Pergunta

VoIP MEO deixou de conseguir fazer chamadas em FreePBX

  • 2 February 2021
  • 91 respostas
  • 4004 visualizações

Crachá +2

Boas.

Tenho dois equipamentos muitos distintos com FreePBX (Versões do Asterisk e do FreePBX diferentes e equipamentos também muito diferentes) que não conseguem fazer chamadas.

No LOG aparece este erro:

chan_sip.c: Got SIP response 502 "Bad DNS Request 040351915" back from 194.65.2.241:5070

 

Em vez da chamada ser estabelecida ouve-se esta mensage:

“Lamentamos, mas neste momento não é possível estabelecer a sua chamada...”

 

Não funciona tanto para número 3020 como para outros números.

 

Testei configurar o número num X-Lite e funciona.

 

Alguém sabe qual é o problema?

Cumprimentos.


91 respostas

Crachá +1

@marco75 obrigado. eu já tentei sem isso mas as chamadas não entram. quando tento ligar para o meu 30200 simplesmente dá impedido. consegue receber chamadas?

Crachá

Apenas consigo usar no Zoiper.

No 3xc regista mas não faz nem recebe chamadas

Crachá +1

vocês conseguem receber chamadas usando o freepbx?

Crachá

vocês conseguem receber chamadas usando o freepbx?

Eu uso o 3CX apenas e embora os numeros 30 fiquem registados, dá erro:

Call or Registration to 21******@(Ln.10009@+3513020*****) has failed. 194.65.2.241 replied: 403 Forbidden; from IP:194.65.2.241:5060

Crachá +1

Eu com o Freepbx tou a conseguir fazer chamadas mas não consigo receber. Quando ligo de outro número nem chama e a chamada termina logo. Na PBX não toca sequer.

Crachá

Eu com o Freepbx tou a conseguir fazer chamadas mas não consigo receber. Quando ligo de outro número nem chama e a chamada termina logo. Na PBX não toca sequer.

Qual é a configuração que usas para conseguir fazer? Estás a usar a mesma rede MEO onde foi registado o numero voip?

 

Crachá +1

Uso a configuração que coloquei acima num dos meus posts. Estou a usar numa rede diferente.

Crachá +1

vocês conseguem também receber chamadas usando o freepbx? eu não estou a conseguir...

Crachá +1

Estou a tentar configurar as duas trunks mas não tou a conseguir. A outbound trunk tá a funcionar agora a incoming trunk não funciona. Alguém tem input? Obrigado.

Crachá +1

pena este grupo já não ter atividade...

Crachá

Esta empresa, MEO,  está a ter uma postura vergonhosa na prestação deste serviço. Eu chamo-lhe mesmo engodo.

Tem este como mais um serviço prestado, mas na realidade não prestam o serviço. Vou demonstrar isso de seguida.

 

Como referi em posts no inicio, eu sempre tive estes números configurados em freepbx. Finais de Janeiro simplesmente deixei de conseguir fazer chamadas, recebo e não consigo fazer chamadas ….

Funciona este serviço da MEO a 50%.

 

Criei o primeiro Ticket sobre este assunto na MEO em finais de Fevereiro, 2 meses e após varias reclamações , inclusive no livro de reclamações online,  a MEO dignou-se a responder-me.

 

Para surpresa minha, a resposta foi:

Após analise ao seu pedido pelo departamento técnico é necessário confirmar se o equipamento que tem, foi vendido pela MEO ou se está certificado/homolgado pela MEO , no que concerne a chamadas que tenta fazer para números Voip.Após analise ao seu pedido pelo departamento técnico é necessário confirmar se o equipamento que tem, foi vendido pela MEO ou se está certificado/homolgado pela MEO , no que concerne a chamadas que tenta fazer para números Voip.

Neste intervalo, entre a primeira reclamação por diversas vezes por contactos da MEO expliquei a situação onde referi que sempre tive este serviço a funcionar e que deixou de funcionar, inclusive referi-lhe que eu tenho formação académica nesta área, entendi esta resposta da da MEO, como um insulto à minha inteligência.

Decidi entrar no jogo da MEO, abri novo ticket onde solicitei à MEO que me facultasse a lista de equipamentos, como eles referem, que “está certificado/homologado pela MEO” para que eu possa responder à pergunta que me foi colocada comparando eu o meu equipamento com os supostos equipamentos certificados/homologados pela MEO.

Posterior a isto perdi a conta aos tickets que abri e que a MEO fechou sem que esta lista me fosse fornecida. O modos operandi da MEO em todos o Tickets que abri, onde como referi anteriormente apenas fiz uma questão legitima, era ligaram-me e começavam a passar as  chamadas internamente por vários  operadores, posso partilhar que num desses últimos contactos passaram-me por 8 operadores que nunca era com eles o tema….

 

Hoje e após ter sido rude com o operador que me voltou a ligar com a mesma estratégia, esta novela teve mais um desenvolvimento, recebi um email da MEO.

Decidi partilha-lo para a  comunidade, porque entendo que merece partilha.

 

Como se pode ler na pagina da MEO, e neste email reforçam-no, o serviço VOIP poderá ser usado em qualquer equipamento compatível, e na pagina web acrescentam em qualquer ligação com Internet.

De seguida informam a configuração, o que não é novidade nenhuma e o melhor deste email vem de seguida.

Continuam sem fornecer a lista de equipamentos certificados/homolgados pela MEO que já solicitei inúmeras vezes, e informam alguns dos equipamentos  compatíveis. 4 equipamentos :grin:  sendo que destes 4, apenas 1 (Siemens Gigaset C470 IP)  permite configuração SIP para usar este serviço voip, os outros 3 são telefones analógicos que não permitem qualquer configuração SIP, até nisto demonstram estrema incompetência.

 

Deixo a Partilha da minha experiencia com a MEO, que garantidamente não será a empresa com a qual irei contratar novos serviços sejam eles de que âmbito forem.

 

 

 

 

Crachá +1

Eu até tenho o serviço Voip a funcionar no FreePbx conseguindo realizar chamadas. Só não consigo que o telefone toque quando me ligam para o número Voip. Segundo parece alguns utilizadores do fórum conseguem receber também.

Alguem já consegui resolver isto? Eu tentei configurar o freepbx mas estou a ter o mesmo problema. Consigo receber chamadas mas não consigo fazer.

Crachá +1

Pena este grupo estar tão parado…. Eu ontem tentei configurar no meu freepbx e agora já nem consigo fazer chamadas mas anteriormente conseguia… Se alguém quiser tentar fazer troubleshooting seria interessante podermos reunir e tentar solucionar o problema.

Crachá +1

Infelizmente já nada funciona. Estou a obter a seguinte msg de erro na consola de registos.

 

[2021-07-10 04:33:18] NOTICE[1353] chan_sip.c: -- Registration for '+35130200XXXX@proxy.sip.sapo.pt' timed out, trying again (Attempt #77)

 

Alguém sabe como solucionar o problema? Obrigado.

Crachá +1

já consegui descobrir o problema com o meu freepbx tinha um problema no DNS server. Ainda assim só consigo realizar chamadas e continuo sem conseguir receber. Anexo aqui o log caso alguém saiba como resolver isto, sff. O telefone não chega a tocar quando me ligam mas o número que me está a tentar ligar fica registado no log. Logo acho que é algo que está a impedir a ligação a ser feita à minha extensão.

 

[2021-07-28 23:06:52] NOTICE[1339][C-00000006] chan_sip.c: From address missing 'sip:', using it anyway

2[2021-07-28 23:06:52] ERROR[1339][C-00000006] chan_sip.c: Empty domain name in FROM header

3[2021-07-28 23:06:52] NOTICE[1339][C-00000006] chan_sip.c: Unexpected error for device tel:XXXXXXXXXtag=p65539t1627510012m713297c50654s1_875381070-269987270 for INVITE, code = -100

Crachá +1

Pena este tópico estar morto….

Crachá +1

Boa tarde,

 

tenho uma central da Cisco (CUCM ver 11.5) com um CUBE no meio ( entre o CUCM e a meo) e está tudo a funcionar na perfeição. Se alguém necessitar de alguma ajuda, mandem logos, digam qualquer coisa.

 

cumprimentos 

 

Ricardo 

Crachá

Boa tarde,

 

tenho uma central da Cisco (CUCM ver 11.5) com um CUBE no meio ( entre o CUCM e a meo) e está tudo a funcionar na perfeição. Se alguém necessitar de alguma ajuda, mandem logos, digam qualquer coisa.

 

cumprimentos 

 

Ricardo 

 

Viva,

 

Estamos a tentar configurar um número nómada em freeswitch e nem sequer regista.

Ou dá timeout, ou Failed Registration [403].

Pode dizer quais as configurações que está a usar? Já tentamos as da Meo, várias combinações, outros proxys, e nada. Extranhamente regista de telefones grandstream voip (mas ainda mais estranho, se usar tcp e não udp).

Obviamente, não se esqueça de retirar as passwords e informação confidencial.

Obrigado

Crachá +1

Ora ca vai:

 

 registrar: sip.sapo.pt

username: +35130200XXXX

password: a que foi criada no portal da meo

realm: ims.telecom.pt (isto foi dificil de descobrir)

sip-server proxy: proxy.sip.sapo.pt:5070

 

 

Basicamente estas foram as configuracoes usadas no meu SBC. Estou neste momento a tentar configurar o servico de “CLIP no screening”, manipulacao de numeros de saida, vamos la ver se a meo suporta isto.

 

Alguma duvida é so dizerem.

 

cumprimentos

Crachá

Obrigado, já tinha tentado com esse realm, (aparece nos logs) mas não consigo registar, com ou sem o realm.

Duvido muito que a meo aceite outros números de saída, nos telefones não é preciso marcar indicativo para portugal, o que poder querer dizer que eles já fazem tratamento do número do lado deles.

Crachá

Nevermind. Descobri um bug no freeswitch. Parece ser disso, vou tentar resolver agora que sei para onde olhar.

Obrigado

Crachá +1

Pois…. Vamos ver se consigo, quando tiver tempo e paciencia terei que investigar o que da para fazer com os numeros nomadas da meo. 

O servico de telefonia em Portugal é uma autentica miseria, ainda nao compreendi se a razão é da meo ou se é da Anacom. Coisas que no estrangeiro são triviais, parece que aqui em Portugal ainda estamos a inventar a roda !?!?!?!?

Cumprimentos,

 

 

Realizar chamadas = OK
Receber Chamadas = “Tá quietoLiteralmente

Trunk:

[ General ]
Trunk Name : MEO
Hide CallerID: No
Outbound CallerID : +35130200XXXX
CID Options: Allow Any CID
Maximum Channels:
Asterisk Trunk Dial options:
                     System
continue if Busy: No
Disable Trunk: No
Monitor Trunk Failures: No


Sip Settings :
[Outgoing ]

Trunk Name : MeoOut
PEER Details:

username=+35130200XXXX
type=friend
t38pt_udptl=yes
secret=123456
registername=+35130200XXXX
qualify=yes
port=5060
outboundproxy=proxy.sip.sapo.pt:5070
insecure=port,invite
host=sip.sapo.pt
fromuser=+35130200XXXX
fromdomain=sip.sapo.pt
from=+35130200XXXX
dtmfmode=rfc2833
disallow=all
context=from-trunk
canreinvite=yes
call-limit=2
authname=+35130200XXXX
allow=ulaw&alaw


[Incoming]

USER Context:

USER Details:

Register String: +35130200XXXX@sip.sapo.pt:123456:+35130200XXXX@proxy.sip.sapo.pt:5070/+35130200XXXX

Tenho configurado uma extensão em CHAN_SIP para usar como o ramal de realização e recebimentos de chamada mas só consigo realizar as chamadas.
Até já tentei criar uma extensão em CHAN_PJSIP, mas acontece o mesmo problema no recebimento das chamadas. Quando eu ligo para o meu NOMADA, não completa a chamada e no meu caso, não acontece nada nos Logs.

Já configurei a minha linha em um SIP Phone e funcionou a 100% (nenhuma novidade até aqui). Ao utilizar esse método, verifiquei o log da Firewall e percebi um caminho diferente no registo do trunk e o registo do SIP Phone.

No SipPhone o registo acontece no host: sip.sapo.pt (213.13.145.45) porta 5060 ou 5070 (depende de como configurar, funciona nas duas portas)

Configuração SIP Phone

Log da Firewall


No PBX o registo acontece no proxy.sip.sapo.pt porta 5070 (sempre) essa configuração é definida no register string.

Log da Firewall


Em ambas as situações, a comunicação RTP acontece no ip do proxy.sip.sapo.pt.
Já tentei alterar a register string para ver se conseguia fazer o mesmo caminho de registo, mas dá erro de password.
Register string de teste que Não funcionou +35130200XXXX@sip.sapo.pt:123456:+35130200XXXX@sip.sapo.pt:5060/+35130200XXXX

Alguém que tenha as chamadas de entrada a funcionar, há alguma configuração extra a realizar?
Obs.: Não utilizar a Register String de teste, pois não funciona.

Crachá

alguém tem isto a funcionar em 3CX?

A mim dá sempre erro 

Call or Registration to 91xxxxxxx@(Ln.10000@Meo) has failed. 194.65.2.241 replied: 403 Forbidden; from IP:194.65.2.241:5070

Responder