Tutorial: Ligar Access Point's ao router da MEO - Boas práticas e figuras exemplo



Mostrar a primeira mensagem

271 respostas

? boa noite, não sei se recorda de mim, pois há algum tempo ausentei-me do forum por ter o meu problema resolvido com o meu Asus RTN12E ter travamentos com as box´s


Estou aqui de volta, porque há uns dias o meu serviço esteve com quedas e contactei o 16209 e depois de resets ao router meo, e todas as indicações da assistente MEO, o Router ASUS parou de enviar sinal para a box secundária... Eu tentei re-configurar o router ASUS para voltar tudo ao normal, apesar de não me lembrar das configurações exatas, tentei varias e todas as que ja tinha relatado aqui no forum...


O que acontece é que estou novamente com o mesmo problema, quando o router esta na rede, as box´s passado alguns segundos de emissão, simplesmente param


 


Usei a seguinte Configuração


 


AP Mode


 


IP: 192.168.1.1


Subnet Mask 255.255.255.0


Gateway: 192.168.1.254


 


No modo AP, não existem muitas configurações, por isso foi isto que consegui configurar


Acontece que assim, não tenho televisão quando tenho o router ligado, e têm me feito bastante falta


Agradecia que quando tivesse disponibilidade me respondesse


Mais uma vez, obrigado e cumprimentos
Reputação 5
Olá ?,


 


Claro que me lembro, se não estou em erro, mudou as configurações do seu Asus para um formato não recomendável. nem abrangido por este tutorial.


 


O que lhe está a acontecer agora é similar ao reportado aqui no tutorial, por outros utilizadores. Aliás, situações em que as boxes de TV param, quando na rede entra um novo router MEO, ou se faz reset ao mesmo e, existe um AP ligado como na Topologia, são bastante frequentes e, aos poucos, julgo começar a surgir um padrão, que me pode ajudar a tentar aniquilar este "cancro" num futuro próximo. Continuo com a minha suspeita de uma deficiência, ou incompatibilidade, no servidor DHCP ou na gestão dos DNS de um dos routers, mas veremos...


 


Caro ?, para rapidamente resolver o seu problema, tenho nada mais, nada menos que, os procedimentos já anteriormente sugeridos por mim:


 


1. Configurar o seu AP Asus, depois de um reset, segundo a topologia 1, á risca, sem acrescentar o que seja


2. trocar os endereços IP do router MEO (192.168.1.254) e do AP Asus (192.168.1.1) ou, testar o explicado na solução 3 do seguinte tutorial; http://forum.meo.pt/t5/Tutoriais/Solu%C3%A7%C3%A3o-Congelamento-da-box-de-TV-com-AP-s-ou-switches-ligados/m-p/67469#U67469


 


Desejo-lhe boa sorte.


 


Atentamente,


 


 


 


 


 
Muito obrigado ?, o meu router está nas seguintes configurações;


 


MODO AP:


 


Ip: 192.168.1.1


Subnet Mask: 255.255.255.0


Gateway: 192.168.1.254
Reputação 5
Olá ?,


 


Muito bem. Depois de configurar correctamente o seu AP segundo a Topologia 1, pode passar ao passo seguinte, como indicado no meu post anterior.


 


Nota: se optar por trocar os endereços IP do router MEO e do AP, deve tambem trocar o gateway no AP, passando a usar o antigo IP do próprio AP, neste caso.


 


Se necessitar de adquirir acesso "rootuser" ao router MEO, existe o seguinte tópico que o pode ajudar: http://forum.meo.pt/t5/Tutoriais/Como-criar-um-RootUser-para-aceder-a-telnet-no-firmware-10-2-1-D/m-p/23325#U23325


 


Atentamente,
? , em primeiro lugar, parabéns pelos tutoriais bastante detalhados e fáceis de entender! Tenho uma questão que queria ver se esclarecia para ver se é necessário fazer todo o Tutorial deste post ou se apenas é necessário realizar alguma tarefa específica:

 

Tenho o serviço M5O com um router Technicolor tg784n v3. Dado que vivo numa moradia e que, no momento da instalação do serviço, me colocaram o router no sótão (onde antes teria um computador fixo muito utilizado), surgiu a necessidade de amplificar o sinal do mesmo para os andares inferiores. Como tal, decidi passar um cabo de rede pelas tubagens da casa que iria ligar a um outro router (SpeedTouch 585 v6 que um amigo me arranjou) e lá consegui configurar este segundo router como AP (coloquei o mesmo nome SSID do que o do router MEO, a mesma password e mesma encriptação, porque a ideia seria fazer uma ligação contínua entre ambos os routers, sem ser necessário andar a trocar de redes de wifi no computador sempre que mudasse de divisão na casa). Só mais tarde é que reparei no seguinte problema: se ligar o computador ao AP e utilizar normalmente a internet, caso decida subir um ou dois andares, a ligação à internet fica parada (ou seja, apesar de aparecer que estou ligado à rede de casa, não consigo abrir qualquer site ou programa que utilize internet). Passados uns 5/7 minutos, a situação normaliza. O mesmo acontece caso decida iniciar a ligação à internet pelo router MEO que está no sótão e, passado uns minutos, descer para a sala (entrando no alcance do AP). Haverá algum problema de configuração, será um problema em termos de incompatiblidade de quipamentos ou será necessário fazer todo este tutorial para uma nova configuração?

 

Obrigado pela ajuda!
Reputação 5
Olá ?,


 


Como fez exactamente para configurar o SpeedTouch 585 v6? Desactivou ao menos, o DHCP?


 


Para usar o seu SpeedTouch 585 v6 como Access Point, terá de desactivar totalmente o servidor DHCP, incluindo remover quaisquer pools de endereços IP que se encontrem activas. Deverá tambem desactivar manualmente a firewall e quaisquer funções de NAT e/ou bloqueio/exame de portas. Deverá usar para o AP, um endereço IP na mesma gama de endereços do router MEO e que não esteja já em uso (ex: 192.168.1.1). Ainda nas configurações IP manuais, usar a mesma máscara de rede que o router MEO (normalmente 255.255.255.0) e, o endereço do router MEO, como gateway (por regra 192.168.1.254). Por fim, ligá-lo a uma porta LAN do router MEO e ligar a outra ponta, numa das portas LAN do AP.


 


Além disto, não aconselho o uso de um SSID igual. Embora esteja prevista na interoperabilidade, a troca fácil entre SSID's iguais, o AP está a usar a norma 802.11g apenas e, o router MEO, a norma 802.11n. Só o facto, de trocar entre as duas pode, por vezes, ser o suficiente para causar complicações ou latência na conexão. A menos que esteja a usar, dois equipamentos idênticos ou muito similares nas suas características, configurados de igual modo, no mesmo canal, partilhando as mesmas frequências, raramente obterá benefícios usando SSID's iguais ao invés de diferentes. Há sempre interrupção de sinal, quer use SSID's diferentes ou não, conforme as condições do espectro, pode é ela ser mais ou menos perceptível.


 


Nota: este tutorial serve sempre como guia, em qualquer situação que seja necessário configurar um Access Point.


 


Não esqueça de clicar em "Like", por favor, se obteve ajuda ou esclarecimentos.


 


Atentamente,
Boas qual é o processo para fazer esta tipologio pois eu tenho um technicolor tg582n que é o que tem internet e eu queria que o meu outro router thomson tg787 pegasse na rede do technicolor por wireless e passa-se para cabo. Isso é possivel ?
Reputação 5
Olá ?,


 


Já dei a resposta a esta questão,algumas páginas atrás ou num outro tópico.


 


Infelizmente, não. Os routers distribuidos pela MEO, não permitem o uso, nem da técnica WDS, nem sequer do cliente universal, em qualquer cenário. Esta funcionalidade deixou de estar presente nos firmwares, há já alguns anos. Para obter o efeito desejado, terá mesmo de adquirir equipamentos adicionais. Sugiro os modelos apresentados neste tutorial, que se encontram facilmente, a uma bagatela, em segunda mão, na internet.


 


Atentamente,
Bom dia.


No modo AP nao existe a possibilidade de utilizar o router asus como vpn server pois não?.. Como faço para poder usar o vpn server?


 


Obrigado
Reputação 5
Olá @Kalidor


 


Kalidor escreveu:

Bom dia.


No modo AP nao existe a possibilidade de utilizar o router asus como vpn server pois não?.. Como faço para poder usar o vpn server?


 


Obrigado



Não especificou o modelo mas, com o firmware oficial da Asus, é o mais certo que não seja possivel. A solução tipica passa pelos firmwares modificados (DD-WRT, OpenWRT, Tomato, etc). Porem, tome nota que ao configurar o seu router como AP, estará a desactivar todas as medidas de segurança que barram o acesso exterior, de outras redes, à LAN onde o AP se enquadra.


 


As VPN, normalmente sao configuradas num Gateway, não num Acess Point. O que pretende em concreto com essa configuração?


 


Atentamente,
Adquiri ontem  um Asus  RT- N18U,

O meu objetivo é usá-lo como segundo router e o asus sera colocado a 20 metros de distância ligado por cabo ao router da meo tg 789vac v2. No asus será ligado um desktop por cabo, serviria para ter tb mais expansão de wireless e usá-lo tambem com openserver para  poder usar o meo go no estrangeiro


 


O router e novo e traz o firmwire 3.0.0.378_9216.


 


Tambem estou com um problema. Quando entro na conf do router ligado diretamente ao pc desktop em 192.168.1.1 e tento mudar no  modo de operacao seja router mode, repeater mode ou access point e faco guardar o router apresenta me a mensagem https://jdrch.files.wordpress.com/2013/10/rt-n66u-2013-10-01-18-40-41.png  e ai fica tempo sem fim.. Pesquisei e encontrei algumas possiveis  solucoes para esse problema sem sucesso, desde limpeza cache tanto no chrome explorer e firefox. desliga lo da corrente e aguardar uns minutos tb nao me resolve...so fazendo reset no botao atras mas ai volta se a estaca zero e o router fica sem me servir para nada.  Que posso fazer?


 


Obrigado
Reputação 5
@Kalidor


 


Pois bem. Mas um "segundo router" nunca pode ser um AP, pela simples definição da palavra. Há que não confundir termos e funcionalidades com cenários de utilização dos equipamentos. Um router é um dispositivo que comunica sobre IP, através de rotas pré-estabelecidas. Um AP comporta-se como um switch/hub e, apenas se limita a distribuir/repetir sinais digitais de uma rede de computadores.


 


O problema de usar VPN a partir de uma LAN para a WAN, é que, esteja onde estiver, torna-se necessário que um gateway reencaminhe todo o tráfego VPN, do exterior, para a mesma. Ora isto, pode ter uma série de complicações associadas, consoante a configuração/topologia escolhida para os equipamentos. A menos que tenha a minima noção de como configurar os seus routers, dificilmente obterá sucesso.


 


O primeiro passo, será tomar a decisão absoluta sobre como irá fazer uso do seu router. Se pretende usar o seu router Asus como um segundo router, para gerir a internet, então aqui não é o ponto de partida, deve procurar ajuda no seguinte tópico:


 


http://forum.meo.pt/t5/forums/v3_1/forumtopicpage/board-id/EquipamentosInternet/page/1/thread-id/15488


 


Todos os problemas que está a observar no seu router Asus, poderão estar relacionados com configuração inadequada. Para saber qual a configuração certa, deve apoiar-se nos tutoriais/tópicos elaborados pelo @xptopt


 


Este tutorial apenas abrange e demonstra como tratar ligações tipicas, mais ou menos simples, de Access Points ao router MEO.


 


Atentamente,
NeoPT Segui os passos que indicou no link e já tenho tudo a funcionar corretamente e com openvpn server no asus. Muito obrigado 🙂


 


 Pergunto se haverá outra forma em que seja o o router do meo a ligar diretamente ao ONT .


 


Tenho o ONT+ router do meo+ Asus juntos um do outro mas seria me mais util para mim ligar o asus em outro compartimento da casa que que fica a 20 metros de distancia. Se nao for possivel serei obrigado a passar mais um cabo de rede de 20 metros para ligar o asus ao ONT.Gostaria de evitar isso.
Reputação 5
Olá @Kalidor


 


Kalidor escreveu:

https:///t5/user/viewprofilepage/user-id/4222 Segui os passos que indicou no link e já tenho tudo a funcionar corretamente e com openvpn server no asus. Muito obrigado 🙂


 


 Pergunto se haverá outra forma em que seja o o router do meo a ligar diretamente ao ONT .


 


Tenho o ONT+ router do meo+ Asus juntos um do outro mas seria me mais util para mim ligar o asus em outro compartimento da casa que que fica a 20 metros de distancia. Se nao for possivel serei obrigado a passar mais um cabo de rede de 20 metros para ligar o asus ao ONT.Gostaria de evitar isso.



 


Muito bem. Se segiu os passos apresentados no link, terá agora, tanto no router MEO como no Asus, a possibilidade de ligar vários dispositivos à internet. A diferença é que, ao ligar no router Asus, serão ligados internamente como "isolados" da LAN, em bridging com a interface WAN e, ficarão com IP publico, o que torna o acesso deles a serviços e computadores da LAN, directamente impossivel e, aconselhavel o uso de firewall extra de protecção, sobretudo se usar sistema operativo Windows.


 


Posto isto, é simples usar o seu router MEO noutra divisão da casa. Basta que tenha, ou crie, a possiblidade de um unico cabo ethernet ligado numa das portas, do router MEO, estendido até essa mesma divisão. Mesmo que o seu uso diário exceda o numero de portas LAN disponiveis no router MEO, poderá inclusive adicionar-lhe um switch de 5 ou mais portas.


 


EDIT:  


Se o que pretende é inverter a posição dos equipamentos, essa hipotese foi posta de lado após a migração dos routers MEO para Single Edge.


 


Todas as outras formas de configuração possiveis, exigem mais equipamento e/ou são mais complicadas e, acarretam mais desvantagens para alem das já mencionadas. O que existe agora, mais aproximado ao que pretende, é a possibilidade de usar um switch antes do router MEO e do Asus (Método 1), descrita aqui neste tutorial:


http://forum.meo.pt/t5/Tutoriais/Tutorial-firmware-10-2-1-L-mais-segundo-router-a-gerir-o-servi%C3%A7o/m-p/51333#U51333


 


Não se esqueça que o telefone terá de ficar sempre ligado ao router MEO, seja qual for o cenário de configuração.


 


Atentamente,
boa tarde.

 

Tenho o router do meo(adsl),o tg784n, no rés-do-chão da casa. Tenho o pc junto ao router bem como uma box do meo. 

 

No primeiro andar tenho outra box do meo, mas queria ter wireless e possibilidade de ligar outros equipamentos por cabo de rede. A casa tem instalação de rede nas paredes.

 

Comprei o Asus RT-N12 D1. Segui os passos que indicaram no primeiro post deste tópico, só que pareceme que estou com um problema.

 

Depois de tudo configurado como indicado no tutorial, fico com ligaçoes por rede disponivel. A box da perfeitamente sem quebras. O problema surge ao nivel do wireless, a rede fica visivel, os aparelhos conseguem ligar-se, mas nao tenho ligaçao ao internet.

 

Estarei a fazer alguma coisa mal?

 

cumprimentos.

 

Ps: usei a ferramenta da asus, o discovery, para conseguir aceder a pagina do router depois de o configurar como acess point.
Reputação 5
Olá @jemaneu,


 


 


O que descreve, pode acontecer devido a vários motivos, inclunido avaria do router...


 


O que sucede se desligar o cabo ethernet da box MEO, do AP Asus RT-N12 e, de seguida, no respectivo ponto de acesso wireless, tentar conectar um qualquer outro dispositivo?


 


Atentamente,
estive a configurar tudo de novo, apos fazer reset ao router do meo e ao da asus, e desta vez liguei o router da asus em modo router wireles e nas opcoes de IPTV meti enabled nas duas opçoes de IGMP, e ficou tudo a funcionar correctamente. 
Boa tarde,

vou migrar do serviço de ADSL para o serviço de FIBRA.

Terei de fazer alguma alteração adicional,  à partida somente vou fazer a configuração do Acess Point, tudo o resto manter-se-á conforme até a data (ou seja, tenho o acess point ligado ao router por um cabo de ethernet com uma porta RJ-45) ?
Boa tarde  e restantes utilizadores do forum.


Já por aqui andei anteriormente mas, por inércia minha, acabei por deixar as coisas andarem, pelo que volvidos mais de 2 anos, gostaria de colher as vossas opiniões sobre o que exponho:


Tenho o serviço M4O Fibra na minha morada. O router fica no primeiro andar e dele saem 2 cabos: 1 para uma box num dos quartos do primeiro andar e outro para uma box na sala do R/C. Este cabo é realmente muito comprido e dá quase toda a volta à casa. Contudo, o sinal chega à box sem problemas.


Mas, como o sinal wifi é muito fraco no R/C optei já há alguns anos por colocar um router a funcionar como switch/AP. O cabo do router Meo Technicolor TG784n v3 vai ligar diretamente ao AP na porta LAN e daí um cabo liga à Meobox, etc... Sei que aconselha que a meobox seja ligada diretamente ao technicolor, mas no meu caso, e para o que pretendo fazer, não é possível a não ser que fosse passado outro cabo do techicolor para o R/C, o que está fora de questão por diversos motivos que não controlo. O router foi configurado com multicast e igmp disabled e está configurado na mesma gama de ips do Technicolor pelo que mantenho tudo numa rede só, aqui fica a configuração atual do router:





 


O problema é que este router (que já tem alguns anos) de vez em quando reínicia do nada e quando estamos a ver TV ficamos sem sinal por uns 30 segundos. Pensei, portanto, adquirir e colocar um novo router e dar a devida reforma ao aparelho cansado.


Tentei dois routers: o TP-Link TL841N e o Asus RT-N10e. Na quase certeza de que configurei ambos correctamente (ip fixo 192.168.1.3, gateway 192.168.1.254, dhcp off, firewalls desligadas, etc) o wifi funciona perfeitamente e a internet também à exceção da meobox cuja imagem "congela" ao fim de alguns segundos. Tentei ligar/desligar o IGMP mas sem qualquer alteração no problema da meobox. Em nenhum dos routers consegui encontrar alguma opção que me permitisse desligar o multicast. 


Assim, o que pretendia era manter a solução atual (que me é bastante cómoda), apenas trocando o AP por outro capaz de funcionar da mesma forma.


Alguém que tenha uma solução idêntica a funcionar e que me possa indicar um router dos que existem atualmente à venda que, garantidamente, funcione?


 


Agradeço, desde já, a atenção e colaboração de todos.


 
Reputação 2
Excelente tutorial. Permitiu-me usar um Asus RT-N12 como Access Point (AP), com uma velocidade WiFi estável e sinal forte por toda a casa. Algo que não acontecia quando o ligava simplesmente como Repeater, pois os routers da MEO funcionam mal com repeaters, e no meu caso, o link estabelecido com o Asus só era normal (56 a 78 Mbps) no 1º dia após um restart a ambos, mas após algumas horas, o router MEO limitava o link WiFi para apenas 5.5 Mbps. Claramente uma limitação de firmware nos TG784n.


 


Curiosamente, com o IGMP desligado (tal como indica no tuturial) neste router em modo AP, consigo perfeitamente ter uma MEObox ligada, mas quando a ligo, a ligação WiFi imediatamente cai em todos os aparelhos ligados por WiFi a este AP.


 


Como sou teimoso, experimentei LIGAR o "IGMP Snooping" neste Asus RT-N12 (o contrário aconselhado no tutorial), e como resultado, passei a poder ligar a MEObox e a usar o WiFi ao mesmo tempo, a partir deste Access Point!



 


Mas o mais incrível ainda é que como não me apeteceu passar cabo desde o router MEO até ao access-point Asus, estou a usar uma terceira ligação: Ethernet-via-WiFi através de um par Emissor+Recetor da Ruckus, que eram os aparelhos que a MEO cá deixou em 2008 aquando da instalação original, de modo a não ter de passar fios para a 3ª MEObox. Genial.


 


Canal 1: WiFi do router MEO.


Canal 6: Ethernet-via-WiFi dos Ruckus.


Canal 11: WiFi do router Asus (modo AP).


Interferência ZERO.


 


Já agora, o router da MEO cá em casa, é o Technicolor TG784n (antes era um Thomson TG784n), e a ligação continua a ser a treta do ADSL, sincronizado a 12 Mbps.


 


EDIT: experimentei também fazer a ligação entre o router MEO e o router Asus, através do par Emissor+Recetor da Comtrend, modelo PowerGrid 903, e funciona tudo na perfeição também. Ao contrário do Ruckus que faz a extenção da ethernet via WiFi, estes aparelhos fazem a extensão da ethernet via cabo coaxial da antena de TV.

Responder