

Mas isso é só se optares por pelos anúncios personalizados, certo?

Crachá +6

Há momentos... um email da Autoridade da Concorrência com o texto:

Por indicação do Conselho da Autoridade da Concorrência, envia-se em anexo a resposta desta Autoridade à exposição de V. Exa.(s).


Ainda mais surpreendente, o texto do ofício (retirei os floreados legais obrigatórios, para simplificar):

A Autoridade da Concorrência regista com interesse a receção da V/ comunicação de 2020-08-30, uma vez que permite melhor aferir as dificuldades dos agentes económicos e, consequentemente, melhor conhecer os mercados e os seus intervenientes.
...
Tendo os factos descritos por V. Exa. merecido a nossa melhor atenção, informamos que a factualidade em causa está a ser objeto de investigação por parte desta Autoridade, encontrando-se pendente processo de contraordenação no sentido de aferir se a conduta em causa viola as regras de concorrência, no âmbito do qual foram já realizadas diligências probatórias, incluindo diligências de busca e apreensão.

Com os melhores cumprimentos,


Vai ter repercussões?
Não faço ideia, mas dá alguma satisfação pessoal saber que alguém leu o que escrevi com alguma atenção e avançou com um processo de investigação.

 

Para quem não acreditava, haja esperança:

AdC acusa MEO, NOS, Vodafone e Accenture por acordo anticoncorrencial nos serviços de televisão por subscrição

Engraçado, apesar de na NOS achar que em termos de organização das gravações automáticas e voltar ao início parecer muito melhor que na meo (quer na box quer no meo go), a qualidade de serviço (estabilidade, rapidez, fluidez, entre outros) é superior na meo, pelo menos para mim (tinha cabo, na NOS).

 

mudei mesmo na altura em que esta coisada da publicidade começou a acontecer. A mim custar-me-ia mais de aturar na NOS do que agora na MEO. Mas, claro, é uma opinião subjetiva.

 

esta nova “funcionalidade” considero, a mesma, desagradável e completamente indesejável, mas percebo a argumentação.

 

do ponto de vista legal, não me parece que haja por onde pegar!

 Será algo a que nós teremos de habituar, provavelmente!

Reputação 5
Crachá +15

Engraçado, apesar de na NOS achar que em termos de organização das gravações automáticas e voltar ao início parecer muito melhor que na meo (quer na box quer no meo go), a qualidade de serviço (estabilidade, rapidez, fluidez, entre outros) é superior na meo, pelo menos para mim (tinha cabo, na NOS).

 

mudei mesmo na altura em que esta coisada da publicidade começou a acontecer. A mim custar-me-ia mais de aturar na NOS do que agora na MEO. Mas, claro, é uma opinião subjetiva.

 

esta nova “funcionalidade” considero, a mesma, desagradável e completamente indesejável, mas percebo a argumentação.

 

do ponto de vista legal, não me parece que haja por onde pegar!

 Será algo a que nós teremos de habituar, provavelmente!

provavelmente é só o inicio, 30 seg agora e no inicio, quem sabe o que está planeado para o futuro.

sobre a nos e meo, vantagens que tenho com a meo vs a nos,  zapping mais rapido e mais 80 Mbps no upload.  tenho o mesmo download que tinha na nos, nao vivo em zona congestionada.  na nos tinha a possibilidade de manter, gravar programas que deram nos últimos 7 dias, na meo isso nao é possível,  se nao os agendou antecipadamente , tem que os ver nesses 7 dias e pronto.  na nos posso agendar futuras temporadas, na meo so é possível agendar as presentes.  e depois ha o meo go que nao me serve de nada fora de casa se nao largar 4,99 por mês .  a app nos tv funciona fora de casa e sem pagar nada, e ainda é possível ver as gravações pessoais, coisa que não é possível no meo go.

 

Sim, como disse, há experiências na aplicação da NOS superiores às da Meo, sem dúvida.

mas até agora estou a apreciar mais a experiência de não ter falhas na qualidade de imagem, ser de arranque (muito) mais rápido, sem aparente congestionamento (ainda falta experimentar a coisa quando começar a haver o campeonatos de futebol com maior audiência), coisas que me tiravam do sério! Vamos a ver se mantém a parte da qualidade.

 

nunca consegui gravar programas que já passaram na nos.

nao tinha gravações manuais acessíveis na nos, já que tinha box hd para gravar localmente e não na nuvem. Se de facto não se pode gravar ou ter acesso as gravações manuais no meo go é mau , mas é estranho que até parece haver um menu /opção para isso no meo go.

ja ha muito tempo que não uso gravações manuais, mas não se poder gravar temporadas futuras ou todas uma menos valia na meo, de facto.

 

a experiência do fast forward e reverse na box da nos é aterradora (nas gravações na nuvem, as automáticas)! Tem que se “prever” para reagir antecipadamente. Agora parece que esta parte é magia, embora seja uma coisa tecnicamente, hoje em dia, trivial.

 

quanto ao meo go multi se ter que pagar na meo, para mim foi indiferente já que quando passei para a meo, mesmo subscrevendo o multi, estou com mensalidade inferior a da NOS. Mas considero que do ponto de vista comercial esta diferenciação me pareça desagradável para os dias de hoje. Não abona nada favoravelmente a Meo. Parece-me uma jogada infeliz da meo. Não sei se não será a única assim (não sei como é a vodafone).

Reputação 5
Crachá +15

Sim, como disse, há experiências na aplicação da NOS superiores às da Meo, sem dúvida.

mas até agora estou a apreciar mais a experiência de não ter falhas na qualidade de imagem, ser de arranque (muito) mais rápido, sem aparente congestionamento (ainda falta experimentar a coisa quando começar a haver o campeonatos de futebol com maior audiência), coisas que me tiravam do sério! Vamos a ver se mantém a parte da qualidade.

 

nunca consegui gravar programas que já passaram na nos.

nao tinha gravações manuais acessíveis na nos, já que tinha box hd para gravar localmente e não na nuvem. Se de facto não se pode gravar ou ter acesso as gravações manuais no meo go é mau , mas é estranho que até parece haver um menu /opção para isso no meo go.

ja ha muito tempo que não uso gravações manuais, mas não se poder gravar temporadas futuras ou todas uma menos valia na meo, de facto.

 

a experiência do fast forward e reverse na box da nos é aterradora (nas gravações na nuvem, as automáticas)! Tem que se “prever” para reagir antecipadamente. Agora parece que esta parte é magia, embora seja uma coisa tecnicamente, hoje em dia, trivial.

 

quanto ao meo go multi se ter que pagar na meo, para mim foi indiferente já que quando passei para a meo, mesmo subscrevendo o multi, estou com mensalidade inferior a da NOS. Mas considero que do ponto de vista comercial esta diferenciação me pareça desagradável para os dias de hoje. Não abona nada favoravelmente a Meo. Parece-me uma jogada infeliz da meo. Não sei se não será a única assim (não sei como é a vodafone).

ao haver os campeonatos de futebol posso ja adiantar a minha experiência,  nessas alturas não conseguia utilizar o meo go sem paragens constantes e nos speedtest, tambem não coseguia os 200 Mbps,  a fibra não da ao operador largura de banda ilimitada, todos sofrem de congestionamento, seja coaxial seja fibra. 

Não era essa a experiência de muitos colegas meus (em zonas geográficas completamente diferente da minha). Mas pode acontecer na minha. Até agora, não tenho variações de velocidades de internet ao longo do dia. Completamente estável. Na NOS ainda tinha grandes variações até ao último dia que tive NOS.

 

mas isto não quer dizer nada, ainda tenho poucos dias de utilização. Tudo ainda poderá acontecer. Sabia/sei que há o risco de as coisas ficarem iguais ou piores ao que tinha. Por enquanto está a correr bem (espero que não mude depois do dia 14!)

Reputação 5
Crachá +15

Não era essa a experiência de muitos colegas meus (em zonas geográficas completamente diferente da minha). Mas pode acontecer na minha. Até agora, não tenho variações de velocidades de internet ao longo do dia. Completamente estável. Na NOS ainda tinha grandes variações até ao último dia que tive NOS.

 

mas isto não quer dizer nada, ainda tenho poucos dias de utilização. Tudo ainda poderá acontecer. Sabia/sei que há o risco de as coisas ficarem iguais ou piores ao que tinha. Por enquanto está a correr bem (espero que não mude depois do dia 14!)

eu NOS não tinha variações , e na imagem também era impecável, tinha bom sinal, so me queixava da box lenta, tinha Iris…..  

 

Eu também tinha Íris.

 

ainda bem que há alternativas , com alguma sorte, que servem melhor para cada um dos casos. Embora cada operador devesse conseguir garantir um mínimo de qualidade de serviço a todos. Isso seria o ideal e, a bem dizer, o mínimo exigível. É uma chatice que nas telecomunicações haja a chatice da fidelizaçao tao longa. Não ser como os outros serviços como energia ou gás. A concorrência estaria, com certeza, menos segura de si mesma e procuraria mesmo exceder-se a si própria para ter os melhores serviços aos melhores preços possíveis.

 

infelizmente a prática está muito longe do que deveria ser.
 

espero que as coisas melhorem para si, mesmo que tenha de mudar. Cada um tem que tratar do que é melhor para cada um.

Reputação 7
Crachá +23

Boas

 

@cabsraimundo-5431 e vais fazer o quê?? Mudar de operadora?? Já está acontecer em todas as operadoras... 

Reputação 1
Crachá

Boas

 

@cabsraimundo-5431 e vais fazer o quê?? Mudar de operadora?? Já está acontecer em todas as operadoras... 

Se tiver que ser, sim é o que farei. Isso dependerá muito da postura da MEO.

Mas não vou pagar um serviço para ver publicidade, nem pensar!

Senão qualquer dia metem-me também a ouvir um anúncio antes de fazer uma chamada de telemóvel... É melhor não dar ideias...

Reputação 7
Crachá +23

Boas

 

É uma acção concertada das operadoras... Deixa de ser um argumento de negociação pois fazem todas o mesmo... Está a ficar como no YouTube,que já exagera em demasia... Pela informação que me chegou, isto é só o começo... 

Reputação 1
Crachá

Boas

 

É uma acção concertada das operadoras... Deixa de ser um argumento de negociação pois fazem todas o mesmo... Está a ficar como no YouTube,que já exagera em demasia... Pela informação que me chegou, isto é só o começo... 

Se é uma ação concertada, então a Anacom devia ser informada do que está a acontecer.

No Youtube, vejo publicidade para ver vídeos. Não pago para ver vídeos e depois ver publicidade…

Enquanto cliente, sinto-me duplamente lesado: não fui informado como o contrato obriga, e estão a ser alteradas as condições de utilização do serviço sem o meu consentimento. Se as outras operadoras fazem o mesmo ou se os outros clientes não estão preocupados, é indiferente para mim.

Reputação 5
Crachá +15

vou seguir com queixa no livro, anacom e deco.  deviam todos fazer o mesmo.

Só uma nota: ao fazeres queixa no Livro de Reclamações, a tua exposição segue também para a Anacom que é o regulador nas telecomunicações. E podes também expor na Provedoria do Cliente.

sim eu sei, assim fica mais nas vistas, também vai ser para deco. também vou comunicar para os canais para saber se sabem que a meo esta a inserir anúncios nos seus canais.

vou seguir com queixa no livro, anacom e deco.  deviam todos fazer o mesmo.

Só uma nota: ao fazeres queixa no Livro de Reclamações, a tua exposição segue também para a Anacom que é o regulador nas telecomunicações. E podes também expor na Provedoria do Cliente.

sim eu sei, assim fica mais nas vistas, também vai ser para deco. também vou comunicar para os canais para saber se sabem que a meo esta a inserir anúncios nos seus canais.

É escusado queixar aos canais porque são eles que escolhem se querem esta inserção de anúncios ou não.

Reputação 5
Crachá +15

A meo não foi obrigada a inserir os anúncios,  mas se gostam tanto de publicidade, vão a ter da pior maneira. Quem tudo quer tudo perde.

Reputação 7
Crachá +23

Boas

 

Se são os canais a querer colocar os anúncios em todas as operadoras... Como é que podes responsabilizar uma só operadora?? Quem tudo quer são os canais para receberem mais, pagam as operadoras para o fazerem e o cliente tem de ver 30s de publicidade…

Continuo sem perceber a responsabilidade directa das operadoras... 

Reputação 5
Crachá +15

Boas

 

Se são os canais a querer colocar os anúncios em todas as operadoras... Como é que podes responsabilizar uma só operadora?? Quem tudo quer são os canais para receberem mais, pagam as operadoras para o fazerem e o cliente tem de ver 30s de publicidade…

Continuo sem perceber a responsabilidade directa das operadoras... 

é responsabilidade direta por ter aceite colocar os anuncios, os canais não forçaram os operadores. e é responsabilidade da meo por não ter informado os clientes com os 30 dias,  e não dar opção quem querer ou não a as gravações inteligentes.  Foi tudo feito á calada para ver se passa. 

Agora é 30 segundos no inicio do programa, quem diz que futuramente não é colocado outro no meio do programa, até onde é que isto pode ir?  pode ir bem alem que que está agora. pode crer.  O mal tem que ser cortado por a raiz. 

Reputação 5
Crachá +15

E não esquecer fazer queixa tambem  À DGC

https://www.consumidor.gov.pt/formularios/reclamacao.aspx