Tutorial para usar outro router para gerir a internet

  • 22 February 2012
  • 1336 respostas
  • 176528 visualizações


Mostrar a primeira mensagem
Tópico fechado, já não permite mais respostas.

1336 respostas

Boas.

Podes dizer qual a configuração que tens? Eu tenho MEO Adsl, a linha entra no Thomson onde a internet está desligada e depois está ligado por cabo de rede à porta WAN do Asus, que gere a internet.

Agradecia ajuda, sff.


A minha configuração é igualzinha a essa, com a diferença que tenho Meo fibra. Ou seja, Fibra -> ONT -> Thomson (com a net desligada) -> (porta WAN) Asus WL-500Gp V2 (Tomato Firmware).
Boas

Eu não sei ao certo indicar-te um bom router para o que pretendes , estive a tentar ver se o firmware DDWRT suportava, mas não ao que parece não suporta, mas encontrei este router, vê se é isso .

UTM5
E também estes.
Cisco VPN concentrator 3000 Series
Cisco IOS routers
Cisco PIX / ASA Zecurity Appliances
Juniper/Netscreen

Espero que isto te coloque no bom caminho

Ps: quando testaste a ligação segundo este tutorial removeste a configuração que tinhas para o router obter ip na porta 3 “tens dmz para essa porta penso eu ” remove essa configuração e tentar de novo efectuar a ligação pppoe no segundo router , pode ser esse o problema .


Não removi a configuração da porta 3. Usei outra porta. Assim, como não funcionou, pude voltar à situação anterior.
Vou então analisar os routers q indicaste. Obrigado.

EDIT:
UTM5 é mto caro e tem mtas funcionalidades q não me interessam! Quero uma coisa para ter em casa, não pode ser p/ esse nível de preços!
Há modelos mto + baratos, p.ex. RV180 VPN da cisco. Agora, a questão é saber q requisitos o router tem mesmo de ter para funcionar segundo este tutorial?
Só funcionam os routers com DDWRT instalado? essa instalação não vai remover as funcionalidades de vpn q o router possa ter?

Estou um bocado confuso ...
Boas  @@xptopt


 


Sim, tenho um serviço com fibra a 100Mb. Há umas semanas o meu velhinho thompson entregou a sua alma ao cridador e trocaram-me por um TECHNICOLOR TG784n V3 com a firmware 10.2.1.D. Configurei tudo como tinha anteriormente e conseguia obter IP  no Asus (RT-AC66U) e ver  TV... Mas...Desde então, gravações nada e a box, semana a semana tinha de lhe fazer um hardreset.


Cheguei a experimentar a configuração como a para a firmware L mas com as VLAN correspondentes aos dois serviços. Não resultou.


De tal forma que agora tenho o technicolor a gerir tudo e o asus servir de AP. Isto porque estava farto de ouvir a malta aqui de casa a reclamar com as experiencias 😉.


Se tiveres alguma ideia, seria muito bom, pois ja estava habituado à minha "Cloud Privada".


Obrigado.


 


 
eu tambem consegia ver com o firmware da asus , mas como estava sempre a cair achei que fosse disso , com o ddwrt tenho que adicionar regras a firewall para poder ver o thomson
A minha ligação é estável com o Firmware da Asus.

Cumprimentos
Reputação 6
Pois tambem andei a pesquisar e ao que parece é mesmo mal deles, andei a ver e encontrei um Asus DSL-N10 modem/router a 43€ tem ipv4 era uma ipotese de colocar o 784 fora de prova e utilizar apenas este asus .

Que achas?

abraço

Não compres Modem-Router, o DSL-N10 não serve, tem de ser o RT-N10 ou RT-N10U se quiseres porta USB.
Reputação 6
Boas
Não, o tutorial para o 10.2.1.L é diferente , já não usa PPPOE usa single edge IPOE , se o teu router ainda está com o firmware 10.2.1.D ainda estás com PPPOE.


 


Actualizaste o frimware do asus depois do problema com a pass ter surgido ?
Onde tens ligadas as box's, no Thomson ou no Asus?

Esse FW dá para o Asus RT N-10? Poderá ser por causa disso que não me funciona?


Boxes no Thomson. Não sei se o Tomato suporta o RT-N10... É uma questão de investigares!

Edit: Parece que suporta! http://tomato.groov.pl/?page_id=69
Boas,

Estou a ficar farto do meu Thomson TG784 e estou a considerar alterar a configuração da minha rede, mas tenho umas dúvidas.

É possivel, utilizando 2 routers Asus e este tutorial fazer o seguinte:

a)
1º ASUS ligado ao Thomson TG784, gerindo apenas a internet e passando o sinal para a BOX MEO na porta 4, e nas restantes portas ligar o PC.
2º ASUS ligado á porta 4 do 1º ASUS (através de um cabo rede embutido na parede de um lado da casa ao outro) passar o sinal para a BOX MEO na porta 4, e nas restantes portas ligar outros dispositivos para aceder á internet/rede interna (PS3, etc.).

b) Utilizar o wireless dos 2 ASUS em WDS (acho que é assim que se chama, poder fazer o roaming de uma rede wifi para outra) desligando o wireless do Thomson TG784.

c) Manter o Thomson TG784 para gerir o IPTV e o telefone (de preferência em modo bridge).

Serviço MEO Fibra 30 NET+TV+TELEFONE

Obrigado
Desculpa de que eu escrevo em Inglês, mas meu Português ainda é muito ruim.

 

I try to replace the Tecnicolor TG784n V3 (Meo Fibre 10) and use an AVM Fritz Box 7490. I don't want to use the Fritz Box behind the Tecnicolor, trhe fritz Box shall replace the Tecnicolor completely.

 

Is it possible to unse another router instead the Tecnicolor ?

Must i use the same MAC-Number like the Tecnicolor

Must i know the VLan-ID ?

Do you have an explanation how it works ?

 

Many thanks from Lagos

Hans
Ah, ok, agora percebo, já apaguei e ficou direito.

Quanto ao MAC já descobri, obrigado!

Cumprimentos
Reputação 6
Ok mais uma vez agradeço a resposta e a pronta ajuda , era mesmo para por o 784 de parte e apenas usar um .
abraço



Boas
Nesse caso o dsl-n10 é o que queres , atenção se tiveres box não sei se vai funcionar , mas quanto a net acho que não vais ter problemas
Reputação 6
Existe um de dia 7 http://www.asus.com/Networking/RTN12_D1/HelpDesk_Download/


 


Por acaso não configuraste nenhuma vlan manual ? caso o tenhas feito certifica-te que estás a ligar o pc ao router na porta 1 ou 2 , porque quando activas as VLan´s a porta 3 e 4 não têm serviço de internet .


 


Verifica se em Lan/IPTV o isp profile está NONE
Caso não funcione bem, é reversível? Ou fico com o router bricked?

EDIT: Não me parece nada fácil funcionar com isso. 😕 o painel de controlo da asus é tão user friendly...


Existe sempre o risco de ficar bricked. No entanto, se fôr efectuado conforme as instrucções, o risco é muito reduzido.

Relativamente à facilidade de utilização, não se compara ao Asus é verdade! No entanto, com conhecimentos mínimos de redes, é perfeitamente configurável. De salientar ainda os ENORMES ganhos de estabilidade, performance e funcionalidades de um firmware DD-WRT/Tomato comparados com qualquer firmware Asus.
Boas

sim é possível , no teu caso o segundo asus tem de ser configurado em modo AP .

Obrigado pela resposta, tenho andado a ler este forum e outros e em relação a usar 2 routers extra, e queria tirar a seguinte duvida.

No 1º router não necessito de dizer que a VLAN IPTV é para a porta 4, apenas no 2º router, porque senão a porta 4 do 1º router fica apenas com IPTV e sem internet, correcto?

Caso configure a porta 4 com VLAN IPTV, a BOX MEO consegue aceder a todos os serviços que têm (MeoKanal, Gravações automáticas, etc..)?


Obrigado
Hello xptopt,


 


Thanks for your answer !!


 


Then i will try it next time i'm in Lagos. But ... why can't i use the Voip with the Fritz-Box. That would be perfect because the i have an answering machine, get information about phone calls and more.


 


Greeetings


Hans
Qual é a marca e modelo do teu router?

Cumprimentos
Reputação 6
5º ligar a meo box ao asus “ opcional só testado no Asus rt-n16 ”
Podem ser ligadas ate duas meo box sem interferirem no desempenho do serviço de internet

ir a Lan /IPTV e colocar tudo enable e fazer apply


Ai fala no rt N16 mas o N10 deve dar acho eu..............

abraço

Boas
Isso só foi testado em modo bridge com um segundo router e ao contrario da internet o serviço de iptv continua ser gerido por o thomson como podes ver na imagem abaixo

http://img137.imageshack.us/img137/7673/dhcc.jpg

Como não tenho adsl não posso testar se vai funcionar so com o DSL-N10

Posso apenas deixar aqui algumas indicações sobre como funciona o serviço para poderes configurar o DSL-N10

1º- na mesma linha vêm dois serviços

VPI /VCI “0.35” serviço de internet
VPI /VCI “ 1.35” serviço IPTV +” voip no caso da fibra”

Esta parte deve ser fácil de configurar no asus DSL-N10 ficas logo com a net a funcionar

2º se com o passo 5 do tutorial “outro router para gerir a internet” não ficar a box a funcionar podes tentar o seguinte.

O serviço usa duas vlans

10 VLANInternet
12 VLANVideo

Que podem ser adicionas na parte que diz “Special Requirement from ISP” tens de onde diz “Select ISP Profile” selecionar manual e vais ver as opções que estão na imagem abaixo

http://img528.imageshack.us/img528/4783/boxdsl.jpg

Aqui podes adicionar as vlans , só não sei se o valor “PRIO” é 0 ou outro valor.

Talvez funcione mas não te posso garantir , estarei aqui para tentar ajudar .
Reputação 6
A configuração do IPOE é feita no servidor , no teu router só vais ter de configurar a wan para automatic ip e configurar Vlan 12 .
Reputação 1
Boas,


 


Um Router bom e barato que suporte DD-WRT, alguém tem conhecimento? Já andei a ver alguns, exemplo do Asus RT-N10U B1 e Asus RT-N12 D1 mas pelo que vejo com DD-WRT o wireless não funciona.


 


Pesquisei mesmo assim outros modelos mas sempre que pesquiso sobre os mesmos o problema do wireless parece que se mantém. Alguém capaz de dar uma ajuda neste assunto?
Boa tarde

Ainda nao tenho fibra na minha zona (100m acima ja ha) mas quando a tiver ainda e aconselhado o router asus para jogar online e nao cair a ligaçao ou o tecnicolor v3 resolve isso? vi na worten este ASUS RT-10E mas tem o E e o que vi aqui e somente RT-10. Qual a diferenca? Obrigado
Alguem me pode ajudar?


 


Tenho um router da Asus (rt-n12e) ligado por cabo no router da meo (technicolor) que está na outra ponta da casa. Ele estava configurado e tinha 2 redes wireless. 1 rede emitida pelo router meo numa ponta da casa e outra rede emitida pelo router asus na outra ponta da casa.


 


um tecnico da meo fez-me reset de fabrica ao router da asus -.-'' e eu agora nao sei configura-lo.


 


p.s. o router da meo é que está como principal, a fazer a gestao. o outro está a servir tipo de repetidor ou ponto de acesso, n sei como se diz


 


Alguem me pode ajudar?
Mas se consegues aceder à Internet qual é afinal o problema?

Cumprimentos
Reputação 6
Boas
Gostava de saber qual a vantagem de ter a MeoBox ligada ao segundo router.
É que a box vai acabar sempre por se ligar através do modem (Thomson tg784n), isto em ADSL.
Serve apenas no caso de instalares o segundo router longe do thomson , nesse caso não tens de passar mais cabos se quiseres ligar uma box na divisão onde se encontra o segundo router .
Não sei se vai funcioanar com as VLANs, eu antes de saber como colocar a MeoBox no segundo router a funcionar, tentei através das VLANs e não conseguia nem ligação PPPoE nem IPTV.
Quanto as vlans eu também nunca consegui , mas acho que tem a ver com as vlans já estarem configuradas no thomsom , por isso mencionei que num asus DSL-N10 modem/router talvez de para configurar as vlans, por o que li essa forma é usada para configurar modem/ routers de outra marca com meo .
Reputação 6
Boas
Sim, é possível .
Reputação 1
Obrigado xptopt!


 


O B1 não encontro para venda mas o C1 ainda se encontra em algumas lojas. Por 30€ será o mais adequado? Vi alguns posts teus a recomendar certos modelos (exemplo aqui) por isso presumo que seja uma boa escolha.