Pergunta

VoIP MEO deixou de conseguir fazer chamadas em FreePBX

  • 2 February 2021
  • 91 respostas
  • 4037 visualizações


Mostrar a primeira mensagem

91 respostas

Crachá +1

@marco75 obrigado. eu já tentei sem isso mas as chamadas não entram. quando tento ligar para o meu 30200 simplesmente dá impedido. consegue receber chamadas?

Crachá +2

É difícil dizer.
Eu vou mais por uma qualquer alteração deles que não foi imediata para todos os clientes.
Também é possível que tenha havido alguma alteração no FreePBX, mas teria que ser mesmo no FreePBX ou respectivos módulos, porque a nível do Asterisk não há actualizações automáticas.

Ainda assim, tenho trunks de outros 3 operadores a funcionar correctamente e só o do Sapo é que está a dar problemas.

Cumprimentos.

Crachá +2

Boas.
Para mim continua tudo igual:
- Consigo receber;
- Não consigo fazer com a mensagem “Lamentamos, mas de momento….” e com o erro no log «chan_sip.c: Got SIP response 502 "Bad DNS Request 040351915" back from 194.65.2.241:5070»

 

Visto que tenho 3 sistemas* distintos com o mesmo problema, não pode ser problema só meu.

* 2 RasPBX e 1FreePBX em equipamento x64 Intel com Sistema Operativo CentOS.

 

Cumprimentos.

Crachá +1

Pois eu acho que sinceramente isto é um problema da Meo/Sapo, porque até agora sempre funcionou.
Eu verifiquei e nao exisitiu nenhuma alteraçao no Freepbx em termos de módulos

Crachá +1

Pena este grupo estar tão parado…. Eu ontem tentei configurar no meu freepbx e agora já nem consigo fazer chamadas mas anteriormente conseguia… Se alguém quiser tentar fazer troubleshooting seria interessante podermos reunir e tentar solucionar o problema.

Crachá +2

Fiz mais um teste:

Coloquei nas configurações os IPs dos servidores em vez dos nomes e dá erro de autenticação:
chan_sip.c: Received response: "Forbidden" from '<sip:+3513020xxxxx@213.13.145.45>;tag=xxxxxxx'

Penso que o servidor obriga os pedidos a irem com o nome do servidor e não admitem o IP…

(Há vários erros diferentes consoante se trate do registo ou de uma tentativa de chamada)

Cumprimentos.

Crachá +1

Obrigado por partilharem o link, já la vou escrever tambem, para ver se serve de alguma coisa...farto desta situaçao

Crachá

Obrigado, já tinha tentado com esse realm, (aparece nos logs) mas não consigo registar, com ou sem o realm.

Duvido muito que a meo aceite outros números de saída, nos telefones não é preciso marcar indicativo para portugal, o que poder querer dizer que eles já fazem tratamento do número do lado deles.

Crachá

Apenas consigo usar no Zoiper.

No 3xc regista mas não faz nem recebe chamadas

Alguem já consegui resolver isto? Eu tentei configurar o freepbx mas estou a ter o mesmo problema. Consigo receber chamadas mas não consigo fazer.

Crachá +1

vocês conseguem receber chamadas usando o freepbx?

Crachá

vocês conseguem receber chamadas usando o freepbx?

Eu uso o 3CX apenas e embora os numeros 30 fiquem registados, dá erro:

Call or Registration to 21******@(Ln.10009@+3513020*****) has failed. 194.65.2.241 replied: 403 Forbidden; from IP:194.65.2.241:5060

Crachá +1

Pois…. Vamos ver se consigo, quando tiver tempo e paciencia terei que investigar o que da para fazer com os numeros nomadas da meo. 

O servico de telefonia em Portugal é uma autentica miseria, ainda nao compreendi se a razão é da meo ou se é da Anacom. Coisas que no estrangeiro são triviais, parece que aqui em Portugal ainda estamos a inventar a roda !?!?!?!?

Cumprimentos,

 

 

Crachá +1

Eu com o Freepbx tou a conseguir fazer chamadas mas não consigo receber. Quando ligo de outro número nem chama e a chamada termina logo. Na PBX não toca sequer.

Crachá

Eu com o Freepbx tou a conseguir fazer chamadas mas não consigo receber. Quando ligo de outro número nem chama e a chamada termina logo. Na PBX não toca sequer.

Qual é a configuração que usas para conseguir fazer? Estás a usar a mesma rede MEO onde foi registado o numero voip?

 

Crachá +1

Uso a configuração que coloquei acima num dos meus posts. Estou a usar numa rede diferente.

Responder