Tutorial: Ligar Access Point's ao router da MEO - Boas práticas e figuras exemplo


Reputação 6
Crachá +10
  • Dinamizador Sénior
  • 1095 respostas

 



ATENÇÃO: este tutorial visa preservar ao máximo possivel, as ligações e configuração originais do router MEO, pelo que, se por acaso decidirem desviar-se das indicações por mim dadas, o resultado final ficará à vossa inteira responsabilidade!


 


NOTA: este tutorial não garante o correcto funcionamento da box MEO ligada em algum outro router, switch ou access point, que não seja o originalmente instalado! A box deve ser sempre ligada como mostram as figuras, por cabo ethernet, ao router MEO! Apenas os aparelhos que não usem o serviço IGMP, ou que o mantenham inactivo, poderão eventualmente permitir o uso sem interrupção, da box TV!


 


--------------------------------------------------------------------------------------------


 


1º PASSO - VERIFICAR SE O ROUTER MEO ESTÁ CORRECTAMENTE CONFIGURADO.


 


Uma breve passagem pela interface web do router - http://192.168.1.254 - para confirmar que tudo está conforme instalado pelos técnicos.


 


Os parâmetros chave são os seguintes:


- Em Rede doméstica > Interfaces > LocalNetwork -


code:
Endereço IP/máscara IPv4: 192.168.1.254/24

Servidor DHCPv4: Activo

IP automático activo: Desactivado

Pool DHCPv4: 192.168.1.64 - 192.168.1.253

Gateway: 192.168.1.254

Servidor DNS: 192.168.1.254

- Em Ferramentas > Firewall -


code:
Nível de segurança: Padrão

 - Em Ferramentas > Partilha de jogos e aplicações -


code:
Usar UPnP: Sim
Usar segurança ampliada: Sim

- Em  Ferramentas > Detecção de intrusões -


code:
Status: Desactivado

 - Em Rede doméstica > Interfaces > WLAN: MEO-TEUNOME -


code:
WLAN activa: Sim

Interface Activada: Sim

Redução de Energia Activo: Não

Nome da Rede (SSID): MEO-TEUNOME

Tipo de interface: 802.11b/g/n

  



2º PASSO - FIXAR O CANAL WIFI DO ROUTER MEO. - (Quem pretender desligar o wifi do router MEO e usar apenas o do Access Point pode passar ao passo seguinte)



Para efeitos, de melhor distribuição de sinal de rádio 2,4GHz pelos vários AP's e, de exemplificação para este tutorial, vamos usar no router MEO, o canal 11.


 


- Aceder a Rede doméstica > Interfaces > WLAN: MEO-TEUNOME -


Cliquem no link 'Configurar', no canto superior direito, logo por baixo do utilizador com login efectuado e, depois, ignorando todos os outros parâmetros, alterem na dropbox o seguinte valor:


 






Cliquem em baixo no botão "Aplicar" e esperem uns segundos até o router repor o wifi. Está concluído este passo.


 


NOTA 2: embora aconselhe, não é obrigatório nem imperativo o uso do canal 11, mas é sempre necessário o uso dum canal diferente do que usam no router MEO, no(s) acess point(s) que lhe ligarem. Se tiverem problemas com o uso de canais fixos em algum ou ambos os aparelhos, experimentem em ultimo caso a selecção automática de canal.



NOTA 3: para quem está com problemas de velocidade no wifi do router MEO, sugiro o tutorial - https:///t5/Equipamentos-Internet/Thomson-TG799vn-Solu%C3%A7%C3%A3o-para-velocidade-wireless-presa-nos/m-p/22704#U22704


 



3º PASSO - PREPARAR UM ACCESS POINT



É essencial a escolha de um bom AP (access point) para evitar toda uma série de problemas, derivados sobretudo, da fraca interoperabilidade, alcance reduzido e configurabilidade escassa. Marcas como D-link, Asus, Linksys, Cisco, Buffalo e outras, são conhecidas por terem bons equipamentos a este nível e serão com certeza uma boa escolha, dependendo do orçamento de cada um, é claro.


Para exemplificar, neste tutorial usei única e exclusivamente routers da marca Asus, não só por serem bastante populares pela sua boa razão preço/qualidade, ou nem tanto, pela facilidade de carregar firmware customizado (DD-WRT), mas, porque na verdade é a única marca que tenho usado. Mais concretamente os modelos da série WL.



NOTA 4: um AP (Access Point) é apenas um nome de um modo de operação, de um dispositivo wireless. Um router wireless também pode ser chamado de AP, desde que correctamente configurado para tal.


 


NOTA 5: é aconselhável o uso de um AP capaz de operar com a norma 802.11n e, com tecnologia MIMO (Multi-input/output), para se obter o máximo de performance nas ligações s/fios.


 





 


3.1 -  Liguem o AP à tomada de corrente, caso ainda não esteja ligado. Conectem o AP por cabo ethernet de preferência, ou por wireless. temporariamente a um PC. De seguida, verifiquem as definições da vossa placa, ethernet ou wireless respectivamente, no Windows XP, em 'Painel de controlo - Ligações de rede'. No Windows Vista ou superior, em - 'Painel de ControloRede e InternetLigações de rede' (usar a barra de endereço):


 






Nas propriedades do protocolo IPv4 vamos mudar/manter tudo em, ou para: "obter automaticamente". Cliquem em baixo no botão 'OK' para confirmar. Fechem ou minimizem as restantes janelas.


O AP deverá estar agora acessível no vosso PC..


 


3.2 - Usando o vosso navegador da internet habitual, acedam à interface web do AP, digitando o endereço atribuído por defeito, de fábrica. No caso dos routers da Asus, normalmente qualquer coisa como - http://192.168.1.1 - noutras marcas poderá ser diferente. Consultem o manual de instruções do AP se tiverem dúvidas.



NOTA 6: Caso o AP já tenha sofrido alterações prévias de configuração, é aconselhável repor as definições de fabrica e começar do zero. Para saber como repor as definições de fábrica, consultem o manual do AP.



Deverá agora ser visível um menu, de alguma forma idêntico a este:


 






3.3 - Acedendo a 'System Setup > Operation mode', permite-nos mudar o modo de operação do dispositivo para 'Access Point'. Seleccionem essa mesma opção e façam "Apply" para guardar.


 





 


Como podem observar na imagem acima, o modo de AP faz toda uma série de mudanças a este router, sendo uma das mais significativas a desactivação de todo o sistema de NAT, firewall e bloqueio de portas. Não basta comprar um aparelho destes, atirar para cima da secretaria, ligar cabos, atribuir um endereço IP automático e salivar para o ecrã, esperando que tudo funcione. Não inventem!!


O dispositivo está agora em modo AP e pronto a aceitar outro tipo de configurações específicas dum AP.



NOTA 7: Existem alguns AP's que já estão pré configurados de fábrica e outros, podem ter um método diferente deste, para mudar o modo de operação. Verifiquem no manual do AP. Se ainda assim, tiverem dúvidas, escrevam um post aqui.


 


O menu que visualizavam poderá ter agora uma dimensão reduzida, como o das imagens acima. Deverão notar a falta de algumas secções, que eram configuráveis no modo anterior e, o router deverá agora exibir o identificador "Access Point", sobretudo no caso dos Asus WL.


 


 4º PASSO - CONFIGURAR O ACCESS POINT 


 ...(Continua noutro post)...


 


Para o 4º passo, se pretendem configurar:


 


  • ...Apenas um AP para ligar ao router MEO, continuem para o post seguinte...
 


 


 


 


 

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

272 respostas

Boa tarde
Acabei de receber o devolo wifi repeater ac e não estou a conseguir configurar tal como está no manual.
Haverá alguma dica diferente ou algum procedimento que não estou a conseguir fazer?

 

Crachá +1
Boa tarde.
Gostaria de saber qual destes equipamentos seria o mais aconselhável para fazer o que está evidenciado neste tutorial. Teria como finalidade ser AP.
https://www.asus.com/pt/Networking/RPN12/
https://www.asus.com/Networking/RP-AC51/

Ou, se por ventura, nenhum destes servir gostaria que me indicassem um.

Agradeço desde já...
Reputação 2
Excelente tutorial. Permitiu-me usar um Asus RT-N12 como Access Point (AP), com uma velocidade WiFi estável e sinal forte por toda a casa. Algo que não acontecia quando o ligava simplesmente como Repeater, pois os routers da MEO funcionam mal com repeaters, e no meu caso, o link estabelecido com o Asus só era normal (56 a 78 Mbps) no 1º dia após um restart a ambos, mas após algumas horas, o router MEO limitava o link WiFi para apenas 5.5 Mbps. Claramente uma limitação de firmware nos TG784n.


 


Curiosamente, com o IGMP desligado (tal como indica no tuturial) neste router em modo AP, consigo perfeitamente ter uma MEObox ligada, mas quando a ligo, a ligação WiFi imediatamente cai em todos os aparelhos ligados por WiFi a este AP.


 


Como sou teimoso, experimentei LIGAR o "IGMP Snooping" neste Asus RT-N12 (o contrário aconselhado no tutorial), e como resultado, passei a poder ligar a MEObox e a usar o WiFi ao mesmo tempo, a partir deste Access Point!



 


Mas o mais incrível ainda é que como não me apeteceu passar cabo desde o router MEO até ao access-point Asus, estou a usar uma terceira ligação: Ethernet-via-WiFi através de um par Emissor+Recetor da Ruckus, que eram os aparelhos que a MEO cá deixou em 2008 aquando da instalação original, de modo a não ter de passar fios para a 3ª MEObox. Genial.


 


Canal 1: WiFi do router MEO.


Canal 6: Ethernet-via-WiFi dos Ruckus.


Canal 11: WiFi do router Asus (modo AP).


Interferência ZERO.


 


Já agora, o router da MEO cá em casa, é o Technicolor TG784n (antes era um Thomson TG784n), e a ligação continua a ser a treta do ADSL, sincronizado a 12 Mbps.


 


EDIT: experimentei também fazer a ligação entre o router MEO e o router Asus, através do par Emissor+Recetor da Comtrend, modelo PowerGrid 903, e funciona tudo na perfeição também. Ao contrário do Ruckus que faz a extenção da ethernet via WiFi, estes aparelhos fazem a extensão da ethernet via cabo coaxial da antena de TV.
Crachá +1
Boa tarde  e restantes utilizadores do forum.


Já por aqui andei anteriormente mas, por inércia minha, acabei por deixar as coisas andarem, pelo que volvidos mais de 2 anos, gostaria de colher as vossas opiniões sobre o que exponho:


Tenho o serviço M4O Fibra na minha morada. O router fica no primeiro andar e dele saem 2 cabos: 1 para uma box num dos quartos do primeiro andar e outro para uma box na sala do R/C. Este cabo é realmente muito comprido e dá quase toda a volta à casa. Contudo, o sinal chega à box sem problemas.


Mas, como o sinal wifi é muito fraco no R/C optei já há alguns anos por colocar um router a funcionar como switch/AP. O cabo do router Meo Technicolor TG784n v3 vai ligar diretamente ao AP na porta LAN e daí um cabo liga à Meobox, etc... Sei que aconselha que a meobox seja ligada diretamente ao technicolor, mas no meu caso, e para o que pretendo fazer, não é possível a não ser que fosse passado outro cabo do techicolor para o R/C, o que está fora de questão por diversos motivos que não controlo. O router foi configurado com multicast e igmp disabled e está configurado na mesma gama de ips do Technicolor pelo que mantenho tudo numa rede só, aqui fica a configuração atual do router:





 


O problema é que este router (que já tem alguns anos) de vez em quando reínicia do nada e quando estamos a ver TV ficamos sem sinal por uns 30 segundos. Pensei, portanto, adquirir e colocar um novo router e dar a devida reforma ao aparelho cansado.


Tentei dois routers: o TP-Link TL841N e o Asus RT-N10e. Na quase certeza de que configurei ambos correctamente (ip fixo 192.168.1.3, gateway 192.168.1.254, dhcp off, firewalls desligadas, etc) o wifi funciona perfeitamente e a internet também à exceção da meobox cuja imagem "congela" ao fim de alguns segundos. Tentei ligar/desligar o IGMP mas sem qualquer alteração no problema da meobox. Em nenhum dos routers consegui encontrar alguma opção que me permitisse desligar o multicast. 


Assim, o que pretendia era manter a solução atual (que me é bastante cómoda), apenas trocando o AP por outro capaz de funcionar da mesma forma.


Alguém que tenha uma solução idêntica a funcionar e que me possa indicar um router dos que existem atualmente à venda que, garantidamente, funcione?


 


Agradeço, desde já, a atenção e colaboração de todos.


 
Boa tarde,

vou migrar do serviço de ADSL para o serviço de FIBRA.

Terei de fazer alguma alteração adicional,  à partida somente vou fazer a configuração do Acess Point, tudo o resto manter-se-á conforme até a data (ou seja, tenho o acess point ligado ao router por um cabo de ethernet com uma porta RJ-45) ?
estive a configurar tudo de novo, apos fazer reset ao router do meo e ao da asus, e desta vez liguei o router da asus em modo router wireles e nas opcoes de IPTV meti enabled nas duas opçoes de IGMP, e ficou tudo a funcionar correctamente. 
Reputação 6
Crachá +10
Olá @@jemaneu,


 


 


O que descreve, pode acontecer devido a vários motivos, inclunido avaria do router...


 


O que sucede se desligar o cabo ethernet da box MEO, do AP Asus RT-N12 e, de seguida, no respectivo ponto de acesso wireless, tentar conectar um qualquer outro dispositivo?


 


Atentamente,
boa tarde.

 

Tenho o router do meo(adsl),o tg784n, no rés-do-chão da casa. Tenho o pc junto ao router bem como uma box do meo. 

 

No primeiro andar tenho outra box do meo, mas queria ter wireless e possibilidade de ligar outros equipamentos por cabo de rede. A casa tem instalação de rede nas paredes.

 

Comprei o Asus RT-N12 D1. Segui os passos que indicaram no primeiro post deste tópico, só que pareceme que estou com um problema.

 

Depois de tudo configurado como indicado no tutorial, fico com ligaçoes por rede disponivel. A box da perfeitamente sem quebras. O problema surge ao nivel do wireless, a rede fica visivel, os aparelhos conseguem ligar-se, mas nao tenho ligaçao ao internet.

 

Estarei a fazer alguma coisa mal?

 

cumprimentos.

 

Ps: usei a ferramenta da asus, o discovery, para conseguir aceder a pagina do router depois de o configurar como acess point.
Reputação 6
Crachá +10
Olá @@Kalidor


 


Kalidor escreveu:

https:///t5/user/viewprofilepage/user-id/4222 Segui os passos que indicou no link e já tenho tudo a funcionar corretamente e com openvpn server no asus. Muito obrigado :)


 


 Pergunto se haverá outra forma em que seja o o router do meo a ligar diretamente ao ONT .


 


Tenho o ONT+ router do meo+ Asus juntos um do outro mas seria me mais util para mim ligar o asus em outro compartimento da casa que que fica a 20 metros de distancia. Se nao for possivel serei obrigado a passar mais um cabo de rede de 20 metros para ligar o asus ao ONT.Gostaria de evitar isso.



 


Muito bem. Se segiu os passos apresentados no link, terá agora, tanto no router MEO como no Asus, a possibilidade de ligar vários dispositivos à internet. A diferença é que, ao ligar no router Asus, serão ligados internamente como "isolados" da LAN, em bridging com a interface WAN e, ficarão com IP publico, o que torna o acesso deles a serviços e computadores da LAN, directamente impossivel e, aconselhavel o uso de firewall extra de protecção, sobretudo se usar sistema operativo Windows.


 


Posto isto, é simples usar o seu router MEO noutra divisão da casa. Basta que tenha, ou crie, a possiblidade de um unico cabo ethernet ligado numa das portas, do router MEO, estendido até essa mesma divisão. Mesmo que o seu uso diário exceda o numero de portas LAN disponiveis no router MEO, poderá inclusive adicionar-lhe um switch de 5 ou mais portas.


 


EDIT:  


Se o que pretende é inverter a posição dos equipamentos, essa hipotese foi posta de lado após a migração dos routers MEO para Single Edge.


 


Todas as outras formas de configuração possiveis, exigem mais equipamento e/ou são mais complicadas e, acarretam mais desvantagens para alem das já mencionadas. O que existe agora, mais aproximado ao que pretende, é a possibilidade de usar um switch antes do router MEO e do Asus (Método 1), descrita aqui neste tutorial:


http://forum.meo.pt/t5/Tutoriais/Tutorial-firmware-10-2-1-L-mais-segundo-router-a-gerir-o-servi%C3%A7o/m-p/51333#U51333


 


Não se esqueça que o telefone terá de ficar sempre ligado ao router MEO, seja qual for o cenário de configuração.


 


Atentamente,
NeoPT Segui os passos que indicou no link e já tenho tudo a funcionar corretamente e com openvpn server no asus. Muito obrigado :)


 


 Pergunto se haverá outra forma em que seja o o router do meo a ligar diretamente ao ONT .


 


Tenho o ONT+ router do meo+ Asus juntos um do outro mas seria me mais util para mim ligar o asus em outro compartimento da casa que que fica a 20 metros de distancia. Se nao for possivel serei obrigado a passar mais um cabo de rede de 20 metros para ligar o asus ao ONT.Gostaria de evitar isso.
Reputação 6
Crachá +10
@@Kalidor


 


Pois bem. Mas um "segundo router" nunca pode ser um AP, pela simples definição da palavra. Há que não confundir termos e funcionalidades com cenários de utilização dos equipamentos. Um router é um dispositivo que comunica sobre IP, através de rotas pré-estabelecidas. Um AP comporta-se como um switch/hub e, apenas se limita a distribuir/repetir sinais digitais de uma rede de computadores.


 


O problema de usar VPN a partir de uma LAN para a WAN, é que, esteja onde estiver, torna-se necessário que um gateway reencaminhe todo o tráfego VPN, do exterior, para a mesma. Ora isto, pode ter uma série de complicações associadas, consoante a configuração/topologia escolhida para os equipamentos. A menos que tenha a minima noção de como configurar os seus routers, dificilmente obterá sucesso.


 


O primeiro passo, será tomar a decisão absoluta sobre como irá fazer uso do seu router. Se pretende usar o seu router Asus como um segundo router, para gerir a internet, então aqui não é o ponto de partida, deve procurar ajuda no seguinte tópico:


 


http://forum.meo.pt/t5/forums/v3_1/forumtopicpage/board-id/EquipamentosInternet/page/1/thread-id/15488


 


Todos os problemas que está a observar no seu router Asus, poderão estar relacionados com configuração inadequada. Para saber qual a configuração certa, deve apoiar-se nos tutoriais/tópicos elaborados pelo @@xptopt


 


Este tutorial apenas abrange e demonstra como tratar ligações tipicas, mais ou menos simples, de Access Points ao router MEO.


 


Atentamente,
Adquiri ontem  um Asus  RT- N18U,

O meu objetivo é usá-lo como segundo router e o asus sera colocado a 20 metros de distância ligado por cabo ao router da meo tg 789vac v2. No asus será ligado um desktop por cabo, serviria para ter tb mais expansão de wireless e usá-lo tambem com openserver para  poder usar o meo go no estrangeiro


 


O router e novo e traz o firmwire 3.0.0.378_9216.


 


Tambem estou com um problema. Quando entro na conf do router ligado diretamente ao pc desktop em 192.168.1.1 e tento mudar no  modo de operacao seja router mode, repeater mode ou access point e faco guardar o router apresenta me a mensagem https://jdrch.files.wordpress.com/2013/10/rt-n66u-2013-10-01-18-40-41.png  e ai fica tempo sem fim.. Pesquisei e encontrei algumas possiveis  solucoes para esse problema sem sucesso, desde limpeza cache tanto no chrome explorer e firefox. desliga lo da corrente e aguardar uns minutos tb nao me resolve...so fazendo reset no botao atras mas ai volta se a estaca zero e o router fica sem me servir para nada.  Que posso fazer?


 


Obrigado
Reputação 6
Crachá +10
Olá @@Kalidor


 


Kalidor escreveu:

Bom dia.


No modo AP nao existe a possibilidade de utilizar o router asus como vpn server pois não?.. Como faço para poder usar o vpn server?


 


Obrigado



Não especificou o modelo mas, com o firmware oficial da Asus, é o mais certo que não seja possivel. A solução tipica passa pelos firmwares modificados (DD-WRT, OpenWRT, Tomato, etc). Porem, tome nota que ao configurar o seu router como AP, estará a desactivar todas as medidas de segurança que barram o acesso exterior, de outras redes, à LAN onde o AP se enquadra.


 


As VPN, normalmente sao configuradas num Gateway, não num Acess Point. O que pretende em concreto com essa configuração?


 


Atentamente,
Bom dia.


No modo AP nao existe a possibilidade de utilizar o router asus como vpn server pois não?.. Como faço para poder usar o vpn server?


 


Obrigado
Reputação 6
Crachá +10
Olá ?,


 


Já dei a resposta a esta questão,algumas páginas atrás ou num outro tópico.


 


Infelizmente, não. Os routers distribuidos pela MEO, não permitem o uso, nem da técnica WDS, nem sequer do cliente universal, em qualquer cenário. Esta funcionalidade deixou de estar presente nos firmwares, há já alguns anos. Para obter o efeito desejado, terá mesmo de adquirir equipamentos adicionais. Sugiro os modelos apresentados neste tutorial, que se encontram facilmente, a uma bagatela, em segunda mão, na internet.


 


Atentamente,
Boas qual é o processo para fazer esta tipologio pois eu tenho um technicolor tg582n que é o que tem internet e eu queria que o meu outro router thomson tg787 pegasse na rede do technicolor por wireless e passa-se para cabo. Isso é possivel ?
Reputação 6
Crachá +10
Olá ?,


 


Como fez exactamente para configurar o SpeedTouch 585 v6? Desactivou ao menos, o DHCP?


 


Para usar o seu SpeedTouch 585 v6 como Access Point, terá de desactivar totalmente o servidor DHCP, incluindo remover quaisquer pools de endereços IP que se encontrem activas. Deverá tambem desactivar manualmente a firewall e quaisquer funções de NAT e/ou bloqueio/exame de portas. Deverá usar para o AP, um endereço IP na mesma gama de endereços do router MEO e que não esteja já em uso (ex: 192.168.1.1). Ainda nas configurações IP manuais, usar a mesma máscara de rede que o router MEO (normalmente 255.255.255.0) e, o endereço do router MEO, como gateway (por regra 192.168.1.254). Por fim, ligá-lo a uma porta LAN do router MEO e ligar a outra ponta, numa das portas LAN do AP.


 


Além disto, não aconselho o uso de um SSID igual. Embora esteja prevista na interoperabilidade, a troca fácil entre SSID's iguais, o AP está a usar a norma 802.11g apenas e, o router MEO, a norma 802.11n. Só o facto, de trocar entre as duas pode, por vezes, ser o suficiente para causar complicações ou latência na conexão. A menos que esteja a usar, dois equipamentos idênticos ou muito similares nas suas características, configurados de igual modo, no mesmo canal, partilhando as mesmas frequências, raramente obterá benefícios usando SSID's iguais ao invés de diferentes. Há sempre interrupção de sinal, quer use SSID's diferentes ou não, conforme as condições do espectro, pode é ela ser mais ou menos perceptível.


 


Nota: este tutorial serve sempre como guia, em qualquer situação que seja necessário configurar um Access Point.


 


Não esqueça de clicar em "Like", por favor, se obteve ajuda ou esclarecimentos.


 


Atentamente,
? , em primeiro lugar, parabéns pelos tutoriais bastante detalhados e fáceis de entender! Tenho uma questão que queria ver se esclarecia para ver se é necessário fazer todo o Tutorial deste post ou se apenas é necessário realizar alguma tarefa específica:

 

Tenho o serviço M5O com um router Technicolor tg784n v3. Dado que vivo numa moradia e que, no momento da instalação do serviço, me colocaram o router no sótão (onde antes teria um computador fixo muito utilizado), surgiu a necessidade de amplificar o sinal do mesmo para os andares inferiores. Como tal, decidi passar um cabo de rede pelas tubagens da casa que iria ligar a um outro router (SpeedTouch 585 v6 que um amigo me arranjou) e lá consegui configurar este segundo router como AP (coloquei o mesmo nome SSID do que o do router MEO, a mesma password e mesma encriptação, porque a ideia seria fazer uma ligação contínua entre ambos os routers, sem ser necessário andar a trocar de redes de wifi no computador sempre que mudasse de divisão na casa). Só mais tarde é que reparei no seguinte problema: se ligar o computador ao AP e utilizar normalmente a internet, caso decida subir um ou dois andares, a ligação à internet fica parada (ou seja, apesar de aparecer que estou ligado à rede de casa, não consigo abrir qualquer site ou programa que utilize internet). Passados uns 5/7 minutos, a situação normaliza. O mesmo acontece caso decida iniciar a ligação à internet pelo router MEO que está no sótão e, passado uns minutos, descer para a sala (entrando no alcance do AP). Haverá algum problema de configuração, será um problema em termos de incompatiblidade de quipamentos ou será necessário fazer todo este tutorial para uma nova configuração?

 

Obrigado pela ajuda!
Reputação 6
Crachá +10
Olá ?,


 


Muito bem. Depois de configurar correctamente o seu AP segundo a Topologia 1, pode passar ao passo seguinte, como indicado no meu post anterior.


 


Nota: se optar por trocar os endereços IP do router MEO e do AP, deve tambem trocar o gateway no AP, passando a usar o antigo IP do próprio AP, neste caso.


 


Se necessitar de adquirir acesso "rootuser" ao router MEO, existe o seguinte tópico que o pode ajudar: http://forum.meo.pt/t5/Tutoriais/Como-criar-um-RootUser-para-aceder-a-telnet-no-firmware-10-2-1-D/m-p/23325#U23325


 


Atentamente,
Crachá +4
Muito obrigado ?, o meu router está nas seguintes configurações;


 


MODO AP:


 


Ip: 192.168.1.1


Subnet Mask: 255.255.255.0


Gateway: 192.168.1.254
Reputação 6
Crachá +10
Olá ?,


 


Claro que me lembro, se não estou em erro, mudou as configurações do seu Asus para um formato não recomendável. nem abrangido por este tutorial.


 


O que lhe está a acontecer agora é similar ao reportado aqui no tutorial, por outros utilizadores. Aliás, situações em que as boxes de TV param, quando na rede entra um novo router MEO, ou se faz reset ao mesmo e, existe um AP ligado como na Topologia, são bastante frequentes e, aos poucos, julgo começar a surgir um padrão, que me pode ajudar a tentar aniquilar este "cancro" num futuro próximo. Continuo com a minha suspeita de uma deficiência, ou incompatibilidade, no servidor DHCP ou na gestão dos DNS de um dos routers, mas veremos...


 


Caro ?, para rapidamente resolver o seu problema, tenho nada mais, nada menos que, os procedimentos já anteriormente sugeridos por mim:


 


1. Configurar o seu AP Asus, depois de um reset, segundo a topologia 1, á risca, sem acrescentar o que seja


2. trocar os endereços IP do router MEO (192.168.1.254) e do AP Asus (192.168.1.1) ou, testar o explicado na solução 3 do seguinte tutorial; http://forum.meo.pt/t5/Tutoriais/Solu%C3%A7%C3%A3o-Congelamento-da-box-de-TV-com-AP-s-ou-switches-ligados/m-p/67469#U67469


 


Desejo-lhe boa sorte.


 


Atentamente,


 


 


 


 


 
Crachá +4
? boa noite, não sei se recorda de mim, pois há algum tempo ausentei-me do forum por ter o meu problema resolvido com o meu Asus RTN12E ter travamentos com as box´s


Estou aqui de volta, porque há uns dias o meu serviço esteve com quedas e contactei o 16209 e depois de resets ao router meo, e todas as indicações da assistente MEO, o Router ASUS parou de enviar sinal para a box secundária... Eu tentei re-configurar o router ASUS para voltar tudo ao normal, apesar de não me lembrar das configurações exatas, tentei varias e todas as que ja tinha relatado aqui no forum...


O que acontece é que estou novamente com o mesmo problema, quando o router esta na rede, as box´s passado alguns segundos de emissão, simplesmente param


 


Usei a seguinte Configuração


 


AP Mode


 


IP: 192.168.1.1


Subnet Mask 255.255.255.0


Gateway: 192.168.1.254


 


No modo AP, não existem muitas configurações, por isso foi isto que consegui configurar


Acontece que assim, não tenho televisão quando tenho o router ligado, e têm me feito bastante falta


Agradecia que quando tivesse disponibilidade me respondesse


Mais uma vez, obrigado e cumprimentos
Reputação 6
Crachá +10
eFreitas escreveu:

@NeoPT, muito obrigado pela resposta.


 


O meu cenário não é bem igual à Topologia 1 mas é parecido. No meu caso liguei a segunda MEOBox ao AP. Era precisamente esta que estava com problemas.


 


Finalmente consegui resolver o problema apenas desligando a Firewall. Todos os outros settings ficaram sem alteração.


 


NeoPT escreveu:
Sim, penso que obriga a estarem na mesma rede, nem que sejam interligadas através de VPN. 



 


Aparentemente não. Tenho as duas box em redes diferentes e consigo aceder as gravações a partir da box secundária.


 


 



Certo, mas tal como disse, isso talvez se deva ao estabelecimento de ligação directa entre as VLANs do IGMP. Como apenas consegui identificar o requerimento do protocolo IGMP para as emissões de imagem em directo, resta saber se a partilha de gravações manuais entre boxes, usa um serviço idêntico de streaming, ou se baseia num simples protocolo de partilha de ficheiros como o CIFS ou NFS...


 


Portanto, no seu post inicial afirma ter um problema idêntico ao do ?, ou seja, presumo que tenha tido dificuldade em aceder as gravações manuais na segunda MEO Box, enquanto usa dois niveis de rede de área local (LAN) distintos, com DHCP, firewall, etc. De modo a resolver esse problema, afirma ter tido sucesso após tentar desligar a firewall.


 


Estará correcto sugerir, daqui em diante, a quem apresentar o mesmo problema com uma situação idêntica, que desligue a firewall?


 


Se mais alguém pode confirmar isto mesmo, agradecia o vosso feedback. ? posso contar consigo?


 


Atentamente,


 
?, muito obrigado pela resposta.


 


O meu cenário não é bem igual à Topologia 1 mas é parecido. No meu caso liguei a segunda MEOBox ao AP. Era precisamente esta que estava com problemas.


 


Finalmente consegui resolver o problema apenas desligando a Firewall. Todos os outros settings ficaram sem alteração.


 


NeoPT escreveu:
Sim, penso que obriga a estarem na mesma rede, nem que sejam interligadas através de VPN. 



 


Aparentemente não. Tenho as duas box em redes diferentes e consigo aceder as gravações a partir da box secundária.


 


 
olá,


 


o que é esquisito na configuração é a tv não bloquear com a configuração anterior quando colocada a meobox ligada ao LAN1 do router meo e colocar o tp-link ligado à LAN2. Neste caso não tenho qq problema e tudo funciona bem - o tp-link e a box.


 


Agora qd mudo para a extermidade (meorouter > lan1 tp-link A c20i > lan2 meobox, o caldo fica entornado.


 


Já tinha experimentado várias configurações e vários IPs e com o IGMP ligado e desligado e deu sempre barraca. O que nunca fiz nas diferentes configurações que meti, foi o desligar a firewall do tplink ou mexer em qq configuração do router da meo.


 


Por outro lado (e curiosamente) consegui meter um d-link a funcionar como AP com as configurações "base" que apresentei:


 


ip: 192.168.1.11


mask normal


dhcp off


dsn e gateway não configurados


 


aquilo mantinha-se por umas horas e depois a meobox acabava por roubar toda a largura de banda do wifi, ficando com velocidades de up e down de 0,1 mb/s. Bastava desligar o cabo ethernet da box e voltava quase como magia ao normal. Por vezes, randomly a box crashava (aconteceu 10' dps de ligar e desligar o cabo, 1h dps, 5h dps, e até qd já achava q estava td OK umas 18h depois da última paragem). Acabei por desistir do d-link pq n podia deixar aquilo assim lá em casa.


 


enfim, qd voltar a portugal (resido no estrangeiro e estava a por as coisas a funcionar para a familia lá em casa) tenho de testar again.