Tutorial: Ligar Access Point's ao router da MEO - Boas práticas e figuras exemplo



Mostrar a primeira mensagem
Tópico fechado, já não permite mais respostas.

272 respostas

Reputação 6
Crachá +10
Olá ?


 


Antes de mais, peço desculpa pelo lapso de comunicação a que uma vida atarefada nos obriga, mas quando surgem situaçóes como esta, há que abrandar e elaborar para depois simplificar, ou de outra forma dificilimente chegamos a algum lado.


 


Configurou o seu router Asus RT-N12, tendo em conta as correcções sugeridas no meu ultimo post?


 


Quando diz que o Wi-fi "não emite, está a referir-se mais concretamente ao quê? Não tem alcance no seu computador, ou mostra a ligação muito fraca? Mostra bom sinal, ou suficiente, mas quando faz pedido de ligação e introduz a password, não completa a ligaçãio, continuando desconectado? Finaliza a ligação mas fica "eternamente" a solicitar um endereço IP ao servidor DHCP?


 


Essa situação verifica-se com qualquer PC/gadget que possui ou apenas num unico?


 


Já agora, existe alguma razão especial para estar o firmware DD-WRT e não o firmware do fabricante?


 


Atentamente,
Crachá +3
Olá,


 


Quando me refiro a não emite é porque simplesmente não aparece o nome da rede para me ligar, nem na Tv box, nem no iphone.


O router está com este firmware porque me foi oferecido e já "vinha" assim.
Reputação 6
Crachá +10
Olá ?,


 


Mavimendes escreveu:

Olá,


 


Quando me refiro a não emite é porque simplesmente não aparece o nome da rede para me ligar, nem na Tv box, nem no iphone.


O router está com este firmware porque me foi oferecido e já "vinha" assim.



 


Bem, nesse caso, verificou se o ponto de acesso Wi-fi pre-definido no router funcionava correctamente antes de personalizar a sua configuração?


 


Se sim, tente configurar o sinal de rádio num modo mais básico possivel, com o minimo de opções e sem mexer na potência de sinal. Selecione apenas a norma 802.11g se possivel, desactivando as opções de "channel width" e "control channel". Desactive tambem, temporáriamente a segurança, usando o modo "Open" e removendo quaisquer chaves.  Experimente ainda  usar um canal diferente do "1" no RT-N12. Não deve usar o mesmo canal no router MEO. Tente ligar novamente ao RT-N12, com um dispositvo que apenas funcione na norma 802.11g.


 


Não esqueça as correções sugeridas na minha primeira resposta! Faça ainda as seguintes correcções no separador "Wireless Physical Interface": os campos, "IP Address" e "Subnet Mask", devem ficar em branco. Para o Access Point funcionar, a interface Wireless deve ficar em bridging com a LAN e usar o endereço do router, já configurado noutro separador, não precisa de qualquer endereçamento especifico.


 


Se nada disto resultar, ou houver itermitencias no funcionamento, como diz que o router lhe foi oferecido e já "vinha" assim. é provável que o mesmo viesse com uma "surpresa". É possivel que o integrado do Wi-fi tenha uma avaria.


 


Tente em ultimo caso, reverter o firmware dd-wrt para o de fábrica e verifique se o wireless funciona correctamente.


 


Atentamente,
Crachá +3
Olá ? Obrigado pela paciência e pela grande ajuda. Cheguei finalmente á consclusão que o router possivelmente tem uma avaria.


Não consigo fazer com que emita sinal WI-FI. (Aparece momentaneamente após ligar o equipamento, mas depois de algum tempo desaparece e não volta mais).


Voltando ao assunto, após várias (muitas) tentativas falhadas, finalmente consegui reverter o firmware do aparelho (Firmware Version:9.0.1.3) de fábrica.


Tentei configurar o mesmo com os valores que encontrei no post, mas não obtive sucesso. 


Entretanto deixo aqui uns links da última tentativa (quer em modo AP, quer em modo repetidor).


https://www.dropbox.com/s/lhkbvm4lmi3h163/Captura%20de%20tela%202016-01-17%2017.45.23.png?dl=0


https://www.dropbox.com/s/2nkkysc0wiizely/Captura%20de%20tela%202016-01-17%2017.55.00.png?dl=0


Nas anteriores tentativas, sempre utilizei as portas LAN (para ligar ao asus e á MEO Box) mas depois de reverter o firmware fiquei com a


ideia que deveria utilizar a porta WAN (segundo o boneco que aparece na ajuda) para ligar o cabo que vem do router MEO (mas também se assim não for, não consigo ver tv junto dessa MEO box porque aparece o ecran de problemas de ligação).


https://www.dropbox.com/s/xs5rl1q66f1rgpv/Captura%20de%20tela%202016-01-17%2017.56.19.png?dl=0


 Finalizando, acho que vou comprar um daqueles repetidores power line da DEVOLO e pode ser que tenha melhor sorte.


Agradeço toda a ajuda dispensada e o tempo perdido.


 


PS. Será possivel a rede WI-FI "desaparecer" após ligar a MEO box na porta LAN do ASUS ?
Reputação 6
Crachá +10
Olá ?,


 


Começemos pelo fim:


 


Mavimendes escreveu:

 


PS. Será possivel a rede WI-FI "desaparecer" após ligar a MEO box na porta LAN do ASUS ?



 


Não é de todo, um comportamento normal, em qualquer circunstancia, usando qualquer firmware. O que é normal observar, é a MEO Box parar a emissão em directo, do canal TV após alguns segundos, mas isto é derivado de uma anomalia na implementação do software e/ou conflitos dos protocolos de comunicação de IPTV. Em todo o caso, esse comportamento é indicador imediato de uma falha ou limitação presente no hardware.


 


A razão pela qual lhe aconselhei reverter para o firmware oficial da Asus, foi para eliminar possiveis anomalias, causadas pelo uso de um firmware dd-wrt em fase experimental e, pouco estável. A porta WAN só deve ser usada, em modo Access Point, como uma LAN adicional, se o fabricante assim o especificar no manual de utilizador, ou se for uma implementação clara no histórico das actualizações do firmware, tanto oficial como não oficial (DD-WRT). Dito isto, por uma questão de principio lógico, a MEO Box deve ser ligada, sempre, numa das portas LAN disponiveis.


 


Consegui perceber que notou uma diferença, após ter conseguido configurar com sucesso o firmware 9.0.1.3 oficial da Asus e, os print screens que enviou parecem exibir a configuração correcta . No entanto, não deixou claro o seguinte:


 


O router Asus RT-N12 possui um botão na traseira, perto de uma das antenas. para mudar o modo de utilização do mesmo. Usou este botão e este apresenta-se nas melhores condições?


 


Após configurar com sucesso o RT-N12 já com o firmware de "fábrica", experimentou testar o mesmo durante alguns minutos para observar se se mantinha o sinal Wi-fi em difusão, sem tentar qualquer ligação? O sinal continua a "desaparecer" ou mantem-se nornal?


 


O modo repetidor não é adequado, para o fim que pretende, portanto não o use...


 


Tente novamente, e acompanhe, por favor, a configuração da Topologia 1, com as páginas 17 e 18 do seguinte manual:


http://dlcdnet.asus.com/pub/ASUS/wireless/RT-N12/RT_N12_Manual_Portuguese.zip


 


No final, deverá poder aceder ao seu AP por cabo ethernet ou por Wi-fi sem quaisquer restrições. Teste inicialmente apenas com um unico dispositivo ligado, à vez, por Wi-fi e depois por cabo.


 


Se mesmo após tudo isto e, com o firmware oficial, continuar a não observar o correcto funcionamento do aparelho, então, deve pensar em substitui-lo.


 


Não aconselho power-line, por norma, mas dependendo dos casos, no seu até pode resultar positivamente. Desejo lhe boa sorte, e caso surja mais alguma questão, disponha sempre!


 


Atentamente,


 
Crachá +3
Olá ?


Obrigado mais uma vez pela ajuda. Por fim, consegui por o router a emitir, (apenas em modo g e sem proteção de acesso). Já tentei com todas as configurações mas apenas com esta funciona. Leva bastante tempo até que a rede apareça, e depois leva algum tempo para registar o IP. Após isto tem funcionado aceitávelmente, lenta mas funcional.
Reputação 6
Crachá +10
Mavimendes escreveu:

Olá @NeoPT


Obrigado mais uma vez pela ajuda. Por fim, consegui por o router a emitir, (apenas em modo g e sem proteção de acesso). Já tentei com todas as configurações mas apenas com esta funciona. Leva bastante tempo até que a rede apareça, e depois leva algum tempo para registar o IP. Após isto tem funcionado aceitávelmente, lenta mas funcional.



 


Muito bem, confere a minha intuição que o comportamento observado aponta para uma falha de hardware. A electrónica do aparelho tem de ser excitada com mais vigor para atingir a performance mais elevada em norma 802.11n e, por consequencia, eleva-se a temperatura de funcionamento ao máximo possivel que, excedida por um periodo longo, resulta na neutralização total ou parcial, neste caso na auto-protecção, derivada da avaria, dai funcionar mais ou menos bem com performance limitada e, o despiste que fiz consigo nos posts anteriores não foi por acaso...


 


Apesar de parecer mais um "mono", se nao estiver dentro do periodo de garantia, pode sempre usar o RT-N12 como um switch de 5 portas, quando precisar de um, desactivando o wi-fi por completo. O que quer, que decida fazer daqui para a frente, uma vez mais desejo-lhe boa sorte e disponha sempre!


 


Atentamente,
Crachá +3
?


Muito Obrigado.


 


OffTopic:


Uma vez que me indica que este equipamento pode ser usado como switch, será possivel colocar o mesmo entre duas MEOBox ? Se o senhorio me der autorização eu tentaria furar as paredes que me dividem a sala, no caso de tal ser possivel. Vem um cabo do router a uma MEOBox (eu colocaria aqui o switch) e seguiria para outra (solicitava mais uma á MEO). 
Reputação 6
Crachá +10
Mavimendes escreveu:

@NeoPT


Muito Obrigado.


 


OffTopic:


Uma vez que me indica que este equipamento pode ser usado como switch, será possivel colocar o mesmo entre duas MEOBox ? Se o senhorio me der autorização eu tentaria furar as paredes que me dividem a sala, no caso de tal ser possivel. Vem um cabo do router a uma MEOBox (eu colocaria aqui o switch) e seguiria para outra (solicitava mais uma á MEO). 



 


Sim, é possível. Para usar um qualquer router como um switch basta desactivar o DHCP, NAT, firewall, etc... Ou no caso dos routers como o RT-N12, selecionar o modo 'AP'. Depois configurar, no AP, o endereço IP do router MEO como gateway e DNS, usar a mesma gama de endereços 192.168.1.xxx e a mesma mascara de rede. Por fim, desactivar a componente wi-fi por completo, para evitar transtornos com a mesma e também poupar um pouco no consumo, no processo.


 


Atentamente,
Boa tarde a todos..
 
apos 1 hora de leitura acabei por me perder facilmente :(
 
Tenho como muitos outros 1 zona da casa em que a rede wireless chega mt fraca podendo colocar numa tomada o seguinte aparelho 300Mbps Wi-Fi Range Extender with AC PassthroughTL-WA860RE.
 
a ideia deste aparelho sera aumentar a rede para a ligação a uma consola ps4 para poder jogar online
 
O aparelho liga e tem rede mas existe quebras regulares de internet sera que poderei de alguma forme melhorar a performance do mesmo.
 
 
Obrigado
Reputação 6
Crachá +10
Olá ?,


 


Entendo o seu dilema e, não seria de todo, a primeira pessoa a tê-lo. Os range extenders ou, repetidores de sinal Wi-fi, têm a particularidade de ajudar bastante em situações em que existem zonas "escuras", de propagação quase nula. Todavia, se diz pretender, naquela zona em que o sinal chega, já muito fraco, colocar um repetidor de sinal para servir uma consola Playstation, ainda que ligada por cabo ethernet ao repetidor, é normal não obter a melhor performance. Sim, o aparelho sincroniza, naturalmente, e sim, liga-se à rede gerida pelo router MEO (no modo universal, suponho) e, até acredito que o sinal se mostre  bastante bom (barrinhas no máximo)  e se mantenha ligado por um período de tempo aceitável. O fundamental é que a conexão já possuía aquele ponto fraco, e o mesmo não deixou de existir, portanto, daí as quebras regulares, a lentidão (lag), as velocidades baixas, etc...


 


Para melhorar a performance, ou neste caso a recepção de sinal por parte do TL-WA860RE que instalou, terá de movè-lo para uma zona em que o sinal do router MEO seja ainda médio, ou médio-alto de preferência (fácil de verificar com um smartphone ou portátil), para que não haja hipótese de quaisquer falhas, o que põe á partida, um possível problema de praticabilidade, porque podem não existir tomadas disponíveis, ou a arrumação dos cabos ethernet não ser conveniente, acabando por passar onde menos se desejam, etc...


No fim, poderá mesmo não conseguir a propagação de sinal, desejada, devido a factores como interferências, saturação do espectro, obstáculos físicos, limitação do hardware do aparelho, etc... Só mesmo por tentativa/erro, mudando o TL-WA860RE de tomada em tomada, usando por exemplo, extensões para colocar em cima de móveis (costuma vencer o problema dos obstáculos), e escolher consecutivamente um novo local mais favorável ao funcionamento do aparelho, ainda que o actual lhe pareça mais conveniente, por outras razões. Para já, é tudo o que lhe posso aconselhar. Disponha.


 


Atentamente,


 
Crachá +1
Ola boa noite espero que me possa ajudar comprei asus rp-n14 ja consegui instalar apanho wifi no pc e no telemovel desse router mas quando coloco a password do wireless da-me erro ja desactivei do telemovel a rede da meo de wifi voltei a ligar com a mesma password e dá mas o wifi do asus não aceita a password. 

 

Obrigado.

 

 
Reputação 6
Crachá +10
Olá ?,


 


O seu post não foi totalmente claro mas, deduzo que esteja a tentar usar a mesma chave de acesso Wif-fi, do router MEO, no ponto de acesso do Asus RP-N14. Em primeiro lugar, este ultimo só aceitaria a password identica à do router MEO se assim a tivesse introduzido aquando da configuração, logo, senão configurou a mesma password nos dois aparelhos, poderá estar ai a falha.


Outra situação que deve ter em atenção, ao configurar o Wireless do RP-N14 é que, tem de se assegurar que escolhe um modo de segurança/encriptação compativel com os seus gadgets e computadores (tipicamente WPA/WPA2-PSK e AES), da mesma forma que o router MEO, o exige. Não esqueça tambem a sobreposicão de frequencias, escolhendo sempre canais diferentes em ambos os aparelhos (ex: 11 e 1).


 


Complique sempre, o menos possivel, na forma como configura o Wi-fi e, tome a Topologia 1 deste tutorial, como guia. Não use o botão WPS nem "assistentes" para configurar, use sim a página web embutida no firmware do apelho e, não dispense a consulta do manual do seu Asus RP-N14.


 


Atentamente,
Crachá
Boa noite,

 

há um ano atrás, instalei um TP-Link TD-W8960N como Access Point ligado através duma Power Line. Funcionou lindamente até há uns 2 meses atrás! Desde essa altura, a imagem na box da MEO começou a bloquear. Quando desligo o AP volta à normalidade. Liguei para a assistência e dizem que não podem fazer nada relativamente a isso, porque é um equipamento não fornecido pela MEO. Tento desde então, perceber o que poderei fazer. 

Hoje resolvi perder mais algum tempo e tentei resolver a situação através deste tuturial, mas o resultado foi o mesmo! A imagem bloqueia quando tento aceder à net através do AP configurado com estes dados.

Gostaria de saber quais são as minhas alternativas. A culpa é da minha má configuração, do meu TP-Link (AP), ou do router da MEO? Poderei alterar alguma coisa? Poderei comprar algum equipamento diferente que me resolva a situação? 

 

Atenciosamente,

NMT
Reputação 6
Crachá +10
Olá ?,


 


A situação que descreve aparenta estar relacionada com o problema do congelamento da box de TV, derivado de um controlo pouco cuidado, dos protocolos de comunicação.


 


Esse problema foi investigado por mim e, tem actualmente soluções não conclusivas, principalmente devido à falta de feeback aqui no fórum e a minha pouca disponibilidade para aprofundar a abordagem. Por isto, peço-lhe que me responda o melhor que puder ás questões que lhe apresentar, nos posts que torcarmos, por favor, é importante!


 


Fez ou apercebeu-se, recentemente, de alguma mudança nos seus aparelhos (routers, switch, etc...) ligados à rede LAN, ou algo mudou nas ligações, ou foi ligado/desligado de alguma forma?


 


Atentamente,
Crachá
Não alterei nenhum equipamento, nem passei a ligar mais equipamentos à rede.

Acho que poderá ter começado a acontecer, depois da eletricidade em minha casa ter ido abaixo.

Atenciosamente,
NMT
Reputação 6
Crachá +10
?


 


Muito bem. Quantos routers, switchs ou outros possui na rede, como os tem ligados entre si e que aparelhos ligou neles? Se puder desenhar um esquema como os das figuras exemplo deste tutorial, agradeço.


 


Atentamente,
Reputação 6
Crachá +10
?


 


Não ficou visivel o que tentou postar. Pode postar novamente, se preferir ou editar o post anterior. Em todo o caso ficarei atento.


 


Atentamente,
Crachá
Como não consegui anexar a imagem ao comentário vou tentar descrever.

 

Do meu ROUTER MEO, sai um cabo para o POWER LINE. 
Na outra extremidade do POWER LINE, sai por cabo uma ligação para o meu TP -LINK.
O TP-LINK está a funcionar por wireless e é neste wireless que se ligam a maioria dos equipamentos. ( iPhone, dois computadores portáteis, impressora e 2 iPads.)

Quando ligado, o sinal de rede é ótimo e super rápido, mas bloqueia a imagem da BOX MEO.

Atenciosamente,

NT
Reputação 6
Crachá +10
?


 


Pedia-lhe sobretudo que descrevesse os equipamentos ligados através das portas LAN. Onde tem a box MEO ligada, no router MEO ou no AP? Tem mais alguma box ligada?


 


Atentamente,
Crachá
O ROUTER MEO está ligado ao ONT pela porta WAN. Da ETHERNET 1 sai para a BOX MEO, da ETHERNET 4 sai para o POWERLINE. Na outra extremidade, liga à única ERHERNET disponível no TP LINK TL-WA830RE.

É apenas uma BOX MEO.

Atenciosamente,
NT
Reputação 6
Crachá +10
?,


 


Ok. Só mais uma questão/experiência, e depois sugiro-lhe uma mudança que pode ajudar a diagnosticar, ou mesmo solucionar o problema, daqui em diante.


 


Mantenha os aparelhos ligados na rede, como descreveu. Desligue a box MEO da corrente electrica. Ligue-a novamente. Observe o arranque da box até surgir a imagem do canal em directo.


 


A imagem do canal surge durante cerca de 20 segundos e pára, ou nunca chega a aparecer?


 


Atentamente,
Crachá
Aparece o logo MEO (por favor, aguarde...), nada mais! Não chega a aparecer imagem do canal em direto.


 


Atenciosamente,


NT
Reputação 6
Crachá +10
?


 


Lamento o longo compasso entre respostas, que sei contribuir para a frustração mas, nos ultimos dias, o tempo tem sido escasso.


 


Muito bem, se puder fazer o favor de tentar as seguintes trocas, agradecia.


 


  1. No router MEO, desligue o cabo ethernet que segue para a box MEO e troque a posição actual na porta 1, com o cabo ligado na porta 4, ou seja, o que segue para a powerline, deixando ambos ligados. Desligue e ligue novamente, todos os aparelhos em questão e, no fim de ligados, aguarde cerca de 2 minutos. Verifique se há algum comportamento novo ou se o problema desapareceu.
  2. Desligue a box MEO e, se possivel leve a consigo até à powerline, de onde sai o cabo para o AP TP-Link. Desligue o cabo ethernet que serve o AP, e ligue na powerline, a box MEO. Mesmo que não possua no local uma TV para visualizar a imagem da box, não importa. Desligue e ligue novamente, todos os aparelhos em questão, dando o tempo necessário para que a box arranque. No fim de ligados, aguarde cerca de 2 minutos. Verifique se há algum comportamento novo ou se o problema desapareceu, se possivel verifique se obtem imagem do canal, na box, antes de voltar a ligar a box no router MEO.
  3. Parta do estado original dos aparelhos. Desligue a box MEO e, se possivel leve a consigo até ao AP TP-link. Ligue nele a box MEO, tentando todas as 4 portas. Mesmo que não possua no local uma TV para visualizar a imagem da box, não importa. Desligue e ligue novamente, todos os aparelhos em questão, dando o tempo necessário para que a box arranque. No fim de ligados, aguarde cerca de 2 minutos. Verifique se há algum comportamento novo ou se o problema desapareceu, se possivel verifique se obtem imagem do canal, na box, antes de voltar a ligar a box no router MEO.
 


Descreva aqui resumidamente que resultados observou. Para já é tudo. Obrigado


 


Atentamente,
Crachá
1- Efetuei a alteração e a BOX MEO não arrancou. (igual ao que acontecia anteriormente).

2- Liguei a BOX MEO diretamente ao POWER LINE e após 2min ela arrancou. Não consegui ver se tinha imagem, mas percebi que tinha arrancado, porque atualizou a hora, coisa que não fazia anteriormente.

3- Não consegui verificar este ponto, uma vez que o TP LINK tem apenas uma porta!

Verifiquei que se desligar o TP LINK, a BOX MEO arranca. Se tentar ligar a BOX MEO com o TP LINK ligado, a BOX MEO não arranca. Não atualiza a hora e não sai do logo MEO.

Atenciosamente,
NT