Tutorial: Ligar Access Point's ao router da MEO - Boas práticas e figuras exemplo


Reputação 6
Crachá +10
  • Dinamizador Júnior
  • 303 respostas

 



ATENÇÃO: este tutorial visa preservar ao máximo possivel, as ligações e configuração originais do router MEO, pelo que, se por acaso decidirem desviar-se das indicações por mim dadas, o resultado final ficará à vossa inteira responsabilidade!


 


NOTA: este tutorial não garante o correcto funcionamento da box MEO ligada em algum outro router, switch ou access point, que não seja o originalmente instalado! A box deve ser sempre ligada como mostram as figuras, por cabo ethernet, ao router MEO! Apenas os aparelhos que não usem o serviço IGMP, ou que o mantenham inactivo, poderão eventualmente permitir o uso sem interrupção, da box TV!


 


--------------------------------------------------------------------------------------------


 


1º PASSO - VERIFICAR SE O ROUTER MEO ESTÁ CORRECTAMENTE CONFIGURADO.


 


Uma breve passagem pela interface web do router - http://192.168.1.254 - para confirmar que tudo está conforme instalado pelos técnicos.


 


Os parâmetros chave são os seguintes:


- Em Rede doméstica > Interfaces > LocalNetwork -


code:
Endereço IP/máscara IPv4: 192.168.1.254/24

Servidor DHCPv4: Activo

IP automático activo: Desactivado

Pool DHCPv4: 192.168.1.64 - 192.168.1.253

Gateway: 192.168.1.254

Servidor DNS: 192.168.1.254

- Em Ferramentas > Firewall -


code:
Nível de segurança: Padrão

 - Em Ferramentas > Partilha de jogos e aplicações -


code:
Usar UPnP: Sim
Usar segurança ampliada: Sim

- Em  Ferramentas > Detecção de intrusões -


code:
Status: Desactivado

 - Em Rede doméstica > Interfaces > WLAN: MEO-TEUNOME -


code:
WLAN activa: Sim

Interface Activada: Sim

Redução de Energia Activo: Não

Nome da Rede (SSID): MEO-TEUNOME

Tipo de interface: 802.11b/g/n

  



2º PASSO - FIXAR O CANAL WIFI DO ROUTER MEO. - (Quem pretender desligar o wifi do router MEO e usar apenas o do Access Point pode passar ao passo seguinte)



Para efeitos, de melhor distribuição de sinal de rádio 2,4GHz pelos vários AP's e, de exemplificação para este tutorial, vamos usar no router MEO, o canal 11.


 


- Aceder a Rede doméstica > Interfaces > WLAN: MEO-TEUNOME -


Cliquem no link 'Configurar', no canto superior direito, logo por baixo do utilizador com login efectuado e, depois, ignorando todos os outros parâmetros, alterem na dropbox o seguinte valor:


 






Cliquem em baixo no botão "Aplicar" e esperem uns segundos até o router repor o wifi. Está concluído este passo.


 


NOTA 2: embora aconselhe, não é obrigatório nem imperativo o uso do canal 11, mas é sempre necessário o uso dum canal diferente do que usam no router MEO, no(s) acess point(s) que lhe ligarem. Se tiverem problemas com o uso de canais fixos em algum ou ambos os aparelhos, experimentem em ultimo caso a selecção automática de canal.



NOTA 3: para quem está com problemas de velocidade no wifi do router MEO, sugiro o tutorial - https:///t5/Equipamentos-Internet/Thomson-TG799vn-Solu%C3%A7%C3%A3o-para-velocidade-wireless-presa-nos/m-p/22704#U22704


 



3º PASSO - PREPARAR UM ACCESS POINT



É essencial a escolha de um bom AP (access point) para evitar toda uma série de problemas, derivados sobretudo, da fraca interoperabilidade, alcance reduzido e configurabilidade escassa. Marcas como D-link, Asus, Linksys, Cisco, Buffalo e outras, são conhecidas por terem bons equipamentos a este nível e serão com certeza uma boa escolha, dependendo do orçamento de cada um, é claro.


Para exemplificar, neste tutorial usei única e exclusivamente routers da marca Asus, não só por serem bastante populares pela sua boa razão preço/qualidade, ou nem tanto, pela facilidade de carregar firmware customizado (DD-WRT), mas, porque na verdade é a única marca que tenho usado. Mais concretamente os modelos da série WL.



NOTA 4: um AP (Access Point) é apenas um nome de um modo de operação, de um dispositivo wireless. Um router wireless também pode ser chamado de AP, desde que correctamente configurado para tal.


 


NOTA 5: é aconselhável o uso de um AP capaz de operar com a norma 802.11n e, com tecnologia MIMO (Multi-input/output), para se obter o máximo de performance nas ligações s/fios.


 





 


3.1 -  Liguem o AP à tomada de corrente, caso ainda não esteja ligado. Conectem o AP por cabo ethernet de preferência, ou por wireless. temporariamente a um PC. De seguida, verifiquem as definições da vossa placa, ethernet ou wireless respectivamente, no Windows XP, em 'Painel de controlo - Ligações de rede'. No Windows Vista ou superior, em - 'Painel de ControloRede e InternetLigações de rede' (usar a barra de endereço):


 






Nas propriedades do protocolo IPv4 vamos mudar/manter tudo em, ou para: "obter automaticamente". Cliquem em baixo no botão 'OK' para confirmar. Fechem ou minimizem as restantes janelas.


O AP deverá estar agora acessível no vosso PC..


 


3.2 - Usando o vosso navegador da internet habitual, acedam à interface web do AP, digitando o endereço atribuído por defeito, de fábrica. No caso dos routers da Asus, normalmente qualquer coisa como - http://192.168.1.1 - noutras marcas poderá ser diferente. Consultem o manual de instruções do AP se tiverem dúvidas.



NOTA 6: Caso o AP já tenha sofrido alterações prévias de configuração, é aconselhável repor as definições de fabrica e começar do zero. Para saber como repor as definições de fábrica, consultem o manual do AP.



Deverá agora ser visível um menu, de alguma forma idêntico a este:


 






3.3 - Acedendo a 'System Setup > Operation mode', permite-nos mudar o modo de operação do dispositivo para 'Access Point'. Seleccionem essa mesma opção e façam "Apply" para guardar.


 





 


Como podem observar na imagem acima, o modo de AP faz toda uma série de mudanças a este router, sendo uma das mais significativas a desactivação de todo o sistema de NAT, firewall e bloqueio de portas. Não basta comprar um aparelho destes, atirar para cima da secretaria, ligar cabos, atribuir um endereço IP automático e salivar para o ecrã, esperando que tudo funcione. Não inventem!!


O dispositivo está agora em modo AP e pronto a aceitar outro tipo de configurações específicas dum AP.



NOTA 7: Existem alguns AP's que já estão pré configurados de fábrica e outros, podem ter um método diferente deste, para mudar o modo de operação. Verifiquem no manual do AP. Se ainda assim, tiverem dúvidas, escrevam um post aqui.


 


O menu que visualizavam poderá ter agora uma dimensão reduzida, como o das imagens acima. Deverão notar a falta de algumas secções, que eram configuráveis no modo anterior e, o router deverá agora exibir o identificador "Access Point", sobretudo no caso dos Asus WL.


 


 4º PASSO - CONFIGURAR O ACCESS POINT 


 ...(Continua noutro post)...


 


Para o 4º passo, se pretendem configurar:


 


  • ...Apenas um AP para ligar ao router MEO, continuem para o post seguinte...
 


 


 


 


 

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

272 respostas

Eu acho que tenho um switcher. Nao tenho a certeza pois nao sei o que é. Mas da parede sai um cabo que liga a uma caixa pequena que depois tem 2 portas ethernet. Numa porta está ligada uma box e na outra porta está ligado o router asus.


 


Nao pode ser necessario fazer procedimentos por Telnet, pois o router e a tv estavam a funcionar antes de eu ter feito reset de fabrica ao router.


 


A solução tem de passar só por configurações no router.
Reputação 6
Crachá +10
Olá ?,


 


O switch, dependendo do modelo, pode complicar o processo pois provavelmente estará a disputar a eleição de querier principal, juntamente com o router MEO e o Asus RT-N12, e pode ser o suficiente para "baralhar" a gestão do protocolo IGMP.


 


r0mz escreveu:

...

A solução tem de passar só por configurações no router.



 


Correcto, a solução passa pela configuração de um dos routers,. Se consultar a informação divulgada neste e outros tópicos, sobre a matéria, facilmente constatará que nada há a configurar no router Asus, ou seja, no Access Point, ou o "snooper". Aliás, assim como a esmagadora maioria dos routers domésticos no mercado, não possibilitam qualquer configuração relativa ao tratamento dos dados de Multicasting, quando em modo "Access Point", sendo esta implementada e predefinida de fábrica para um cenário tipico idealizado pelo fabricante. As únicas formas de contornar esta limitação, nesses aparelhos, é com firmware DD-WRT, ou se o fabricante disponibilizar algum update de firmware com as devidas correcções no IGMP (improvável).


 


Assim sendo, e felizmente, resta a hipotese de configuar o router MEO. E tal é possivel com acesso "rootuser". A configuração que é possivel fazer, ou alterar neste caso, é não mais que aquela que redigi naquele tópico...


 


Tente, antes de mais, fazer a troca de endereços IP entre os 2 routers como sugeri.


 


Atentamente,
Nao pode ter a ver com configurações do router meo, pois antes de ter feito reset de fabrica ao router asus estava a funcionar wireless do asus e nao reiniciava as boxes. Só pode ter a ver com a configuração do router asus que nao devo estar a fazer como fez o tecnico da groupfix.
Reputação 6
Crachá +10
?


 


O IGMP, é extremamente sensivel a mudanças na topologia. Esse router RT-N12E, se tiver o firmware de fábrica mais actual, tem obrigação de funcionar bem em conjunto com a box de TV, sem problemas. Aqui, pelo menos, foi o que observei. O técnico, deve ter-lhe configurado o Asus em modo "repetidor" ou como "switch", deduzo, pela necessidade de ligar a box a um switch antes do Asus, já que com esse modo as portas LAN do Asus costumam ficar inutilizáveis, se ligar algo por Wi-fi, ou vice-versa. Não tira vantagem significativa por ter o seu router Asus configurado dessa forma, mas se preferir assim e quiser tentar, deve:


 


1 - Mudar o modo de operação para "IP Sharing"


 


2- Configurar a WAN para Automatic IP


 


3- Configurar as definições IPv4 da LAN, com apenas o endereço IP do router (192.168.1.x) e a subnet mask (255.255.255.0)


 


4.- Desactivar a firewall e tudo o que estiver relacionado com a mesma ou com NAT.


 


5. Configurar o Wireless com WPA-PSK, ou WPA2-PSK, e uma password da sua preferência.


 


Penso nao ter deixado nada esquecido. Se não optar por esta configuração, sabe que tem as opções já sugeridas, as quais recomendo. Caso surjam duvidas, disponha.


 


EDIT: Deve-se ligar sempre o cabo do router MEO numa das portas LAN do Asus RT-N12, para que este possa funcionar como switch em modo "IP Sharing"!


 


Atentamente,
[user=19592]@DTechPT[/user] não seria possivel darem-me o V/ numero de telefone?


 


Assim por escrito não vou lá :(


 


Ou ligarem-se ao meu computador atraves de TeamViewer 😞
Consegui colocar o router asus a funcionar por ethernet e por wireless sem me reiniciar as boxes da meo :manvery-happy:


 


Saquei do site da asus um programa que é ASUS RT-N12E Utility (Router Setup Wizard / Device Discovery / Firmware Restoration).


 


Este programa pede para ligar o cabo que vem do router meo a porta wan do router asus e ligar o router asus ao computador onde se instalou o programa tambem por cabo.


 


Ele verifica como está configurada a rede toda (desde o router da meo, a passar pelo switcher que depois dá para a box e para o router asus) e perante a configuração da rede ele configura automaticamente o router. No meu caso configurou o router para IP SHARING (talvez por ter o switcher nao sei).


 


Depois tambem verificou que havia conflito de ip's, entao alterou sozinho o ip do router asus de 192.168.1.1 para 192.168.2.1 e ficou tudo nice.


 


Agora vem o problema. Por cabo de rede tenho cerca de 65 mb no speedtest. É normal nao ter os 100 mb que tenho no router da meo, pois o pc que está ligado ao router da meo, está ligado na porta 4 (porta de GB) e o router asus está ligado à porta 3 do router da meo. Até aqui tudo bem.


 


O verdadeiro problema é o wireless. Nao consigo ter mais de 25 mb no router da asus e no router da meo tenho cerca de 65 mb. Se ele me estivesse a dar 25 mb por cabo era normal tambem dar cerca de 25 mb por wireless, mas por cabo está nice, está a dar cerca de 65 mb.


 


Porque raio me dá tão pouco de wireless? Será que o router tem uma avaria? :(


 


Router a funcionar e boxes a funcionar.


 


EDIT:


 


Já agora, o que eu tenho não é um switcher. É um T, ou seja, um sitio onde entra 1 cabo de rede e dá saída para 2 cabos de rede. Um vai ligar ao router asus e o outro vai ligar à box meo!


 


Imagem abaixo:


http://postimg.org/image/4k7nbcy69/


 
Reputação 6
Crachá +10
Olá ?,


 


Já ajudei algumas pessoas por assistência remota, ainda no tempo do fórum não oficial, mas foram apenas mera cortesia e por assuntos de solução instantânea. Como deve compreender, não estou aqui para fornecer suporte técnico personalizado, apenas para responder a posts e, o meu tempo já mal vai chegando para isso. Os tutoriais são feitos para dar oportunidade a pessoas hábeis que, querendo dinamizar uma ou outra questão pontual sem terem de recorrer a serviços dispendiosos/morosos , não têm outra qualquer forma de se apoiar, em tempo util. No entanto, é obvio que na complexidade, ou no limite deve-se sempre entregar determinadas tarefas, de preferência, ao pessoal técnico oficioso, com as devidas credenciais...


 


O uso do "wizard" no seu caso, pareceu uma boa jogada, embora eu ache dispensável, pois esse tipo de soluçoes, tipicamente saltam passos da configuração que podem não ser menos importantes.


 


Agora, fiquei intrigado quando me falou em "conflito de IP's". Começo a pensar e acreditar, que talvez estivesse ai a origem do problema das suas boxes de TV. O que, francamente, a provar-se, não seria nada de extraordinário. Há que ter atenção ao tutorial. Em todo ele nunca é especificado o uso dum IP fixo, identico em 2 routers ou dispositivos na rede!..


 


Quanto à questão da velocidade do wireless no RT-N12, remeto-o para a leitura dos ultimos posts sobre esse tema, que respondi nesta página e na anterior e, para os testes que fiz a esse router no final de 2014, postados em:


 


http://forum.meo.pt/t5/Tutoriais/Tutorial-Ligar-Access-Point-s-ao-router-da-MEO-Boas-pr%C3%A1ticas-e/m-p/62509/highlight/true#M67


http://forum.meo.pt/t5/Tutoriais/Tutorial-Ligar-Access-Point-s-ao-router-da-MEO-Boas-pr%C3%A1ticas-e/m-p/62646/highlight/true#M78


http://forum.meo.pt/t5/Tutoriais/Tutorial-Ligar-Access-Point-s-ao-router-da-MEO-Boas-pr%C3%A1ticas-e/m-p/62739/highlight/true#M81


 


Apenas acrescento: eu consegui melhores resultados com o RT-N12 mas, tambem tinha criado as condições para tal ser possivel.


 


Se tem avaria ou defeito? É impossível determinar, só assim. Se não lhe servir e ainda estiver abrangido pelo período legal de troca, recomendo trocar por um outro modelo. Nunca fica a perder.


 


Atentamente,
O problema é que o modem meo funciona na 192.168.1.... e como o modem asus de origem vem com 192.168.1.1 o setup wizard alterou o modem asus para 192.168.0.1 ou 192.168.2.1


 


nao podia estar na "rede" 1 o router asus pois o router meo já lá estava.


 


levei o modem a loja para ver se tem alguma anomalia no modulo wireless, visto que por cabo consigo ter 75/80 mb/s.


 


antes tinha 50/60 mb/s por wireless e agora nao passa dos 25/30 mb/s


 


p.s.: já vieram 2 tecnicos da meo, e 2 tecnicos da pcmedic a minha casa e solução NADA. Nem configurar o router conseguiram (nenhum dos 4). Tive que ser eu que nao percebo nada com a ajuda do setup wizard da asus. Só por isso pedi ajuda mais "personalizada". Porque já esgotei as minhas capacidades, e pelos vistos de 4 tecnicos lol
Reputação 6
Crachá +10
Olá ?,


 


Peço desculpa, por não ter lembrado de mencionar que devia ligar também o cabo ethernet que vem do "T", não na porta WAN do RT-N12, mas sim, numa das portas LAN de 1 a 4. Só assim funcionará como switch em modo "IP sharing". Se seguir esta e as anteriores indicações por mim dadas, não terá de usar o "wizard" , e não importará o facto de o RT-N12 ter o endereço IP 192.168.1.1 como pré-definido. De qualquer forma tenha sempre atenção ao uso acidental de endereços IP duplicados.


 


r0mz escreveu:

 


levei o modem a loja para ver se tem alguma anomalia no modulo wireless, visto que por cabo consigo ter 75/80 mb/s.


 



 


Sim, a melhor decisão é sempre a de confrontar o comerciante, com os inconvenientes detectados nos equipamentos...


 


A sua instalação, no entanto, traz-nos mais um factor algo intrigante. Não consegui averiguar que tipo de "T" é esse, mas suspeito seriamente que possa ser um dos culpados, pela estrangulação da velocidade por cabo (deveria alcançar os 100Mbps sem problema). Isso e cabos que talvez não estejam em condições. Situação semelhante, recentemente reportada por outro contribuidor, veja a discussão aqui: http://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/10-2-1-L/m-p/74424/highlight/true#M16122


 


Devia considerar a substituição do "T" por um switch, Gigabit se preferir, de 5 portas e/ou até os próprios cabos.


 


P.S.- Ficaria surpreendido com a quantidade de "pseudo-técnicos" que vagueiam. em milhares de centros de assistência desse género, pelo país fora...


 


Atentamente,
NeoPT escreveu:

Olá @lusoWOLF,


 


O post que citou fala taméem de, uma tentativa de usar 2 routers/APs, ligados entre si através do WDS, portanto não deixou claro como pretende ligar o modelo que adquiriu, ou se já tem outro na sua posse. Não se esqueçam que para o WDS são precisos, 2 routers/APs adicionais, pois o router MEO não permite essa configuração e, deve-se usar a Topologia 2 para esse mesmo fim.


 


 


Se seguiu a Topologia 1 deste tutorial à risca, de um modo geral, tudo deverá funcionar correctamente. No entanto, se notar problemas com o sinal Wi-fi, poderá tratar.se apenas de tocar num aspecto prático pontual, como o local do AP. Não altere configurações ao calhas, nem tente modos que são pouco ou nada viáveis para as suas necessidades. Em vez disso, reponha os valores de fábrica e configure novamente o Asus RT-N12, segundo a Topologia 1 e, tente cada uma das seguintes soluções (deverá usar sempre a página web do router):


 


1- Nas configurações do RT-N12, aceda à secção de parametros wireless, procure o que define o canal Wi-fi do router e altere para outro diferente (ex: canal 3), salve e reinicie o aparelho. Deverá ter em atenção se os canais estão ou não sobrepostos ou mesmo iguais nos routers. Tenha tambem em atenção se, está usar norma de velocidade fixa ou misturada e, se configurou a mais adequada, de acordo com os seus gadgets e computadores, pois é frequente uma má escolha, causar problemas.


 


2- Observe se a vizinhança está a usar já bastante do espectro Wi-fi. Experimente mudar o local onde está situado o router. Pode parecer ridículo, mas muitas vezes basta deslocar 50cm ou 1m para fazer toda a diferença. Verifique ainda se algum obstáculo introduzido recentemente, impede a propagação do sinal.


 


3- Por último tente afinar a recepção de sinal orientando, por tentativa e erro, as  antenas do RT-N12 até estabilizar o mais possível o sinal. As antenas nesses modelos são omnidirecionais, portanto não é necessário um ajuste rigoroso. Lembre-se, mais vale um sinal estável e fraco que um forte e instável, que atinja maior velocidade.


 


Atentamente, 



 


 


 


Boas, agradecido pela resposta, segui a metodologia 1, no entanto acabei por dar com o erro, no entanto o meu RT-n12 mostrou-se com um alcance WIFI inferior ao do V3. Dessa forma tentei usa-lo como repeter. Nesta configuração tive sucesso, consegui inclusive atingir 29Mb através do Asus, isto de 30Mb contratados.


 


No entanto, dias depois a MEO ligou-me a oferecer um upgrade para fibra 100Mb mantendo o preço da mensalidade. Aceitei. E agora é que tenho novo problema. Com o pacote 30Mb estava a navegar no escritório, por WIFI, com 29Mb. Agora com o pacote 100Mb, tenho 99Mb por ethernet e 40Mb por WIFI junto ao V3, e o ASUS só me mete 24-28Mb no escritório. Ou seja, piorei.


Falei com o suporte técnico, como é possível com o pacote 30Mb ter 30Mb por wifi junto ao router e ao passar para 100Mb ficar com 44Mb por WIFI junto ao router? O Técnico disse que não era normal, que no mínimo deveria apanhar 60Mb. Fez uns testes, mudou configurações e nada. Mandou cá um técnico à porta que nada fez senão simplesmente mudar o router. Ficou na mesma. Mas o interessante é que entre a chamada com o suporte técnico e a vinda do técnico, uma hora depois de estar ao telefone com eles mais precisamente, tive um pico de 80Mb por WIFI junto ao router... Mas acabou por voltar aos 44Mb. Como é que o router conseguiu uma vez atingir os 80Mb e de resto fica-se pelos 44Mb?


Já andei a ler e pesquisar, já fiz varios testes, percorri os canais todos à procura do melhor e continuo a não conseguir melhor que 35Mb no escritório, isto no canal 1.


Já fiz um enorme número de experiências e tudo na mesma.


 


Alguma ideia do que possa ser? Porquê este comportamento do V3? com fibra 30 transmite 30, com fibra 100 transmite 44... com um pico de 80?


 


Deixo o link para o anexo de um teste que fiz no MAC à rede, a ver se serve para identificar a possível causa desta situação.


 


Desde já agradeço pela atenção e paciência demonstrada na ajuda e acompanhamento dos problemas da comunidade Meo.


 


http://we.tl/YdAzBDIezi
Reputação 6
Crachá +10
Olá ?


 


lusoWOLF escreveu:

Alguma ideia do que possa ser? Porquê este comportamento doV3? com fibra 30 transmite 30, com fibra 100 transmite 44... com um pico de 80?
 



Sim. O post já vem do fórum náo oficial e, é sobre o TG-799vn, mas creio que se aplica a mesma análise em ambos, veja aqui:


 


http://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/Wireless-no-Router-Thomson-TG799vn/m-p/22376/highlight/true#M9680


 


De facto, não é novidade o que reporta. O mesmo comportamento já foi observado nestes aparelhos, inumeras vezes, por mim e por vários contribuidores. É já bastante constrangedor para quem tem "fibra 100", quando se verifica a velocidade de download reduzida para quase metade (65Mbps), quanto mais quando este valor baixa ridiculamente para um terço ou menos. A verdade é que múltiplos factores entram em jogo aqui e torna-se quase impossível determinar a causa exacta do problema, com rigor, pior ainda quando não fisicamente no local.


 


Assim sendo, diria que tudo está em aberto. Poderá estar a sofrer perdas no RT-N12, com o cabo que usa para o ligar ao router MEO. As próprias perdas com os protocolos IP, influenciam o valor final de velocidade medido. Poderá ter algum tipo de interferencia no sinal de rádio. O congestionamento do espectro tambem não ajuda, tanto no Asus como no router MEO  (dai ter-lhe pedido para tomar nota se existem muitas mais redes Wi-fi na vizinhança) e, provoca uma constante disputa de canais livres pelos routers, o que provoca a uma enorme latencia no sinal e os obriga a estabilizar a ligação numa velocidade mais baixa, especialmente se definidos para o uso da mesma norma. O processamento de grandes volumes de dados pelos routers, certamente eleva a temperatura dos componentes electrónicos, sobretudo no chip integrado wireless, e isto também é um factor (especialmente se o hardware for de fraca qualidade). A ligação esporádica de equipamentos compatíveis apenas com a norma 802.11g, tem tambem influência na estabilização final da velocidade, etc... Em um ou outro momento, na linha de tempo, por alguma razão, um ou mais destes factores deixam de se verificar, o que provoca os tais "picos" de maior velocidade, que refere. Tudo isto, aspectos já amplamente discutidos neste e outros tópicos, de resto...


 


Os testes que deixou em anexo, revelam apenas o funcionamento regular da placa wireless, integrada ou não, no seu computador Macbook Air, lamento. Não tem mais nenhum computador ou outro dispositivo equipado com wireless, que possa testar?. Seria no entanto, bem mais conclusivo, obter um relatório completo da gestão do sinal, de ambos os routers (improvável).


 


Quanto ao router MEO, para alem do tutorial Thomson TG799vn - Solução para velocidade wireless presa nos 65mbps! que explica como mudar a largura de banda de 20 para 40MHz, não tenho mais a sugerir que, experimentar pedir a substituição do router.


 


Quanto ao Asus RT-N12, posso lhe sugerir a mesma troca de largura de banda de 20 para 40MHz, ou vice versa, de modo a tentar obter alguma melhoria.


 


No entanto, o que poderia ter resultados significativamente positivos, no seu caso, e uma vez que me pareceu ter notado a capacidade no seu Macbook Air para isto, seria trocar o seu router Asus RT-N12 por um que suporte a norma mais recente, 802.11ac que funciona nas frequências acima dos 5GHz e, garante velocidades muito superiores a 300Mbps. Esta norma é bastante recente e muito mais eficaz na gestão do sinal. Ao contrário da norma 802.11n que já praticamente todos os dispositivos usam ao nosso redor, está ainda pouco explorada e poderia ser um bom investimento, caso a velocidade wireless no seu escritório, seja realmente importante para si.


 


Atentamente,
NeoPT escreveu:

Olá @lusoWOLF


 


lusoWOLF escreveu:

Alguma ideia do que possa ser? Porquê este comportamento doV3? com fibra 30 transmite 30, com fibra 100 transmite 44... com um pico de 80?
 



Sim. O post já vem do fórum náo oficial e, é sobre o TG-799vn, mas creio que se aplica a mesma análise em ambos, veja aqui:


 


http://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/Wireless-no-Router-Thomson-TG799vn/m-p/22376/highlight/true#M9680


 


De facto, não é novidade o que reporta. O mesmo comportamento já foi observado nestes aparelhos, inumeras vezes, por mim e por vários contribuidores. É já bastante constrangedor para quem tem "fibra 100", quando se verifica a velocidade de download reduzida para quase metade (65Mbps), quanto mais quando este valor baixa ridiculamente para um terço ou menos. A verdade é que múltiplos factores entram em jogo aqui e torna-se quase impossível determinar a causa exacta do problema, com rigor, pior ainda quando não fisicamente no local.


 


Assim sendo, diria que tudo está em aberto. Poderá estar a sofrer perdas no RT-N12, com o cabo que usa para o ligar ao router MEO. As próprias perdas com os protocolos IP, influenciam o valor final de velocidade medido. Poderá ter algum tipo de interferencia no sinal de rádio. O congestionamento do espectro tambem não ajuda, tanto no Asus como no router MEO  (dai ter-lhe pedido para tomar nota se existem muitas mais redes Wi-fi na vizinhança) e, provoca uma constante disputa de canais livres pelos routers, o que provoca a uma enorme latencia no sinal e os obriga a estabilizar a ligação numa velocidade mais baixa, especialmente se definidos para o uso da mesma norma. O processamento de grandes volumes de dados pelos routers, certamente eleva a temperatura dos componentes electrónicos, sobretudo no chip integrado wireless, e isto também é um factor (especialmente se o hardware for de fraca qualidade). A ligação esporádica de equipamentos compatíveis apenas com a norma 802.11g, tem tambem influência na estabilização final da velocidade, etc... Em um ou outro momento, na linha de tempo, por alguma razão, um ou mais destes factores deixam de se verificar, o que provoca os tais "picos" de maior velocidade, que refere. Tudo isto, aspectos já amplamente discutidos neste e outros tópicos, de resto...


 


Os testes que deixou em anexo, revelam apenas o funcionamento regular da placa wireless, integrada ou não, no seu computador Macbook Air, lamento. Não tem mais nenhum computador ou outro dispositivo equipado com wireless, que possa testar?. Seria no entanto, bem mais conclusivo, obter um relatório completo da gestão do sinal, de ambos os routers (improvável).


 


Quanto ao router MEO, para alem do tutorial Thomson TG799vn - Solução para velocidade wireless presa nos 65mbps! que explica como mudar a largura de banda de 20 para 40MHz, não tenho mais a sugerir que, experimentar pedir a substituição do router.


 


Quanto ao Asus RT-N12, posso lhe sugerir a mesma troca de largura de banda de 20 para 40MHz, ou vice versa, de modo a tentar obter alguma melhoria.


 


No entanto, o que poderia ter resultados significativamente positivos, no seu caso, e uma vez que me pareceu ter notado a capacidade no seu Macbook Air para isto, seria trocar o seu router Asus RT-N12 por um que suporte a norma mais recente, 802.11ac que funciona nas frequências acima dos 5GHz e, garante velocidades muito superiores a 300Mbps. Esta norma é bastante recente e muito mais eficaz na gestão do sinal. Ao contrário da norma 802.11n que já praticamente todos os dispositivos usam ao nosso redor, está ainda pouco explorada e poderia ser um bom investimento, caso a velocidade wireless no seu escritório, seja realmente importante para si.


 


Atentamente,



Boa tarde,


 


Desde já agradecido pela atenção e disponibilidade.


 


Este comportamento é irritante, é porque sinto-me em pior condição do que quando tinha fibra 30, porque com esse pacote conseguia efetivamente ter 30Mb no escritório.


 


Já fiz o que descreveu no tutorial, todas as mudanças por telnet, e mantêve-se tudo igual. Tinha lido qualquer coisa acerca de problemas com o IPV6 e desliguei-o também através do TELNET.


Agora um facto interessante é que apesar de eu por telnet ter selecionado 20/40 na largura (pois não deixou selecionar apenas 40) o router continua a trabalhar apenas a 20.


 


A troca do router já foi feita, foi a única coisa que o técnico que mandaram cá a casa soube fazer, sabia ainda menos que eu.


 


Já pensei num router norma AC pois os meus equipamentos todos suportam essa norma, mas ainda são caros.


 


Já tentei ligar o ASUS diretamente ao ONT mas sem sucesso, configurei como vi num tutorial mas por alguma razão o ONT não me passa a internet para o ASUS... Queria ver se assim a velocidade subia pois se tal acontecesse fazia como alguns fizeram por aqui... ligava um switch, ficava o V3 para o serviço TV e o ASUS para me servir a net pela casa.


 


Isto é ridículo, a PT não se importa minimamente com os seus clientes... Sinceramente preferia ter que pagar a instalação e ter um serviço em condições do que ter esta treta toda aqui oferecida mas que só me traz frustração. 
Crachá
Boas,Tenho o serviço da MEO em casa (M50), e o router (TechnicolorTG784n) instalado no escritório.Tenho um router Asus WL520GC na sala (com fw dd-wrt), que está a servir de access point, que liguei directamente por cabo ethernet, com aquele que era utilizado para a box, ou seja, do router principal sai um cabo ethernet que é ligado ao router Asus através de uma das portas LAN, e neste router Asus é ligado outro cabo que vai levar o sinal à box, e a outros equipamentos. Segue diagrama com a situação atual:


 






Esta ligação funciona perfeitamente com todos os equipamentos ligados por cabo (a box não bloqueia, e todos os outros equipamentos têm velocidades bastante altas), no entanto não consigo ter internet via wireless.


 


Deixo aqui os printscreens da configuração do Asus, pois deve ser algo mal configurado... Já vi que os erros TX são bastantes, mas não sou capaz de perceber porquê. Estou a utilizar o mesmo SSID nos dois equipamentos, mas em canais diferentes.


 
Será que alguém me consegue ajudar?
Obrigado
 
Clicar para ver mais...
 











 




 
 
 
Reputação 6
Crachá +10
Olá ?,


 


Após consulta dos printscrenns, não me apercebi de nada errado nas configurações. A falha é ao auntenticar-se após introduzir a password W-fi, ou outra?


 


Testou a ligação Wi-Fi em mais do que um PC, tablet ou smartphone? A julgar pelo relatório de erros de pacotes wireless, parece que a avaria é itermitente ou não se extende a todos os clientes Wireless, indicando apenas a falha ao transmitir. Não pode fornecer um histório, ou relatóro (log) mais pormenorizado com, por exemplo, o registo dos endereços MAC que foram conectados via wireless? Visto que está a usar firmware dd-wrt, estou convicto que existirá algo do género...


 


O que lhe posso sugerir para tentar remediar o problema, entretanto:


 


  1. Experimente mudar a segurança/encriptação de WPA2 Personal para WPA Personal, ou entre AES e TKIP.
  2. Experimente mudar o canal Wi-fi do AP Asus, do 1 para o 6 por exemplo (ou outros, mas tendo em atenção as sobreposições entre canais dos routers).
  3. Experimente usar norma 802.11g fixa.
 


Atentamente,
Crachá
? A versão do dd-wrt não tem logs (versão micro), pois o asus só tem 2Mb.


 


O estranho disto tudo é que o wireless funciona se eu desligar a box meo deste access point.
Basta ligar novamente a box e fico automaticamente sem internet no ap.
Crachá
Poderá isto resolver?
http://www.dd-wrt.com/wiki/index.php/Setting_up_IPTV_without_impact_to_LAN_and_Wireless_traffic
Reputação 6
Crachá +10
canudo escreveu:

@NeoPT A versão do dd-wrt não tem logs (versão micro), pois o asus só tem 2Mb.


 


O estranho disto tudo é que o wireless funciona se eu desligar a box meo deste access point.
Basta ligar novamente a box e fico automaticamente sem internet no ap.




?


 


Bastava ter dito isso mesmo. O problema, nesse caso, será não do wireless mas outro. De vez em quando, surge um aparente conflito ou impasse na gestão dos protocolos, quando se usa multicasting, ou seja, quando se liga uma box MEO num AP ligado ao router MEO. Isto tem sido reportado por vários clientes, com diversos aparelhos e comportamentos observados. Já produzi este tutorial para lidar com algumas destas situações:


 


http://forum.meo.pt/t5/Tutoriais/Solu%C3%A7%C3%A3o-Congelamento-da-box-de-TV-com-AP-s-ou-switches-ligados/m-p/67469#U67469


 


 


Infelzmente o estudo deste problema está ainda por concluir. Queria saber mais, se não se importar, antes de tentar mais alguma coisa. Para me ajudar a diagnosticar e para que conste aqui mais um registo, vamos por partes.


 


Ligue a Box MEO ao AP e veja TV. Se, de seguida, no seu router desactivar a opção "Filter Multicast", salvar e fizer "Apply settings" o que se sucede?


 


Atentamente,


 


 
Crachá
Fica exatamente igual. Consigo ver tv perfeitamente e o wireless deixou de funcionar.


Não sei se isto poderá ajudar (carregar através da consola do dd-wrt):


 


insmod ebtables
insmod ebtable_filter
insmod ebt_pkttype
insmod ebt_ip
ebtables -A FORWARD -o eth1 -p ipv4 --pkttype-type multicast --ip-source ! 192.168.1.0/255.255.255.0 -j DROP


 


Eu não posso fazê-lo, pois o meu velhino Asus só tem a versão micro instalada, e não tem o módulo ebtables instalado. Se alguém puder testar....


 
Reputação 6
Crachá +10
Olá ?


 


Lamento a demora na resposta. Em relação á solução especifica do firmware DD-WRT apresentada em


http://www.dd-wrt.com/wiki/index.php/Setting_up_IPTV_without_impact_to_LAN_and_Wireless_traffic , do seu penultimo post, poderia esta ser viável, sim, se não fosse a versão do firmware a menos completa, devido ao fraco hardware do router.Aparelhos como o WL-520GC são geralmente bastante limitados de fábrica, nos firmwares originais, por essa mesma razão. Não é de estranhar que alguns modelos impossibilitem até mesmo a bridge entre LAN e Wi-fi totalmente, quer por omissão, ou por desenho do fabricante, para salvaguardar a estabilidade a longo prazo, como já testemunhei.


 


Dito isto, é estranho que o facto de desactivar o filtro multicast no router não interrompe de imediato a imagem da box de TV. O proxy IGMP do router MEO está em modo "exclusão" e, porta LAN onde está ligada a box ficaria automaticamente excluida dos grupos de multivast assim que deixasse de existir um snooper para aquele nó da rede. Isto pode indicar a existencia de um proxy activo tambem no WL-520GC.


 


Esse modelo WL-520GC em particular, por acaso nunca passou pelas minhas mãos. Experimentou a mesma ligação com o firmware de fábrica? O que observou? O mais provável é o firmware DD-WRT tentar introduzir funcionalidades adicionais, não testadas, para as quais o hardware do router fica no limite e sujeito a falhar. O WL-520GC, suporta ao menos o modo "Acess Point" com o firmware de fábrica?


 


EDIT: aparentemente e segundo o manual em http://setuprouter.com/router/asus/wl-520gc/manual-973.pdf , o WL-520GC suporta o modo "Access Pont" com o firmware da Asus, mas se puder confirmar, agradecia.


 


Atentamente,


 


 
Crachá +1
Boa tarde NeoPT.


Gostaria de opiniões sobre o seguinte:


Tenho o serviço M4O Fibra na minha morada. O router fica no primeiro andar e dele saem 2 cabos: 1 para uma box num dos quartos do primeiro andar e outro para uma box na sala do R/C. Este cabo é realmente muito comprido e dá quase toda a volta à casa. Contudo, o sinal chega à box sem problemas.


Mas, como o sinal wifi é muito fraco no R/C optei já há alguns anos por colocar um router a funcionar como switch. O router tem opção para desligar o multicast e está configurado na mesma gama de ips do Technicolor pelo que mantenho tudo numa rede só.


O problema é que este router (que já tem alguns anos) de vez em quando reínicia e quando estamos a ver TV ficamos sem sinal por uns 30 segundos. Pensei, portanto, adquirir e colocar um novo router.


Tentei dois routers: o TP-Link TL841N e o Asus RT-N10e. Na certeza que configurei ambos correctamente (ip fixo 192.168.1.3, gateway 192.168.1.254, dhcp off, firewalls desligadas, etc) o wifi funciona perfeitamente e a internet também à exceção da meobox cuja imagem "congela" ao fim de alguns segundos. Tentei ligar/desligar o IGMP mas sem qualquer alteração no problema da meobox. Em nenhum dos routers consegui encontrar alguma opção que me permitisse desligar o multicast. Flashar com o DD-WRT não me pareceu a melhor ideia pois além de correr o risco de estragar o router novo, perderia a garantia do mesmo e li relatos que mesmo assim, embora a meobox funcionasse, o wifi só funcionava com meobox desligada.


A solução que me lembrei foi: aproveitar o cabo de rede passado do 1.º andar para o R/C para transportar dois sinais, ligando um splitter rj45 na extremidade do cabo que fica junto ao router e daí ligar 2 cabos rj45 a cada uma das saídas do splitter para cada uma das entradas do router. E no R/C fazer o mesmo ligando um cabo de rede direto à box (ficando assim a box diretamente ligada ao technicolor) e o outro cabo ao AP que assim não serve de intermediário entre o technicolor e a meobox e não deverá provocar mais freezes na imagem.


Que lhe parece a minha solução (ainda não testei, estou à espera dos splitters) ? Funcionará sem problemas?


 


Obrigado pelo seu tempo.


 


Cumprimentos.
Reputação 6
Crachá +10
Olá ?,


 


A solução dos splitters não é de todo uma solução, mais um remendo, um enxerto... Poderá funcionar, mas torna-se um desperdicio desnecessário de material e equipamentos, para alem de que 2 sinais a passar no mesmo cabo podem causar interferencia entre eles, o que pode reduzir bastante a velocidade de ligação da Fast Ethernet, especialmente se o cabo for muito comprido. Não aconselho.


 


A sua meo box congela porque, o router adicional (AP) pode estar a executar um proxy IGMP adicional ao do router MEO, levando este a disputar a nomeação do querier principal e perder a disputa para o AP. Desligar o "IGMP" como diz, de nada serve pois na verdade esse "IGMP" é uma outra funcionalidade que é necessária e serve para fiiltrar os endereços virtuais do grupo de portas LAN ou dispositivos que não prentendem receber os pacotes de dados IPTV, para evitar o congestionamento da rede. O proxy IGMP, normalmente tambem não é possivel desligar nos routers, no modo de Acess Point e, com firmware oficial. Isto leva nos ao tipo de impasse que está a experienciar.


 


O firmware DD-WRT não tem qualquer problema usar, e é sempre possivel recuperar o firmware oficial, sem perder qualquer garantia! Tambem poderia ser uma mais valia para combater facilmente o congelamento da box. No entanto, nem todos os modelos de routers, possuem hardware compativel com DD-WRT.


 


Observe as soluções 2 e 3, no seguinte tutorial e teste cada uma delas, até achar a que resolve o problema:


 


http://forum.meo.pt/t5/Tutoriais/Solu%C3%A7%C3%A3o-Congelamento-da-box-de-TV-com-AP-s-ou-switches-ligados/m-p/67469#U67469


 


 


Senão, se preferir algo mais simples e rápido, pode testar a mudança temporária ao endereço IP do router MEO, de 192.168.1.254, para 192.168.1.1, não esquecendo de verificar antes se o endereço não está ja a ser usado e fazendo os ajustes necessários. Note que esta solução serve sobretudo para teste e, ainda não foi testada o suficiente para ser considerada permanente e à prova de falhas nos serviços.


 


Teste s.f.f. e, depois diga que resultados obteve.


 


Atentamente,
Crachá +1
Bom dia ?.


Muito obrigado pela resposta. De facto, tudo o que informa / aconselha faz sentido.


Esqueci-me de referir no post anterior, mas estou convencido que já foi anteriormente referido que o problema de congelamento de imagem da meobox só se verifica na emissão em directo. Se estiver a ver conteúdo das gravações automáticas não verifiquei qualquer congelamento. Igualmente, se retrocedermos uns meros 5 segundos na emissão em directo, a box já não apresenta o problema de congelamento da imagem.


No momento, não tenho como experimentar as sugestões que me faz. Como não consegui colocar nenhum dos routers a funcionar sem provocar o problema na meobox, optei por devolvê-los à loja e a rede está a funcionar com o router antigo que, para além do ocasional reboot, não apresenta qualquer problema. Assim, e como tudo funciona correctamente não faz sentido, neste momento, andar a alterar as configurações de rede.


No entanto, vou estar atento e surgindo uma qualquer campanha de descontos vou procurar readquirir um novo router para poder testar novamente a configuração na minha rede. Já agora ? há algum modelo que me aconselhe (abaixo dos 30€) que permita instalar o DD-WRT ou OpenWRT e funcionar sem problemas com a meobox? Ou melhor ainda, que funcione com o firmware oficial.


Quando adquirir esse novo equipamento, vou testar as as configurações que sugeriu no router MEO (que salvo erro é o technicolor tg784n v3). No entanto, como o equipamento é novo e foi instalado no início do mês de Julho, tenho receio que a versão seja a 10.2.1.L e não seja possível obter permissões de root nessa versão.


Posteriormente, tentarei a alteração de IP do Technicolor e consequente reconfiguração da rede para o novo gateway.


Fica o compromisso que logo que volte a mexer nisto, dou o respectivo feedback.


Se entretanto algum colega testar estas configurações, por favor partilhe aqui a informação.


 


Obrigado.


Cumprimentos.
Amigo

Li muito atentamente o seu post e já tentei o aplicar na minha habitação. Sem sucesso ainda.

Possuo um asus WL500W e um thomson TG787.

O meu objetivo era que o asus fosse um ponto de acesso que enviasse sinal por wireless ao Thomson, dos equipamento mais perto dele ligados. Em aprticular da impressora de rede (por placa 10/100) a ele ligada por rj45). Não quero colocar cabo entre os dois router porque não posso.

 

Como posso resolver este problema. A rede do router não "sai" para a do thomson meo.

Por outro lado o meu "programa de configuração" do router asus é muito semelhante ao seu mas não possui algumas valências. Terei de upgradar o firmware? onde ir buscar?

 

muito grato e parabéns pela dedicação e explição que estão muito boas.

 

 
Reputação 6
Crachá +10
Olá ?


 


Exacto, confirmo que foi esse o comportamento observado por mim. É normal, pois é a base de funcionamento do serviço de IPTV através do protocolo IGMP, tal como foi preparado para a MEO. Apenas o stream em "directo" exige a gestão desse protocolo, tudo o resto é equiparável a descarregar um video no Youtube.


 


Diz ter testado o modelo RT-N10E da Asus?! Agora que me lembro, acho estranho não ter conseguido resultados positivos. Ainda o ano passado fiz testes intensivos a esse router e tambem ao RT-N2E. Ambos funcionaram sem problemas com a box TV, inclusive quando ligados por Wireless bridge (WDS). Na altura o router MEO era um TG799VN. Não foi preciso alterar a configuração do router MEO, veja nos links:


 


http://forum.meo.pt/t5/Tutoriais/Tutorial-Ligar-Access-Point-s-ao-router-da-MEO-Boas-pr%C3%A1ticas-e/m-p/62460/highlight/true#M65


http://forum.meo.pt/t5/Tutoriais/Tutorial-Ligar-Access-Point-s-ao-router-da-MEO-Boas-pr%C3%A1ticas-e/m-p/62739/highlight/true#M81


 


Só me ocorre que talvez as possíveis diferenças de versões do firnware dos aparelhos, tenham algo a ver...


 


Eu aconselharia o RT-N12E, que anda sensivelmente na mesma gama de preços, mas tal como o RT-N10E, tem chip Realtek e não é compativel com DD-WRT. Se ignorar esse facto, penso que não perderia nada em testar com o RT-N12E, mesmo de fábrica ou actualizado para a ultima versão. Podia ter tentado tambem o update ao RT-N10E antes de o devolver, mas agora é irrelevante...


 


Modelos, em conta, que aceitem custom FW ou DD-WRT que aconselho:


Asus RT-N12_D1


Asus RT-N10U


TP-Link TL-MR3220 (apenas rev. 1.x)


TP-Link TL-MR3420 (apenas rev. 1.x)


TP-Link TL-WR841ND (rev. 5.x até 9.x)


 


Ou se optar por um negócio em segunda mão, a série WL da Asus, com o firmware do Oleg, tal como possuo:


Asus WL-500W


Asus WL-500G


Asus WL-500G Premium V2


 


Em todo o caso, é claro, deve testar sempre com o firmware de fábrica antes de flashar o DD-WRT, pois pode não haver necessidade.


 


Lamento não poder ajudar mais, testando eu próprio mais configurações e equipamentos, assim como os colegas, mas tenho recursos bastante limitados e, não tenho titularidade do serviço na habitação em que me encontro e partilho a ligação, por isso, não tenho mesmo oportunidade de andar constantemente a provocar os inconvenientes óbvios, que isso acarreta... Brevemente, se tudo correr bem, já não haverá crise.


 


Atentamente,
Reputação 6
Crachá +10
Olá ?,


 


Se bem entendi, pretende obter uma ligação sem cabo, ou wireless, do router MEO para o Asus WL-500W?


 


Infelizmente, tal não é possivel nos actuais routers Thomson/Technicolor. A MEO não preparou estes routers para efectuar esse tipo de ligação. Para usar o WDS (Wireless Distribution System) e ligar dois AP's sem cabo, terá de aduirir um outro router e configurá-lo segundo a Topologia 2 deste tutotrial, só para preencher esta lacuna.


 


Após adquirir o novo AP, não haverá necessidade extrema de actulaizar o FW, apenas se algo não funcionar correctamente. Mas se adquirir um modelo WL da Asus, aconselho instalar o FW do Oleg - http://oleg.wl500g.info/


 


Teoricamente, se usar DD-WRT no WL-500W poderá ainda haver uma segunda opção na qual não haveria necessidade de adquirir mais um AP, usando um client Bridge universal (se o FW permitir). Mas isto implica ficar com o ponto de acesso Wi-fi desactivado, é uma situação mais complexa para se configurar, e teria de confirmar se é viável... Meu caro, vou tentar averiguar, mas não prometo nada.


 


Atentamente,