MEO & Throttling

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Contribuinte Sénior xkougar
Contribuinte Sénior

MEO & Throttling

Sendo que já tentei, pessoalmente, todos e quaisqueres métodos possíveis para me livrar desta vossa ferramenta de "controlo de tráfego", desta vez irei direito ao assunto, e mesmo assim, muito provavelmente, irá ficar por esclarecer. Sempre que falo disto a um assistente do serviço de apoio ao cliente, ou me mandam fazer testes de velocidades e verificam que "está tudo OK", ou me dizem que o problema não é deles mas sim dos servidores da aplicação em questão, ou me mandam passear e dizem que não sabem do que se trata.

 

Todos os dias, por volta das 22h, até horas indeterminadas, a minha (nossa, porque não acontece só a mim, mas sim a um vasto número de utilizadores) largura de banda é afectada por "throttling". Significa isto que serviços como Torrents, Livestreaming e Jogos Online ficam praticamente inacessíveis durante um número indeterminado de horas, todos os dias. Isto confirma-se não só através do ficheiro anexo, mas também através de links úteis tais como http://wiki.vuze.com/w/Bad_ISPs#Portugal (ver item relacionado a "Meo, Portugal": "limits bandwidth during certain times of the day - YES"). Até aqui, não me parece que haja coincidência. Há que tomar nota que, para além da Meo, mais ninguém é responsável por este comportamento. A culpa não é de nenhum intermediário, e muito menos do cliente. A situação é tão constrangente que chega ao ponto de ser impossível de ser contornada, por exemplo, por sistemas de VPN (Virtual Private Network).

 

Mas então, onde está o mal? Afinal de contas, são só algumas horas perdidas durante a noite! 

Apesar de ser uma moda nova, ou uma coisa "dos States", há pessoas que trabalham em casa, e precisam de utilizar o serviço na sua totalidade a todas as horas do dia. Pessoalmente, sou empregado no site Twitch.tv, e não me é possível realizar o meu trabalho durante as referidas horas da noite, diminuindo assim o meu rendimento mensal, ou seja, deteriorando a minha qualidade de vida.

 

Mas mais uma vez, onde é que está o mal, se são só umas horas? 

O mal está no facto de, na minha opinião, esta prática tóxica não estar de acordo com o prometido ao assinar contrato com a Meo, sendo que contradiz o ponto 4.4 da secção "CONDIÇÕES ESPECÍFICAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO DE ACESSO À INTERNET EM BANDA LARGA DA PT COMUNICAÇÕES, S.A..", em que é constatado, e passo a citar: "A PT compromete-se a prestar o serviço de forma regular e contínua, exceto nos casos previstos na Condição 7.1. das presentes Condições Específicas, e bem assim quando tal não seja possível por razões de sobrecarga imprevisível dos sistemas em que o serviço se suporta ou devido a situações de força maior (situações de natureza extraordinária ou imprevisível, exteriores à PT e que pela mesma não possam ser  controladas), casos em que a PT não se obriga a assegurar níveis mínimos de  qualidade de serviço.", sendo que o ponto 7.1 da mesma secção se destina a alertar o consumidor da possível suspensão ou desativação do serviço, caso não seja possível o seu fornecimento devido a condições alheias à PT, como a falta de cobertura ADSL e outros (ver ponto 2.6 da mesma secção).

Devido aos conhecimentos que possuo na área da informática, posso garantir que nada do que aqui se passa se trata de uma situação "exterior à PT". Trata-se sim de uma medida drástica e tóxica que passou a ser implementada globalmente há alguns meses, sendo que a mesma não foi relatada a qualquer cliente, antecedendo a sua implementação.

 

Assim, e ainda pensando que usufruo de direitos de cliente, requiro (leia-se, exijo) um esclarecimento da situação como resposta a este post.

 

Não estando de qualquer forma relacionado ao meu (nosso) problema descrito acima, gostaria de acrescentar que a situação presente do serviço de apoio ao cliente necessita de ser resolvida, sendo que, de momento, o serviço apenas tem uma utilidade: ameaçar que se vai desistir do serviço para obter regalias temporárias. Algo que me é impossível realizar, porque de acordo com as minhas previsões, estarei preso ao vosso "serviço" durante cerca de mais dois anos.

 

Sem mais nada a acrescentar, peço deferimento.

 

Cumprimentos à equipa,
Luís Cardoso

255 RESPOSTAS
Visitante Júnior drei221
Visitante Júnior

Re: MEO & Throttling

Acontece-me exactamente a mesma coisa! Mas em vez de ser as 22h a mim começa-me a partir das 21h. Assim é impossivel jogar/streamar.

Cumprimentos,
Pedro Monteiro

Contribuinte Sénior xkougar
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Re: MEO & Throttling

É tão bom como mau saber que não sou o único nesta situação. Sinceramente não estou à espera de nenhuma solução milagrosa, mas gostava imenso que alguém com influências desse atenção ao post, e desse ao menos resposta aos clientes que sabem ou não o que se passa com o seu serviço. Não é por este serviço que eu escolhi pagar €60/mês. 

 

Cumprimentos.
Visitante Júnior drei221
Visitante Júnior

Re: MEO & Throttling

Pelo menos conheço 5 pessoas com o mesmo problema (ou até mais), e é exactamente igual e vivem em lugares diferentes do país por isso a duvida de ser entre só pessoas de uma certa zona é logo excluída.

Cumprimentos.

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Contribuinte Sénior xkougar
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Re: MEO & Throttling

Por agora o objetivo é bumpar o post até que alguém responda, e não o deixar cair em esquecimento. Estou determinado a não desistir até que nos seja dada uma devida resposta.

Contribuinte Sénior xkougar
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Re: MEO & Throttling

E vai um bump.

Contribuinte Sénior lanrien
Contribuinte Sénior

Re: MEO & Throttling

A parte triste é que deve chegar agora na factura uma conta de 20 € so porque estive a falar com pcmedic e com suporte da meo... e nada se vai resolver...

 

EDIT: @azir league of legends. pois esse ping é nos dias bons e normalmente baixa para 90, mas nunca abaixo.

 

Nas horas referidas chega a 180, com casos em que tive jogos de 40 min com 240-260 ms, o que simplesmente é uma autêntica tristeza.

 

E nao se trata so  de streaming, simplesmente querer ver streams e impossivel visto que esta constantemente a parar

 

Ao menos finalmente alguem esta a falar sem mandar a culpa para cima dos outros, apesar de eu ter dito "milhares" de vezes que tentei em 3 computadores diferentes, talvez assim ja tenhamos credibilidade.

Contribuinte Sénior xkougar
Contribuinte Sénior

Re: MEO & Throttling

O screenshot não foi o melhor. Tinha o VPN ligado, o que automaticamente elimina uns 20~ms, e não foi um dos piores dias - normalmente passa dos 140~ms. É bom ver que o post está a receber feedback, agora falta é feedback oficial.

 

Cumps.

Contribuinte Sénior lanrien
Contribuinte Sénior

Re: MEO & Throttling

Como referencia, pessoas da Inglaterra tem a volta de 30 ms, e raramente chegando a 50, indeferente das horas, indicando que sera do proprio computador da pessoa em questao.

 

Agora em portugal eu estaria a espera de 50, 60, no maximo, porque, por amor de deus, e um servidor Europeu, agora ter ping comparativo ao que tinha quando jogava nos servidores da america do norte ....nao sei que diga.... 

 

 

 

nota: O forum nao me deixa meter acentos nas palavra por alguma razão <---

Contribuinte Sénior xkougar
Contribuinte Sénior

Re: MEO & Throttling

Sim, a situação é mais que normal se estivermos a falar de League. Os servidores são em Amesterdão, que nem fica nem perto nem longe daqui, e obviamente que quanto mais perto melhor. Até 70-75ms nem se nota muito a diferença. Já para não falar que a infraestrutura da Meo parece estar a dar as últimas, o que só por si não ajuda nada à situação. Só tenho pena que não respondam publicamente aos clientes, ou através de um comunicado oficial, ou a este post. Não quero culpar ninguém em especial, só quero deixar bem claro que a culpa não é dos clientes, e saber se estão a tratar da situação.