Tutorial: Ligar Access Point's ao router da MEO - Boas práticas e figuras exemplo



Mostrar a primeira mensagem
Tópico fechado, já não permite mais respostas.

272 respostas

Reputação 6
Crachá +10
Olá @@@tronic 


 


Antes de prosseguirmos, desejava que detalhasse um pouco mais o que o traz aqui. Usou este tutorial? Diz que funcionava bem o RT-N10, o quê em em concreto e como o tinha ligado? E o RT-N12E está a usá-lo para que propósito? Quais as versões de firmware dos 2 aparelhos?..


 


Atentamente,
Eu tinha o rt-n10 em ap mas tinha pouca wireless em casa. então a ideia era por o rt-n12e em ap e o rt-n10 em repetidor para ter mais sinal wireless. mas não estou a conseguir. a wireless do thomson esta desligada.
Reputação 6
Crachá +10
 @@@tronic 


 


Quer pôr o RT-N10 ligado ao router MEO a servir apenas as portas ethernet e o RT-N12E a servir o wifi, é isto?


 


O que está a falhar em concreto?
Não quero o rt-n12e so para wifi ligado por cabo ao thomson e o rt-n10 noutro piso da casa como repetear para aumentar o sinal da wifi. O rt-n12e so para wifi e o rt-n10 repetear e o thomson com a lan ( com a parte toda de cabo) 
Reputação 6
Crachá +10
@@@tronic 


 


Para ligar o RT-N12E ao router MEO e usar apenas o Wi-fi basta ligar a uma porta LAN no router MEO e configurá-lo no modo AP, de acordo com a Topologia 1.


 


Para configurar o RT-N10 como repetidor de Wi-fi, ou melhor nesse caso como um range extender, põe se aqui um problema, pois não tenho a certeza se esse router permite essa configuração, de fábrica. O modo "repeater" ou repetidor incluído apenas permite estender a LAN, através da repetição de um sinal wireless, como se fosse um cabo ethernet "aéreo". Apenas as portas ethernet ficam servidas, o Wi-fi fica em ligação dedicada, "Full duplex", e nao aceita mais dispositivos. Para obter o range extender com bridging pode ter de colocar um firmware DD-WRT, provavelmente, partindo do pressuposto que existe um com essa funcionalidade e suficientemente estável, para esse router.


 


Em relação à desactivação do serviço IGMP, penso que a configuração tem que existir em algum sitio. Para além dos parametros, nas secções que já referi antes, não estou a ver. Senão, provavelmente só por sessão telnet...
Crachá +4
@@@NeoPT tambem andei aqui á procura no meu router e não encontro isso do IGMP..


Alem disso o meu router não tem a mesma interface que o que mostraste
Reputação 6
Crachá +10
@@@DTechPT 


 


Qual a versão de firmware do seu RT-N12E? Já experimentou actualizar, como recomendei?


 


Faça o seguinte: Faça reset ao router. Ligue-o de novo ao PC, para o configurar, como apresentado no inicio do tutorial. Após aceder á página web, confirme se o router ficou de novo no modo "Router" e procure aqueles parametros que mencionei, altere tudo com o nome "IGMP" para 'Disable' e faça 'Apply'. Reinicie o router. Volte a mudar para o modo AP e configure tudo novamente, consoante a Topologia 1.


 


Verifique se, após isto, ainda existe o constrangimento das boxes TV.


 


Atentamente,
Crachá +4
Vou exprimentar, eu uso a versão oficial da ASUS; 2.0.0.32


Será que é necessario por uma DDWRT?
Reputação 6
Crachá +10
DTechPT escreveu:

Vou exprimentar, eu uso a versão oficial da ASUS; 2.0.0.32


Será que é necessario por uma DDWRT?



 


Segundo o site de suporte da Asus existe uma versão de firmware mais recente para o seu RT-N12E, a 2.0.0.35.


 


http://www.asus.com/pt/Networking/RTN12E/HelpDesk_Download/


 


Por favor actualize, pois uma das correcções tem a ver com o servidor DHCP que permanecia activo em modo Access Point, e isto causa problemas neste tipo de configuração que está a usar, obviamente.


 


Se não conseguir resolver o problema, por uma destas vias que lhe estou a indicar tentaremos por telnet. Se isso tambem não ajudar então só mesmo recorrendo ao firmware DD-WRT.


 


Eu estou algo intrigado sobre que estes novos modelos da Asus permitem ou não fazer e vou, a titulo de curiosidade, adquirir alguns destes modelos mais baratos, desta marca, durante apenas alguns dias (o periodo experimental legal), para testes, e depois peço reembolso. Prometo que se vir um RT-N12E ou RT-N10, testarei em primeiro lugar. Confesso que estou algo desiludido com a Asus. Pensava que já incorporavam melhores firmwares nestes aparelhos mais económicos, mas não. Tenho um WL-500W e é super completo, bastante bom, apesar do wireless não ser super veloz na norma N, mas, este router era bastante mais caro na altura...
Crachá +4
 @@@NeoPT realmente existe uma nova atualização e vou tentar instala-la, mas até nem era má ideia comprares um so para ver o que eles "oferecem"


No meu caso, o meu melhor amigo é o reset 😕
Crachá +4
@@@NeoPT Nem a atualização resolve :(


Sinceramente estou a ficar desesperado...


E como é isso do DD-WRT?? Perco a garantia
Reputação 6
Crachá +10
Olá @@@DTechPT 


 


Não, não perde a garantia, desde que siga todos os passos correctamente e não ponha em risco a memória flash ROM do router.


 


Mas, relaxe um pouco, aguarde alguns dias se não se importar. Já tenho na minha posse um RT-N12E, e um RT-N10E ambos para testar, inclusive com firmware DD-WRT. Depois de testar pessoalmente dar-lhe-ei o meu parecer, e veremos como proceder a partir dai.


 


Atentamente,
Crachá +4
@@@NeoPT kkkkk.. Nos ultimos dias tenho andado "obscado" por resolver estes problemas... então agradecia que fizese um tutorial a mostrar como atualizar :)


Obrigado


 
Reputação 6
Crachá +10
TESTE 1


 


ROUTER - ASUS RT-N10E


 


VERSÂO DE FIRMWARE - 2.0.0.24 (a de fábrica)


 


Este router não apresenta qualquer problema ao funcionar, no modo "Access point", com dispositivos a ele ligados, com acesso à internet, tanto por cabo ethernet, como por Wi-fi e sem interferir com a box de TV (ligada ao router MEO).


 


O que fiz, foi simplesmente tirá-lo da caixa e seguir os passos do tutorial - fiz reset de fábrica ao router e liguei-o primeiro ao meu PC, deixei obter automaticamente as definiçoes IPv4. Aguardei algum tempo. Entrei na pagina web do router e mudei imediatamente o modo de operação para "Access point". O router pediu-me então para introduzir a password do Wi-fi e assim o fiz. Aguardei até aplicar a configuração, fiz 'Reboot'. Desliguei o RT-N10E do PC e levei-o para ligar ao router MEO. Experimentei assim, com as definições IP obtidas por DHCP do router MEO e, depois configurei novamente com definições manuais e tudo funcionou na rede, sempre 100% impecável. Penso agora, até ser dispensável o teste com o DD-WRT.


 





 


Nota: o RT-N10 tem recursos bastante limitados e não parece ter serviços nenhuns especiais em execução. Aliás, nem dispõe sequer de um servidor Telnet, portanto toda a sua configuração é feita por Web ou pelo software no PC .


 


Fiz uma pesquisa rápida aos vários separadores e parametros de configuração do RT-N10E e conclui que, afinal, é melhor do que pensava. Para um aparelho de 4 portas ethernet, 1 amostra de antena, sem Gigabit nem portas USB, tem um firmware bastante completo. De facto encontrei até mesmo, uma opção de 'Bridge' no modo "Acess point" para usá-lo em WDS, identica à dos melhores routers que tenho visto. Esta, como mostra a imagem abaixo alega permitir o modo "Hibrido" de configuração, o tal que é praticamente essencial para poder configurar estes aparelhos segundo a Topologia 2 deste tutorial, e que muitos outros routers só o conseguem com firmware DD-WRT! Isto é bastante curioso para mim, tanto que, prometo que se o RT-N12E permitir, vou fazer um outro teste, com os dois (10E e 12E) ligados em modo "Hibrido", entre si, para num neles (o que não ficar ligado ao router MEO) ter um "Access point", 100% funcional e, totalmente sem fios.


 


 


 


Apenas tenho um defeito realmente notável pela negativa, a apontar a este RT-N10E - a performance no Wi-fi que é pouco melhor que a do router MEO (TG799VN), mas por pouco menos de 20 euros...  Afinal estava errado, a Asus ainda vai dando algumas "cartas"...


 


@@@DTechPT 


 


Eclareça-me por favor, afinal actualizou ou não o firmware do seu router? Tinha-me dito que o fez num post anterior, mas precisa de ajuda com esse processo, é?...
Crachá +4
Eu neste momento tenho o RT-N12E com o firmware mais recente da Asus.. só precisaria de ajuda se fosse necessário por o DD-WRT


Fiquei impressionado de como o N10 funcionou e este não


..em fim, assim que possível vou tentar fazer mais uma configuração que acho que não fiz


Obrigado pela ajuda que me esta a dar, acho que se nao nem se quer tinha tentado metade destas tentativas
Reputação 6
Crachá +10
TESTE 2


 


ROUTER - ASUS RT-N12E


 


VERSÂO DE FIRMWARE - 2.0.0.24 (a de fábrica)


 


Tal como no teste anterior ao RT-N10E, sem grande surpresa, este router não apresentou qualquer problema ao funcionar, no modo "Access point", com dispositivos a ele ligados, com acesso à internet, tanto por cabo ethernet, como por Wi-fi e sem interferir com a box de TV (ligada ao router MEO).


 


O que fiz, foi igualmente, tirá-lo da caixa e seguir os passos do tutorial - fiz reset de fábrica ao router e liguei-o primeiro ao meu PC, deixei obter automaticamente as definiçoes IPv4. Aguardei algum tempo. Entrei na pagina web do router e mudei imediatamente o modo de operação para "Access point". O router pediu-me então para introduzir a password do Wi-fi e assim o fiz. Aguardei até aplicar a configuração, fiz 'Reboot'. Desliguei o RT-N10E do PC e levei-o para ligar ao router MEO. Experimentei assim, com as definições IP obtidas por DHCP do router MEO e, depois configurei novamente com definições manuais e tudo funcionou na rede, sempre 100% impecável.


 


Fiz tambem a pesquisa rápida aos vários separadores e parametros de configuração do RT-N12E e conclui que este router é praticamente igual ao RT-N10E, à excepção de uma duzia de parametros e das duas antenas que melhoram a performance no Wi-fi. O firmware é quase cópia exacta do outro modelo e, quase sem surpresa, encontrei a tal opção de 'Bridge' no modo "Acess point" para usá-lo em WDS, que permite tambem, neste RT-N12, o modo "Hibrido" de configuração, o tal que é praticamente essencial para poder configurar estes aparelhos segundo a 'Topologia 2' deste tutorial, e que muitos outros routers só o conseguem com firmware DD-WRT! Conforme prometido, farei um terceiro teste, para comprovar a capacidade destes 2 modelos de usar o WDS, entre si.


 


DTechPT escreveu:

Eu neste momento tenho o RT-N12E com o firmware mais recente da Asus.. só precisaria de ajuda se fosse necessário por o DD-WRT...


 



 


Não é necessário, nem é viável sequer, porque tanto o seu RT-N12E, como o RT-N10E, são baseados no mesmo CPU Realtek e, são ambos incompatíveis com o DD-WRT, confira neste link: http://www.dd-wrt.com/wiki/index.php/Known_incompatible_devices


 


 


@@@DTechPT 


 


Os equipamentos, parecem todos cumprir as funçôes para que foram destinados. Isto demonstra que estávamos errados em presumir o contrário. Por vezes, pecamos por forçar a dinamização das soluções, passar vista grossa nos detalhes e apostar em consultas rápidas a outros fóruns, muitos deles, tomados por opiniões mal formadas. Fomos precoces. Algo mais, tem de estar a passar-se na sua configuração de rede. Vou até editar alguma da informação relevante dos posts anteriores, de modo a não induzir mais ninguém em erro, em relação a estes 2 routers!


 


Dito isto, a única coisa que parece ter ainda, aqui algum possível entrave, é a box MEO, que provavelmente não funciona correctamente e causa problemas se, não for ligada exclusivamente ao router MEO. Mas isto, meu caro, estava explicado no inicio do tutorial. Não estaria assim a seguir à risca, os conselhos que lá estão indicados...


 


Diga-me, como estava a ligar a box TV, ao router MEO ou ao RT-N12E? Peço desculpa se já devia ter entendido isto, mas no meio de tanto router, configurações e posts, perdi-o ou não terá sido suficientemente explicito.


 


Atentamente,


 
Crachá +4
Boas


Eu tenho a MEOBOX 1 ligada diretamente no ROUTER MEO e a MEOBOX 2 ligada a um Switch TL-SF100SD (peço desculpa se me enganei no modelo, basicamente foi o que o @@@Glorioso usou), ou seja, a BOX 2 não está diretamente ligada ao ROUTER 2


Realemente eu cada vez percebo menos a causa deste problema... Será que o problema é das BOX´s??


 


 



Dito isto, a única coisa que parece ter ainda, aqui algum possível entrave, é a box MEO, que provavelmente não funciona correctamente e causa problemas se, não for ligada exclusivamente ao router MEO. Mas isto, meu caro, estava explicado no inicio do tutorial. Não estaria assim a seguir à risca, os conselhos que lá estão indicados...


 


Mas nesse caso como funcionou consigo e comigo não??


 








 
Reputação 6
Crachá +10
DTechPT escreveu:

Boas


Eu tenho a MEOBOX 1 ligada diretamente no ROUTER MEO e a MEOBOX 2 ligada a um Switch TL-SF100SD (peço desculpa se me enganei no modelo, basicamente foi o que o @Glorioso usou), ou seja, a BOX 2 não está diretamente ligada ao ROUTER 2


Realemente eu cada vez percebo menos a causa deste problema... Será que o problema é das BOX´s??


 


 



Dito isto, a única coisa que parece ter ainda, aqui algum possível entrave, é a box MEO, que provavelmente não funciona correctamente e causa problemas se, não for ligada exclusivamente ao router MEO. Mas isto, meu caro, estava explicado no inicio do tutorial. Não estaria assim a seguir à risca, os conselhos que lá estão indicados...


 


Mas nesse caso como funcionou consigo e comigo não??


 








 



Não, não é isso. Vamos ver se nos entendemos. Sei que já optou por usar um switch etretanto mas, qual é a razão que o trouxe aqui, foi a segunda box ligada ao Asus RT-N12E (em modo AP) que não funcionou correctamente, certo? e que mais não funcionava, ligado a esse router, ou só estava a ligar a box?


 


Nota: naqueles testes, não liguei a box no Acess Point, mas sim ao router MEO - isto é regra de ouro! Porque, segundo se diz, o serviço IGMP proxy do router adicional, causa conflito com a box (embora isto continue a soar um pouco estranho para mim)...
Crachá +4
Bem, o meu problema era de facto o router não funcionar nem em LAN nem em WIFI e as box´s travarem... com o Switch e com alterar o modo de operação para AP resolveu o WIFI e o LAN... mas agora, como antes as box´s continuam a travar
Crachá +4
Ou seja, a BOX não está ligada ao ROUTER ASUS, está ligada ao SWITCH... ou seja, fica deste modo:


PS: Peço desculpa pelo desenho estar "basico", é que estou a faze-lo um pouco á pressa para conseguir por agora mesmo


http://i.imgur.com/Kjq82JX.png
Reputação 6
Crachá +10
@@@DTechPT 


 


Muito bem, mas agradecia que editasse o seu post quando pretende acrescentar/corrigir algo no imediato.


 


Então, basicamente, adoptando a mesma solução swtich+AP do outro contirbuidor, resultou negativamente para si enquanto para ele resultou positivamente.


 


Quando diz que as "boxes travam" siginifica o quê em concreto, que a imagem é exibida e pára frequentemente, ou que só exibe alguns segundos e não retoma mais? E é igual o comportamento para as duas boxes?


 


E tem a certeza absoluta que está tudo correctamente ligado e configurado? E apenas as boxes TV funcionam com dificuldades? Se desligar as boxes da rede, tudo o resto, PC's por ethernet, tablets por Wi-fi, etc... Funcionam bem?


 


Atentamente,
Crachá +4
@@@NeoPT Sim, sem ser as Box funciona tudo


Quando as Boxes travam a imagem congela e aparece no ecrã a dizer: DIAGNOSTICO MEO; Confirme se todos os equipamentos estão ligados á energia e se os respectivos cabos estão corretamente ligados


Caso o problema presista ligue 16209


IP Adress: 192.168.x.x


Gateway: 192.168.1.254


Conected: True


Ele fica assim por volta de 15-20 segundos


Quando mudo o canal aguenta mais uns 30 segundos e depois volta a acontecer isto


 


E tem a certeza absoluta que está tudo correctamente ligado e configurado? E apenas as boxes TV funcionam com dificuldades? Se desligar as boxes da rede, tudo o resto, PC's por ethernet, tablets por Wi-fi, etc... Funcionam bem?


 


@@@NeoPT Eu penso que está tudo corretamente configurado, já desliguei DHCP e isso tudo e nada... em relação ao IGMP não encontrei nenhuma referência a isso no meu router


 


 


 
Reputação 6
Crachá +10
Não é possivel! Estamos a concentrar mal os nossos esforços, só pode. Isto é muito estranho! Tem de haver algo nisto tudo e, no que se fala sobre o serviço MEO e o comportamento das boxes TV na LAN, que não bate nada certo. Um AP, supostamente torna-se equivalente a um switch e, não redireciona, nem bloqueia protocolos, para alem do simples IP. Um proxy é um serviço caracteristico de uma ligação normalmente, dependente de dominios e redirecionamentos de portas e, assim, o que se diz sobre ter de o desactivar, num modo AP, para mim, não faz nenhum sentido... Não me parece nada um problema dos AP's, por muito reles que sejam...


 


Tenho de averiguar melhor esta história do protocolo IGMP para, pelo menos, tentar arranjar-vos uma solução para este flagelo das boxes congelarem, com o uso de nós na rede LAN. Desconfio que o problema esteja no firmware do router MEO ou nas próprias boxes...


 


@@@DTechPT e @@@Glorioso 


 


Para já, gostava que me indicassem o vosso modelo do router MEO e a versão de firmware, se possivel. Obrigado.


 


Atentamente,
Crachá +4
Boas @@@NeoPT eu desconfio que seja do router, alguma configuração que entre em conflito com o AP


http://i.imgur.com/Z2lXb6w.png
Crachá +2
Boa noite,

Já há algum tempo que ando a tentar resolver este mesmo problema. Por aqui também tenho um Asus RT-N10 ligado ao router da MEO (um TG784n v3), em modo AP, que infelizmente também padece do problema de interferir com as boxes cá de casa.

O mais aborrecido é que não vejo forma de alterar a configuração do Asus de modo a desativar o IGMP, que parece ser a fonte do problema, de acordo com muitos relatos que circulam pela internet.

Vou ficar atento a este tópico para ver se consigo da vossa parte alguma solução eficaz para este problema.