Tutorial: Ligar Access Point's ao router da MEO - Boas práticas e figuras exemplo



Mostrar a primeira mensagem
Tópico fechado, já não permite mais respostas.

272 respostas

Crachá +1
Bom dia ?!


 


Vou procurar adquirir um WL500G e depois voltamos a falar! :)


Obrigado.



Cpts.
Caro NeoPT


 


SE bem percebi... se eu comprar um novo router (por exemplo outro wl500w) e se o colocar como ensina no site, mas "wired" junto ao thomson, este novo AP emite par o meu atual asus wireless e a rede fica a funcionar. Ou seja é preciso um um router ligado ao thomson que emita em wireless para que o outro comunique com este. Enfim há que ter um 3º router para fazer de "ponte"  de interface entre o meu atual Thomson e o meu asus que está em wireless. Percebi bem?


 


grato
Reputação 6
Crachá +10
Ola ?,

Muito bem. Tenha em atenção que esse modelo WL-500G, opera apenas com a norma 802.11g, atingindo no maximo 54Mbps, se for importante para si a norma N...


 


Atentamente,
Moderador Pinheiro


 


O router que eu tenho é o asus wl500W. Se eu comprar outro asus WL500W, consiguirei fazer a rede wireless, não é verdade?  ligando um por cabo rj45  ao thomson, e o outro recebendo do primeiro router asus o sinal wireless. OU há necessidade de comprar o wl500G?


 


grato


 


leonardo
Reputação 6
Crachá +10
Olá ?,


 


Exacto, é necessário um router/AP intermédio, ligado por cabo ethernet, para fazer a função Wireless Bridge, a qual não é suportada pelo router MEO.


 


Deve sempre configurar os 2 routers/AP adicionais como explica a Topologia 2


 


Para esse efeito, tanto o modelo WL-500W, como o WL-500G, servem. Apenas o WL-500W tem as vantagens seguintes: melhor hardware, permite já a norma wireless 802.11n, mais rápida, e tem outras funcionalidades extra no firmware.


 


Atentamente,
muito grato, caro NeoPT


 


leonardo
Precisava de uma pequena ajuda na questão de espanção do sinal wireless ...


Qual a solução mais pratica para o efetuar?


Usar um AP para expandir o sinal ou se usar um repetidor de sinal, dentro deste genero - http://www.devolo.com/pt/Produtos/devolo-WiFi-Repeater


Usando o repetidor existe alguma quebra em termos de velocidade em relação ao AP?


Das sugestões dadas existe algum mais "compacto" que faça o mesmo efeito?


 


Obrigado :)


 
Reputação 6
Crachá +10
Olá ?


 


Depende, se para si o espaço ou a estetica contam mais que a versatilidade. Na verdade um repetidor é um AP, com menos possbilidade de ligaçõo e menor funcionalidade. Eu dou preferência aos AP's/routers completos, aconselho e é por isso que exemplifico com eles, aqui no meu tutorial. Se fizer uma pesquisa, constatará rapidamente que o preço de ambos os tipos de aparelho não apresenta uma diferença significativa, que justifique optar por um ou outro, por esta razão. Portanto, os repetidores simples são  mesmo a solução mais compacta, se é isso que procura.


 


Quanto á questão da quebra da performance, é relativa. Se adquirir um bom repetidor, é provavel que não haja uma quebra significativa em comparação com um router. Por outro lado, há pelo menos dois factores a ter em conta: um deles, se usado em half duplex, ou seja repetindo a outros dispositvos wireless um sinal de origem wireless, pode esperar uma queda para, pelo menos, metade da velocidade máxima anunciada (ex. 300Mbps -> 150Mbps) e, o outro é, se existir a desvantagem de não usar antenas externas, pode tambem provocar quebras no alcance e, por seguinte na performance do aparelho, dependendo da distancia e das condiçoes do espaço.que pretende cobrir.


 


O repetior mais compacto que existe no nosso mercado, penso ser este:


http://www.belkin.com/us/p/P-F9K1015/


 


 


No entanto, dentro da mesma linha, aconselho os modelos WL-330N e EA-N66 (dual-band) da Asus.


 


Atentamente,
Viva,

 

Comprei um tp-link Archer C2 (wifi ac, dual band) na expectativa de que conseguisse ligar ao router da meo pela porta LAN (e assim ter só uma gama de IP, podendo fazer roaming entre equipamentos), mas tenho o habitual problema de a box (que lhe está ligada) só funcionar 10 segundos e parar. De resto, todos os outros dispositivos ligados ao tp-link funcionam perfeitamente. Tenho activada a opção "Enable IGMP Snooping:" e desactivadas todas as outras opções de firewall, nat, VPN e ALG. Alguma dica? Ou o melhor mesmo é trocar o equipamento?

 

obrigado!
Reputação 6
Crachá +10
Olá ?,


 


Antes de mais, confirme a configuração correcta segundo a Topologia 1 deste tutorial.


 


Se diz que a box pára a emissão ao fim de 10 segundos, é porque o TP-Link pode não estar a passar correctamente, a informação sobre o grupo de multicasting, presente nele.


 


Teste a emissão em diferido, puxando 7 ou mais segundos atrás antes que a mesma pare por completo e verifique de seguida se, se mantem indefinidamente. Reinicie todos os aparelhos e experimente a solução 2 do seguinte tutorial:


 


http://forum.meo.pt/t5/Tutoriais/Solu%C3%A7%C3%A3o-Congelamento-da-box-de-TV-com-AP-s-ou-switches-ligados/m-p/67469#U67469


 


 


Nota: será necessário acesso "rootuser", ao router MEO.


 


Atentamente,
Caro @@NeoPT,

Obrigado pela resposta. Hoje à noite vou tentar a solução 2 que sugere.

Entretanto, aproveito para partilhar mais da minha experiência, que não consigo entender e só alguém com conhecimento de redes perceberá.

Tinha lido num qualquer blog que trocando o IP do router do Meo para um qualquer IP (na mesma gama de IP mas fora do âmbito do DHCP) e colocando o tp-link com o IP 254, tudo funcionaria bem. Dava zero credibilidade a essa solução. Para meu espanto, durante o dia de domingo essa solução funcionou todo o dia sem qualquer problema. Entretanto na segunda feira quando cheguei do trabalho, a televisão não funcionava novamente, desta vez nem mostrando qualquer segundo de imagem. Voltei a pôr os IP originais e, para meu novo espanto, a televisão voltou a funcionar durante a noite toda. Enfim, não é solução definitiva, mas alguma configuração vive durante algum tempo que permite que esta troca funcione durante o respectivo tempo.

Como procuro a solução definitiva, hoje vou procurar implementar a solução 2 proposta.

Obrigado.
Reputação 6
Crachá +10
Olá ?,


 


Essa "solução", mudar os IP's, é plausível e do meu conhecimento. Se reparar, foi mencionada inclusive num post, naquele tutorial mas, não foi testada ainda o suficiente ou não houve feedback suficiente acerca da mesma. Era uma sugestão que lhe faria em ultimo caso. Todavia, no seu caso, parece me que não será essa a forma mais correcta de resolver o problema, até porque o resultado está à vista e, não é totalmente positivo. Trocar o IP do AP para um inferior ao do router MEO, acredito ser uma solução com correspondência viável, apenas para cenários em que seja requerida a solução 3, do tutorial supra mencionado.


A razão pela qual a sua box não manteve a emissão permanentemente após a troca de IP's, pode dever-se a uma má implementação do protocolo IGMP no TP-Link Archer C2, até porque este é um modelo recente, que deve já usar com certeza a versão IGMPv3, e é habitual haver incorreções no desenvolvimento do firmware, como já foi verificado noutros routers recentes, aqui no MEO Fórum. Ao trocar de novo os IP's de ambos os routers, pode ter despoletado um novo evento subsequente à troca anterior, que permitiu tudo funcionar e, onde o facto de isso ter sido consequente de negociação do protocolo, um equilibrio temporário na configuração do IGMP de ambos os routers, ou apenas um bug, é difícil determinar.


 


Muito bem. Tente a solução 2, mas tenha em atenção que deve manter a configuração original dos routers para esse efeito.


 


Se não conseguir que algo resulte, nao vou crer mas, afinal talvez não seja pior ideia, trocar o TP-Link por outro modelo...


 


Atentamente,
Viva ?,


 


Pelo que percebo (que é muito pouco :)), no boneco da tipologia 1, e no Access Point 1, ter o cabo de ethernet ligado na porta Wan ou em qualquer LAN é irrelevante, porque é referido que todas as portas devem estar em modo bridge, certo? Como o meu Archer C2 não permite (aparentemente) essa configuração, o cabo ethernet deve ser ligado a uma porta LAN, correcto?


 


Obrigado,


GugaM


 
Reputação 6
Crachá +10
Olá ?


 


Sim, ? isso mesmo. Apenas alguns modelos de router, permitem usar a porta WAN como LAN adicional.


 


Já testou a solução que lhe sugeri? Deu resultado?


 


Atentamente,
Não cheguei a experimentar. Não tenho tido muito tempo e dado o firmware que o meu router da Meo tem, pareceu-me que ia precisar desse tempo. Decidi devolver. Alguma sugestão para a aquisição de outro?

Obrigado por toda a ajuda.
Reputação 6
Crachá +10
Olá ?


 


Ficou por sugerir a actualização do firmware do TP-Link Acher C2, mas como o tempo lhe foge e já devolveu o aparelho...


 


Sim, qualquer um destes modelos, dual-band como o que devolveu e na mesma gama de preços, ou então, apenas banda 2,4GHz norma n, testados por mim:


 


Dual-Band


Asus RT-AC51U, Asus RT-AC52U, DLink DIR-810L, DLink DIR-816L, D-Link GO-RT-AC750


 


802.11n


Asus RT-N10E, Asus RT-N12E


 


Não tem de quê, mais algum assunto, disponha.


 


Atentamente,


 


 
Boa tarde, eu tenho uma questão a colocar, é o seguinte tenho router meo , ligado a um acess point da belkin , configurei como vocês dizem , dhcp off do acess point , ip estático e funciona bem , mas e só durante alguns tempo .

Não percebo muito disto mas o computadores que estao ligados ao acess point perdem frequentemente a rede wireless não podendo connectar , tendo que deslocar junto do acess point desligar e ligar para poder voltar a rede a funcionar normalmente
Reputação 6
Crachá +10
Olá ?,


 


Se depois de deslocar o seu computador para junto do AP, o manter lá durante um longo periodo de tempo e o mesmo nunca perder o sinal, é provavelmente porque estava a usar os seus computadores no limite ou já a passar o limite do raio de cobertura do AP. Sugiro que desloque o AP para outra posição mais favorável à propagação do sinal, de modo a poder usar os seus computadores no sitio habitual, ou se tal não for possivel, restará pensar em trocar o actual AP por outro com mais potencia de sinal e antenas externas (absolutamente recomendado).


 


Atentamente,
Boa tarde a Todo,


 


Tenho uma situação que gostava de implementar. Queria colocar um equipamento apenas para fornecer wireless para guests. Usar na mesma o equipamento da meo para clientes seguros e outro para clientes guests.


 


O meu pedido prende-se com o facto de querer isolar esses clientes pois é para um café e quem fica ligado na rede acaba sempre por ter a tentação de mudar os canais da televisão.


 


Pensei usar o Asus RT-n12 mas estou com alguns problemas pois se o colocar como router na porta wan e criar a rede guest como não tendo permissão para usar a rede interna não funciona pois o router da meo está na gama 192.168.1.0 e este fica na gama 192.168.2.0.


Os guests e quipamentos que estão na gama 192.168.2.0 ficam barrados efetivamente mas está a deixar passar o tragego para a rede 192.168.1.0.


 


Alguma ideia?


 


Tenho em alternativa outro equipamento em mente mas é muito mais caro. Uma ubiquiti unifi.


Queria alternativas para uma gama baixa.


 


Muito obrigado
Reputação 6
Crachá +10
Olá ?,


 


Não ficou claro se está a configurar correctamente os aparelhos para o fim que pretende. Não basta ligar o cabo Ethernet na porta WAN do Asus RT-N12 e criar a rede wireless "guest". O gateway de acesso terá de ser modificado, assim como outros detalhes relativos ao endereçamento IP e sua resolução. Este tutorial não o pode ajudar com essa configuração. Que tutorial usou para configurar o seu router adicional?


 


Atentamente,


 
Boa tarde
Não usei nenhum tutorial, liguei o Asus ao router da meo e liguei no asus na porta Wan. Coloquei o Asus numa rede diferente do router da meo(192.168.2.0).
O problema que tenho é apenas um, o Asus na rede guest impede de comunicar com a rede desse equipamento mas está a permitir comunicar com a rede do router meo.
Será limitação do asus que apenas filtra a rede que está a atribuir endereços?
Se conseguirmos falar sem ser por apenas em contexto do fórum agradeço.
Reputação 6
Crachá +10
Olá ?,


 


Não basta mudar IP's... Pode haver uma série de parametros ou aspectos, que faltou modificar/preencher, para essa que configuração fique correta e, como não seguiu nenhum tutorial... Tambem não existe de momento, no MEO Forum, um tutorial que o possa ajudar.


 


Deixo no entanto, um link para um, noutro site: http://www.smallnetbuilder.com/lanwan/lanwan-howto/24428-howtotwoprivlan?start=1


 


Espero que este o ajude. Não existem tutoriais destes em português, e já tinha pensado em fazer um, do género, aqui no fórum. Estou bastante ocupado e, de momento, é toda a ajuda que lhe posso dar. Mas sim, podemos usar o Skype e o Teamviewer, se, se verificar a necessidade...


 


Atentamente,
Crachá +3
Boa tarde


Após uma longa leitura deste post, e várias tentativas (falhadas) de colocar isto a funcionar, sou obrigado a pedir a Vossa ajuda.


As minhas necessidades:


Obter acesso wireless numa divisão da casa onde não me é possivel chegar com cabos para ligar através de wifi uma pequena box android ligada a uma tv.


Equipamentos:


1 router Thomsom TG784n v3 com o software 10.2.1.O


1 Router ASUS RT-N12 com firmware DD-WRT v24-p2 (mini) build 14929


2 MEO Box


O que pretendo:


Junto a uma das MEO Box, colocar o ASUS e ligar o mesmo através das portas LAN e ao mesmo tempo servir como extender de wifi. (está a cerca de 3 metros do local onde se encontra a televisão a ligar com um corredor pelo meio)


Problemas:


Consigo colocar sem qualquer tipo de problema a MEO Box a funcionar, "apenas" não consigo que o ASUS emita wifi.


Testei com os cabos ligados, desligados, apenas 1, sem nenhum, ligados na LAN 4, ligados nas outras... :(


Verifiquei todas as configurações do router MEO (tal como explicado no passo 1)


Segui as várias opções apresentadas nos tutoriais, sem sucesso, segui também algumas dicas apresentadas em http://www.dd-wrt.com/wiki/index.php/Setting_up_IPTV_without_impact_to_LAN_and_Wireless_traffic 


Links:


https://www.dropbox.com/s/cx0k7udan43m8i5/Captura%20de%20tela%202016-01-10%2019.57.27.png?dl=0


https://www.dropbox.com/s/dmg7kncee7puj4u/Captura%20de%20tela%202016-01-10%2019.56.20.png?dl=0


https://www.dropbox.com/s/zidedyb41dpo82d/Captura%20de%20tela%202016-01-10%2019.57.51.png?dl=0


https://www.dropbox.com/s/k1uku21wufqyw6e/Captura%20de%20tela%202016-01-10%2019.59.12.png?dl=0


https://www.dropbox.com/s/bnqw95n12g28x6h/Captura%20de%20tela%202016-01-10%2020.00.25.png?dl=0


https://www.dropbox.com/s/672qhfao4gb5hvs/Captura%20de%20tela%202016-01-10%2020.03.06.png?dl=0


https://www.dropbox.com/s/m0qi1hun2qbrwp0/Captura%20de%20tela%202016-01-10%2020.03.42.png?dl=0


https://www.dropbox.com/s/v6k01phkesqonbh/Captura%20de%20tela%202016-01-10%2020.09.40.png?dl=0


 


Agradeço qualquer ajuda dispensada, pois sou apenas um curioso que se aventura nestes temas e os meus conhecimentos são muito limitados, sou autodidata e fui aprendendo ao longo dos anos por tentativa e erro e com a preciosa ajuda dos foruns e dos seus membros.


Desde já o meu bem Hajam a todos.


 


PS: pode ser importante informar que utilizo IOS X 
Reputação 6
Crachá +10
Olá ?,


 


Tendo em conta o que relata e os print screens que enviou (e que agradeço), das páginas de configuração do router Asus RT-N12, dei de caras para já com parametros incorrectos no separador  "Wireless Physical Interface". Uma vez que o router está a servir de Access Point, a configuração mais correcta  deverá ser esta, para os seguintes parametros:


 


Network Configuration - Bridged


Multicast Forwarding - Enable


Masquerade/NAT - Disable


 


Peço desculpa, mas o tempo não me permitiu examinar com mais pormenor. Experimente corrigir os parametros inidicados, salvando todas as alterações no fim e reinciando todos os aparelhos da sua rede e, depois relate aqui como correu.


 


Atentamente,
Crachá +3
Viva,


Continuo sem wifi... Não consigo fazer o wifi emitir. Já reinstalei os parametros de fábrica e tornei a configurar, sem sucesso. Se ligar um cabo ao router (como switch) funciona na perfeição.