Tutorial: Ligar Access Point's ao router da MEO - Boas práticas e figuras exemplo



Mostrar a primeira mensagem
Tópico fechado, já não permite mais respostas.

272 respostas

Reputação 6
Crachá +10
Olá @@@FatimaPedro 


 


Está agora no topo da minha lista de tarefas. Prometo concluir muito em breve, essa e as outras topologias. Mas vou tentar deixar a Topologia 2 pronta nos próximos dias.


 


Atentamente,
Olá.

 

Parabéns pelo tutorial que colocou.

 

Tenho um Technicolor TG784n v3 e queria colocar um Asus wl-500g Premium noutra divisão da casa para ligar aparelhos quer por cabo ethernet ou por wireless e fazer uso da porta usb para ligar uma impressora e ficar disponivel para toda a rede.

 

As configurações do Techincolor já estavam todas como tinha indicado no início do tutorial.

 

Tentei fazer as configurações que indicou no ASUS mas o certo que é que as placas de rede ethernet ou wireless dos dispositivos que se tentam ligar não obtêm ip válido, por exemplo, 169.254.80.30
e Máscara de Sub-rede IPv4: 255.255.0.0



O objetivo era que este router asus funcionasse como AP ligado com cabo direto do router Techicolor à porta wan do ASUS e depois pudesse distribuir internet pelas portas ethernet e antena wireless.

 

O firmware do asus é o 1.9.7.7 que julgo ser a mais recente para este modelo.

 

Agradeço toda a ajuda possível pois já estou a ficar desesperado.

 

Grato pela atenção dispensada,

Miguel Real.
Reputação 6
Crachá +10
Olá @@@miguelreal 


 


Verifique de novo os passos do tutorial, algo lhe pode ter escapado. Muitos contribuidores se esquecem, por exemplo, de fazer reset de fábrica aos seus AP's, de modo a configurar do zero sem atropelos.


 


Verifique principalmente se está, de facto, a usar o seu WL-500gP em modo "Access Point", na configuração web, em "System Setup", submenu "Operation Mode".


 


miguelreal escreveu:

 


O objetivo era que este router asus funcionasse como AP ligado com cabo direto do router Techicolor à porta wan do ASUS e depois pudesse distribuir internet pelas portas ethernet e antena wireless.


 



 


Não tenho a certeza se o WL-500gP também permite usar LAN extra, na porta WAN. Tente ligar numa das portas LAN, em vez dessa. Reinicie o router MEO, o AP e todos os dispositivos da rede.


 


Recomendo ainda para o seu WL-500gP, o carregamento do custom firmware do Oleg (versão 1.9.2.7-10): http://oleg.wl500g.info/#latest


 


È mais estável e actualizado que o de fábrica, possui mais funcionalidades, mantendo idêntica a interface web. Mais alguma dúvida, disponha.


 


Atentamente,
Crachá +4
Boas @@@NeoPT ,


 


Desculpe mais uma vez a minha ausencia do forum mas não tenho tido tempo para este assunto...


É o seguinte, não se lembra mas eu tenho um Asus RT-N12E, e está a funcionar com o router MEO e com as MEOBOXS, inclusive a ligação nas suas portas Ethernet, mas eu não consigo conectar nenhum dispositivo ao Router, no Windows dá me a mensagem de "Não é possivel conectar a esta rede" o que poderei fazer?


 


Os melhores cumprimentos,


DTechPT
Reputação 6
Crachá +10
Olá @@@DTechPT 


 


Recorda-se de ter alterado a configuração do seu router há alguns meses atrás? Leia a resposta aqui:


 


http://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/Tutorial-Ligar-Access-Point-s-ao-router-da-MEO-Boas-pr%C3%A1ticas-e/m-p/64797/highlight/true#M14617


 


Algo na sua actual configuração poderá não estar bem. Aconselho-o a fazer reset de fábrica ao router RT-N12 e configurar novamente segundo a Topologia 1 deste tutorial.


 


Já foi publicada a solução para o congelamento das boxes, caso tenha de lidar com o mesmo. Veja aqui neste link:


 


http://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/Solu%C3%A7%C3%A3o-Congelamento-da-box-de-TV-com-AP-s-ou-switches-ligados/m-p/67469#U67469


 


Lamento ainda não ter tido a disponibilidade para concluir as outras topologias, mas prometo que será o mais brevemente quanto possivel.


 


Atentamente,
Boa noite, tenho extender tp-link wa850re que não consigo ligar ao meu router technicolor. Tenho bom sinal wifi sem acesso à internet. É possível ajudarem-me? Obrigado, PS
Bom dia,


 


Desculpa voltar ao mesmo assunto mas procurei entretanto pelo tutorial e não encontrei.


 


Caso já esteja publicado poderá confirmar-me?


 


Obrigada,
Reputação 6
Crachá +10
Olá @@PPintoSilva


 


Para que o possa ajudar, gostaria que elaborasse um pouco mais, sobre a configuração que está a usar.


 


Já experimentou configurar o tp-link wa850re, no modo universal, como se configurasse a placa Wi-fi de um pc e, tentou ligar ao mesmo através do novo SSID, ou nova rede Wi-fi, nele criada?


 


Deve inserir o endereço MAC do router MEO, em "Wireless Settings". Observe o manual de utilizador do range extender tp-link wa850re, na página 17:


 


http://www.tp-link.pt/resources/document/TL-WA850RE_V1_UG.pdf


 


Use sempre o manual do fabricante como apoio as configurações.


 


Nota: Não aconselho o uso do WPS (Wireless Protected Setup).


 


Atentamente,
Reputação 6
Crachá +10
Olá @@FatimaPedro


 


Lamento, mas ainda não tenho essa parte do tutorial pronta. Quando estiver eu anuncio aqui.


 


No entanto posso-lhe tentar, muito resumidamente, explicar como proceder para configurar a topologia 2, num AP:


 


Basicamente, o que precisa para o repetidor, é de configurar, no PC, um "gémeo" do seu AP principal (topologia tipo 1), com a excepção do endereço IP, que se for, por exemplo, "192.168.1.1", o do repetidor terá logicamente de ser diferente, "192.168.1.2".


 


Depois, a função de  repetidor é dividida normalmente em 3 modos distintos: LAN (sem acesso Wi-fi), apenas com acesso Wi-fi, e "Hibrido". O modo mais usual é o "hibrido", pois permite ligar dispositivos nas portas LAN rj-45 do AP e, ter acesso Wi-fi no mesmo, em simultaneo.


 


Nas configurações avançadas de cada aparelho, escolha o modo mais conveniente para si. De seguida configure o endereço MAC oposto de cada um, em cada um, de forma a interligar os 2 entre si em "ponte". Use a mesma norma, b/g/n ou "auto" nos dois. Use o mesmo canal nos dois, preferencialmente o 1. Use o mesmo SSID nos dois, Use exactamente a mesma encriptação e palavra-passe...


 


Depois salve tudo nos dois, desligue o repetidor do PC onde configurou e, leve-o para o sitio onde deseja instalar. Reinicie o AP principal, aguarde aproximadamente 1 min e ligue o repetidor. Se tudo correr bem deverá ter acesso á internet e, a ligação será mantida, ao passar o raio de alcance dum AP, para o doutro.


 


Esta explicação poderá não ser suficiente, mas espero que a ajude. Senão, terá de aguardar pelo post mais completo e exemplificativo.


 


Existem tutoriais pela internet fora, que explicam esta mesma topologia. Basta pesquisar um pouco sobre o WDS. Boa  Sorte.


 


Atentamente,
Boa tarde @@NeoPT


 


Liguei tudo conforme o manual. A ligação tanto por web como por wps correu sempre bem e o wireless ficou logo resolvido. O problema prende-se com a ligação ao router uma vez nunca consegui ter net. A ligação ficava sempre "limitada". Entretanto devolvi o tp-link e comprei um belkin só para confirmar se acontecia o mesmo. E assim foi, wireless ficou resolvido logo mas a ligação continuava a ser limitada. Vou ter de o devolver também.


 


Parece que o problema é com a ligação ao router mas não quero estar a alterar as configurações porque não domino. Ainda procurei aqui por um tutorial da própria marca mas só encontrei o da asus...


 


O que me aconselha? 


 


Obrigado!
Reputação 6
Crachá +10
 


Olá @@PPintoSilva


 


Se configurou tudo de acordo com o manual e, com as definições IPv4 atribuidas por DHCP e, não resultou, é porque o router MEO não suporta o modo universal, desses repetidores.


 


Infelizmente o router MEO tambem não suporta o WDS. Terá sempre de adquirr um repetidor adicional se pretender extender o Wi-fi do router MEO, para uma área não abrangida, que não esteja servida de tomadas RJ-45, de rede ethernet.


 


O que aconselho, é adquirir um router/AP (Asus de preferencia) com antenas externas, em vez do repetidor, que ficará sensivelmente o mesmo preço, e o configure segundo a topologia 1 deste tutorial. Mais tarde, se por acaso não for o suficiente para abranger alguma outra zona que pretenda, pode, ou tentar estender um cabo ethernet maior, do router MEO para o AP e, reposicionar o AP, ou adquirir um outro repetidor e tentar suprimir a lacuna, usando WDS entre o AP e o repetidor, como demonstra a topologia 2.


 


Atentamente,
Obrigado Caro @@NeoPT


 


Já devolvi o anterior e aguardo por um router wireless Asus. A minha dúvida é se depois vou ter de o ligar por cabo ao router da Meo (?) é que se assim for é bastante incomodativo...


 


Cumprimentos.
Reputação 6
Crachá +10
Olá, @@PPintoSilva


 


Sim, tal como expliquei. O firmware do router MEO não disponibiliza configuração própria para se unir, em ponte, com outros dispositivos Wireless, e qualquer hipotese de colmatar esta lacuna, será baseada numa ligação do tipo Ad-hoc (partilha).


 


Terá de usar, pelo menos um dispositivo adicional, ligado por cabo ethernet e devidamente configurado, para a configuração que pretende obter.


 


Atentamente,
Quando estará disponível este tutorial? O meu Wifi Extender bloqueia a TV e não consigo configurar. Quando configuro automaticamente, com o botão WPS, ao colocar o Extender na ficha, não consigo aceder a internet nem pelo iPhone nem pelo Mac.

NeoPT escreveu:
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

 

 

CONFIGURAÇÃO TIPO II - TOPOLOGIA DE WIFI EXTENDER SIMPLES (WDS)

 

 

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

  




 

 

 

(DISPONIVEL BREVEMENTE)


 

 

 

  

 

https:///t5/Equipamentos-Internet/Tutorial-Ligar-Access-Point-s-ao-router-da-MEO-Boas-pr%C3%A1ticas-e/m-p/33907/highlight/true#M13776

 

 
Boas pessoal!
Peço imensa desculpa pela demora na resposta, mas andei ausente.
Tive agora a fazer os testes sugeridos, mas com o DD-WRT no entanto a dificuldade mantinha-se! Tentei descobrir ou ficheiro com o log dos erros, mas não consegui encontrar ou como activar.
Experimentei instalar o firmware Tomato(v.1.28.0005 124 ND VPN) que nunca tinha usado, seguindo o tutorial: h t t p://www.howtogeek.com/104007/how-to-extend-your-wireless-network-with-tomato-powered-routers/ e o problema inicialmente mantinha-se, de cada vez que ligava a box, a internet por wireless deixava de funcionar. Experimentei no tipo de ligação WAN/Internet activar como DHCP e para já está a funcionar!

Cump.
Muito obrigado mais uma vez
Reputação 6
Crachá +10
Olá @@FatimaPedro e @@fwudich


 


A Topologia 2, deste tutorial, já se encontra disponível, embora precise de rever ainda alguns aspectos, pois para alem da pouca atenção que tenho arranjado para ele, tem sido uma luta constante para formatar e alinhavar um documento deste género numa plataforma tão pouco eficiente, como esta que a MEO usa neste fórum.


 


Uma vez mais, lamento não ter conseguido responder rápido às vossas necessidades.


 


O tutorial está disponivel aqui: http://forum.meo.pt/t5/Tutoriais/Tutorial-Ligar-Access-Point-s-ao-router-da-MEO-Boas-pr%C3%A1ticas-e/m-p/34075/highlight/true#M3


 


Estejam à vontade para quaisquer duvidas ou sugestões, que surjam...


 


Atentamente,
Reputação 6
Crachá +10
fwudich escreveu:

...O meu Wifi Extender bloqueia a TV e não consigo configurar. Quando configuro automaticamente, com o botão WPS, ao colocar o Extender na ficha, não consigo aceder a internet nem pelo iPhone nem pelo Mac.



 




 


 @@fwudich


 


Para resolver problemas com o travamento da imagem da box de TV MEO, aconselho, após configurar o seu AP segundo este tutorial, a consultar a seguinte solução: http://forum.meo.pt/t5/Tutoriais/Solu%C3%A7%C3%A3o?-Congelamento-da-box-de-TV-com-AP-s-ou-switches-li?...


 


Nota: não deve usar o WPS. Deve desactiva-lo nas definições do AP, pois para alem de ser pouco util, são conhecidas falhas de segurança associadas com o seu uso!


 


Atentamente,
NeoPT escreveu:

TESTE 2


 


ROUTER - ASUS RT-N12E


 


VERSÂO DE FIRMWARE - 2.0.0.24 (a de fábrica)


 


Tal como no teste anterior ao RT-N10E, sem grande surpresa, este router não apresentou qualquer problema ao funcionar, no modo "Access point", com dispositivos a ele ligados, com acesso à internet, tanto por cabo ethernet, como por Wi-fi e sem interferir com a box de TV (ligada ao router MEO).


 


O que fiz, foi igualmente, tirá-lo da caixa e seguir os passos do tutorial - fiz reset de fábrica ao router e liguei-o primeiro ao meu PC, deixei obter automaticamente as definiçoes IPv4. Aguardei algum tempo. Entrei na pagina web do router e mudei imediatamente o modo de operação para "Access point". O router pediu-me então para introduzir a password do Wi-fi e assim o fiz. Aguardei até aplicar a configuração, fiz 'Reboot'. Desliguei o RT-N10E do PC e levei-o para ligar ao router MEO. Experimentei assim, com as definições IP obtidas por DHCP do router MEO e, depois configurei novamente com definições manuais e tudo funcionou na rede, sempre 100% impecável.


 


Fiz tambem a pesquisa rápida aos vários separadores e parametros de configuração do RT-N12E e conclui que este router é praticamente igual ao RT-N10E, à excepção de uma duzia de parametros e das duas antenas que melhoram a performance no Wi-fi. O firmware é quase cópia exacta do outro modelo e, quase sem surpresa, encontrei a tal opção de 'Bridge' no modo "Acess point" para usá-lo em WDS, que permite tambem, neste RT-N12, o modo "Hibrido" de configuração, o tal que é praticamente essencial para poder configurar estes aparelhos segundo a 'Topologia 2' deste tutorial, e que muitos outros routers só o conseguem com firmware DD-WRT! Conforme prometido, farei um terceiro teste, para comprovar a capacidade destes 2 modelos de usar o WDS, entre si.


 


DTechPT escreveu:

Eu neste momento tenho o RT-N12E com o firmware mais recente da Asus.. só precisaria de ajuda se fosse necessário por o DD-WRT...


 



 


Não é necessário, nem é viável sequer, porque tanto o seu RT-N12E, como o RT-N10E, são baseados no mesmo CPU Realtek e, são ambos incompatíveis com o DD-WRT, confira neste link: @DTechPT 


 


Os equipamentos, parecem todos cumprir as funçôes para que foram destinados. Isto demonstra que estávamos errados em presumir o contrário. Por vezes, pecamos por forçar a dinamização das soluções, passar vista grossa nos detalhes e apostar em consultas rápidas a outros fóruns, muitos deles, tomados por opiniões mal formadas. Fomos precoces. Algo mais, tem de estar a passar-se na sua configuração de rede. Vou até editar alguma da informação relevante dos posts anteriores, de modo a não induzir mais ninguém em erro, em relação a estes 2 routers!


 


Dito isto, a única coisa que parece ter ainda, aqui algum possível entrave, é a box MEO, que provavelmente não funciona correctamente e causa problemas se, não for ligada exclusivamente ao router MEO. Mas isto, meu caro, estava explicado no inicio do tutorial. Não estaria assim a seguir à risca, os conselhos que lá estão indicados...


 


Diga-me, como estava a ligar a box TV, ao router MEO ou ao RT-N12E? Peço desculpa se já devia ter entendido isto, mas no meio de tanto router, configurações e posts, perdi-o ou não terá sido suficientemente explicito.


 


Atentamente,


 




Boa noite,


 


Após ter lido este post decidi comprar o ASUS RT-N12 pois com o V3 não tinha cobertura de rede suficiente no quarto para os dispositivos móveis.


 


Cheguei a casa e liguei-o por AP, correu tudo bem, excepto que... apresenta um sinal WIFI inferior ao Technicolor V3. Será que configurei algo mal?


 


Tentei configurar como repeter e aí nem uma WIFI nem outra.


 


EDIT: Como repeter já deu, mas só chega 13Mb dos 30...  Se não vir nenhuma falha na configuração de AP vou ter de passar um cabo ethernet até ao escritório e liga-lo ao ASUS


 
Alguem me pode ajudar?


 


Tenho um router da Asus (rt-n12e) ligado por cabo no router da meo (technicolor) que está na outra ponta da casa. Ele estava configurado e tinha 2 redes wireless. 1 rede emitida pelo router meo numa ponta da casa e outra rede emitida pelo router asus na outra ponta da casa.


 


um tecnico da meo fez-me reset de fabrica ao router da asus -.-'' e eu agora nao sei configura-lo.


 


p.s. o router da meo é que está como principal, a fazer a gestao. o outro está a servir tipo de repetidor ou ponto de acesso, n sei como se diz


 


Alguem me pode ajudar?
Reputação 6
Crachá +10
Olá ?,


 


O post que citou fala taméem de, uma tentativa de usar 2 routers/APs, ligados entre si através do WDS, portanto não deixou claro como pretende ligar o modelo que adquiriu, ou se já tem outro na sua posse. Não se esqueçam que para o WDS são precisos, 2 routers/APs adicionais, pois o router MEO não permite essa configuração e, deve-se usar a Topologia 2 para esse mesmo fim.


 


 


Se seguiu a Topologia 1 deste tutorial à risca, de um modo geral, tudo deverá funcionar correctamente. No entanto, se notar problemas com o sinal Wi-fi, poderá tratar.se apenas de tocar num aspecto prático pontual, como o local do AP. Não altere configurações ao calhas, nem tente modos que são pouco ou nada viáveis para as suas necessidades. Em vez disso, reponha os valores de fábrica e configure novamente o Asus RT-N12, segundo a Topologia 1 e, tente cada uma das seguintes soluções (deverá usar sempre a página web do router):


 


1- Nas configurações do RT-N12, aceda à secção de parametros wireless, procure o que define o canal Wi-fi do router e altere para outro diferente (ex: canal 3), salve e reinicie o aparelho. Deverá ter em atenção se os canais estão ou não sobrepostos ou mesmo iguais nos routers. Tenha tambem em atenção se, está usar norma de velocidade fixa ou misturada e, se configurou a mais adequada, de acordo com os seus gadgets e computadores, pois é frequente uma má escolha, causar problemas.


 


2- Observe se a vizinhança está a usar já bastante do espectro Wi-fi. Experimente mudar o local onde está situado o router. Pode parecer ridículo, mas muitas vezes basta deslocar 50cm ou 1m para fazer toda a diferença. Verifique ainda se algum obstáculo introduzido recentemente, impede a propagação do sinal.


 


3- Por último tente afinar a recepção de sinal orientando, por tentativa e erro, as  antenas do RT-N12 até estabilizar o mais possível o sinal. As antenas nesses modelos são omnidirecionais, portanto não é necessário um ajuste rigoroso. Lembre-se, mais vale um sinal estável e fraco que um forte e instável, que atinja maior velocidade.


 


Atentamente, 
Reputação 6
Crachá +10
Olá ?,


 


r0mz escreveu:

 


...um tecnico da meo fez-me reset de fabrica ao router da asus -.-'' e eu agora nao sei configura-lo.


 


p.s. o router da meo é que está como principal, a fazer a gestao. o outro está a servir tipo de repetidor ou ponto de acesso, n sei como se diz


 


Alguem me pode ajudar?



 


Diz-se mesmo, AP ou ponto de acesso, correcto.


 


É simples, para a finalidade que pretende, basta repor os valores de fábrica do seu router Asus, configurá-lo segundo a Topologia 1 deste tutorial e ligá-lo a uma das portas ethernet, numeradas de 1 a 4, do router MEO.


 


Alguma duvida adicional, disponha.


 


Atentamente,
Já fiz tudo como explicam e já consegui ter rede wireless (router asus) mas a velocidade é baixa (30 mb/s) mas o maior problema é que me manda o serviço de televisão abaixo.
Reputação 6
Crachá +10
?


 


Muito bem. Ora, a velocidade do Wi-fi é condicionada por uma série de factores, os quais são na maior parte, imprevisíveis e impossíveis de uniformizar, e controlar, à partida. Para tentar "afinar" o sinal Wireless, tente os mesmos passos que indiquei ao contribuidor ?, no antepenúltimo post, julgo.


 


Em relação ao problema do multicast e do congelamento da box MEO, tente antes de mais, reiniciar o router MEO, o Asus e todos os dispositivos de rede que possua, em simultâneo. De seguida, se verificar o mesmo comportamento da box, veja aqui a solução:


 


Solução: Congelamento da box de TV com AP's ou switches ligados ao router MEO


 


Atentamente,
Sou nabo demais para perceber isto: Congelamento da box de TV com AP's ou switches ligados ao router MEO


 


Consegui fazer tudo até aqui nem sei como. Só me estão a reiniciar as televisões constantemente...
Reputação 6
Crachá +10
r0mz escreveu:

Sou nabo demais para perceber isto: Congelamento da box de TV com AP's ou switches ligados ao router MEO


 


Consegui fazer tudo até aqui nem sei como. Só me estão a reiniciar as televisões constantemente...



 


Reconheço que a solução apresentada nesse tópico, é um pouco menos acessivel para os mais leigos... Infelizmente, não há muito a fazer. Existem 3 soluções possiveis, os passos estão lá explicados e basta segui-los. No fim, tudo se resume a inserir meia duzia de comandos telnet e reiniciar o router. Não é assim tão complicado, julgo. De qualquer forma, eu vou fazer uma revisão ao´post para tentar resumir e simplificar um pouco mais as soluções.


 


Entretanto, o que pode tentar é trocar nas definições IPv4, o endereço IP estático do router MEO, pelo IP do AP Asus, como já sugerido por um contribuidor nesse mesmo tópico, o que poderia revelar-se mais simples. Porém, aviso que ainda não testei a viabilidade dessa solução a longo prazo e, não tenho a certeza que resulte em todos os casos.


 


Atentamente,