Há anos que o mundo fala das pessoas que funcionam no regime de teletrabalho. Nesta fase de crise pandémica, devido ao Coronavírus que provoca a Covid-19, o mundo está a fechar-se em casa, forçando muitos a adoptar este sistema. (A Organização Mundial da Saúde atribuiu o nome, COVID-19. É o nome da doença que resulta das palavras “Corona”, “Vírus” e “Doença” com indicação do ano em que surgiu, 2019).
As empresas ativaram um plano de contigência e Portugal, de forma genérica, está em teletrabalho e teleescola. Mas como lidar com tudo isto?
O medo não pode dar lugar ao pânico, mas é preciso que todos, e cada um, tomem medidas para controlar a propagação do vírus. O receio de se atingir o ponto em que se encontra a Itália, está a levar os portugueses a acatar os conselhos da Direção Geral da Saúde e, de forma genérica, a ficar em isolamento voluntário.
Durante esta pandemia o teste ao teletrabalho, apesar de forçado por condições excepcionais, que fazem com que a família esteja toda em casa, vai servir para perceber até que ponto este sistema é válido e de que forma as empresas e pessoas se podem adaptar para poder aproveitar as vantagens de trabalhar a partir de casa.