Tutorial para usar outro router para gerir a internet

  • 22 February 2012
  • 1336 respostas
  • 176487 visualizações


Mostrar a primeira mensagem
Tópico fechado, já não permite mais respostas.

1336 respostas

Reputação 6
Boas


 


Por o que li  também me parece  que esse router funciona mas deixo aqui uma nota importante para usares também o serviço MeoGO convém ser um asus  são os únicos até agora que posso confirmar que podes configurar o serviço.


 


Tenta ver se eles te conseguem encomendar um router dessa gama ou então pede a devolução do dinheiro .
Reputação 6
Boas


Eu encomendo bastante material desta loja, recomendo Têm um serviço excelente.


http://www.alientech.pt/product_info.php?manufacturers_id=&products_id=25574  
Reputação 6
Boas


Não é possível ligar o router da meo depois de outro router , ao box e o telefone não vão funcionar.


 


É possível remover completamente o router da meo  mas nesse caso o telefone não vai funcionar.


 


A melhor solução é configurar como no tutorial e na sala colocares um router que consiga gerir o sinal para a box  , se fosse um asus seria fácil de configurar mas esses dois modelos que tens não sei se não vão dar conflito com o IGMP Proxy com o router da meo , é uma questão de experimentares.


 


Nota.. SE o router da meo tem o ip 192.168.1.254 o router que faz a gestão da internet tem de ser  192.168.2.xx e caso ligues um router na sala para gerir a box o ip tem de ser 192.168.3.xx , desta forma não deves ter conflitos de ip , só falta saberes se algum desses router  é compatível com o serviço IGMP para a gestão da box  .
Reputação 6
Boas


 


Sim é possível usares esse router para fazer a gestão da internet , e com esse firmware também deve ser possível por o serviço MeoGO a funcionar . configura o router desta forma .


 





Nota.. para o serviço MeoGo têm de ser feitas configurações adicionais , se quiseres posso procurar os scripts e coloca-los aqui


 
Reputação 6
Sim é normal.
Boas!

Uma pergunta... Pode-se actualizar o firmware do RT-N16 usando o IP 192.168.2.1 ou temos de mudar para o original - 192.168.1.1?

Cumprimentos
Reputação 6
Neste momento tenho um Asus RT n56u com o cfw RT-N56U_1.1.1.8e-b4 a funcionar em bridge com o thomson tg784n (adsl)
Segui o tutorial e ainda ativei o DMZ no thomson para o asus.
Tenho o Asus a gerir a net e tv, sem perdas de ligação como muitos utilizadores deste router têm com o oficial firmware.
Para quem percisar do cfw:rt-n56u - ASUS RT-N56U custom firmware - Google Project Hosting

Boas
Isso é bastante útil visto que é um router com uma velocidade da porta wan superior a 900Mbps mas infelizmente como referiste dava problemas com o firmware original e não suportava DD-wrt.

Ps: não tens de por o thomson em dmz porque quando desligas a ligação pppoe a Nat e a firewall do thomsom são automaticamente desligadas, a segurança passa a ser aplicada por o Asus.
No modo dmz a ligação continua a ficar por trás da Nat do thomson só descativa a firewall
Reputação 6
Boas


 


Bem vindo á comunidade .


 


O RT-N15 é diferente do RT-N15U , só recomendo o RT-N15U o outro tem um chip Ralink que não funciona tão bem com os chip´s Broadcom .


 


O RT-N18 também é uma excelente opção mas deixo aqui a lista de todos os router que recomendo .


 


ASUS norma N
RT-N10U, RT-N10U B, RT-N10P, RT-N12 B1, RT-N12 C1, RT-N12 D1, RT-N12HP, RT-N15U, RT-N16, TR-N18, RT-N66U


 


ASUS norma AC
RT-AC56U, RT-AC66U, RT-AC68U


 


Características: http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Asus_routers
Para reiniciares a box e fazer actualização de software, usar o MEO Kanal ou subscrever canais precisas da Internet no Thomson ligada.

Cumprimentos

Obrigado pela resposta 🙂!

Tenho mais algumas dúvidas:

1 - Quando dizes "reiniciar a box e fazer actualização de software", significa que apenas preciso de net no Thomson para actualizar a box correcto? Não preciso de net no Thomson apenas para ligar a box, não é?

2 - O Telefone continua a funcionar mesmo com números migrados? Eu quero manter o meu número 21xxxxx e surgiu-me esta questão....

3 - É possível colocar um switch entre o Thomson e o 2º Router? Creio que necessito de um switch visto que o meu 2º router vai ficar junto a uma MeoBox e não tenho espaço para passar um 2º cabo.

Peço desculpa se alguma das perguntas é estúpida... :

Obrigado pela ajuda,

Cumprimentos
Boa noite,


 


Pensava eu já ter minimamente o tema resolvido, e eis que surge uma reviravolta.


 


Coloquei o segundo router a receber na WAN o ip dado pelo Thomson, desativei firewall, wi-fi. No router meo adicionei a rota para o segundo router, e conseguia pingar e aceder a partilhas, apesar de não conseguir mapear a rede seja em que PC fosse. Hoje houve falha de energia em casa, e eis que.... tudo o que estava a funcionar deixou de funcionar...


 


Voltei a fazer tudo novamente e nada, fiz reset a tudo e nada, coloquei DD-WRT e nada....


 


Soluções?
xptopt escreveu:



Boas @mfam5270


 


 


Já fui contactado pelo departamento responsável por causa do problema com as gravações automáticas .


 


Preciso que me enviem o Nº de telefone associado ao serviço Meo por mensagem privada para eu os encaminhar para o departamento responsável de forma á situação ser analisada .



 






Boas @@xptopt


 


O tal departamento  responsável está consciente de que o meu problema com as gravações automáticas se deve ao facto de estar a usar um segundo router (RT-N16) ligado ao router do MEO (TG784), ou seja, a internet estar a ser ligada pelo segundo router e desligada no router do MEO? Como já disse antes, se eu desligar a internet no RT-N16 e a ligar no TG784 não tenho qualquer problema com as gravações automáticas.


 


Pergunto isto porque se posteriormente me contactarem a dizer que tem de ser o TG784 a fazer a ligação à internet, então não vale a pena o trabalho, pois isso já eu sei ...


 


Cumpts.
Ok, obrigado xptopt!

Cumprimentos
Reputação 6
Boas!

Tive a ler a thread toda e estou interessado em adquirir um Asus N10 ou N16.

Qual a diferença entre estes dois, para além de o N16 suportar velocidades maiores?

A minha ligação é MEO ADSL 24Mb, será que irá funcionar tanto o N10 como o N16?

Cumprimentos

Boas
Podes ver aqui as diferenças Asus routers - Wikipedia, the free encyclopedia

O n10 tem uma velocidade máxima na porta wan de 44Mbps portanto é mais do que suficiente para a tua velocidade de net .
Se quiseres porta usb tens de ir para o n10u ou outro da lista que indique que tem porta usb
Reputação 6
Boas
Sim, usar uma powerline deve ser suficiente para a box .
Os firmware DD-WRT suportam IPTV?
Boa noite a todos


 


Após muito martelar a questão colocada aqui, finalmente consegui o que queria mas não a 100%, e daí vir aqui pedir a vossa ajuda para ver se termino isto.


 


Neste momento o cenário coloca-se desta maneira


 


HGW MEO:


 


IP-> 192.168.1.254


LAN-> 192.168.1.64 a 192.168.1.253 -> DHCP


FIREWALL-> Alterada mas ON e com o perfil que vem por defeito (dizem que não é editável mas é mentira)


STATIC ROUTE-> A apontar para o IP da WAN do 2.ª HGW como me foi explicado, sendo atribuido por DHCP MEO


Ligação ao 2.º HGW-> LAN HGW MEO ---> WAN 2.º HGW


PC1: LAN 192.168.1.x


 


2.º HGW:


 


WAN-> DHCP MEO


IP 2.º HGW-> 192.168.2.254


LAN->192.168.2.100 a 192.168.2.150 -> DHCP


STATIC ROUTE-> A apontar para o da WAN do 2.º HGW


Ligação ao 2.º HGW->WAN 2.º HGW ---> LAN HGW MEO


PC 2: LAN 192.168.2.x


 


Se estiver ligado ao PC1, consigo pingar o PC2 e restantes equipamentos da LAN e aceder à config do 2.º HGW


Se estiver ligado ao PC2, consigo pingar o PC1 e restantes equipamentos da LAN e aceder à config do HGW MEO


 


O que não está a funcionar?


 


Quer ligado ao PC1 ou PC2 não consigo ver no mapa da rede do Windows os equipamentos da outra rede.


 


Podem ajudar?


 


Obrigado
Eu tambem estou com o mesmo problema das gravaçoes automáticas.


 


alguma novidade?
Para quem tem o Asus RT-n16 saiu um firmware novo
ASUS RT-N16 Firmware Version 3.0.0.3.108 de 2012.03.09
Já fiz o download mas ainda não instalei por preguiça!

4. IPv6 related issue

Há alguma maneira de testar o IPv6 no MEO Fibra, com o N16? Não sei os dados do MEO que o router pede em native mode.

Cumprimentos
Reputação 6
Obrigado pela resposta.

Já encomendei o n10u. Devo de usar o firmware da Asus ou o DD-WRT? Existe alguma vantagem ou desvantagem com algum dos dois firmwares?

Cumprimentos

Faz o update para a ultima versão do firmware da Asus e só se esse estiver a dar problemas é que instalas DD-wrt,

Vantagem do Asus, tem um interface amigo do utilizador, muito fácil de configurar
vantagem do DD-wrt , podes por vários serviços a correr do disco usb , como um servidor http ou ftp etc..
desvantagem DD-wrt , é muito mais complicado de configurar
Reputação 6
Boas


 


Provavelmente foste migrado para o frmware 10.2.1.L , se for o caso este tutorial já não serve , ao colocares em automatic IP conseguiste ter internet no asus , mas está a ser gerida pelo router da meo e não pelo asus .


 


Para esse firmware tens de usar este tutorial , e de momento é necessário adicionar mais um switch .
https://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/Tutorial-firmware-10-2-1-L-mais-segundo-router-a-gerir-o-servi%C3%A7o/m-p/51333#U51333
Boa tarde,

Já alguém conseguiu ligar uma MeoBox ao Asus RT-N10?

Obrigado!
Nobody?


damnation escreveu:

Boa noite a todos


 


Após muito martelar a questão colocada aqui, finalmente consegui o que queria mas não a 100%, e daí vir aqui pedir a vossa ajuda para ver se termino isto.


 


Neste momento o cenário coloca-se desta maneira


 


HGW MEO:


 


IP-> 192.168.1.254


LAN-> 192.168.1.64 a 192.168.1.253 -> DHCP


FIREWALL-> Alterada mas ON e com o perfil que vem por defeito (dizem que não é editável mas é mentira)


STATIC ROUTE-> A apontar para o IP da WAN do 2.ª HGW como me foi explicado, sendo atribuido por DHCP MEO


Ligação ao 2.º HGW-> LAN HGW MEO ---> WAN 2.º HGW


PC1: LAN 192.168.1.x


 


2.º HGW:


 


WAN-> DHCP MEO


IP 2.º HGW-> 192.168.2.254


LAN->192.168.2.100 a 192.168.2.150 -> DHCP


STATIC ROUTE-> A apontar para o da WAN do 2.º HGW


Ligação ao 2.º HGW->WAN 2.º HGW ---> LAN HGW MEO


PC 2: LAN 192.168.2.x


 


Se estiver ligado ao PC1, consigo pingar o PC2 e restantes equipamentos da LAN e aceder à config do 2.º HGW


Se estiver ligado ao PC2, consigo pingar o PC1 e restantes equipamentos da LAN e aceder à config do HGW MEO


 


O que não está a funcionar?


 


Quer ligado ao PC1 ou PC2 não consigo ver no mapa da rede do Windows os equipamentos da outra rede.


 


Podem ajudar?


 


Obrigado



 
@@kapk tens de ir a firewall e activar a opção igmp custama estar dentro de multicast
Existe o N10, o N10+ B1 e o N10U.

Cumprimentos
Reputação 6
Obrigado pela resposta.

Então testarei primeiro o firmware da Asus.

EDIT: Há aqui uma coisa que não estou a perceber. A internet ADSL liga-se através de um cabo de telefone na entrada DSL do Thomson, mas o Asus RT-N10U não tem nenhuma entrada DSL. Como é que se faz a conexão neste caso?

EDIT2: Analisei a ilustração da primeira página e fiquei confuso, isto porque eu pensava que a internet era ligada diretamente ao Asus mas já vi que liga primeiro ao thomson.
Isto não irá causar os mesmos problemas em jogos e outros programas desse género? isto porque a internet é ligada primeiro ao thomson, que depois transfere a net para o Asus.

Cumprimentos
Boas
E verdade o rt-10 não liga através do cabo de telefone porque é apenas router e não m odem/router , tens de ligar um cabo da porta 1/2/3 ou 4 do thomson a porta wan do asus

Neste modo quando desligas a ligação pppoe o thomson fica a funcionar apenas como modem e o asus como router , isto não vai dar qualquer tipo de problemas porque os problemas do thomson estão na parte de router e não na parte de modem desta forma não vai influenciar a net que esta a ser gerida pelo asus , na pratica é como se não existisse