Tutorial: Ligar Access Point's ao router da MEO - Boas práticas e figuras exemplo



Mostrar a primeira mensagem
Tópico fechado, já não permite mais respostas.

272 respostas

Reputação 6
Crachá +10
Olá ?,


 


Embora não o tenha referido, deduzo pelas suas explicações que, no fim, após reverter todos os aparelhos para as ligações e estado iniciais, o problema continuou a manifestar-se também como antes.


 


Muito bem, forneça-me se possível as seguintes informações tanto do router MEO, como da powerline e do TP-Link WA830RE:


 


Definições IPV4 que estão em uso (se aplicável)


- Endereço IP


- Subnet:


- Gateway


- DNS:


Estado do servidor DHCP


Versão de firnware


 


Recorra ao manual de utilizador do seu router para ajudá-lo a encontrar estas definições: http://www.tp-link.pt/res/down/doc/TL-WA830RE_V3_UG.pdf


 


Por norma, logo que alguém traz aqui as suas duvidas em relação à conexão e/ou performance dos seus routers, a primeira sugestão que dou é que passem a configuração de novo a pente fino. Como este parecia um caso em que podia pôr de parte ou avançar alguns passos, não o fiz, mas faço agora.


 


Tome a Topologia 1 deste tutorial, como exemplo, e reveja todos os parâmetros críticos para o bom funcionamento da rede. Continue a dar o seu precioso feedback.


 


Atentamente,
Crachá
Boa noite.

 

Após ter lido o este tópico não encontro outra situação idêntica pelo que peço que me tentem ajudar.

Tenho um TP Link WN841R ligado ao router MEO por ethernet na porta WAN e configurado automáticamente. Ligado da porta 1 LAN à MEO BOX.

O wireless e a TV funcionam corretamente mas não consigo aceder às gravações manuais da box principal.

Tudo sempre funcionou inclusive o acesso às gravações até ter tentado configurar o TP Link como expansor de sinal (renomear para mesmo SSID do router principal) mas como não estava a conseguir foi necessário efetuar reset ao TP Link sendo que desde essa altura cessou o acesso às gravações mas tudo o resto funciona.

 

Alguma ideia para corrigir isto?

 

Obrigado

 
Reputação 6
Crachá +10
Olá ?,


 


Diz ter o cabo ethernet do router MEO ligado na porta WAN do TP-Link WN841R? Alguma razão especial para tal? Julgo não ser possivel usar a porta WAN como LAN adicional nesse modelo. Como configurou o seu TP-Link inicalmente, usou este tutorial?


 


Pode fornecer me os endereços IP actuais do router MEO e do TP-Link, se fizer favor? Obrigado.


 


Atentamente,


 
Crachá
Boa tarde.

 

Está ligado na porta WAN pois caso contrário não passa sinal, o que pode indicar ser essa a questão pois ao verificar os IPs no TP Link tenho um IP da gama do MEO 192.168.1.2 mas na box o IP que verifico é o da gama do TP Link router 192.168.0.100. BOX principal IP 192.168.1.98.

 

Relativamente à configuração estava automática mas passei a IP Fixo (apesar do automático atribuir IP da gama MEO)

 

Obrigado
Reputação 6
Crachá +10
?


 


Nesse caso, a configuração que está a usar não é abrangida por nenhuma explicação ou figura exemplo, neste tutorial.


 


Experimente o seguinte:


- Abra o seu browser preferido e, aceda ao router TP-Link em http://192.168.0.1


- Depois, escolha no menu os itens, “Network?LAN”


- Modifique o parametro "IGMP Proxy" para o estado "Enable"


- Salve/aplique as aterações efectuadas. Reinicie todas os routers e boxes.


 


Verifique se as gravações manuais já estão disponiveis.


 


Atentamente,
Crachá
@@NeoPT

 

Boa tarde.

 

Essa opção sempre esteve "Enabled".

 

 

Obrigado 
Reputação 6
Crachá +10
?


 


Muito bem. Alguma coisa deverá ter ficado diferente após o reset. Diz que o proxy IGMP esteve sempre activo. Se passar uma vistoria rápida à configuração, não consegue identificar a diferença?


 


Está a usar o TP-Link WR841N com definições IPv4 estáticas, certo? Ora vejamos algumas possiveis emendas:


 


em “Network?WAN”


- verifique que está a usar o endereço IP do router MEO (tipicamente 192.168.1.254) em "Default Gateway"


- verifique se está a usar algum servidor DNS, primário ou secundário. Deve configurar os DNS da MEO nesses campos.


 


em "DHCP?DHCP Settings"


- verifique se o servidor do TP-Link está activado. Deve manter o  estado, "Enabled".


- verifique se a pool DHCP corresponde á gama de endereços 192.168.0.xxx, no inicial e final.


- atribua um nome de dominio ao router TP-Link caso não tenha (sugestão: WR841N).


- verifique se está a usar algum servidor DNS, primário ou secundário. Deve configurar os DNS da MEO nesses campos.


 


Atentamente,
Crachá
?

 

Boa tarde.

 

“Network?WAN”

Todas as opções já estavam

 

"DHCP?DHCP Settings"

Não tinha dominio nem DNS preenchidos mas mantêm-se após preenchimento, reboot ao TP Link e reinicio das 2 boxes.

 

Mantemos a situação de não ter acesso às gravações manuais.

A informação que dá ao aceder à pasta das gravações ( e que ainda não tinha postado e pode auxiliar)

"A Lista de gravações não está disponível.

Certifique-se que a MEOBox está corretamente ligada à rede"

 

Obrigado

 

 
Crachá
?

 

Boa tarde.

 

Consegiu verificar mais alguma alteração de modo a ultrapassar esta questão?

 

Obrigado
Reputação 6
Crachá +10
Olá ?,


 


Desculpe. Sim, verifique ainda os seguintes parametros no seu TP-Link:


 


- Em  “Forwarding?UPnP”, active o UPnP alterando o estado para "Enable", se não estiver.


 


- Em “Security ? Basic Security”, mantenha todas as opções em "Enable"


 


- Em “Security ? Advanced Security”, todas as opções desactivadas (sem o visto no quadrado).


 


Aplique as modificações. Reinicie todos os aparelhos novamente e verifique se já tem acesso ás gravações na segunda box.


 


Atentamente,
Crachá
?


 


Boa noite


 


Todas essas opções já se encontravam nesse estado contudo e mesmo após novo reset situação mantêm-se.


 


Obrigado
Boa noite,

Tenho exactamente o mesmo problema que o ? mas com o TL-WR710N.

De todas as tentativas que fiz reparei no seguinte:

- Com as definições de fabrica, sem qualquer tipo de configuração, a TV e wifi funcionam sem problema, excepto aceder as gravações da outra box.

- Configurando o equipamento no modo AP (função para a qual o comprei) a TV bloqueia passados 10 segundos e também não consigo aceder as gravações. Já tentei desligar o DHCP e ativar/desativar o IGMP Proxy seguindo as instruções de outros posts neste forum.

 

Alguem faz ideia como é que a box secundária deteta a principal? Será que é obrigatorio que estejam na mesma rede?

 

 

 
tenho um problema semelhante com um tplink archer c20i

 

basicamente a configuração q tenho é esta:

 

ONT >> router meo e depois:

 

LAN1 : router d-link em modo AP (que funciona bem sem problemas)

LAN2 - (not connected)

LAN3 - (not connected)

LAN4 - Meo Box

 

Ora, quando tento colocar um tplink c20i na LAN4 e passar a ter:

 

LAN4 - tplink - Meo box

 

pura e simplesmente, a meo box deixa de funcionar...

 

a configuração que coloquei foi:

 

thompson LAN4 >> tplink LAN1 e tplink LAN2 >> Meo Box

 

Deixei o router da meo quieto e mudei as configs para o tp-link

 

LAN:

IP:192.168.1.253

submask: 255.255.255.0

 

WAN: DHCP (disable)

gateway e dns: 192.168.1.254

 

e voilà 10 seg de televisão... e puff...
Boa Tarde!!

 

Dado ter recorrentemente problemas com o sinal de Wi-fi na minha casa e em particular na sala, visitei este fórum e decidi-me pela compra de um AP com vista à resolução do mesmo. O equipamento adquirido foi: http://www.asus.com/Networking/RTN12_D1/ segui todos os passos aqui colocados, no caso o router Thompson está no meu escritório de onde sai um cabo para a sala, onde liguei então o AP. De salientar que criei uma nova rede wireless, com nome distinto, num canal distinto da originalmente instalada pela MEO. Depois de concluída a instalação, a TV ficou a funcionar na perfeição, bem como a Net por ethernet, no entanto, o wireless não. A rede está visível para todos os meus dispositivos, mas não consigo aceder à mesma, alguém me pode dar uma ajuda no sentido de perceber a razão?

 

Entretanto, fiz uma nova experiência que não sei se ajudará em algo: desconectei do AP o cabo ethernet que vem do router original da MEO do AP e consigo aceder à rede do mesmo, isto é, entro na rede ao contrário do que sucedia antes e consigo por exemplo entrar no AP pelo seu ip.

 

Mais um dado no meu Thompson

Versão do software:10.2.1.O
não existe esta opção

- Em  Ferramentas > Detecção de intrusões -

code:
Status: Desactivado
 

Mais um dado fruto de uma experiência: tornei a rede não segura, sem password e consigo aceder de imediato à mesma, no entanto, e apesar de não dizer que não tenho internet, tento navegar e não dá.

Obrigado.
Boa Noite!

 

Só para informar que após sucessivas tentativas consegui configurar com sucesso o AP, como tal só teria sido possível com este tutorial o meu Muito Obrigado.

 

Cumprimentos,

 

HB
Reputação 6
Crachá +10
V_Araujo escreveu:

@NeoPT


 


Boa noite


 


Todas essas opções já se encontravam nesse estado contudo e mesmo após novo reset situação mantêm-se.


 


Obrigado



Olá ?


 


Peço desculpa uma vez mais, pela resposta tardia. Entretanto já obteve sucesso na visualização de gravações manuais na 2ª box?


 


Senão tente, por ultimo, desactivar temporariamente a firewall do seu TL-WR841N em “Security ? Basic Security” (SPI FIrewall = Disable) e/ou experimente criar uma DMZ para o IP da 2ª box (apenas útil se a 2ª box estiver ligada directo ao TP-Link) em “Forwarding ? DMZ”, reiniciando novamente todos os aparelhos. Para consultar o endereço IP da box de TV, aceda no seu telecomando ao "Menu" e, depois para a direita em "Definições ? Informações e Diagnóstico ? Informações de Sistema ? Informação de Rede".


 


Não estou confiante que fará alguma diferença mas teste mesmo assim. Não há muito mais que possa sugerir. Se continuar o problema, tentaremos uma nova abordagem.


 


Atentamente,


 


 
Reputação 6
Crachá +10
Olá ?


 


Quis postar mais cedo mas, o fórum pregou-me a partida da expiração da sessão, levando com ela o meu post e o meu precioso tempo uma vez mais!


 


Como configurou exactamente o seu TL-WR710N? Seguiu a Topologia 1 deste tutorial à risca?


 


?, ?, ? e ?


 


Devem ter em atenção que este tutorial se foca apenas num formato especifico de configuração de rede de área local caseira, e não no "padrão" comercial do fim para o qual esses aparelhos foram idealizados. Mais, nem todos os routers apresentam a mesma objectividade de parametrização. Muitos destes aparelhos inclusive, empregam pobremente  no seu firmware, termos técnicos e observações que podem induzir o utilizador em erro, desviando-o do seu intuito inicial. Existem pelo menos estas duas situações evidentes sobre as quais, o ? falou e que, devem ficar alerta:


 


eFreitas escreveu:

- Com as definições de fabrica, sem qualquer tipo de configuração, a TV e...


 



 


Ora, tanto quanto sei, praticamente todos (se não todos mesmo) os aparelhos deste género são preparados de fábrica para funcionar como um gateway


de acesso à rede de área alargada (WAN) e, apresentam pré-selecções nos seus parâmetros, ou exibem assistentes rápidos, orientados para a finalidade de uma ligação autenticada (ou não) e protegida (Firewall, etc), a um provedor externo (ISP), ou por sua vez a um outro aparelho modulador de sinais (modem)  que são interpretados de novo, no protocolo TCP/IP, do lado do provedor e estabelecem a ligação entre ambos.


Dado isto, é errado usar-se o router com as definições "padrão" ou de fábrica, quando o fim que se pretende é obter uma rede com contornos similares aos exemplificados neste tutorial. Com isto, pretendo também alertar os entusiastas dos routers alternativos, dos "IP's de gamas diferentes" e dos "nichos" de LANs diferentes em sucessão, para o facto de ser apenas uma forma ridícula de complicar a vossa vida, a menos que seja estritamente necessário, por força maior.


 


 


eFreitas escreveu:

 


- Configurando o equipamento no modo AP (função para a qual o comprei)...


 



 


Aqui poderiam por-se duas questões. Se a função para qual idealizamos os nossos equipamentos é mesmo que a que argumentamos realizar ou, se a função que pretendemos é integralmente executada pelos equipamentos que adquirimos. O facto de um determinado router anunciar um modo "AP" ou similar, não significa que este seja totalmente autónomo e fiável. Na maioria dos casos, não basta carregar num botão para que milagrosamente tudo fique operacional. Para que a configuração de um Access Point resulte verdadeiramente, é conveniente ignorar assistentes e atropelos, fazer a configuração manual de todos os parâmetros com ele relacionados, e acompanhar sempre com a ajuda do manual de utilizador do aparelho! Isto é algo a que vos chamo a atenção no tutorial, está lá!


 


eFreitas escreveu:

 


Alguem faz ideia como é que a box secundária deteta a principal? Será que é obrigatorio que estejam na mesma rede? 


 



 


Sim, penso que obriga a estarem na mesma rede, nem que sejam interligadas através de VPN. Talvez haja algo corra mal com os hosts, ou escrutínio de endereços MAC possivelmente e/ou tentativas de operações dos protocolos entre camadas diferentes da LAN. Como deve imaginar, não é fácil determinar num ambiente tão "cerrado" como o IPTV. O que tive oportunidade de averiguar até agora, é que a imagem em directo exige a gestão do protocolo IGMP através de um proxy, e também um cliente DHCP, activos no router MEO. Gostaria de aprofundar esta pesquisa e conduzir mais testes, naturalmente, mas com apenas uma box, recursos e tempo limitados, infelizmente o que vos posso valer é o que salta à vista.


 


Iinicialmente, ia juntar 2 posts num, mas como houve aquela situação do "fim de sessão" termino aqui e continuo a ajuda com os vosso AP's no próximo post.


 


Atentamente,
Reputação 6
Crachá +10
Continuando a discussão, a sensação que ainda permanece no ar, é a que algo tambem não está 100% correcto na configuração. Não entendo o porquê de tanta confusão ao configurarem os vossos routers. A unica coisa que admito poder não ser totalmente transparente e que se pode aplicar aos routers da marca TP-Link, é forma como é alcançado o bridging das interfaces.  O método de configuração nestes aparelhos, usado para converter qualquer um, num  Access Point é, ligeiramente diferente do apresentado por mim, e passa sobretudo por torná-lo básicamente num switch de forma manual. Para tirar teimas, e qualquer imagem da configuração dos Asus, que apresento no tutorial, das vossas mentes, vou exemplificar como fazer, o melhor que puder, não possuindo eu próprio um TP-Link.


 


Configurar Access Point a partir de um "router" da marca TP-Link


 


Começar, do zero com um reset de fábrica, sempre! Usar sempre a página web de configuração e nunca os assistentes rápidos!


 


Em “Network?WAN”,


  • usar "Dynamic IP"
 


Em “Network?LAN”,


  • [img]https://uploads-eu-west-1.insided.com/meo-pt/attachment/585i609520D906E5EA85.png[/img]
 


Em “DHCP?DHCP Settings”,


  • [img]https://uploads-eu-west-1.insided.com/meo-pt/attachment/586i8143A6B12C38C4F5.png[/img]
 


Em “Security ? Basic Security”,


  • [img]https://uploads-eu-west-1.insided.com/meo-pt/attachment/587iABF4A15280D8334F.png[/img]
 


 


Resumido e sem as configurações do Wi-fi, que podem continuar a consultar na Topologia 1 do turorial. Como podem observar, mais simples do que parece. Resta, como habitual, salvar todas as configurações e reiniciar o router.


 


Aproveito o post, para deixar-vos com mais um exemplo de como configurar um router Linksys WRT54GC, um router tambem muito básico que ligo aqui em casa esporádicamente, para servir como Access Point, vejam os prints. Os parametros relevantes estão assinalados (tambem configurado depois de um reset):


 


Configurar Linksys WRT54GC como AP:


 





 





 





 


E pronto, espero que estes exemplos vos tragam a luz de faltava e nao hesitem em expor as vossas duvidas. Peço-vos a todos que comecem do zero e executam estes procedimentos, se o vosso router for identico.


 


Continuaremos a discutir a questão do acesso às gravações manuais na 2ª Box nos próximos posts...


 


Atentamente,
Ok...


 


... vou tentar essas settings qd regressar a portugal.


 


Do que colocaste aí a configuração que fiz inicialmente foi semelhante a essa:


 


WAN: dynamic; sem gateway ou dns apontado


LAN:


192.168.1.10 (que não estava atribuido a qq aparelho na rede)


255.255.255.0


IGMP: disable 


DHCP: disable


 


o que não fiz foi fazer a alteração da firewall - fazia os tais 10s de sinal cada vez que desligava e ligava a box.


 


Depois tentei como vi noutros foruns, colocar na secção do DHCP a gateway e o dsn a 192.168.1.254 ; mas continuou com o mesmo problema.


 


Não sei se o problema foi o não ter mexido nas configs da firewall. (volto a referir que a config era com a box ligada ao 2º router e não ao router da meo).


 


Por outro lado, a configuração como AP sem qq box ligada, funciona perfeitamente - ou seja qd ligo:


 


Router (lan) (lan) router 2


Router (lan) Box


Router (lan) (lan) router 3


Router (lan) (vazio)


 


não há qq problema de configuração nem fico sem sinal após 10 seg. No entanto, o que necessito mesmo é a configuração com o Router 2 ligado à box, visto que as outras saídas LAN estão ligadas a cabos ethernet que vão para diferentes pisos da casa (cave, sotão e 1º andar) e a box está no R/C.
repetido.... 
Reputação 6
Crachá +10
Olá ?,


 


Vou responder em simultaneo aos seus posts, peço desulpa.


 


Tal como suspeitava, estão a cometer-se erros na configuração. Erros que devem corrigir com ajuda do tutorial e do post anterior onde exemplifico a configuração dos TP-Link.


 


Mas mesmo que o router fique bem configurado, pode haver problemas com as boxes de TV. Isto é conhecido.


 


Ora vejam o exemplo do meu Linksys WRT54GC, que por acaso até calhou bem fazer novo teste há um dia atrás, a propósito dos vossos posts:


 


A situação foi que, eu lembrei-me de testar novamente como "reagiam" a MEO Box e o novo router MEO (Technicolor TG784n V3 instalado há uns meses) à introdução do router/AP Linksys na rede (ainda só tinha testado ligado ao Thomson TG799Vn). O Lynksys está configurado como Access Point tal como mostro no post anterior, acima. Este é o esquema final de ligações ethernet:


 


ONT > WAN do router MEO > GbE LAN1 do router MEO > GbE LAN1 Switch 5 Portas > GbE LAN2 Switch 5 Portas > LAN 1 Linksys WRT54GC


                                              >  LAN2 do router MEO > LAN MEO Box


 


Passados, cerca de 10 segundos, após conectar o cabo ethernet no Linksys, a imagem do canal em directo, na box, pára imediatamente, congela.


 


Aplicando a mesma solução que testei o ano passado com o TG799Vn, a MEO Box retoma imediatamente a emissão do canal, sem qualquer outro problema. A solução a que me refiro, é a solução 3 do seguinte turorial: http://forum.meo.pt/t5/Tutoriais/Solu%C3%A7%C3%A3o-Congelamento-da-box-de-TV-com-AP-s-ou-switches-ligados/m-p/67469#U67469


 


Por outro lado, embora não tenha testado com o novo router MEO, posso afirmar que com o TG799VN, ao transportar a MEO Box para a outra extremidade, ligando-a ao Linksys WRT54GC, apenas conseguia obter emissão em directo quando activava no Linksys a opção "Filter Multicast", o que corresponde ao tipiico 'IGMP Snooping'.


 


Como podem constatar há situações em que é necessário fazer estes tweaks ao IGMP. O natural seria faze-lo apenas nos Access Points mas como tal se revela complicado ou até mesmo impossivel por vezes, temos de nos voltar para o router MEO.  Felizmente eu descobri uma forma simples de o fazer. Está na hora de começarem a usá-la, se o vosso Access Point não vos dá hipotese de configurar o IGMP.


 


?


 


Resumindo, em principio, se pretender ligar a box directamente ao router MEO e usar um AP adicional na rede, terá de garantir que o router MEO é o router principal a gerir o IGMP, ou que o proxy IGMP esteja inactivo no router MEO. Se pretender ligar a box directamente ao Access Point, ligado ao router MEO, terá de garantir que o AP tem o serviço IGMP Snooping, ou "Filtro de Multicast" actvo.


 


Mais, algumas correções/observações ao que disse:


  • Tome atenção ao endereço IP 192.168.1.253, que é normalmente usado para partilha de ficheiros pelo router MEO. Se estiver a usar ambos em simultâneo, criará conflito!
  • Certamente que só terá sucesso ao configurar o TP-Link como Access Point, quando desactivar a Firewall do TP-Link.
  • Não confunda definições, em "DHCP?DHCP Settings" estão as que dizem respeito ao DHCP do TP-Link. A unica coisa que deve fazer aqui é desactivar o servidor DCHP, nada mais. As definições DHCP, tanto do próprio TP-Link como dos dispositivos a ele ligados, estão já a ser atribuídas pelo servidor DHCP activo no router MEO. Isto tudo se a configuração estiver 100% correcta, claro.
 


Faça todas as correcções necessárias, volte a tentar e continue a dar o seu precioso feedback.


 


Atentamente,


 


 


 
Reputação 6
Crachá +10
Caro ?,


 


Lamento só conseguir responder-lhe agora.


 


Diz após várias experiencias ter conseguido resolver a situação. Situação esta que envolvia uma configuração em que tudo funcionava na perfeição, excepto o acesso ao Wi-fi do Access Point Asus RT-N12 D1.


 


Seria muito importante que voltasse aqui a postar sobre o que fez exactamente, o que mudou na configuração, que permitiu ter de volta o acesso ao Wi-fi, visto que este problema tem-se verificado inumeras vezes, com muitas pessoas que aqui vêm pôr a mesma questão! E nesse sentido, eu é que lhe agradeço muito se o fizer, pois o seu contributo irá ser bastante util.


 


Não se esqueça de fazer "Like", se obteve ajuda ou esclarecimentos em algum dos meus posts/tópicos. Obrigado


 


Atentamente,
olá,


 


o que é esquisito na configuração é a tv não bloquear com a configuração anterior quando colocada a meobox ligada ao LAN1 do router meo e colocar o tp-link ligado à LAN2. Neste caso não tenho qq problema e tudo funciona bem - o tp-link e a box.


 


Agora qd mudo para a extermidade (meorouter > lan1 tp-link A c20i > lan2 meobox, o caldo fica entornado.


 


Já tinha experimentado várias configurações e vários IPs e com o IGMP ligado e desligado e deu sempre barraca. O que nunca fiz nas diferentes configurações que meti, foi o desligar a firewall do tplink ou mexer em qq configuração do router da meo.


 


Por outro lado (e curiosamente) consegui meter um d-link a funcionar como AP com as configurações "base" que apresentei:


 


ip: 192.168.1.11


mask normal


dhcp off


dsn e gateway não configurados


 


aquilo mantinha-se por umas horas e depois a meobox acabava por roubar toda a largura de banda do wifi, ficando com velocidades de up e down de 0,1 mb/s. Bastava desligar o cabo ethernet da box e voltava quase como magia ao normal. Por vezes, randomly a box crashava (aconteceu 10' dps de ligar e desligar o cabo, 1h dps, 5h dps, e até qd já achava q estava td OK umas 18h depois da última paragem). Acabei por desistir do d-link pq n podia deixar aquilo assim lá em casa.


 


enfim, qd voltar a portugal (resido no estrangeiro e estava a por as coisas a funcionar para a familia lá em casa) tenho de testar again.
?, muito obrigado pela resposta.


 


O meu cenário não é bem igual à Topologia 1 mas é parecido. No meu caso liguei a segunda MEOBox ao AP. Era precisamente esta que estava com problemas.


 


Finalmente consegui resolver o problema apenas desligando a Firewall. Todos os outros settings ficaram sem alteração.


 


NeoPT escreveu:
Sim, penso que obriga a estarem na mesma rede, nem que sejam interligadas através de VPN. 



 


Aparentemente não. Tenho as duas box em redes diferentes e consigo aceder as gravações a partir da box secundária.


 


 
Reputação 6
Crachá +10
eFreitas escreveu:

@NeoPT, muito obrigado pela resposta.


 


O meu cenário não é bem igual à Topologia 1 mas é parecido. No meu caso liguei a segunda MEOBox ao AP. Era precisamente esta que estava com problemas.


 


Finalmente consegui resolver o problema apenas desligando a Firewall. Todos os outros settings ficaram sem alteração.


 


NeoPT escreveu:
Sim, penso que obriga a estarem na mesma rede, nem que sejam interligadas através de VPN. 



 


Aparentemente não. Tenho as duas box em redes diferentes e consigo aceder as gravações a partir da box secundária.


 


 



Certo, mas tal como disse, isso talvez se deva ao estabelecimento de ligação directa entre as VLANs do IGMP. Como apenas consegui identificar o requerimento do protocolo IGMP para as emissões de imagem em directo, resta saber se a partilha de gravações manuais entre boxes, usa um serviço idêntico de streaming, ou se baseia num simples protocolo de partilha de ficheiros como o CIFS ou NFS...


 


Portanto, no seu post inicial afirma ter um problema idêntico ao do ?, ou seja, presumo que tenha tido dificuldade em aceder as gravações manuais na segunda MEO Box, enquanto usa dois niveis de rede de área local (LAN) distintos, com DHCP, firewall, etc. De modo a resolver esse problema, afirma ter tido sucesso após tentar desligar a firewall.


 


Estará correcto sugerir, daqui em diante, a quem apresentar o mesmo problema com uma situação idêntica, que desligue a firewall?


 


Se mais alguém pode confirmar isto mesmo, agradecia o vosso feedback. ? posso contar consigo?


 


Atentamente,