Comece por comparar a fatura que recebeu com a fatura anterior, e verifique no resumo da fatura onde poderá estar a diferença. Faça o mesmo exercício se for a sua 1ª fatura.
1. Valor da mensalidade diferente
(confirme a coluna Valor na linha SERVIÇOS DE COMUNICAÇÕES > Mensalidades)
Caso seja a sua 1ª fatura, o valor pode ser diferente do esperado porque:
- a fatura está a ser enviada apenas no mês seguinte ao da instalação do serviço e inclui:
- a mensalidade correspondente aos dias em que foi utilizado o serviço no mês de instalação
- o valor (mensalidade) total do mês em que é emitida a fatura
- tem incluído a mensalidade da MEOBox
- tem incluído a(s) mensalidade(s) do(s) cartão(s) adicional(s) de telemóvel, se tiver adicionado um ou mais telemóveis ao pacote
- tem incluído extra de internet adicionados
- a atribuição das ofertas que negociou na adesão não estão refletidas na fatura (consulte o resumo do contrato). Neste caso contacte o Apoio ao Cliente (consulte o tarifário).
Se fez uma alteração ao seu serviço (por ex. mudar a velocidade da fibra), o valor da sua fatura pode ser diferente porque, na 1ª fatura após a alteração, será cobrado o nº de dias que teve o pacote antigo mais o número de dias do novo pacote.
Se nenhuma das situações anteriores se aplica ao seu caso, o motivo mais provável para que a sua mensalidade se altere, é o término de validade das ofertas negociadas na adesão, por exemplo: fim da oferta da mensalidade da MEOBox.
2. Faturação de consumos extra
(confirme a coluna Valor na linha SERVIÇOS DE COMUNICAÇÕES > Consumos)
Se tem consumos faturados que não esperava, verifique a secção Detalhe da Fatura > CONSUMOS, para identificar a sua origem. As origens mais comuns são:
- Chamadas feitas que não estão incluídas no seu plafond, como seja:
- Mensagens Multimédia (MMS)
- Chamadas de Roaming (chamadas feitas e/ou recebidas quando está fora de Portugal)
- Chamadas para números internacionais (Voz – Internacional)
- Chamdas para números 761 (Voz - Chamadas 761 MEO)
- Chamadas para números 808 (Voz- Chamadas 808 Outros Operadores)
- Chamadas para o Apoio ao Cliente (Voz - Apoio a Clientes)
Se não tem na sua fatura as chamadas discriminadas, mude o detalhe da sua fatura.
- Subscrição ou compra de conteúdos por internet, como jogos ou outros que são cobrados mensalmente. Na sua área de cliente my MEO pode verificar que serviços tem subscritos, cancelá-los e até barrar futuras adesões. Estas subscrições podem ocorrer ao navegar na internet ou até em mensagens de texto (SMS). Se na sua fatura na zona de consumos, aparecer um serviço cobrado todos os meses, pode ser este o caso.
- Tarifa Diária de Internet (net diária). Os tarifários MEO que incluem internet móvel têm um plafond. Caso esgote 80% desse plafond, receberá um aviso. Quando chegar aos 100% é-lhe dada a opção de continuar a usar a internet, mediante a ativação do serviço de net diária, em que lhe será cobrado um valor por dia para que possa continuar a usar a internet. Cada dia de utilização terá um custo de €1,99, que corresponde a um plafond de 250MB, válido até às 24h do próprio dia. Este serviço garante-lhe comodidade para ter sempre internet ao seu dispor mas, caso pretenda pode desativá-lo no my MEO, da seguinte forma:
- Escolha o separador do telemóvel
- Vá a "net no telemóvel" e clique em "adicionar"
- No separador "net diária" clique em "bloquear". Ao fazer isso, esgotado o plafond mensal, deixa de ter acesso aos dados móveis.
Se não encontra os consumos discriminados, mude o nível de detalhe da sua fatura.
Notas sobre Plafonds, Extramensalidade e Consumos Extra:
- Os tarifários MEO têm normalmente um plafond e uma extramensalidade associados.
- Os consumos incluídos no plafond não têm custos adicionais.
- Os consumos fora do plafond só são possíveis se tiver um valor definido de extramensalidade superior a zero. O valor consumido de extramensalidade é cobrado na fatura do mês seguinte ao dos consumos. Pode alterar o valor disponível para consumos fora do plafond, alterando o valor da extramensalidade no my MEO.
3. Faturação de serviços administrativos
(confirme a coluna Valor na linha DIVERSOS > Serviços Administrativos)
Se tem serviços administrativos faturados que não eram esperados, verifique a secção Detalhe da Fatura > SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS.
Quando ocorre atraso no pagamento, é emitida uma taxa de indemnização por atraso de pagamento e, se o atraso for superior a 2 faturas, o seu serviço será suspenso. Neste último caso para que o serviço seja restabelecido irá acrescer, à sua fatura, uma taxa de restabelecimento.
Ambas as taxas estão incluídas nesta secção.
4. Valor de faturas anteriores
(confirme valor no quadro Resumo da conta > Valor de faturas anteriores)
No resumo de conta da sua fatura pode ver os valores em dívida de meses anteriores. Se, entretanto, pagou os valores que tinha em dívida, mas o mesmo ainda aparece na nova fatura, pode ter sido porque o pagamento foi feito depois da emissão da nova fatura. Nestes casos, ao total a pagar, retire o valor da fatura em atraso que já pagou e use a referência MB constante da fatura, para pagar apenas o valor correspondente à fatura do mês em causa.
Aqui também vão surgir os valores de compras de equipamentos a prestações e de acordos de pagamentos a prestações que tenha feito. Caso falhe algum destes pagamentos, ele será adicionado aos valores da fatura seguinte.
Para as prestações relativas à compra de equipamentos, se falhar o pagamento de duas prestações, na fatura seguinte, o valor a pagar vai ser o total em dívida e não apenas o relativo às 3 prestações.
Se falhar uma prestação de um acordo de pagamentos, no mês seguinte, o valor a pagar corresponderá à totalidade da dívida.
Atualizações anuais das mensalidades
Todos os anos as mensalidades sofrem atualizações previstas na lei. Estas alterações são comunicadas atempadamente nas faturas ou por SMS.
Tenha as suas faturas sempre disponíveis acedendo ao my MEO.
Veja o nosso exemplo de fatura para perceber os seus vários elementos.