Pergunta

VoIP MEO deixou de conseguir fazer chamadas em FreePBX

  • 2 February 2021
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Crachá +2

Boas.

Tenho dois equipamentos muitos distintos com FreePBX (Versões do Asterisk e do FreePBX diferentes e equipamentos também muito diferentes) que não conseguem fazer chamadas.

No LOG aparece este erro:

chan_sip.c: Got SIP response 502 "Bad DNS Request 040351915" back from 194.65.2.241:5070

 

Em vez da chamada ser estabelecida ouve-se esta mensage:

“Lamentamos, mas neste momento não é possível estabelecer a sua chamada...”

 

Não funciona tanto para número 3020 como para outros números.

 

Testei configurar o número num X-Lite e funciona.

 

Alguém sabe qual é o problema?

Cumprimentos.


91 respostas

Estou tentando usar essa configuração de trunk mas sem sucesso:

 

Configurações SIP do asterisk

Permitir chamadas de entrada SIP anônimas: Sim

Permitir Convidados SIP : Sim

 

[Geral]

Nome do tronco: MEO

Ocultar Identificador de chamada: Não

Opções CID: Permitir qualquer CID

Máximo de canais:

Opções de Discagem de Tronco Asterisk: T

Continuar se Ocupado: Não

Desabilitar Tronco: Não

Monitorar falhas de Troncos: Não

 

[Sainte]

username=+35130200XXXX
type=peer
t38pt_udptl=yes
secret= Senha
registername=+35130200XXXX
qualify=yes
port=5070
outboundproxy=proxy.sip.sapo.pt:5070
insecure=port,invite
host=sip.sapo.pt
fromuser=+35130200XXXX
fromdomain=sip.sapo.pt
from=+35130200XXXX
dtmfmode=rfc2833
disallow=all
context=from-trunk
canreinvite=yes
call-limit=2
authname=+35130200XXXX
auth=+35130200XXXX:Senha@voip.sapo.pt
allow=ulaw&alaw
progressinband=yes
nat=yes

[Entrada]

+35130200XXXX@sip.sapo.pt:Senha:+35130200XXXX@proxy.sip.sapo.pt:5070/+35130200XXXX

 

Alguma ideia do que esteja dando errado?

 


 

Olá! o FreePBX não funciona mesmo com o voip da meo?

Crachá +2

Boas.

Desconfio que o segredo para voltar a funcionar seja mudar a password.

Se tiverem problemas, testem.

Parece que funcionou em dois sistemas em que tinha problemas.

 

Cheers.

Crachá +2

Peço desculpa, mas pensei que os servidores para 2* fossem diferentes dos para 3020*

No que diz respeito a outros equipamentos,  refiro também que este tópico é específico para FreePBX conforme o título indica e peço desculpa por me ter passado ao lado ter dito que era no 3CX visto que configurar a trunk VoIP do Sapo em softphones não costuma ser problema.
 

VoIP MEO deixou de conseguir fazer chamadas em FreePBX

Crachá

@Bassopt

Podes partilhar a configuração que tens actualmente a funcionar com todos os detalhes?

Cumprimentos.

registar : sip.sapo.pt porta 5070

proxy: proxy.ims.iptv.telecom.pt porta 5070

 

Autentificação 

Outbound calls only

user : numero de telefone +351302xxxxx

pass: a definida no portal.

 

depois tenho uma série de definições de inbound e outbound proprias do 3CX mas login é so isto.

 

Refiro-me às configurações detalhadas para FreePBX, e pelo uso de proxy.ims.iptv.telecom.pt parece estar a usar um número 2xxxxxxxx e não um 3020xxxxx.

 

Cumprimentos.

Já disse em cima que não estou a usar freepbx. Nunca conseguir que funcionasse..e não não é um numero 21 mas sim um 302. Leia o que escrevo com mais atenção.

Crachá +2

@Bassopt

Podes partilhar a configuração que tens actualmente a funcionar com todos os detalhes?

Cumprimentos.

registar : sip.sapo.pt porta 5070

proxy: proxy.ims.iptv.telecom.pt porta 5070

 

Autentificação 

Outbound calls only

user : numero de telefone +351302xxxxx

pass: a definida no portal.

 

depois tenho uma série de definições de inbound e outbound proprias do 3CX mas login é so isto.

 

Refiro-me às configurações detalhadas para FreePBX, e pelo uso de proxy.ims.iptv.telecom.pt parece estar a usar um número 2xxxxxxxx e não um 3020xxxxx apesar de dizer especificamente que é um 3020xxxxx.

 

Cumprimentos.

Crachá

@Bassopt

Podes partilhar a configuração que tens actualmente a funcionar com todos os detalhes?

Cumprimentos.

registar : sip.sapo.pt porta 5070

proxy: proxy.ims.iptv.telecom.pt porta 5070

 

Autentificação 

Outbound calls only

user : numero de telefone +351302xxxxx

pass: a definida no portal.

 

depois tenho uma série de definições de inbound e outbound proprias do 3CX mas login é so isto.

Crachá +2

@Bassopt 

Podes partilhar a configuração que tens actualmente a funcionar com todos os detalhes?

Cumprimentos.

Crachá

Boas.
Estou de volta ao meu post inicial.

Verifiquei que a Trunk VoIP do Sapo voltou a deixar de funcionar.

Sinceramente não percebo qual é  cena destes tipos para andarem sempre a fazer mudanças que quebram o funcionamento. Não sei se consegui ter isto a funcionar mais que um ano seguido sem ter que andar a fazer mudanças e com dores de cabeças com confiurações.

Neste momento tenho pelo menos dois sistemas a falhar.

Um dá directamente erro a registar:

[2022-07-20 16:13:11] NOTICE[1643852] chan_sip.c:    -- Registration for '+3513020xxxxx@proxy.sip.sapo.pt' timed out, trying again (Attempt #75)
[2022-07-20 16:13:11] VERBOSE[1643852] chan_sip.c: Got SIP response 500 "CSCF Server Internal Error 11030230307" back from 194.65.2.241:5070

O outro dá erro a tentar fazer chamadas:

Viva.

Por aqui funciona. Acabei de fazer refresh ao registo e fez sem problemas.. No 3CX pelo menos. No freepbx nunca consegui por a funcionar. nem en chap_sip (que está super instével uma vez qu deixará de existir em breve) nem em pjsip.

Crachá +2

Boas.

Estou de volta ao meu post inicial.

Verifiquei que a Trunk VoIP do Sapo voltou a deixar de funcionar no FreePBX.

Sinceramente não percebo qual é  cena destes tipos para andarem sempre a fazer mudanças que quebram o funcionamento. Não sei se consegui ter isto a funcionar mais que um ano seguido sem ter que andar a fazer mudanças e com dores de cabeças com configurações.

Neste momento tenho pelo menos dois sistemas a falhar.

Um dá directamente erro a registar:

[2022-07-20 16:13:11] NOTICE[1643852] chan_sip.c:    -- Registration for '+3513020xxxxx@proxy.sip.sapo.pt' timed out, trying again (Attempt #75)
[2022-07-20 16:13:11] VERBOSE[1643852] chan_sip.c: Got SIP response 500 "CSCF Server Internal Error 11030230307" back from 194.65.2.241:5070

O outro dá erro a tentar fazer chamadas:

[2022-07-20 12:16:05] VERBOSE[31138][C-00000080] app_stack.c: Spawn extension (from-trunk, 244577114, 1) exited non-zero on 'SIP/MEO 3020xxxxx Out-00                                                                                                        000107'
[2022-07-20 12:16:05] VERBOSE[31138][C-00000080] app_stack.c: SIP/MEO 3020xxxxx Out-00000107 Internal Gosub(func-apply-sipheaders,s,1(4)) complete GO                                                                                                        SUB_RETVAL=
[2022-07-20 12:16:05] WARNING[31138][C-00000080] chan_sip.c: sip_xmit of 0x7430d130 (len 856) to (null) returned -1: Invalid argument

 

Tenho um terceiro sistema idêntico ao segundo que ainda não consegui testar, mas assumo que também não está a funcionar correctamente.

 

A última configuração que estava a funcionar consistia em duas Trunks, uma para receber e outra para fazer chamadas. Deverá  haver informação sobre isso nesta mesma thread.

 

Cumprimentos.

Crachá

Consegui finalmente resolver o problema no 3CX. 
 

Depois de horas a ler o manual daquilo encontrei a reposta.  O 3CX precisa de um router que suporte full cone NAT ou então receber chamadas é mentira 

Bastou seguir as instruções para o PFsense ( que é o router que eu uso em modo bridge) e começou imediatamente a funcionar. 
Há também que abrir a porta 5060 no router para a instalação do 3CX mas isso parece-me bastante óbvio… ( mesmo sendo ultra cauteloso e abrindo apenas as subnets do servidor e do proxy do voip da MEO funciona )

Eles recomendam abrir mais umas quantas portas mas comigo funciona apenas com esta.

 

quanto aos servidores usei sip.sapo.pt na porta 5070 e proxy.ims.iptv.telecom.pt porta 5070 como proxy. 
 

Imagino que também  funcione com números geográficos … no entanto e uma vez que a MEO se recusa a fornecer a password aos clientes não tenho como experimentar. 
O que é uma estupidez… podiam facilmente limitar o uso do número geográfica a conta do cliente como fazem com a TV .. não deve ser algo muito complexo de implementar…digo eu! 

Crachá

Obrigado. 
 

Isso foi o que experimentei. Foi um erro de escrita. 
neste momento consigo fazer chamadas mas não consigo receber.  Isto pondo sip.sapo.pt na porta 5070. 
Se usar 5060 nem uma coisa nem outro. 

Reputação 4
Crachá +10

Experimente proxy.ims.iptv.telecom.pt

Crachá

Alguém tem tido sucesso em configurar números nómadas 302…. No 3CX ( ou no que seja para ser honesto. )

cheguei a conseguir receber chamadas ( tive de abrir a porta 5060 ) mas agora nem isso. 
fazer chamadas dá-me sempre error 403 forbidden apesar do trunk se registar.

já tentei combinações de sip.sapo.pt ( ambas as portas 5060 e 5070) juntamente com proxy.sip.sapo.pt ou proxy.ims.telecom.pt:5070 como proxy e nada. 

Por aqui também se mantém:

 

Realizar chamadas = OK
Receber Chamadas = “Tá quieto” Literalmente

Crachá +1

alguma novidade nisto?

Crachá

alguém tem isto a funcionar em 3CX?

A mim dá sempre erro 

Call or Registration to 91xxxxxxx@(Ln.10000@Meo) has failed. 194.65.2.241 replied: 403 Forbidden; from IP:194.65.2.241:5070

Realizar chamadas = OK
Receber Chamadas = “Tá quietoLiteralmente

Trunk:

[ General ]
Trunk Name : MEO
Hide CallerID: No
Outbound CallerID : +35130200XXXX
CID Options: Allow Any CID
Maximum Channels:
Asterisk Trunk Dial options:
                     System
continue if Busy: No
Disable Trunk: No
Monitor Trunk Failures: No


Sip Settings :
[Outgoing ]

Trunk Name : MeoOut
PEER Details:

username=+35130200XXXX
type=friend
t38pt_udptl=yes
secret=123456
registername=+35130200XXXX
qualify=yes
port=5060
outboundproxy=proxy.sip.sapo.pt:5070
insecure=port,invite
host=sip.sapo.pt
fromuser=+35130200XXXX
fromdomain=sip.sapo.pt
from=+35130200XXXX
dtmfmode=rfc2833
disallow=all
context=from-trunk
canreinvite=yes
call-limit=2
authname=+35130200XXXX
allow=ulaw&alaw


[Incoming]

USER Context:

USER Details:

Register String: +35130200XXXX@sip.sapo.pt:123456:+35130200XXXX@proxy.sip.sapo.pt:5070/+35130200XXXX

Tenho configurado uma extensão em CHAN_SIP para usar como o ramal de realização e recebimentos de chamada mas só consigo realizar as chamadas.
Até já tentei criar uma extensão em CHAN_PJSIP, mas acontece o mesmo problema no recebimento das chamadas. Quando eu ligo para o meu NOMADA, não completa a chamada e no meu caso, não acontece nada nos Logs.

Já configurei a minha linha em um SIP Phone e funcionou a 100% (nenhuma novidade até aqui). Ao utilizar esse método, verifiquei o log da Firewall e percebi um caminho diferente no registo do trunk e o registo do SIP Phone.

No SipPhone o registo acontece no host: sip.sapo.pt (213.13.145.45) porta 5060 ou 5070 (depende de como configurar, funciona nas duas portas)

Configuração SIP Phone

Log da Firewall


No PBX o registo acontece no proxy.sip.sapo.pt porta 5070 (sempre) essa configuração é definida no register string.

Log da Firewall


Em ambas as situações, a comunicação RTP acontece no ip do proxy.sip.sapo.pt.
Já tentei alterar a register string para ver se conseguia fazer o mesmo caminho de registo, mas dá erro de password.
Register string de teste que Não funcionou +35130200XXXX@sip.sapo.pt:123456:+35130200XXXX@sip.sapo.pt:5060/+35130200XXXX

Alguém que tenha as chamadas de entrada a funcionar, há alguma configuração extra a realizar?
Obs.: Não utilizar a Register String de teste, pois não funciona.

Crachá +1

Pois…. Vamos ver se consigo, quando tiver tempo e paciencia terei que investigar o que da para fazer com os numeros nomadas da meo. 

O servico de telefonia em Portugal é uma autentica miseria, ainda nao compreendi se a razão é da meo ou se é da Anacom. Coisas que no estrangeiro são triviais, parece que aqui em Portugal ainda estamos a inventar a roda !?!?!?!?

Cumprimentos,

 

 

Crachá

Nevermind. Descobri um bug no freeswitch. Parece ser disso, vou tentar resolver agora que sei para onde olhar.

Obrigado

Crachá

Obrigado, já tinha tentado com esse realm, (aparece nos logs) mas não consigo registar, com ou sem o realm.

Duvido muito que a meo aceite outros números de saída, nos telefones não é preciso marcar indicativo para portugal, o que poder querer dizer que eles já fazem tratamento do número do lado deles.

Crachá +1

Ora ca vai:

 

 registrar: sip.sapo.pt

username: +35130200XXXX

password: a que foi criada no portal da meo

realm: ims.telecom.pt (isto foi dificil de descobrir)

sip-server proxy: proxy.sip.sapo.pt:5070

 

 

Basicamente estas foram as configuracoes usadas no meu SBC. Estou neste momento a tentar configurar o servico de “CLIP no screening”, manipulacao de numeros de saida, vamos la ver se a meo suporta isto.

 

Alguma duvida é so dizerem.

 

cumprimentos

Crachá

Boa tarde,

 

tenho uma central da Cisco (CUCM ver 11.5) com um CUBE no meio ( entre o CUCM e a meo) e está tudo a funcionar na perfeição. Se alguém necessitar de alguma ajuda, mandem logos, digam qualquer coisa.

 

cumprimentos 

 

Ricardo 

 

Viva,

 

Estamos a tentar configurar um número nómada em freeswitch e nem sequer regista.

Ou dá timeout, ou Failed Registration [403].

Pode dizer quais as configurações que está a usar? Já tentamos as da Meo, várias combinações, outros proxys, e nada. Extranhamente regista de telefones grandstream voip (mas ainda mais estranho, se usar tcp e não udp).

Obviamente, não se esqueça de retirar as passwords e informação confidencial.

Obrigado

Crachá +1

Boa tarde,

 

tenho uma central da Cisco (CUCM ver 11.5) com um CUBE no meio ( entre o CUCM e a meo) e está tudo a funcionar na perfeição. Se alguém necessitar de alguma ajuda, mandem logos, digam qualquer coisa.

 

cumprimentos 

 

Ricardo 

Crachá +1

Pena este tópico estar morto….

Responder