Pergunta

VoIP MEO deixou de conseguir fazer chamadas em FreePBX

  • 2 February 2021
  • 91 respostas
  • 4003 visualizações


Mostrar a primeira mensagem

91 respostas

Crachá

Tenho exatamente o mesmo problema. tenho o numero configurado numa central ZYCOO e nunca tive problemas. recentemente tenho….

Se ligar para o numero voip por exemplo da operadora vodafone a chamada é recebida. Se ligar de um telemóvel MEO da chamada falhada. Se ligar para fora através do numero da voip MEO da sempre a mensagem referida, sem sucesso.

 

Só pode ser problema interno da MEO.

 

Abri uma avaria, aguardo resposta.

Crachá +1

Espero que consigas obter reposta, por que a nós, só nos disseram que da parte deles está tudo bem.

Cumprimentos

Crachá

Espero que consigas obter reposta, por que a nós, só nos disseram que da parte deles está tudo bem.

Cumprimentos

Boa noite,

Efetivamente e após 15 dias de abertura do ticket nada foi feito por parte da MEO para resolver o problema.

Como já foi referido anteriormente, este problema está a acontecer em sistemas/centrais ASTERISK, o que penso ser a esmagadora maioria de casos.

 

Esta situação e tão ridícula que eu tenho o numero registado com sucesso, consigo receber chamadas de alguns telefones da rede fixa, testei com um numero de uma empresa e funcionou, testei com um numero residencial já não funcionou, se ligar de telemóvel da rede MEO não funciona, se ligar por exemplo do operador 91 recebo a chamada perfeitamente, e não consigo fazer nenhuma chamada do numero voip.

 

Registei o mesmo numero num telefone voip e não tive qualquer problema.

 

das duas uma ou a MEO fez alterações que ficou a provocar inadvertidamente este problema, e assim sendo pelo tempo e pela inação de resolução do problema, demonstra amadorismo, o que é muito mau em  meu entender para uma empresa como a MEO, ou então esta situação e propositada para sistemas ASTERISK o que ainda é pior porque trata-se de uma decisão unilateral da MEO alterar uma funcionalidade que em lao nenhum a MEO informa que os números 30, não podem ser usados em sistemas ASTERISK.

 

dado que a MEO nem sequer se digna a responder ao meu ticket, vou abrir uma reclamação no portal da queixa sobre esta situação. Sei que será só mais uma  nas milhares que a MEO tem, mas o apelo que eu faço a todos os lesados e que reclamem também e desta forma não será apenas uma mas garantidamente algumas milhares.

 

Esta situação até se pode enquadrar em meu entender publicidade enganosos por parte da MEO.

Apresenta um serviço onde diz que pode ser registado o numero em outro equipamento que não da MEO e o mesmo neste momento com esta situação não está a corresponder à verdade.

 

 

 

Crachá +2

Boa tarde.

Boa ideia a do portal da queixa.

Deixe aqui o link da sua queixa para ir lá colocar um comentário.
Quando tiver um bocado também faço uma.

 

Cumprimentos.

Crachá

Boa tarde.

Boa ideia a do portal da queixa.

Deixe aqui o link da sua queixa para ir lá colocar um comentário.
Quando tiver um bocado também faço uma.

 

Cumprimentos.

Aqui fica o Link da reclamação no portal da queixa

https://portaldaqueixa.com/brands/meo/complaints/meo-pacote-de-servicos-56574821

Fiz adicionalmente a mesma reclamação no livro de reclamações Online

Crachá +1

Obrigado por partilharem o link, já la vou escrever tambem, para ver se serve de alguma coisa...farto desta situaçao

Boas,

 

Continuamos com o mesmo problema de sempre, a altice decide alterar alguma configuração interna e não avisa ninguém…..

Desde 2012 que ciclicamente vão aparecendo alguns problemas com as ligações voip a centrais, nunca é problema deles e dado que são equipamentos particulares não existe qualquer suporte da parte deles… aceitável não fosse o facto de não existir nenhuma alteração e o serviço deixa de funcionar parcialmente… chamadas de outros operadores entram sem problemas, só originadas na rede altice, fixo ou móvel não se consegue receber… 

 

P:S. acabei por ter de mudar de operador voip, mas ainda tenho 2 números da altice para backup que neste momento é como se não tivesse nada…

 

Continuando a despistar, os logs para ver qual foi a alteração da altice !….

 

 

 

Olá a todos,

 

Aqui confirmo o mesmo.

Há 2 meses que tenho vindo a fazer despistes, mas agora vejo que a minha suspeiçao é efetiva. Deixei de conseguir usar o número nómada. Ele regista, mas depois não é aceite no proxy. Ou seja, não se consegue efetuar ou receber chamadas. A chamada entra no PBX e cai.

Criei várias máquinas para teste em Portugal, França e Inglaterra. Usei base Asterisk e Freeswitch. Em todos o mesmo resultado. Apenas funciona com softphones.

O suporte não passou qualquer feedback. Depois de apresentar dados mais técnicos passaram a chamada, passaram a chamada e nunca mais contactaram.

É cada vez mais claro. Foi introduzido um barramento. O mais provável é que estejam a impedir que se utilizem serviços de EPBX não adquiridos à empresa. 

Estamos a analisar outras ofertas de operadores onde tudo funcione bem e migrar para lá todas as contas da empresa. Entretanto iremos também proceder a uma reclamação no livro.

Crachá

Também estou a tentar configurar na grandstream no telemóvel e no zoiper no pc. Já os tive a funcionar há 1 ano. Hoje não consigo nada.

Crachá +1

Bom dia, visto que esta não há solução por parte da Meo para este problema, alguem consegue dizer-me outros operadores voip que conheçam e estejam a funcionar bem e que valha a pena mudar?

 

Crachá +2

Boas.

Em resposta ao jmramalho:
Tenho um telefone GrandStrem em que configurei a conta Sapo e funcionou bem. Também configurei hoje para testar novamente numa Gigaset IP e funcionou bem. Talvez não tenha as configurações bem.

O problema permanece tal e qual nos FreePBX.

 

Em resposta ao Andre_Maia, eu uso e tenho a Lets Call e a G9 em alguns clientes até ver sem grandes problemas. Se quiser fazer contrato, eu posso fazer propostas e dar esclarecimentos.

Cumprimentos.

Reputação 1
Crachá +5

Boas. tenho um rasp a correr freepbx e estou com o mesmo problema: regista o peer aparece mas nas chamadas de saida “lamentamos mas neste momento não foi possível estabelecer a sua chamada”. alguém já sabe porque está a acontecer e/ou como resolver.

Reputação 1
Crachá +5

Caros colegas, não sei se a vossa situação será identica à minha mas eu também deixei de poder fazer chamadas no meu freepbx (a correr num Rpi). após alguns testes, como já tinha sido dito aqui, a conta sip funciona perfeitamente num telefone ip ou num softphone, no entanto no freepbx, nada de chamadas de saída, apenas o “lamentamos...”.

consegui resolver a minha situação criando 2 trunks, um para in e outro para out. a unica diferença na configuração entre os dois é que no in o host=proxy.sip.sapo.pt (ou proxy.ims.iptv.telecom.pt), enquanto no out o host=sip.sapo.pt. desta forma fico com 2 ip peers e tem funcionado bem até agora, a ver vamos se se revela estável.

 

Na realidade, penso que o problema não está no operador, mas em nós clientes, que estamos a tentar usar uma sip line como um sip trunk….

Crachá +1

Bom dia @marco75 , tentei fazer como disseste e não consegui. quando tento fazer uma chamada out aparece a dizer “all services are busy now”. 

podes colar aqui a configuração que tens para cada trunk sff?

Reputação 1
Crachá +5

Bom dia @marco75 , tentei fazer como disseste e não consegui. quando tento fazer uma chamada out aparece a dizer “all services are busy now”. 

podes colar aqui a configuração que tens para cada trunk sff?

Boas, @Andre_Maia

MEO_IN

username=+3512XXXXXXXX
type=peer
t38pt_udptl=yes
secret=ZZZZZZZZZ
registername=+3512XXXXXXXX
qualify=yes
port=5070
outboundproxy=proxy.ims.iptv.telecom.pt
keepalive=45
insecure=port,invite
host=proxy.ims.iptv.telecom.pt
fromuser=+3512XXXXXXXX
fromdomain=sip.sapo.pt
from=+3512XXXXXXXX
dtmfmode=rfc2833
disallow=all
context=from-trunk
canreinvite=yes
authname=+3512XXXXXXXX
allow=ulaw&alaw

 

MEO_OUT

username=+3512XXXXXXXX
type=peer
t38pt_udptl=yes
secret=*BLIP*
registername=+3512XXXXXXXX
qualify=yes
port=5070
outboundproxy=proxy.ims.iptv.telecom.pt
insecure=port,invite
host=sip.sapo.pt
fromuser=+3512XXXXXXXX
fromdomain=sip.sapo.pt
from=+3512XXXXXXXX
dtmfmode=rfc2833
disallow=all
context=from-trunk
canreinvite=yes
authname=+3512XXXXXXXX
allow=ulaw&alaw

 

Continuo a achar que isto nunca vai ter um comportamento a 100% porque o que se está a fazer é usar uma sip line como se fosse um sip trunk. tem funcionado até agora. o que noto é que a qualidade da chamada é inferior ao que era antes. já tentei com outro codec (g729 e g722), mas não funciona com estes codecs.

POdes colocar as tuas configs aqui?

 

 

Reputação 7
Crachá +21

@marco75 

 

Apaguei-lhe o secret. que por algum eventual lapso deixou no post ;) 

Reputação 1
Crachá +5

@marco75

 

Apaguei-lhe o secret. que por algum eventual lapso deixou no post ;) 

@Andre_MEO muito obrigado.

Crachá +1

Alguém me pode ajudar a fazer o setup? Já configurei a trunk e a extensão e as inbound e outbound routes mas por algum motivo continua a não dar. Será que devo colocar algo na registration string? Agradecia imenso se alguém me pudesse auxiliar. Obrigado.

Reputação 1
Crachá +5

@biomedica, sim deves colocar a registration string. será algo como (já tinham indicado aqui!) :

+351XXXXXXXXXX@sip.sapo.pt:SECRET@proxy.ims.iptv.telecom.pt:5070/+351XXXXXXXXXX

para verificares:

sessão de ssh ao freepbx;

asterisk -r

sip show peers

 sip show registry

Crachá +2

Boas pessoal.

Nas configurações acima notei algumas coisas: parece que alguns parâmetros da configuração se destina a uma ligação de número fixo 2xxxxxxxx (outboundproxy=proxy.ims.iptv.telecom.pt), eu apenas estava a configurar para um número nómada 3020xxxxx.
No entanto nessa configuração também aparecem dados que parecem ser de número nómada (host=sip.sapo.pt).

Ainda assim podia ser útil conseguir configurar o número do acesso Fibra, onde se obtém a password?

É possível?

Cumprimentos.

Reputação 1
Crachá +5

@CidiRome https://tadeubento.com/2020/meo-voip-telefone-fixo-no-computador/  (não sei se continua a funcionar, ou se o isp mudou algo)

Para nomada, outbound proxy proxy.sip.sapo.pt

Continuo a achar que isto não é um sip trunk mas uma sip line.por isso funciona bem num softphone ou tlf voip  mas falha quando configurado em freepbx ou trixbox.

Crachá +1

Okay, continuo a não conseguir. Tenho a seguinte configuração para número 30200…

 

username=+35130200xxxx
type=friend
t38pt_udptl=yes
secret=xxxxxxx
registername=+35130200xxxx
port=5070
outboundproxy=proxy.sip.sapo.pt
insecure=very
host=sip.sapo.pt
fromuser=+35130200xxxx
fromdomain=sip.sapo.pt
from=+35130200xxxx
dtmfmode=rfc2833
disallow=all
context=from-trunk
canreinvite=yes
authname=+35130200xxxx
allow=ulaw&alaw
qualify=yes

 

Incoming: tenho tudo vazio

 

Register string: +35130200xxxx@sip.sapo.pt:xxxxxxx@proxy.sip.sapo.pt:5070/+35130200xxxx

 

Alguém me consegue ajudar?

 

Obtenho o seguinte na consola:

Sapo_OUT/+35130200xxxx    213.13.145.45                               Yes        Yes            5070     UNREACHABLE
 

Reputação 1
Crachá +5

@biomedica  tenta: retiraport=5070 e colocar outboundproxy=proxy.sip.sapo.pt:5070

Crachá +1

Obrigado. Neste momento já tenho outgoing calls. @marco75 a tua sugestão funcionou logo, mto obrigado. Ainda assim agora não consigo ter incoming calls. Tenho a seguinte configuração:

 

Incoming:

User Context: +35130200xxxx

User Details:

 

username=+35130200xxxx
type=friend
t38pt_udptl=yes
secret=xxxxx
registername=+35130200xxxx
qualify=yes
outboundproxy=proxy.sip.sapo.pt:5070
keepalive=45
insecure=very
host=sip.sapo.pt
fromuser=+35130200xxxx
fromdomain=sip.sapo.pt
from=+35130200xxxx
dtmfmode=rfc2833
disallow=all
context=from-trunk
canreinvite=yes
authname=+35130200xxxx
allow=ulaw&alaw

 

Obtenho o seguinte erro:

 chan_sip.c:19688 send_check_user_failure_response: Unexpected error for device tel:91xxxxxxx;tag=p65539t1618618203m195057c92152s1_3943135164-2014894223 for INVITE, code = -100
 

Reputação 1
Crachá +5

@biomedica no incoming apenas tenho a reg string. Mais nada.

Responder