Tutorial: Ligar Access Point's ao router da MEO - Boas práticas e figuras exemplo



Mostrar a primeira mensagem
Tópico fechado, já não permite mais respostas.

272 respostas

Crachá +2
Boa tarde, estou a tentar usar o RT-N12 D1 da Asus em modo AP. O problema na minha rede é que tenho a BOX secundária ligada por um cabo de rede fora do raio de acção Wi-Fi (diminuto!!!) do Router da MEO (Tomson TG 784). Ora tendo só a ponta do cabo só posso ligar um equipamento, a BOX neste caso, e quero usar o AP para ligar a BOX e ter rede Wi-Fi nesse ponto da casa, mas não estou a ter sucesso e pelos meus parcos conhecimentos informático não estou a conseguir resolver. Tendo o RT-N12 em modo router tenho Wi-Fi mas a box do MEO não funciona, em modo AP é o inverso, a BOX trabalha mas não consigo ligar à rede Wi-Fi, alguma dica?
Reputação 6
Crachá +10
Olá @@@Glorioso 


 


Presumo que se queira referir ao modo "repetidor" e, não ao modo router. O modo router/gateway, nunca se aplica a este tipo de configurações, pois esse já é o papel do router MEO na rede.


 


Presumo que quando diz "ter Wi-fi", ou "quando a box trabalha" (por cabo ethernet) é porque consegue ter acesso à Internet por uma dessas vias, e que aparentemente efectuou todas as configurações correctamente, segundo a Topologia 1 deste tutorial.


 


Faça o seguinte, por favor: através do seu browser aceda a ao RT-N12 pelo endereço que o identifica na rede (normalmente 191.168.1.1) e em "Internet Setup" ou em outra secção da configuração cujo o nome não posso precisar, encontre os seguintes modos de operação:


 


  • Wireless router mode
  • Repeater Mode
  • Access Point (AP) mode
 





 


 


Copie o texto descritivo de cada um e cole no seu próximo post para que conste aqui, pois não há muita informação sobre o que essa nova variante do RT-N12 trouxe de novo e preciso confirmar algumas funcionalidades.


 


Atentamente
Crachá +2
Obrigado pela ajuda, mas tentei trocar por um AP com 4 porttas da TPLINK e o resultado foi o mesmo, ou funcionva o wireless ou as portas, nunca ambos o que inviabilizava aquilo que queria.


 


Resolvi o problema com um Switch e um AP ambos da TPLINK, tenho a segunda box a funcionar bem, tenho 5 portas de rede e a rede wireless a funcionar sem problemas.


 


Agradeço também à PC Diga pela atenção e paciência que tiveram para me aturar e nas sucessivas trocas de equipamentos.
Reputação 6
Crachá +10
@@@Glorioso 


 


E qual era, esse modelo de Access Point da TP-Link?


 


Era importante esclarecer se o router Asus RT-12 está de facto a usar um modo AP completo, pois sei que alguns aparelhos deste tipo apenas gerem o sinal para uma interface (Wi-fi ou ethernet) de cada vez, sendo necessário o uso de firmware DD-WRT. Se ligou apenas a box e não conseguia obter imagem na TV, isto poderia dever-se ao serviço IGMP, que basta desactivar nesse caso para a box funcionar correctamente. Normalmente nos routers da marca Asus é possivel desactivar esse serviço.


 


Experimentou ligar um PC ou outro dispositivo por cabo ethernet ao AP, quando a box apresentava dificuldades, para despistar o problema?


 


Não chegou a postar o que lhe pedi. Isto é importante pois necessito de saber exactamente o que faz o modo AP nesse router RT-N12, já que esta informação infelizmene não consta nem no manual, nem em qualquer outro sitio. Se o mesmo não estiver preparado para colocar todas as portas ethernet em "bridge" em conjunto com a Wireless LAN, então este router pode ser mesmo uma má aquisição.


 


Atentamente,
Crachá +2
Bom dia @@@NeoPT , o equipamento em causa era este Router Asus RT-N12 D1 , não coloquei as imagens que me pediu porque entretanto tinha voltado à loja e trocado por um TP Link TL-WR841ND que obtive ainda piores resultados, só conseguia ligação por cabo e mesmo assim a TV estava sempre a "cair".


 


Resumo, com o Asus conseguia que a Box funcionasse bem, sem quebras e conseguia ligar equipamentos por cabo e tinha rede e net sem problemas, mas não conseguia sequer ligar qualquer equipamento por Wireless, dava erro de autenticação. Com o TP Link o resultado era semelhante, tinha rede por cabo e não conseguia ligar por Wireless, a diferença era a Box que perdia sinal.


 


Neste momento tenho um Switch TL-SF1005D e o AP TL-WA801ND e os resultados são excelentes, aconselho esta configuração, fácil de instalar e resultados excelentes.


 


Aproveito para colocar uma questão, se colocar ambas as redes, a do router MEO (THOMSON TG784) e a do AP com o mesmo nome e password que acontece? Os equipamentos selecionarão a fonte com melhor sinal automáticamente?


 


Obrigado pela atenção
Crachá +4
Boas, é o seguinte eu recentemente adequiri um router Asus RT-N12E e queria utiliza-lo como segundo router


PS: O meu pacote atual é de M5O ADSL


Na minha casa a instalação que os tecnicos deixaram é a seguinte:


 


http://i.imgur.com/9BDbVii.png


No entanto, percebi que poderia aproveitar o cabo LAN que vinha do outro router para ligar este segundo router.. uma vez que onde se encontra a segunda box ja não tenho alcance do sinal...


Até ai tudo bem... mas os problemas começaram a surgir durante a instalação... eu segui passo a passo este tutorial : https://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/Tutorial-Ligar-Access-Point-s-ao-router-da-MEO-Boas-pr...


O problema é o sinal WIFI do segundo router.. alem de não o apanhar suficiente a rede do segundo router esta bastante instável...


Alem disso não consigo entrar na pagina de config. do router


Segue-se uma imagem da rede depois da modificação


http://i.imgur.com/z1VYmws.png
Crachá +4
@@@NeoPT Ao contrario do router RT-N12 que o @@@Glorioso possui o meu so tem 2 opções, ou AP Mode ou modo normal... não tem modo Repeator Mode


 


Os meus cumprimentos

 
Reputação 6
Crachá +10
@@@DTechPT 


 


E o que diz esse modo AP, quando acede à página de configuração do mesmo? Por favor, trancreva tudo para aqui ou insira um printscreen, agradeço.


 


Atentamente,
Crachá +4
Bem, eu até faria isso mas não consigo mais abrir a pagina do router.. ja nem o reset faz efeito?? o que será que está a fazer isto???


 


Os meus cumprimentos

 
Crachá +4
Aliás, eu até consigo aceder a internet a partir dele mas só por cabo... nem aparece por wifi 😞
Crachá +2
@@@DTechPT foi esse o meu problema, desisti, a solução switch/AP é a mais fácil 😠
Crachá +4
@@@NeoPT Depois de muita insestencia consegui entrar na pagina do router... seguem ai as printshttp://i.imgur.com/cw2OxvY.png


http://i.imgur.com/lBd5tp8.png
Reputação 6
Crachá +10
Glorioso escreveu:

...não coloquei as imagens que me pediu porque entretanto tinha voltado à loja e trocado por um TP Link TL-WR841ND que obtive ainda piores resultados, só conseguia ligação por cabo e mesmo assim a TV estava sempre a "cair"...


 


... Com o TP Link o resultado era semelhante, tinha rede por cabo e não conseguia ligar por Wireless, a diferença era a Box que perdia sinal...



 


Tal como referi no post anterior à sua resposta, no caso de se observarem apenas dificuldades na operação da box TV, em ligações por cabo ethernet, segundo o que se diz nos foruns, significa que o AP/router onde a box está ligada tem um serviço IGMP activo e, basta o mesmo ser desactivado para tudo ficar normal. Mas, uma vez que diz não ter conseguido ligar por Wi-fi com esse TL-WR841ND, pouco lhe valia...


 


Nota: O TL-WR841ND é mais um router de função básica e após consulta das suas especificações e manual, não encontrei nenhuma referência a funções especificas de APs ou repetidores.


 


 


Glorioso escreveu:

 


Aproveito para colocar uma questão, se colocar ambas as redes, a do router MEO (THOMSON TG784) e a do AP com o mesmo nome e password que acontece? Os equipamentos selecionarão a fonte com melhor sinal automáticamente?


 


Obrigado pela atenção



 


Sim, mas não tão linear, não depende apenas do SSID e password. As configurações relativas ao modo de segurança, encriptação e norma 802.11 de sinal usadas devem ser equivalentes, em ambos os aparelhos e, é tambem conveniente, os dispositivos periféricos da rede, serem todos compativeis com essas configurações, caso contrário poderá encontrar problemas com alguns deles, enquanto outros se ligam sem dificuldade. O canal de rádio usado, deve neste caso, ser diferente.
Reputação 6
Crachá +10
@@@DTechPT  e @@@Glorioso 


 


ROUTERS COMO O ASUS RT-N12(x)


São geralemnte constituidos por um hardware com fracos recursos e o firmware vem programado apenas com o essencial. Agora, se permitem ou não usar para o fim que pretendem, não posso ainda confirmar.


 


 Dicas para todos os que estão a ler o post: em primeiro lugar tentar actualizar o firmware original, através do suporte da Asus. Se isso não ajudar, em segundo, tentar obter o modo ethernet bridge+Wi-fi, com um firmware DD-WRT. E em ultimo, se tudo falhar ou não conseguirem entender-se com aqueles procedimentos, talvez considerar um repetidor/AP alternativo. A solução apresentada pelo @@@Glorioso, switch + RT-N12, também é uma boa ideia, bastante simples, embora implique mais um investimento e mais um aparelho a consumir energia e a ocupar espaço.


 


Em ultima análise, quando se sentirem determinados a comprar um aparelho destes para funcionar como access point, não escolham pura e simplesmente qualquer um, ou só porque é mais barato. O barato às vezes, sai caro. Se querem ter internet wireless e LAN tudo combinado devem, procurar aparelhos completos que se insiram na categoria de "gateway residencial" (assim como o router meo) ou que possuam (de fábrica) um modo Access Point genuino. Em todo o caso, informem-se sempre o melhor possível antes de fazerem uma compra.


 


O vosso feedback continua a ser valioso. Graças a isto, encontrei mais um lembrete útil, em relação a este problema, para pôr no inicio do tutorial.


 


P.S. - Existe, efectivamente, uma outra forma de ligar um router como o RT-N12 ao router MEO, ficando a funcionar com o wireless e LAN em simultâneo mas, isso implica ter de usar uma segunda rede isolada, com DHCP, subnet e gama de IP's diferente, do router MEO. Fazer bastante "port forward" entre os dois aparelhos, etc... É um processo menos prático, pouco procurado e, é assunto para outro tutorial, se arranjar vagar para isso...


 


Atentamente,
Crachá +4
Obrigado @@@NeoPT , fiquei bastante esclarecido


O que me aconselha a fazer??


Poderia trocar por que modelo???


E isso de utilizar o Switch, como funciona?
Crachá +4
@@@NeoPT Boas, eu decidi arriscar e comprei um Switch TL-SF1005D (O mesmo que o @@@Glorioso têm)


Liguei o cabo que vem do router MEO até ao switch, liguei um 2º cabo lan até a MEOBox e um 3º ao PC


Configurei o router para modo AP e de facto o Wifi funciona, só tenho um problema, as box de casa travam.. não é so a que está ligada ao switch, é a principal (Com HD) que está ao lado do router...


Agradecia uma resposta para o meu prolema, uma vez que é so isto que de momento não está a funcionar


 


Os meus Cumprimentos
Crachá +2
E sem o segundo router na rede as boxes trabalham bem?
Crachá +4
Sim
Reputação 6
Crachá +10
DTechPT escreveu:


Obrigado @NeoPT Boas, eu decidi arriscar e comprei um Switch TL-SF1005D (O mesmo que o @Glorioso têm)


Liguei o cabo que vem do router MEO até ao switch, liguei um 2º cabo lan até a MEOBox e um 3º ao PC


Configurei o router para modo AP e de facto o Wifi funciona, só tenho um problema, as box de casa travam.. não é so a que está ligada ao switch, é a principal (Com HD) que está ao lado do router...


Agradecia uma resposta para o meu prolema, uma vez que é so isto que de momento não está a funcionar


 


Os meus Cumprimentos


[/quote]
No switch não estaria o problema, de certeza, já que se verificou que o mesmo modelo nao causou problemas ao outro contribuidor. De qualquer forma são raros os switchs que causam este tipo de problema.


 


Parece mesmo indentificar-se um serviço IGMP a funcionar no seu router Asus, portanto o simples desactivar deve devolver o correcto funcionamento ás boxes de TV. Para desactivar o serviço IGMP no Asus RT-N12E:


 


1- Aceda à inteface web do seu router (http://192.168.1.1), clique em "LAN" e no separador "IPTV".


 


2- Marque tudo como "Disable" nesse separador.


 


3- Faça "Apply changes" e reinicie o router. Reinicie tambem o router MEO e todas as boxes de TV.


 


Atentamente,


 
Crachá +4
Vou tentar
Crachá +4
Boas @@@NeoPT não consigo encontrar isso do IGMP..
Reputação 6
Crachá +10
@@@DTechPT 


 


Desculpe, estava a referir-me a uma revisão de firmware anterior à do seu RT-N12. Deve então encontrar-se em "LAN", separador "IPTV".


 


Vou acrescentar a informação correcta ao post anterior.


 


Atentamente,
Boas tb comprei o router asus rt-n12e (ja tinha o rt-n10 e funcionava as mil maravilhas) o rt-n12e em modo ap tem a configuração do iptv?
Reputação 6
Crachá +10
tronic escreveu:

Boas tb comprei o router asus rt-n12e (ja tinha o rt-n10 e funcionava as mil maravilhas) o rt-n12e em modo ap tem a configuração do iptv?



Talvez não, bem visto. Eu não possuo esse router, por isso não tenho como verificar. Porém sei que há casos em que algumas configurações permanecem activas, tendo de se modificar por telnet.


 


@@@DTechPT 


 


Tente ainda o seguinte: verifique se no seu RT-N12, existe o parâmetro "Enable IGMP Snooping", em "Wireless", separador "Professional". Altere para 'Disable', faça 'Apply'. Reinicie o router e toda a sua rede.


 





 


 


Atentamente,
so tenho:


Preamble type: Long preamble ou short preamble


b/g protection enable ou disable


aggregation enable ou disable


short gi enable ou disable


wlan partition enable ou disable


rf output power 100% 70% 50% 35% 15%


 


obrigado