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A fatura MEO explicada

  • 14 Agosto 2020
  • 12 respostas
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Reputação 7
Crachá +22

Recebeu a sua 1ª fatura MEO e quer perceber os valores? Ou, recebeu a sua fatura e há valores que não percebe?

 

A fatura MEO é composta por várias secções divididas em páginas:

  • Na 1ª página tem os dados do cliente e o resumo da fatura, onde consta o valor a pagar e os métodos de pagamento disponíveis.
  • Na 2ª página, encontra os serviços a que aderiu, com o respetivo valor mensal e ofertas que tem em curso.
  • Na última página tem os consumos efetuados. Nesta rubrica pode consultar os consumos extramensalidade, nomeadamente chamadas telefónicas (fixas e móveis) por serviço e tipo de comunicação, bem como alugueres do MEO VideoClube. O nível de detalhe destes consumos, depende do nível de detalhe escolhido para a sua fatura. Pode mudar o nível de detalhe da fatura, no my MEO.

 

Se o valor da sua fatura não estiver de acordo com o que estava à espera, verifique se pode ser devido a um dos seguintes motivos:

  • Ter valores em dívida de meses anteriores por pagar. Se tem valores em dívida que entretanto já pagou, estes valores ainda aparecem porque a fatura foi emitida antes de efetuar o pagamento. Neste caso, utilize a mesma entidade e referência para pagar apenas o valor total correspondente ao mês da fatura;
  • É a 1ª fatura e a mensalidade corresponde aos dias em que usufruiu do serviço no mês de instalação + o valor do mês em que recebe a fatura. Esta situação ocorre porque recebeu a fatura no mês seguinte ao da instalação do serviço;
  • Ter o valor do aluguer da MEO Box;
  • Ter a mensalidade do cartão adicional de telemóvel do pacote;
  • Ter valores de internet (IT Diário) que utilizou após ter esgotado o plafond de internet do telemóvel;
  • Ter comunicações não incluídas no serviço que subscreveu (ex. comunicações para números de valor acrescentado ou de apoio ao cliente, comunicações internacionais ou em roaming, subscrição ou compra de conteúdos por internet, etc.).

 

Ainda tem dúvidas? Use a nossa fatura interativa, onde cada secção é explicada ao pormenor.

 

A fatura MEO pode ser recebida em formato eletrónico ou consultada online na área de cliente my MEO, onde estarão guardadas as 12 últimas faturas correspondentes. Se ainda não aderiu à fatura eletrónica, adira já, poupe na sua fatura e ajude o ambiente.

 

Veja outras dúvidas sobre Faturas e Carregamentos na nossa Ajuda.


12 respostas

Crachá

Carissimos, aderi a esta empresa com uma promoção de 29.99€ (mesmo acrescendo iva dava 36€ aproximadamente) isto em 2018. Hoje, estou a pagar 37,796 base mais 23,00 iva o que perfaz este valor 46,489. Trata-se quase do dobro, alguém consegue explicar isto?

Obrigada

DC

Crachá

Acresce que não acrescentei nada ao pacote, continuo com o mesmo serviço escolhido e equipamento. Isto não é violação do contrato?

Obrigada

DC

Reputação 7
Crachá +24

Aderiu com descontos associados durante 24 meses. Passaram os 24 meses e os descontos terminaram e com eles provavelmente também a fidelização (se pelo meio não aceitou uma outra oferta qualquer).

Está na altura de renegociar o contrato. 

A minha fatura MEO aumentou cerca de 10€ em relação à fatura anterior sem me terem dado qualquer informação.

Já tentei obter informação nesse sentido, através do 16200 mas só me poderão dar aquilo que pretendo se ligar para um número cuja chamada tem custos.

Será pelo facto da minha fidelização ter terminado?

Terei de cancelar o pagamento para que eles me liguem?

Estaremos perante uma operadora com intenções fraudulentas?

Alguém me pode dar uma ajuda?

Obrigado

 

 

Reputação 7
Crachá +24

@Afonso Salgueiro

Fraudulentas porquê? O cliente também tem que ter a noção dos contratos que celebra e qual a duração e o fim dos mesmos, não acha? Provavelmente terminou a fidelização e com ela o desconto de que estava a usufruir. 

Pode verificar o seu período de fidelização através da sua área de cliente. Clica em “faturas” e depois em “informação contratual”. Pela área de cliente também pode pedir um contacto.

Agradeço a sua mui esclarecedora resposta.

Mas, atento ao facto de eu ter a sorte de poder apresentar o assunto a quem entende do que estamos a falar, acho que devo acrescentar a titulo explicativo e até justificativo da minha publicação o seguinte:

Sou cliente desta mesma operadora desde 2010. Se ela mudou de nome eu não mudei e o contrato não foi alterado. Em 2012 mudaram-me o número do telefone fixo o qual já me estava atribuído há muitos anos, eles apenas tinham a portabilidade. Pedi explicações e andaram a entreter-me durante mais de seis meses informando apenas que o número desapareceu na plataforma.

De vez em quando ofereciam-me uma mensalidade. Nunca mais o recuperei, desisti.

Em 2014 ± aderi ao M4O onde foi celebrado um contrato onde diz que não renova fidelização por ser já cliente. Está escrito em documento da MEO.

Algumas vezes eu ligava para os serviços MEO e perguntava quando terminava a minha fidelização.

Do outro lado diziam-me que terminava em 2016. Eu aí solicitava para me porem em contacto com o superior e, com alguma demora na resposta, informavam que não estava fidelizado.

Em novembro de 2018 mudei de residência, para 500 metros ao lado e perguntei se me instalavam o sinal na nova morada sem me renovarem a fidelização. Responderam que sim.

Após a mudança negociei a mensalidade porque a MEO estavam em campanha e o meu tarifário estava mais caro do que aquilo que eles ofereciam na campanha. Queriam que me fidelizasse. Recusei nova fidelização tendo as negociações demorado algum tempo. Após cerca de uma semana um comercial da MEO ligou comigo dizendo que de facto o meu tarifário estava caro e por ser um cliente antigo baixavam de 67€ para 50.99€. Aceitei, claro.

Logo a seguir, solicitei mais internet móvel passando de 1Gb para 2,5Gb. Ai aumentavam a mensalidade em 3,00€. Recusei. O comercial colocou outra proposta que era o aumento da NET móvel com fidelização, aí aceitei.

Face a todas estas situações, continuo a não entender o aumento da mensalidade.

Falei em fraude porque tenho razões para aplicar esse termo embora perceba que a MEO não deva fazer parte dos fraudulentos.

O termo poderá assentar na perfeição aos comerciais com lucros para a gerência que assobiando para o lado.

Não tenho razão de queixa da MEO em termos de serviço TV, NET e VOZ e só estou de certa forma chateado por não me terem informado do aumento de tarifário.

Aqui o que está em causa é a tarifário. Nunca me foi dito que a redução que me fizeram era por tempo limitado.

Não tenciono mudar mas estou a ponderar seriamente. 

Peço desculpa pela extensão do texto mas o meu historial é de muitos anos.

Cpmts 

Renegociei o contrato a 18 de nov. Os valores da fatura de dezembro não correspondem com o definido em contrato (são inferiores) e agora em janeiro recebi uma nova fatura com valores superiores ao acordado. Não compreendo como é que na fatura de janeiro ainda aparecem a cobrar valores de novembro - para um período que também é detalhado na fatura de dezembro.

Alguém me consegue explicar esta situação? Sempre que tento ligar para o serviço fico à espera tempos intermináveis. Obrigada.

Reputação 7
Crachá +24

@AMRib 

A fatura após renegociação costumam sem sempre algo confusas… aqui ninguém tem acesso a contas de clientes. Terá que ver com o apoio ao cliente pelo 16200 (atualmente bastante congestionado) ou, em alternativa, coloque um pedido através da sua área de cliente. 

Crachá

no meu caso continuo a pagar muito, estou a pensar migrar para a vodafone, estes valores nao me compensam.

Vem por meio desde, deixar minha insatisfação com a empresa de telecomunicações MEO. Como sempre dizem, quem larga seus amores velhos por amores novos, sempre se arrependem e querem voltar pro velho. Pois bem, eu a um mes e meio atras era cliente da empresa de telecomunicações VODAFONE tive alguns problemas mais q foram solucionados, mesmo assim fiquei chateado a ponto de vir a fazer a mudança de tarifario pra MEO. Pois me fizeram propostas q a principio seria o ideal pro meu tipo de trabalho. Dai veio que os "3gigas" de internet q veio pro meu plano, se esgotaram no 6 dia de uso, enquanto os mesmo 3 gigas que usava na vodafone duravam os 3 meses. Agora depois de esgotarem os 3 gigas da MEO querem me cobrar, 1.99€ por dia, depois q exceder o pacote de internet,

Agora vou ter que voltar pra VODAFONE ja que me fizeram uma boa proposta que me fizeram de internet ilimitada pro meu tarifário movel.

Sinceramente estou decepcionado com a MEO, 

Reputação 7
Crachá +24

@Gabriel Araújo 

Então mas 3 gigas são 3 gigas, seja na vodafone ou na MEO… o que pode mudar é o consumo do cliente, mas esse já não pode ser responsabilizada a empresa. Tem que ver onde é foram gastos os 3 gigas. Para durarem 3 meses só pode gastar em média 34 MB por dia...

Quanto aos EUR 1,99/dia, pode cancelar essa opção através da sua área de cliente. 

E tens razão, talvez eu que nao saiba, que 3 gigas  sao 3 gigas, so que na VODAFONE eu usava o mes inteiro e nunca fiquie sem Internet.

Aqui na MEO eu ja recebi a notificação no sexto dia de uso que ja avia atingido o limite dos dados moveis.

E o trabalho que faço e o mesmo.

Sendo assim talves os 3 gigas da MEO nao sao os mesmos 3 gigas da VODAFONE. os incomodados que se retiram, entao devido a minha insatisfação terei q migrar de volta a VODAFONE.

Mais muito obrigado pela resposta.

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