Ping elevado em jogos online .

  • 7 October 2014
  • 853 respostas
  • 17796 visualizações

Reputação 6
  • Dinamizador Sénior
  • 707 respostas
Criei este tópico de forma a que com a ajuda de todos podermos criar uma amostra que nos primita detectar qual é o porque dos pings elevados a certas hora , desde já agradeço a participaçãode todos.


 


Nota... para compreender o resultado do Tracert .





 


Podem também fazer download destes ficheiros para fazer o ping test.


 


Test – CSGO/DOTA2/ Warface/ WorldofTanks
http://speedy.sh/hHrft/MEO-Ping.bat
Test - league of legends
http://www.reddit.com/r/leagueoflegends/comments/1fzcos/lolping_check_your_ping_before_a_game/


 


Aqui está o meu teste ao server do CSGO feito ás...


 


23H 06-10-2014


 


code:
Tracing route to gw.lux.valve.net [146.66.152.1]
over a maximum of 30 hops:

1 <1 ms <1 ms <1 ms router.asus.com [192.168.2.1]
2 2 ms 1 ms 1 ms 10.239.xxx.x
3 1 ms 2 ms 1 ms bl3-76-150.dsl.telepac.pt [213.1
4 4 ms 3 ms 3 ms bl3-76-229.dsl.telepac.pt [213.1
5 4 ms 3 ms 3 ms lis2-cr1-hu-3-0-0.cprm.net [195.
6 129 ms 134 ms 140 ms lon1-cr1-be1.cprm.net [195.8.0.2
7 41 ms 39 ms 39 ms lon3-cr1-be3.cprm.net [195.8.1.6
8 234 ms 238 ms 248 ms frk1-cr1-te7-1-0.cprm.net [195.8
9 215 ms 219 ms 225 ms decix.valve.net [80.81.193.63]
10 158 ms 158 ms 158 ms gw.lux.valve.net [146.66.152.1]

 


Nota… entre as 00H e a 01H o ping esteve normal


 


01H30 AM 07-10-2014


code:
Tracing route to gw.lux.valve.net [146.66.152.1]
over a maximum of 30 hops:

1 <1 ms <1 ms <1 ms router.asus.com [192.168.2.1]
2 2 ms 2 ms 1 ms 10.239.xxx.x
3 2 ms 6 ms 1 ms bl3-76-150.dsl.telepac.pt [213.13.76.150]
4 4 ms 3 ms 3 ms bl3-76-229.dsl.telepac.pt [213.13.76.229]
5 4 ms 3 ms 3 ms lis2-cr1-hu-3-0-0.cprm.net [195.8.10.201]
6 28 ms 31 ms 31 ms lon1-cr1-be1.cprm.net [195.8.0.218]
7 40 ms 39 ms 39 ms lon3-cr1-be3.cprm.net [195.8.1.6]
8 140 ms 143 ms 143 ms frk1-cr1-te7-1-0.cprm.net [195.8.1.70]
9 147 ms 146 ms 142 ms decix.valve.net [80.81.193.63]
10 151 ms 150 ms 152 ms gw.lux.valve.net [146.66.152.1]

 


 


 


Serviço: MEO5O Fibra 100MBPS


Localidade:Lisboa


Router: TG784v3 FW10.2.1.L


Ligado por lan


Jogo: CSGO


 


 


Peço a todos os que tiverem o mesmo problema com este jogo ou qualquer outro ou aplicação


que coloquem aqui os resultados para podermos fazer um despiste do problema.


 


 

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

853 respostas

Reputação 3
Boa tarde,
Já que os moderadores em nada contribuem para a resolução deste amplo problema, venho convidar os colaboradores @@@Maria_MEO , @@@Luís_MEO , @@@Jorge_MEO a virem a este espaço fazer ao menos um comentário que seja.
Considero que esta situação já ultrapassou os limites do razoável.
Agradeço ao pessoal que concorde com o meu pedido que faça um like para ajudar a mensagem a chegar aos responsáveis.
Obrigado
Reputação 2
Uma vergonha estes pings. So se consegue jogar a partir das 4 ou 5 da manha até as 5 da tarde. 
Reputação 1
Muito embora a publicação de reclamações sucessivas em nada contribua para a resolução deste problema, a escolha de palavras ("Os moderadores não têm nada que contribuir") faz passar a mensagem que foi feito como Pilatos: «daqui lavo as minhas mãos». Não fica bem a uma equipa moderadora este tom.
Sim 5 da tarde e já não se consegue jogar sinceramente, uma pessoa tem uma folguinha quer aproveitar não pode, ando a pagar para estes terem a lata de me dizer que não têm culpa.
Boa noite, 

 

Caro NeoPT   acho que não anda a ler esta thread com atenção, a maioria dos que se queixam aqui já demonstraram que o problema não vem de suas casas pois os pings aos servidores PT são óptimos, pedir ajuda no suporte como se fosse uma avaria resolverá nada, aqui tornou-se bastante óbvio que só no tráfego internacional é que todos os clientes PT têm problemas, o que indica muito provavelmente que existe um estrangulamento que  vem ou do facto da infraestrutura da PT não suportar a quantidade de clientes  e os serviços que oferece, ou estar a haver um "bloqueio" dos clientes particulares em favorecimento dos clientes empresariais... basta ir a cprm.net.

 

Tendo já comparado a net que tenho em casa e tendo latencias baixas e excelente largura de banda até aos servidores PT, comparando depois com amigos que cujos ISP's são NOS e Vodafone cujos pings são muitissimo melhores em trafego Internacional é fácil concluir que a PT entrou em decadencia pois até há uns 4 anos atrás era o melhor ISP e agora claramente não o é,  cada um só pode dar aquilo que tem.

 

Talvez não se tenha dado conta caro NeoPT mas quando se escreve ping e MEO  no google vem-se directamente a esta thread porque o algodão não engana, a PT é o pior ISP actualmente, eu há 3 anos que ando nesta lengalenga e só piora, por isso nos próximos dias receberão a minha carta de rescisão porque a unica avaria que poderia reportar ao apoio MEO é andar a vender aquilo para o qual não tem capacidade.

 

 
Reputação 1
E A QUESTÃO PARA UM MILHÃO DE EUROS QUAL É?


 


"Tratou-se de uma situação atípica que se deveu a um crescimento anormal do tráfego de interligação internacional"- Disse a Admin @@@Vera_MEO  que representa a PT aqui neste Fórum.


 


A única coisa anormal que existiu aqui foi um crescimento repentino de clientes na PT (mais de 100 mil nos últimos meses, segundo relatórios publicados) e esta não reune as condições necessárias para os suportar. Ao existir um crescimento tão elevado no tráfego (principalmente Internacional, porque também há problemas a nível nacional mas ainda não foram abordados aqui) a única opção definitiva e JUSTA para os clientes é a contratação de mais linhas nos Backbones de Interligação, para não haver engarrafamento no tráfego mas, isso acarreta despesa. Para quem não sabe, a contratação de mais largura de banda (mais linhas como referi atrás) nos backbones pode chegar a alguns milhares de euros por mês (poucos digo já) mas para isso era preciso a PT ter dinheiro para gastar (investir). A Oi já colocou à venda inclusivé as torres de comunicações da PT, para fazer dinheiro, para tapar os BURACOS. Portanto não esperem melhorias significativas, nem estáveis, nem a curto prazo pois não vão haver.


 


Agora aqui vai a questão:


PARA QUE QUEREM ELES OS IP'S DOS SERVIDORES A QUE NOS LIGAMOS?


 


O facto de estarmos para aqui a dar IP's não vai fazer com que haja mais largura de banda.


Eles querem os IP's para fazerem "Qos" dando-lhes assim prioridade sobre os outros dados e com isso calam que se está a queixar. Por isso os ping's baixam mas os "packet loss" continuam a existir, não só nos jogos, mas também num download normal de ficheiros.


E com esta solução que eles encontratram para nos calar, não gastam um tostão.


 


PORQUE SE ALGUÉM ESTIVESSE A RESOLVER O PROBLEMA DE RAÍZ, NINGUÉM ANDAVA A PEDIR IP'S AOS CLIENTES.


 


Cumprimentos.


PLourenço


 


 
Reputação 2
a palhaçada continua e ng resolve isto. enfim. MEO = TRISTEZA
Boa noite a todos os utilizadores que estão com este problema, vou aqui contar o meu caso.

Tenho tido pings elevados no league of legends, cerca de 170 ping constante e ha uns dias atingiu os 8000 (oito mil)  ping, tornando o jogo impossivel de jogar. Liguei para o apoio tecnico da meo pelo que me inventaram uma grande variedade de desculpas, desde a televisao roubar 8 a 6 megas de internet (tenho 30 megas fibra) por cabo, logo nao sao os 30 megas garantidos por eles. Eu liguei cerca de 5 vezes para eles nesta ultima semana sempre a reclamar o serviço, vieram técnicos a minha casa e a unica coisa que fizeram foi mudar a porta do router, manteve-se tudo igual. Disseram me que o problema era do jogo desde do patch 4.13 ( que por acaso foi lançado em Fevereiro, estamos em Outubro e no patch 4.18 do lol). Dois dos técnicos da meo nao foram correctos na forma como me esclareceram as informações, fizeram-me passar por parvo literalmente. Tenho 1 ano e meio de fidelização, e vou tentar rescindir o contrato com a meo. Disseram me como a muitos outros que ja li neste tópico que a culpa nao era deles mas do jogo e que nao podiam fazer nada quanto a isso.
Reputação 4
Boa tarde a todos,


 


Em representação do MEO gostaria de agradecer a vossa rapidez no reporte deste tema, dando exemplos bastante claros das situações que têm encontrado quando acedem às plataformas de jogos online. Assim, gostaria de esclarecer que o MEO tem estado nos últimos dias a analisar os constrangimentos apresentados também neste fórum e que estamos a trabalhar para melhorar/corrigir esta situação.


 


Lamentamos a vossa insatisfação e daremos novidades sobre este tema brevemente.


 


Obrigada 
Belo lixo esta internet, andamos todos a ser roubados.

 
Reputação 3
Tal como tinha dito, eu fiz uma esposição da situação a varios orgaõs da imprensa nacional


Aqui fica uma resposta


http://pcgaming.pt/8661-clientes-da-pt-queixam-se-de-niveis-de-ping-demasiado-elevados-em-jogos-online#.VEbJyvnF98E


 


Se a PT quer guerra, é guerra que vai ter
Reputação 1
Boas,


Após ter conversado com 3 equipas técnicas, venho aqui fazer o resumo.


1ª Equipa Técnica (da linha de Apoio Técnico) o resultado foi como todos sabem igual a zero.


2ª Equipa Técnica (Técnicos de Assistencia Técnica de Rua) o senhor que veio a minha casa fez-me o favor, após ter pedido muito, para ele expor a situação ao director do departamento técnico encarregue da Internet e após a chamada (efectuada à minha frente) ele disse "pronto já está comunicado mas, segundo o que o director disse, se fosse eu, não tinha grandes esperanças que alguma coisa seja resolvida.


3ª Equipa Técnica (Da Manutenção dos Servidores PT/TELEPAC) Após análise em simultâneo comigo, eu a fornecer IP's e traceroutes, a senhora que me atendeu, no final disse que realmente existia um problema, que já tinha toda a informação que necessitava para preencher o relatório e que tinha acabado de enviar o relatório para a equipa de Engenharia que trata das interligações dos BackBones (CPRM).


Portanto se a equipa de Engenharia da CPRM já tem conhecimento, será uma questão de aguardar 48/72 horas. Ficaram de me ligar. Ainda não recebi chamada. (Isto foi ontem)


Caso isto não seja resolvido nos próximos dias, pois bem, tenho a dizer-vos para esquecerem a PT/MEO, pois eles nunca mais vão resolver o problema. (Se é que para eles isto será problema)


E só consegui chegar tão longe porque sou cliente empresarial.


 


Tenho mais dois serviços da NOS e esses estão cinco estrelas, como coloquei num post mais atrás.


O problema reside nos servidores de Interligação aos backbones de Fibra.


Os servidores que a PT usa são próprios, chamados CPRM, mas que pertencem à PT/MEO, ou seja, só não resolvem o problema se não quiserem.


A ZON/NOS contratou as interligações aos BackBones a uma empresa externa estrangeira chamada COGENT, que tem servidores de Interligação de backcones em todo o MUNDO, incluindo cá na "espinha dorsal " de fibra que temos em Portugal. Daí a ZON/NOS estar a funcionar 5 estrelas.


 


Cumprimentos a todos.
Reputação 6
Boa tarde a todos
Tal como tinha dito inicialmente o tópico foi iniciado para ter uma amostra concreta de onde estava o problema .
Caso contrario sempre que contactassem os serviços técnicos o problema não iria ser detectado e provavelmente a resposta seria não detectamos nenhum problema .


 


Como já todos conseguimos perceber o problema está nos pears pertencentes á CPRM.Net, portanto este tópico teve sucesso ao esclarecer isso .


 


Compreendo a frustração de todos , mas não concordo com o que tem sido dito em relação aos moderadores , visto que todos temos feito o melhor que podemos para ajudar , deixando de fazer apenas o trabalho de moderação e perdermos dezenas de horas por semana a pesquisar soluções para os problemas que vão aparecendo aqui no fórum .


 


Espero que o problema fique resolvido rapidamente ,e porque tal como vocês também jogo CSGO , D3 , POE , COD etc , mas como moderador já fiz o que podia para tentar acelerar a resolução do problema , agora tenho que aguardar como cliente .
Reputação 1
Boas,


Bem, mais um dia impossível para Counter Strike Source. Só Reino Unido mesmo, o resto está KO.


Já agora se alguém conhecer servidores nacionais de CS Source MOD: GUNGAME, que me envie aí meia duzia de ip's para ver se eu jogo.


 


Cumprimentos,


PL
Apresentem as vossas queixas à ANACOM que é a entidade reguladora dos ISPs cá em Portugal, e vos garanto que as queixas enviadas para lá afetam a PT, as enviadas para o suporte da MEO, para a DECO, etc, não servem para nada em casos técnicos destes.


 


Deixo aqui o link para apresentarem as vossas queixas: Reclamações ANACOM


 


 


Dentro do assunto, ontem Domingo, tive sempre latências razoaveis enquanto tive a usar a net, mas a partir de hoje à noite voltaram a subir bastante. Este problema já existe à mais de uma semana no meu caso e até agora ainda não fizeram nada, e já enviei reclamação para a MEO, e disseram que me iam contactar do departamento técnico, isto aconteceu a semana passada, até agora continuam sem me contactar.
Reputação 3
@ Paulo.Santos


Então nesse caso calcem as botas, ponham-se a andar daqui para fora e encerrem este fórum.


Pois se o vosso objectivo é: "não têm nada que contribuir" penso que está tudo dito.


Se vocês não ajudam quando a coisa complica, também não são precisos para o resto, porque para isso qualquer fórum de informática pode ajudar todos os que foram ajudados até à data.


 


Cumprimentos,


Eu mesmo


 
Reputação 3
Fiquem descansados, não volto a postar neste fórum para não incomodar mais ninguém.


Devem compreender a frustração de quem está há 20 dias privado de fazer uso daquilo que paga para usar.


 


Deixo só duas questões e espero que respondam com sinceridade:


 


A primeira para o @@@NeoPT :


“As vossas queixas estão a ser seguidas e os meios deverão estar prestes a ser accionados. Basta aguardarem.”


 


Acha normal ou até mesmo razoável e aceitável que ao fim de mais de 2 semanas “os meios deverão estar prestes a ser accionados. …” ?


 


A segunda para o @Paulo.Santos :


…não só enquanto fórum oficial através dos Moderadores e Colaboradores (quando necessário)…”


 


Não acha que devido à dimensão que esta situação atingiu, os tais colaboradores, não deveriam já ter dito uma palavra sobre o assunto, ou não acha necessário?


 


Tal como disse no início, não volto a postar neste fórum,


Fui…
Reputação 6
Crachá +10
Na qualidade de contribuidor e cliente, eu abstenho-me de expressar a minha opinião sobre a latência, e o que está provavelmente na sua origem, para não acender o lume, a mais debates paralelos, aqui neste tópico.


 


O que posso afirmar, é que a este ponto, se chegar a ser necessário, a unica entidade que pode realmente defender os nossos interesses é a Defesa do Consumidor (DECO). A MEO defende os seus e mal, aparentemente. A Anacom, nem comento.


 


Vejam o que sucedeu com o caso da migração do serviço analógico de TV para o TDT (digital). Quem viu a ultima reportagem do programa "Sexta ás nove", na RTP1, entende o que digo.
Boa tarde camaradas, 

É sempre bom saber que nao sou o unico com o problema de High ping durante a noitinha (maioritariamente à noitinha), tambem é bom saber que a meo nada quer saber dos utilizadores.Sem tentar ser "rude", seria possivel algum staff da meo, nem que seja a senhora que limpa o chao, vir aqui dizer alguma coisa? Fico a espera da resposta.. 

Abraço.
Reputação 2
pessoal, metam na cabeça que a ida de um tecnico a casa nada resolve acerca dos pings, porque isso afecta todos os users meo, nao tem nada a ver com o equipamento... É mudar de ISP e tá feito.
Reputação 2
Continua a mesma barrasquice... Um bocadito melhor, mas nada de especial... bah.
Reputação 4
Boa noite,


 


Tal como disse ontem estamos a analisar o tema que aqui tem sido discutido. Verificamos que alguns de vós já notaram diferenças mas queremos resolver o problema de raiz, assim peço a ajuda de todos para me enviarem por mensagem privada a seguinte informação: IP do servidor do jogo que estão a jogar e Nome do jogo.


 


Gostaria ainda de esclarecer que este é o forum oficial e do MEO e que todas as interações com a equipa de gestão são oficiais e verdadeiras.


 


Agradeço o vosso feedback e colaboração! E finalmente, também uma palavra de agradecimento aos nossos moderadores que têm sido incasáveis nestes dias!
Venho alertar futuros clientes MEO, ou quem está a pensar nisso e essencialmente gamers que procuram bom serviço de internet e bom ping/latência.
 
A MEO neste momento oferece um serviço de internet em que sensivelmente das 17:00h às 01:00h (hora onde mais pessoas utilizam internet como é natural) o ping em relação a servidores estrangeiros ronda os 150 para cima, o que como é óbvio impossibilita praticamente de jogar e ainda ver streams, ver vídeos no youtube, etc. com qualidade razoável e sem que esteja constantemente a empancar (crashar). As reclamações já foram mais que muitas, inclusive no seu fórum oficial como podem ver que já atingiu 28 páginas em dias. No entanto não se dignam se quer a dar uma resposta ou a resolver o problema. Depois de vários testes por parte dos clientes todos chegamos á mesma conlusão: o problema não é de nenhum jogo, de nenhum servidor, de nenhum router, de nenhum computador, mas sim do serviço MEO, apesar de mesmo assim o serviço técnico por vezes não o querer admitir.
http://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/Ping-elevado-em-jogos-online/td-p/52347/highlight/false
 
MODERAÇÃO: 
Post movido para o tópico onde está a ser discutido este problema, por favor peço que não criem mais tópicos para o mesmo assunto.


 
Reputação 3
Seria também interessante a imprensa nacional dedica aos videojogos a aos e-sports e a informática fazerem notícias sobre este assunto, afinal é o dever deles exporem informação relevantes sobre assuntos que tem haver com estes temas, e se souberam premiar a PT com vários prémios, também agora deveria informar sobre esta situação
Reputação 1
zuadao escreveu:
 

 

tipepe escreveu:

maxnuker :

o 2nd hop do traceroute tem a ver com a placa existente no CMTS, 

Do site official da Cisco:

The CMTS is a Cisco Universal Broadband Router (uBR) with features that enable it to communicate with a Hybrid Fiber Coaxial (HFC) Cable network via a Cisco MCxx cable modem card .


 

Se tu o dizes então devo ficar mais descançado  , lol .

Explica se puderes o porquê de estár anónimo .

É que em outros operadores isto não apareçe .

Será que a MEO é especial ?!!

 

 

porque o router esta defenido para bloquear pedidos ICMP

 

é feito assim normalmente para prevenir ataques com denial of service.

 

agora esta caladinho va...

Boas noites,

 

vocês os dois (maxnuker e zuadao) estão a gozar com todas a pessoas que passam por este tópico não é?

 

É que nenhum dos dois acertou numa única palavra daquilo que escreveu, apesar de as terem escrito com um tom de sabedoria incrível!!!!!

 

Em vez de mandarem estar calado quem não devem, calem-se os dois, caso pretendam continuar a dar informação errada e de qualidade duvidosa. Só demonstra a vossa ignorância no que toca ao assunto e equipamentos envolvidos no processo de acesso às redes que usam.

 

maxnuker:

 

CMTS é usado apenas em redes de cabo coaxial ou HFC (precisamente como diz a tua transcição da CISCO, se calhar devias usar outro tradutor porque esse tá estragado). CMTS é um Cable Modem Termination System e é usado pela NOS em ligações HFC (Hybrid Fiber Coaxial). São equipamentos localizados no head-end do operador que servem para terminar as ligações dos modems/routers de cabo usados (já ouviram falar em células de cabo e agredadores de ligações de cabo????), daí a sabedoria comum de que as ligações de cabo coaxial são partilhadas ao contrário das de fibra (vulgo FTTH, mas já lá vamos). O CMTS agrega e termina um número finito de equipamentos de cliente (CPE's, ou Client Premises Equipment) e liga a partir daí esses mesmos equipamentos à sua rede interna e backbones internacionais e nacionais (já perceberam o porquê da ligação partilhada em cabo???).

Nenhum deste tipo de equipamentos é usado em ligações FTTH (fibra até ao cliente), são única e exclusivamente dedicados a redes HFC.

 

zuadao:

 

não mandes calar alguém quando estás a dizer um asneira ainda maior do que aquele que mandas calar.

 

Para tua informação os routers da PT (sejam eles quais forem) vêm configurados de base para aceitar pedidos de ICMP numa série de portas e modos e códigos. O ping é um dos felizes contemplados nessa aceitação, bem como vários outros modos e códigos que a própria MEO (PT) necessita para poder diagnosticar remotamente todos os routers. 

 

Continuando a tua explicação, o facto de um determinado equipamento estar configurado para não aceitar pedidos de controlo ICMP não implica de maneira alguma a sua anonimidade na rede. Todo e qualquer equipamento que utilize protocolos NAT, TCP ou UDP acusa a sua existência. O facto de um pedido ICMP ser bloqueado apenas implica uma resposta negativa por parte do equipamento que se reflecte num número de erro ou código de erro seguido de um explicação para o mesmo (aconselho-te a ler bem o documento da wikipedia que alguém postou acima para te educares nestas lides), acusando sempre o seu IP público ou privado na rede a que pertence.

 

Agora para quem realmente quer saber o porquê do HOP 2 no traceroutes de ligações MEO Fibra (as ligações xDSL reportam sempre o HOP2):

 

O 2º HOP num traceroute com origem numa ligação MEO Fibra corresponde SEMPRE ao ONT (Optical Network Terminator). O ONT é considerado um terminal "Burro", que não incorpora nenhum tipo de protocolo de rede e não sabe fazer mais nada senão converter a luz recebida da fibra em impulsos eléctricos seja para o cabo coaxial (TV analógica) seja para o cabo de rede que vai ligar ao router. Este terminal, como disse, não incorpora nem entende NENHUM protocolo de rede e não tem nenhum tipo de IP associado (daí ninguém conseguir aceder directamente ao ONT por rede). Assim sendo seria de esperar que não responda a nenhum tipo de pedido de ICMP. Isto dito a anonimidade do HOP2 fica explicada, é anónimo porque é transparente na rede, PONTO FINAL PARÁGRAFO!

 

A segunda parte desta explicação serve só para entenderem porque é que ligações cabo ou HFC (NOS, Cabovisão, etc.) são consideradas partilhadas e as de FTTH (fibra MEO,Vodafone, etc) não são. Explicando:

 

No caso de linhas HFC a terminação de rede só é feita no head-end do operador por um CMTS onde são agregados vários CPE's (centenas?) que partilham a mesma largura de banda fornecida pelo CMTS. A autenticação é feita através do MAC Address do CPE no CMTS para que este último permita o acesso à rede do CPE.

 

No caso do FTTH a terminação da rede é feita directamente em casa do cliente. Não existe agregação de equipamentos de cliente e cada cliente tem um link de acesso directo e exclusivo à rede do operador. A autenticação do do cliente é feita através do protocolo PPPOE (PPP Over Ethernet) com username e password nos servidores BBRAS (Broadband Remote Access Server) onde dependendo do username e password vão ser atribuídas todas as configurações ao router do cliente. Todas as configurações de velocidade de UP e DOWN são também atribuídas pelo mesmo BBRAS. O mesmo é dizer que do ONT para a frente o cliente tem acesso à rede da PT através de uma linha dedicada e não partilhada, sendo que necessita autenticar-se no BBRAS para que as configurações da sua conta cliente sejam activadas e o seu equipamento possa aceder a "algo mais" (vulgo Internet) do que apenas a rede interna da PT.

 

maxnuke e zuadao, agora que já se educaram neste assunto, não chamem os outros de burros nem os mandem calar quando vocês próprios não sabem o que estão a dizer, ou pelo menos eduquem-se correctamente antes de o fazer e dizer asneiras trás de asneiras.

 

CURIOSIDADE: sabem porque é que todos os clientes Fibra 30, 100 e 200 têm sempre 20mbps de upload mesmo que o contrato não o diga? Porque a PT não consegue (ou não sabe ou não quer) configurar os seus BBRAS para atribuir menos upload do que 20mbps sem causar problemas no resto da rede.

 

Antes que me venham dizer que falo muito sem saber, posso por à disposição de quem quiser os meus certificados CISCO CCNA e Microsoft MSCE. Sou administrador e designer de redes de profissão.

 

Trocando a nota..... sou daqueles que trabalha em casa e sou cliente MEO Fibra do pacote TOTAL 400 na zona da Maia, sim, pago 180€ mensais à MEO/PT e também tenho problemas de latência alta em determinadas horas do dia, todas elas identificadas, assim como a origem do problema. Posso-vos dizer que normamelmente começa por volta das 21 (5 minutos mais cedo ou 5 minutos mais tarde) e termina por volta da 1 da manhã (quase sempre em ponto). Apesar de não jogar online por pura falta de tempo, utilizo várias aplicações e protocolos em tempo real que OBRIGATORIAMENTE precisam de respostas em PING abaixo dos 100ms, sendo que em alguns dias se torna pura e simplesmente impossível desenvolver qualquer tipo de trabalho em ligações MEO/PT.

 

O problema apesar de estar concentrado na CPRM (Companhia Portuguesa Rádio Marconi, que é detida a 100% pela PT/MEO) vai um pouco mais longe e está também na própria MEO e na forma como é feito o routing dependendo esse mesmo routing da pool de DHCP que estão a usar no momento. Mas essa explicação fica para o próximo post que este já vai demasiado longo.

 

Cumprimentos