Tutorial: Ligar Access Point's ao router da MEO - Boas práticas e figuras exemplo


Reputação 6
Crachá +10
  • Dinamizador Júnior
  • 303 respostas

 



ATENÇÃO: este tutorial visa preservar ao máximo possivel, as ligações e configuração originais do router MEO, pelo que, se por acaso decidirem desviar-se das indicações por mim dadas, o resultado final ficará à vossa inteira responsabilidade!


 


NOTA: este tutorial não garante o correcto funcionamento da box MEO ligada em algum outro router, switch ou access point, que não seja o originalmente instalado! A box deve ser sempre ligada como mostram as figuras, por cabo ethernet, ao router MEO! Apenas os aparelhos que não usem o serviço IGMP, ou que o mantenham inactivo, poderão eventualmente permitir o uso sem interrupção, da box TV!


 


--------------------------------------------------------------------------------------------


 


1º PASSO - VERIFICAR SE O ROUTER MEO ESTÁ CORRECTAMENTE CONFIGURADO.


 


Uma breve passagem pela interface web do router - http://192.168.1.254 - para confirmar que tudo está conforme instalado pelos técnicos.


 


Os parâmetros chave são os seguintes:


- Em Rede doméstica > Interfaces > LocalNetwork -


code:
Endereço IP/máscara IPv4: 192.168.1.254/24

Servidor DHCPv4: Activo

IP automático activo: Desactivado

Pool DHCPv4: 192.168.1.64 - 192.168.1.253

Gateway: 192.168.1.254

Servidor DNS: 192.168.1.254

- Em Ferramentas > Firewall -


code:
Nível de segurança: Padrão

 - Em Ferramentas > Partilha de jogos e aplicações -


code:
Usar UPnP: Sim
Usar segurança ampliada: Sim

- Em  Ferramentas > Detecção de intrusões -


code:
Status: Desactivado

 - Em Rede doméstica > Interfaces > WLAN: MEO-TEUNOME -


code:
WLAN activa: Sim

Interface Activada: Sim

Redução de Energia Activo: Não

Nome da Rede (SSID): MEO-TEUNOME

Tipo de interface: 802.11b/g/n

  



2º PASSO - FIXAR O CANAL WIFI DO ROUTER MEO. - (Quem pretender desligar o wifi do router MEO e usar apenas o do Access Point pode passar ao passo seguinte)



Para efeitos, de melhor distribuição de sinal de rádio 2,4GHz pelos vários AP's e, de exemplificação para este tutorial, vamos usar no router MEO, o canal 11.


 


- Aceder a Rede doméstica > Interfaces > WLAN: MEO-TEUNOME -


Cliquem no link 'Configurar', no canto superior direito, logo por baixo do utilizador com login efectuado e, depois, ignorando todos os outros parâmetros, alterem na dropbox o seguinte valor:


 






Cliquem em baixo no botão "Aplicar" e esperem uns segundos até o router repor o wifi. Está concluído este passo.


 


NOTA 2: embora aconselhe, não é obrigatório nem imperativo o uso do canal 11, mas é sempre necessário o uso dum canal diferente do que usam no router MEO, no(s) acess point(s) que lhe ligarem. Se tiverem problemas com o uso de canais fixos em algum ou ambos os aparelhos, experimentem em ultimo caso a selecção automática de canal.



NOTA 3: para quem está com problemas de velocidade no wifi do router MEO, sugiro o tutorial - https:///t5/Equipamentos-Internet/Thomson-TG799vn-Solu%C3%A7%C3%A3o-para-velocidade-wireless-presa-nos/m-p/22704#U22704


 



3º PASSO - PREPARAR UM ACCESS POINT



É essencial a escolha de um bom AP (access point) para evitar toda uma série de problemas, derivados sobretudo, da fraca interoperabilidade, alcance reduzido e configurabilidade escassa. Marcas como D-link, Asus, Linksys, Cisco, Buffalo e outras, são conhecidas por terem bons equipamentos a este nível e serão com certeza uma boa escolha, dependendo do orçamento de cada um, é claro.


Para exemplificar, neste tutorial usei única e exclusivamente routers da marca Asus, não só por serem bastante populares pela sua boa razão preço/qualidade, ou nem tanto, pela facilidade de carregar firmware customizado (DD-WRT), mas, porque na verdade é a única marca que tenho usado. Mais concretamente os modelos da série WL.



NOTA 4: um AP (Access Point) é apenas um nome de um modo de operação, de um dispositivo wireless. Um router wireless também pode ser chamado de AP, desde que correctamente configurado para tal.


 


NOTA 5: é aconselhável o uso de um AP capaz de operar com a norma 802.11n e, com tecnologia MIMO (Multi-input/output), para se obter o máximo de performance nas ligações s/fios.


 





 


3.1 -  Liguem o AP à tomada de corrente, caso ainda não esteja ligado. Conectem o AP por cabo ethernet de preferência, ou por wireless. temporariamente a um PC. De seguida, verifiquem as definições da vossa placa, ethernet ou wireless respectivamente, no Windows XP, em 'Painel de controlo - Ligações de rede'. No Windows Vista ou superior, em - 'Painel de ControloRede e InternetLigações de rede' (usar a barra de endereço):


 






Nas propriedades do protocolo IPv4 vamos mudar/manter tudo em, ou para: "obter automaticamente". Cliquem em baixo no botão 'OK' para confirmar. Fechem ou minimizem as restantes janelas.


O AP deverá estar agora acessível no vosso PC..


 


3.2 - Usando o vosso navegador da internet habitual, acedam à interface web do AP, digitando o endereço atribuído por defeito, de fábrica. No caso dos routers da Asus, normalmente qualquer coisa como - http://192.168.1.1 - noutras marcas poderá ser diferente. Consultem o manual de instruções do AP se tiverem dúvidas.



NOTA 6: Caso o AP já tenha sofrido alterações prévias de configuração, é aconselhável repor as definições de fabrica e começar do zero. Para saber como repor as definições de fábrica, consultem o manual do AP.



Deverá agora ser visível um menu, de alguma forma idêntico a este:


 






3.3 - Acedendo a 'System Setup > Operation mode', permite-nos mudar o modo de operação do dispositivo para 'Access Point'. Seleccionem essa mesma opção e façam "Apply" para guardar.


 





 


Como podem observar na imagem acima, o modo de AP faz toda uma série de mudanças a este router, sendo uma das mais significativas a desactivação de todo o sistema de NAT, firewall e bloqueio de portas. Não basta comprar um aparelho destes, atirar para cima da secretaria, ligar cabos, atribuir um endereço IP automático e salivar para o ecrã, esperando que tudo funcione. Não inventem!!


O dispositivo está agora em modo AP e pronto a aceitar outro tipo de configurações específicas dum AP.



NOTA 7: Existem alguns AP's que já estão pré configurados de fábrica e outros, podem ter um método diferente deste, para mudar o modo de operação. Verifiquem no manual do AP. Se ainda assim, tiverem dúvidas, escrevam um post aqui.


 


O menu que visualizavam poderá ter agora uma dimensão reduzida, como o das imagens acima. Deverão notar a falta de algumas secções, que eram configuráveis no modo anterior e, o router deverá agora exibir o identificador "Access Point", sobretudo no caso dos Asus WL.


 


 4º PASSO - CONFIGURAR O ACCESS POINT 


 ...(Continua noutro post)...


 


Para o 4º passo, se pretendem configurar:


 


  • ...Apenas um AP para ligar ao router MEO, continuem para o post seguinte...
 


 


 


 


 

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

272 respostas

Crachá +4
@@@nfh Exato, eu tenho um RT-N12E e tambem não encontro nenhuma referencia ao IGMP, que deve ser a causa do meu problema


 


Os melhores cumprimentos
Reputação 6
Crachá +10
TESTE 3


 


ROUTERS - ASUS RT-N12E e RT-N10E


 


VERSÂO DE FIRMWARE - 2.0.0.24 e 2.0.0.24 (a de fábrica)


 


Mais um teste a estes RT-N12E e RT-N10E, desta vez configurados segundo a Topologia 2 deste tutorial, ou seja, em modo"Access point", mas com bridge wireless (WDS) entre os dois - o RT-N12E ligado ao router MEO, por cabo e, o RT-N10E ligado ao anterior, apenas pelo sinal "aéreo" de rádio. Sem grande surpresa, estes routers não apresentaram qualquer problema ao funcionar, neste modo, com vários dispositivos a eles ligados, com acesso à internet, tanto por cabo ethernet, como por Wi-fi e sem interferir com a box de TV (ligada no router MEO).


 


O que fiz, foi  - novamente, reset de fábrica aos dois routers e liguei-os primeiro, um de cada vez, ao meu PC e, para um de cada vez, deixei obter automaticamente as definiçoes IPv4. Aguardei algum tempo. Entrei na pagina web do router e mudei imediatamente o modo de operação para "Access point". O router pediu-me então para introduzir a password do Wi-fi e assim o fiz.


                                           




De seguida, configurei um endereço IP(192.168.1.1 no RTN-12E e 192.168.1.2 no RT-N10E), subnet e gateway manualmente no AP, para que o router MEO resolvesse os dispositivos, de um modo mais eficaz. Por ultimo, cliquei no menu, em "Wireless" e "bridge", seleccionei o modo AP "Hybrid", fixei o canal 1, adicionei o endereço MAC do router oposto em cada um e configurei a encriptação e password igual nos dois (ver figuras abaixo).


 





 


Fiz "Apply" e aguardei até aplicar a configuração, depois fiz 'Reboot'. Desligados os routers do PC, no fim, levei o RT-N12E e liguei à LAN do router MEO. Deixei passar alguns segundos, liguei o RT-N10E noutro local e, tudo funcionou na rede, sempre 100% impecável.


 


O que prova, uma vez mais, que estes dois routers, apesar dos recursos limitados de hardware, estão suficientemente preparados e servem o propósito das principais topologias, deste tutorial. 


 


EDIT:


 


TESTE RÁPIDO À PERFORMANCE ENTRE OS ROUTERS NA TOPOLOGIA 2 (WDS), COM NORMA 802.11N E SUB CANAL 40MHZ!


 


Nota: O RT-N12E é de 300Mbps e o RT-N10E é de 150Mbps. A ligação é estabelecida no limite do mais lento, neste caso o RT-N10E.


  





 


Foi a primeira vez que efectuei uma configuração deste tipo com a norma 802.11n e, devo dizer que estou bastante satisfeito com o performance obtida, com estes 2 modelos de router. E é uma evolução do bridging em 802.11g, a que estou habituado, que apenas atinge cerca de 20Mbps na melhor das hipóteses!..
Reputação 6
Crachá +10
Portanto, se possuem um RT-N10E ou RT-N12E e algum dia precisarem de fazer chegar a rede, por wireless, a uma divisão da casa não abrangida, ficam a saber, basta colocarem lá outro router igual e configurar ambos, segundo a Topologia 2.


 


 


nfh escreveu:

O mais aborrecido é que não vejo forma de alterar a configuração do Asus de modo a desativar o IGMP, que parece ser a fonte do problema, de acordo com muitos relatos que circulam pela internet.


Vou ficar atento a este tópico para ver se consigo da vossa parte alguma solução eficaz para este problema.



 


Pois parece. Mas o que as pessoas provavelmente se esquecem, ou não sabem como referir, é que essa solução, só se aplica a configurações em que o aparelho é efectivamente usado no modo "Router", ou routing, no qual para quase tudo é necessário uma forma de tradução/conversão dos protocolos e endereços de clientes/servidores locais, para rotas de redes ou nós exteriores. Isto não acontece numa rede ou grupos/blocos da rede em que, os nós são baseados em hubbing, switching/bridging, por isso não tem grande cabimento.


 


Mas tenho óptimas noticias para todos vós! Penso ter, finalmente, descoberto o porquè das boxes "congelarem" e a solução definitiva (espero) para esse problema! Já não acontece, aqui em casa, pelo menos. Preciso ainda de conduzir mais alguns testes, peço a vossa paciência, pois tenho pouco tempo para reservar para isto... E talvez precise até da vossa colaboração.


 


@@@Glorioso , @@@tronic e @@@nfh 


 


Já tenho o vosso modelo de router MEO, mas agradecia também a versão de firmware, se possível. Obrigado.


 


Atentamente,
Crachá +4
@@@NeoPT Optimo :D


 


 


Mas tenho óptimas noticias para todos vós! Penso ter, finalmente, descoberto o porquè das boxes "congelarem" e a solução definitiva (espero) para esse problema! Já não acontece, aqui em casa, pelo menos. Preciso ainda de conduzir mais alguns testes, peço a vossa paciência, pois tenho pouco tempo para reservar para isto... E talvez precise até da vossa colaboração.


 
Reputação 6
Crachá +10
Boas a todos,


 


Mais novidades para vós.


 


No seguimento dos testes aos routers RT-N10E e RT-N12E, ambos com o firmware de fábrica, versão 2.0.0.24, efectuei os mesmos testes novamente, desta vez com a box ligada ao Access Point e, implementando a solução que descobri para não "congelar".


 


Tenho a relatar que, após ultrapassado o constrangimento, durante as várias horas dos testes a box de TV não sofreu uma única interrupção! Fantástico não é? De facto, entusiasmei-me ao ponto de pensar - e porque não? - e me atrever a experimentar, a ligar tudo, segundo a Topologia 2, como no ultimo teste e, ligar a box MEO por Wi-fi, através do WDS do RT-N10E. Observem a figura:


 


 


 





 


Posso acrescentar que, a box permanece assim ligada há já, cerca de 16 horas contínuas, e não vacila, nem sequer perante as transmissões HD, em directo, já para não falar que liguei outros dispositivos em simultâneo, quer por cabo ethernet, quer por Wi-fi e, acedi também a streaming, sem qualquer problema...


 


E sem ter desactivado nada! Tenho estado a ler vários artigos sobre o IGMP. Ainda não cheguei a uma conclusão definitiva, mas penso que após isto tudo, continuar a considerar a hipótese de se ter, de desactivar um proxy, como se afirma por ai, parece um enorme disparate...


 


Precisava de um voluntário para um pequeno teste. Alguém quer fazer as honras?


 


Atentamente,


 
Crachá +4
Eu poderia tentar..é possivel fazer com os dois routers como na minha situação sem wireless??


E é possivel adaptar isso a duas box´s?
Reputação 6
Crachá +10
@@@DTechPT 


 


Sim. Não deve existir nenhum inconveniente, desde que sejam modelos recentes e suportem o IGMPv3. Não tive oportunidade de testar com mais que uma box, pois só tenho uma mesmo, mas penso que não há problema...


 


Peço-vos que tentem o seguinte teste:


 


Voltem a ligar tudo, incluindo a box de TV, como tinham, quando aconteceu o congelamento. Depois de ligar a box, e arrancar a imagem, sem a deixar congelar, aguardem o suficiente para poder premir 1-2 vezes, o botão "|<" do comando MEO para saltar o vídeo, alguns segundos para trás e, se a imagem não retomar automaticamente, primam o botão "Play/Pause", ou tentem o processo de novo. Verifiquem durante 2-3 minutos, se conseguem acompanhar a emissão do canal em diferido, premindo "OK" várias vezes para observar se, a barra de progresso do programa, se preenche ao longo do tempo, com o download do restante do stream.


 


Digam como correu. Para já é tudo.


 


Atentamente,


 


Atentamente
Crachá +4
Boas @@@NeoPT , desculpe a ausencia aqui do forum


Eu reparei que as minhas box´s sao mais antigas, daquelas que ainda tinham as horas (desculpe mas eu nao sei o modelo dela)


Será que é isso??
Reputação 6
Crachá +10
@@@DTechPT 


 


Peço desculpa se não me fiz entender. Pretendo apenas que ligue novamente a sua box ao switch/AP e tente visualizar um qualquer canal em diferido (gravado), antes desta ter hipótese de congelar, ou seja, durante aqueles segundos em que a imagem corre normalmente.


 


Atentamente,
Crachá +4
NeoPT escreveu:

@DTechPT 


 


Peço desulpa se não me fiz entender. Pretendo apenas que ligue novamente a sua box ao switch/AP e tente visualizar um qualquer canal em diferido (gravado), antes desta ter hipótese de congelar, ou seja, durante aqueles segundos em que a imagem corre normalmente.


 


Atentamente,



Desculpe @@@NeoPT mas pode especificar melhor??


Quer que entre em um canal diferido antes desta ter hipotese de congelar.. mas depois fazer o que? Que diga quanto tempo se manteve?
Reputação 6
Crachá +10
Olá @@@DTechPT 


 


Sim, isso mesmo. Verifique se a emissão decorre durante alguns minutos...


 


Atentamente,
Crachá +4
Boas @@@NeoPT 


Irei tentar o mais rapidamente e assim que tenha exprimentado eu aviso quanto tempo aguentou


NeoPT escreveu:

Olá @DTechPT 


 


Sim, isso mesmo. Verifique se a emissão decorre durante alguns minutos...


 


Atentamtente,




;)


Boas festas
Boas tardes

Tenho este quipamento:

Belkin Router Wireless N150 (F9K1009az)
Coloquei o equipamento em apenas em modo AP e tenho os mesmos freezes nas box de casa.
Estou a usar o cabo de rede que ligava a uma das box para ligar ao AP que tem 4 portas de rede e uso um cabo para ligar desse AP à MEOBOX.

 

O equipamento está configurado com o ip: 192.168.1.1 e com DHCP desativado.

Tenho instalado a ultima versão de firmware e mesmo assim tenho os bloqueios.

Como está em AP penso que IGMP não será possivel de desativar. O equipamento é simples mas o intuito seria mesmo colocar wireless numa divisão( a ligação por repeater não é possivel pois o sinal está muito longe) será que tenho solução?

Já me lembrei de colocar um switch onde tenho a MEOBOX e passar um cabo para o AP e outro para a MEOBOX mas penso que não iria solucionar nada pois com o AP ligado até a outra box que está ligada ao router da thompson tem os mesmos freezes.

Soluções? alternativas de equipamentos.

foi-me dito que o equipamento a colocar (AP) teria de ser IPTV compativel . É verdade?

Eu em casa tenho estes modelos antigos: dwl-2100ap e dwl-2200ap com a opção IGMP spoofing disable e não me dão problemas.

Queria comprar um que funciona-se como estes.

agradeço toda a ajuda que possam disponibilizar
 
Crachá +2
Tens as boxes ligadas diretamente ao router, ou tens algum switch entre as boxes e o router da MEO?


 


Eu já pensei que o problema poderia ser resolvido substituindo o switch que tenho (que não é inteligente e não suporta IGMP de qualquer espécie), se bem que basta desligar o segundo router (que está em modo AP) para que tudo funcione bem (ainda que o switch não seja seletivo no transporte de tráfego de IPTV, por não ter IGMP).
Uma das boxes está ligada no Thompson e a outra numa das portas do AP. Mas depois falham as duas boxes desde que o belkin esteja na rede.
Se só ligar o belkin na rede falha mesmo só tendo a box que está ligada ao thompson.
No belkin em causa nao permite desativar o igmp nem desativar o multicast no belkin (ap muito basico).

😞
Reputação 6
Crachá +10
Olá @@@cjmcleite e @@@nfh 


 


Antes de mais, bom ano de 2015 para vós.


 


Esse router belkin F9K1009az, é capaz de servir.


 


Atenção: o IGMP Snooping não deve ser desactivado, pois isso contraria o modo de funcionamento regular do IPTV em multicasting e, apenas contribui para causar latência e redução significativa na largura de banda, no "nó" de rede em causa. Teoricamente, podem usar um switch sem gestão de grupos de multicasting, sim, mas isso seria uma situação pouco desejável. Não tenho ainda a certeza se também, se torna um entrave ao funcionamento do proxy IGMP (no router MEO), por haver gestão nuns e não haver noutros.


 


Tenho feito alguma pesquisa sobre o protocolo IGMP e, muita da informação que consultei, aponta para o funcionamento do serviço  IGMP Snooping em, praticamente, todos os switches LAN, sejam estes simples, ou parte integrante de routers wireless. O próprio router MEO tem este serviço a funcionar no seu switch integrado, em todas as portas. Falta ainda determinar exactamente qual a versão do protocolo usada pelo serviço proxy, e como esta está, a interagir com os restantes "nós".


 


Bem, pelo menos se o problema está, penso, no router MEO, que aparentemente não está a resolver correctamente os endereços e hosts dos grupos de multicast, por alguma razão que ainda me está a escapar... Tenho feito uma boa quantidade de testes com diferentes routers/switches.


 


Mas infelizmente, e como devem compreender, nesta época do ano, não tenho tido muita disponibilidade para todas estas averiguações e todo este estudo...


 


Peço-vos um pouco de paciência. Entretanto, agradecia que todos os que estão a ler este tópico efectuassem o mesmo teste que pedi ao @@@DTechPT , com uma box ligada, de cada vez, e depois com as duas em simultâneo: http://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/Tutorial-Ligar-Access-Point-s-ao-router-da-MEO-Boas-pr%C3%A1ticas-e/m-p/62792/highlight/true#M14366


 


Continuem a dar o vosso feedback. Agradeço.


 


Atentamente,
Crachá +4
Boas @@@NeoPT , desde já, um bom ano novo


Eu já fiz aquela "expriência" que me pediu


 


Como fiz: Coloquei a MEOBOX na RTP1 e puxei a emissão 7 segundos para trás


Resultado: A emissão continuou, sem dar qualquer tipo de travamento


PS: Em gravações (7 Dias anteriores) não apresenta travamento


Em um post anterior referiu que não haveria problema se tivesse IGMPv3, mas eu possuo box´s mais antigas, por isso fui ao Diagnostico MEO e seguem ai as Informações


 


Inf. de Sistema


 


Modelo: CISCO KMM3010-PT-A/297


Versão ROM: 1.1053


Versão MEOBOX: 2.4.28975.70 (RELEASE)


 


Inf. de Rede


 


Endreço IP: 19.168.1.65


Default Gateway: 192.168.1.254


 


Será que as box´s que possuo são compativeis com o IGMPv3


 


Fico á espera de resposta, 


 
Boas,


 


Para o cenário tipo II é necessário ter um AP ligado ao router MEO ou é possivel ativar o WDS no router MEO (Technicolor TG784n v3) evitando desta forma o AP intermédio?


 


Ou seja:


 


TG784n (com WDS enabled) <-> Router ASUS em modo Media Bridge


 


Em vez de:


 


TG784n <-> AP <-> Router ASUS em modo Media Bridge


 


Obrigado
Crachá +4
@@@NeoPT , queria lhe agradecer pela ajuda que me tem dado neste problema com o meu router ASUS, mas finalmente consegui fazer com que tudo funcione...


Ontem, eu tive alguns problemas relativos ao serviço Internet/Televisao... simplesmente o meu Router Thomson deixou de comunicar com a central e durante esse dia nao tive serviço..


Hoje, veio um tecnico da MEO ca a casa e trocou o meu router por um Technicolor TG784n v3...


Voltei a tentar ligar o meu segundo router ao novo e tudo funcionou.. so que na configuraçao, esta com IP SHARING, com DHCP desativado e com MULTICAST desativado...


Neste momento tudo funciona e ate tenho receio de mexer la e tudo volte a nao funcionar...


Acha que ira dar problemas por estar em IP SHARING e nao em AP MODE? E que estranhamente esta tudo a funcionar..


 


 


PS: Peço desculpa mas o meu computador por algum motivo deixou de por os acentos


Com os melhores cumprimentos
Boas,


 


Pelo que consegui perceber o Technicolor não suporta WDS, mas como não é um standard certificado só funciona corretamente com 2 aparelhos do mesmo fabricante (mesmo chip).


 


A alternativa que encontrei para não necessitar de HW adicional foi ligar o router ASUS em modo repeater ao router MEO.
Reputação 6
Crachá +10
DTechPT escreveu:

Boas @NeoPT , desde já, um bom ano novo


Eu já fiz aquela "expriência" que me pediu


 


Como fiz: Coloquei a MEOBOX na RTP1 e puxei a emissão 7 segundos para trás


Resultado: A emissão continuou, sem dar qualquer tipo de travamento


PS: Em gravações (7 Dias anteriores) não apresenta travamento


Em um post anterior referiu que não haveria problema se tivesse IGMPv3, mas eu possuo box´s mais antigas, por isso fui ao Diagnostico MEO e seguem ai as Informações


 


Inf. de Sistema


 


Modelo: CISCO KMM3010-PT-A/297


Versão ROM: 1.1053


Versão MEOBOX: 2.4.28975.70 (RELEASE)


 


Inf. de Rede


 


Endreço IP: 19.168.1.65


Default Gateway: 192.168.1.254


 


Será que as box´s que possuo são compativeis com o IGMPv3


 


Fico á espera de resposta, 


 



 


 


Olá @@@DTechPT 


 


Agradeço o seu feedback.


 


O comportamento observado por si é exactamente o que esperava. Indica sobretudo que o problema que está a ter na sua rede é exactamente o mesmo que observei em todos os meus testes. Indica tambem, que não é de todo necessário o IGMP para assistir a uma transmissão de TV numa box IPTV, mas sim se quisermos assistir em directo a essa mesma transmissão, ou em mais que um televisor/box TV em simultâneo.


 


Não esquecendo a sua pergunta: sim, todas as boxes de TV da MEO parecem ser compativeis com o IGMPv3, já que a criação deste protocolo, precede praticamente, qualquer firmware nelas instalado. Só que o elemento chave aqui não são as boxes TV, mas sim os outers/AP's, segundo apurei.


 


Gostaria que os testes fossem mais conclusivos, mas infelizmente, o grau de participação da comunidade foi extremamente reduzido. No entanto, saibam que já foi encontrada uma solução para este problema de travamento de imagem das boxes de TV, a qual revelarei num post, mais adiante.


 


Atentamente,
Reputação 6
Crachá +10
Travis escreveu:

Boas,


 


Para o cenário tipo II é necessário ter um AP ligado ao router MEO ou é possivel ativar o WDS no router MEO (Technicolor TG784n v3) evitando desta forma o AP intermédio?


 


Ou seja:


 


TG784n (com WDS enabled) <-> Router ASUS em modo Media Bridge


 


Em vez de:


 


TG784n <-> AP <-> Router ASUS em modo Media Bridge


 


Obrigado



 


Olá @@@Travis 


 


Peço desculpa, mas tenho andado ocupadissimo.


 


Eu diria que sim, é mesmo necessário um AP intermédio, para poder estender a sua rede, como demonstrado na Topologia 2. De facto, cheguei eu mesmo a procurar essa funcionalidade WDS ou a possibilidade de a "simular" no meu Thomson TG799vn, sem sucesso. Isto, aliado à minha intenção de isolar 2 redes, normas 802.11g e 802.11n, uma da outra na minha habitação levaram me a optar, por tratar o router MEO, como se fosse apenas um simples "modem" de acesso à internet. Foi nesta base que elaborei este tutorial e, assim espero que o entendam.


 


Travis escreveu:

Boas,


 


Pelo que consegui perceber o Technicolor não suporta WDS, mas como não é um standard certificado só funciona corretamente com 2 aparelhos do mesmo fabricante (mesmo chip).


 


A alternativa que encontrei para não necessitar de HW adicional foi ligar o router ASUS em modo repeater ao router MEO.



 


E não suporta mesmo.


 


Houve, há alguns anos atrás, nos primórdios do serviço MEO, ao que parece, segundo pesquisa aqui no MEO Fórum, uma hipótese de tal modo WDS (Wireles Distribution System) ser configurado num router MEO, mas segundo este post do histórico do  fórum não oficial, essa hipótese desvaneceu por completo com a introdução do firmware 8.4.2.Q e restantes actualizações, isto pelo menos, no Thomson TG784n, consulte:


 


http://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/Problemas-ap%C3%B3s-novo-firmware-quot-8-4-2-Q-quot-WDS/m-p/11214/highlight/true#M4245


 


Sim, o ideal será sempre usar dois equipamentos idênticos, de preferència da mesma marca, para o WDS. Mas terá de adquirir, infelizmente, dois AP's com essa funcionalidade e ligá-los como indicado, na Topologia 2.


 


É uma pena que não haja possibilidade de usar o próprio router MEO para suprir esta necessidade. Mas, sejamos realistas, basta fazer uma breve pesquisa pelo histórico do fórum e consultar ainda os tópicos seguintes, onde o tema foi debatido e testado, para facilmente concluir que, o chipset integrado nos routers MEO, regra geral, mal se aguenta com as mais básicas operações e um estrito numero de dispositivos ligados, quanto mais com a carga de todas as tarefas restantes, que lhe desejamos atribuir. Não creio que volte existir o WDS, nos routers MEO, tão cedo, mas veremos:


 


https:///t5/Equipamentos-Internet/Wireless-no-Router-Thomson-TG799vn/m-p/22376/highlight/true#M9680


 


Thomson tg799vn solucao velocidade wireless presa nos 65mbps


 


Sim, o uso de um Access Point, configurado de forma simples, ligado ao router MEO, segundo a topologia 1 continua a ser a escolha mais popular e sensata, para o cliente MEO médio. Contudo, esta nem sempre chega para colmatar os défices de alcance da maioria destes aparelhos. Espero que o seu ASUS esteja a servi-lo, da melhor forma possivel.


 


Disponha sempre.


 


Atentamente,
Crachá +4
Boas @@@NeoPT , estarei pronto para ajudar em qualquer questão para finalmente chegarmos a uma conclusão deste problema... 


 


 
Boa tarde,

 

Sou novo no mundo MEO e na minha moradia queria amplificar o sinal wireless no 1º piso, visto que o alcance que o Router Thompson tem no 1º andar é fraco. Erradamente comprei o TP-LINK WA830-RE que funciona muito bem mas que deixa as box sem funcionar, pois ficam com "Serviço Indisponível" a cada 30 segundos +/-.

 

Ao pesquisar a melhor alternativa a este equipamento da TP-LINK encontrei o post abaixo aqui neste forum - https:///t5/Equipamentos-Internet/Repetidor-compat%C3%ADvel-com-o-Thomson-TG787/td-p/28327 - onde indicam:

 

"em ?09-05-2014 10:02 PM

Boas

Sugiro um router Asus , é 100% compatível e fácil de configurar , deixo aqui os modelos que normalmente recomendo.

 

ASUS norma N

RT-N10U, RT-N10U B, RT-N10P, RT-N12 B1, RT-N12 C1, RT-N12 D1, RT-N12HP, RT-N15U, RT-N16, RT-N66U

 

ASUS Norma AC

RT-AC56U, RT-AC66U, RT-AC68U

 

Deixo aqui também este vídeo tutorial para veres como é simples 

ASUS router quick how-to: expand your Wi-Fi with a range extender

xptopt
Moderador MEO Fórum"

 

Gostaria se fosse possível que aconselhassem se esta informação continua válida, pois assim pediria para trocar o WA830-RE por um Asus Wireless 300Mbps RT-N12 D1.

 

Obrigado
Reputação 6
Crachá +10
DTechPT escreveu:

@NeoPT , estarei pronto para ajudar em qualquer questão para finalmente chegarmos a uma conclusão deste problema... 


 


 



 


Aquando do seu penúltimo post, quase pensei aconselhá-lo a não "mexer" mais na sua rede, caso não se sentisse com coragem, ou disponibilidade. Mas, já que mostra essa prontidão, sugiro que volte a configurar o Asus como Access Point, ligado ao router MEO como indicado na Topologia 1, ou seja, basicamente como tinha, quando verificou o tal travamento da imagem da box TV. Depois verifique, novamente, se acontece o travamento e, aplique a seguinte mudança na configuração do Access point:


 


  • Geralmente, nas definições avançadas da rede de área local (LAN), ou IPTV, ou até na Segurança/Firewall existe um parâmetro, tipicamente designado por IGMP Snooping, podendo ter outros nomes como, Multicast Filtering, Multicast Forwarding, etc... Este parâmetro deve ser activado, como exemplificado abaixo;
 


 




 


Aplique a pequena alteração à configuração, salvando-a e, reinicie o router. Aguarde um minuto... A  box de TV deverá voltar a receber imagem e funcionar, agora sem interrupções. Se tal não suceder, posto isto, reinicie também o router MEO e todos os routers e dispositivos da rede, a ele agregados, incuindo a box de TV, novamente. Volte a verificar o correcto funcionamento da box de TV.


 


Notaisto foi testado, com resultados positivos, por mim próprio, em pelo menos 2 routers diferentes e, esta, é a primeira solução que encontrei para o travamento das boxes de TV! Na verdade, ao que parece, basta que o Access Point usado, seja compatível com o IGMP v3 e tenha um serviço IGMP snooping, a funcionar por defeito, para nem ser preciso alterar nada nas configurações e a box funcionar normalmente, um comportamento também por mim observado.


 


As outras alternativas serão apresentadas oportunamente, num próximo post. Se surgirem duvidas, estarei ao dispor...


 


Atentamente,