Pergunta

VoIP MEO deixou de conseguir fazer chamadas em FreePBX

• 2 February 2021
  • 77 respostas
  • 2363 visualizações

Mostrar a primeira mensagem

77 respostas

Reputação 1
Crachá +5

Bom dia @marco75 , tentei fazer como disseste e não consegui. quando tento fazer uma chamada out aparece a dizer “all services are busy now”. 

podes colar aqui a configuração que tens para cada trunk sff?

Boas, @Andre_Maia

MEO_IN

username=+3512XXXXXXXX
type=peer
t38pt_udptl=yes
secret=ZZZZZZZZZ
registername=+3512XXXXXXXX
qualify=yes
port=5070
outboundproxy=proxy.ims.iptv.telecom.pt
keepalive=45
insecure=port,invite
host=proxy.ims.iptv.telecom.pt
fromuser=+3512XXXXXXXX
fromdomain=sip.sapo.pt
from=+3512XXXXXXXX
dtmfmode=rfc2833
disallow=all
context=from-trunk
canreinvite=yes
authname=+3512XXXXXXXX
allow=ulaw&alaw

MEO_OUT

username=+3512XXXXXXXX
type=peer
t38pt_udptl=yes
secret=*BLIP*
registername=+3512XXXXXXXX
qualify=yes
port=5070
outboundproxy=proxy.ims.iptv.telecom.pt
insecure=port,invite
host=sip.sapo.pt
fromuser=+3512XXXXXXXX
fromdomain=sip.sapo.pt
from=+3512XXXXXXXX
dtmfmode=rfc2833
disallow=all
context=from-trunk
canreinvite=yes
authname=+3512XXXXXXXX
allow=ulaw&alaw

Continuo a achar que isto nunca vai ter um comportamento a 100% porque o que se está a fazer é usar uma sip line como se fosse um sip trunk. tem funcionado até agora. o que noto é que a qualidade da chamada é inferior ao que era antes. já tentei com outro codec (g729 e g722), mas não funciona com estes codecs.

POdes colocar as tuas configs aqui?

Crachá +1

Estou a tentar configurar as duas trunks mas não tou a conseguir. A outbound trunk tá a funcionar agora a incoming trunk não funciona. Alguém tem input? Obrigado.

Crachá +2

Boa tarde.

Boa ideia a do portal da queixa.

Deixe aqui o link da sua queixa para ir lá colocar um comentário.
Quando tiver um bocado também faço uma.

Cumprimentos.

Crachá +1

alguma novidade nisto?

Crachá +2

Boas.

Estive a olhar para o Log do FreePBX e o erro “ Bad DNS Request” só aparece no final da chamada ser desligada, já depois de se ter ouvido a mensagem “Lamentamos, mas neste momento não é possível estabelecer a sua chamada...” .

E não há nenhum erro óbvio no log até esse momento.

Isto pode querer dizer que para o FreePBX a chamada se estabeleceu correctamente, apenas o sistema do Sapo/MEO está a negar a chamada por alguma razão.

Ideias?

Reputação 1
Crachá +5

@marco75

Apaguei-lhe o secret. que por algum eventual lapso deixou no post ;) 

@Andre_MEO muito obrigado.

Crachá +1

pena este grupo já não ter atividade...

Crachá +1

Conseguiste ter resposta da parte deles? A mim ainda nao me disseram nada e o problema continua..

Crachá +1

Infelizmente já nada funciona. Estou a obter a seguinte msg de erro na consola de registos.

[2021-07-10 04:33:18] NOTICE[1353] chan_sip.c: -- Registration for '+35130200XXXX@proxy.sip.sapo.pt' timed out, trying again (Attempt #77)

Alguém sabe como solucionar o problema? Obrigado.

Reputação 7
Crachá +23

"chan_sip.c: Got SIP response 502 "Bad DNS Request 040351915" back from 194.65.2.241:5070".

Isso deverá problema de configuração. Como é uma aplicação freeware, acho que a MEO não vai conseguir ajudar. As contas voip estão a funcionar

Reputação 7
Crachá +23

@Andre_Maia Conseguia partilhar uma captura de ecrã (escondendo ou borrando o(s) número(s) voip e passwords) de forma a compreender como estão os campos e configurações?. O que sei é que o freepbx tem um nível de funcionalidades e opções que não são como nas app’s móveis. 

Crachá +1

Boas, conseguiste chegar a mais alguma conclusao?  agora já nem consigo receber chamadas nao sei por que. Ha uns dias recebia de alguns numeros e de outros nao, agora já nem da para ligar

Crachá

Boa tarde.

Boa ideia a do portal da queixa.

Deixe aqui o link da sua queixa para ir lá colocar um comentário.
Quando tiver um bocado também faço uma.

Cumprimentos.

Aqui fica o Link da reclamação no portal da queixa

https://portaldaqueixa.com/brands/meo/complaints/meo-pacote-de-servicos-56574821

Fiz adicionalmente a mesma reclamação no livro de reclamações Online

Crachá

Esta empresa, MEO,  está a ter uma postura vergonhosa na prestação deste serviço. Eu chamo-lhe mesmo engodo.

Tem este como mais um serviço prestado, mas na realidade não prestam o serviço. Vou demonstrar isso de seguida.

Como referi em posts no inicio, eu sempre tive estes números configurados em freepbx. Finais de Janeiro simplesmente deixei de conseguir fazer chamadas, recebo e não consigo fazer chamadas ….

Funciona este serviço da MEO a 50%.

Criei o primeiro Ticket sobre este assunto na MEO em finais de Fevereiro, 2 meses e após varias reclamações , inclusive no livro de reclamações online,  a MEO dignou-se a responder-me.

Para surpresa minha, a resposta foi:

Após analise ao seu pedido pelo departamento técnico é necessário confirmar se o equipamento que tem, foi vendido pela MEO ou se está certificado/homolgado pela MEO , no que concerne a chamadas que tenta fazer para números Voip.Após analise ao seu pedido pelo departamento técnico é necessário confirmar se o equipamento que tem, foi vendido pela MEO ou se está certificado/homolgado pela MEO , no que concerne a chamadas que tenta fazer para números Voip.

Neste intervalo, entre a primeira reclamação por diversas vezes por contactos da MEO expliquei a situação onde referi que sempre tive este serviço a funcionar e que deixou de funcionar, inclusive referi-lhe que eu tenho formação académica nesta área, entendi esta resposta da da MEO, como um insulto à minha inteligência.

Decidi entrar no jogo da MEO, abri novo ticket onde solicitei à MEO que me facultasse a lista de equipamentos, como eles referem, que “está certificado/homologado pela MEO” para que eu possa responder à pergunta que me foi colocada comparando eu o meu equipamento com os supostos equipamentos certificados/homologados pela MEO.

Posterior a isto perdi a conta aos tickets que abri e que a MEO fechou sem que esta lista me fosse fornecida. O modos operandi da MEO em todos o Tickets que abri, onde como referi anteriormente apenas fiz uma questão legitima, era ligaram-me e começavam a passar as  chamadas internamente por vários  operadores, posso partilhar que num desses últimos contactos passaram-me por 8 operadores que nunca era com eles o tema….

Hoje e após ter sido rude com o operador que me voltou a ligar com a mesma estratégia, esta novela teve mais um desenvolvimento, recebi um email da MEO.

Decidi partilha-lo para a  comunidade, porque entendo que merece partilha.

Como se pode ler na pagina da MEO, e neste email reforçam-no, o serviço VOIP poderá ser usado em qualquer equipamento compatível, e na pagina web acrescentam em qualquer ligação com Internet.

De seguida informam a configuração, o que não é novidade nenhuma e o melhor deste email vem de seguida.

Continuam sem fornecer a lista de equipamentos certificados/homolgados pela MEO que já solicitei inúmeras vezes, e informam alguns dos equipamentos  compatíveis. 4 equipamentos :grin:  sendo que destes 4, apenas 1 (Siemens Gigaset C470 IP)  permite configuração SIP para usar este serviço voip, os outros 3 são telefones analógicos que não permitem qualquer configuração SIP, até nisto demonstram estrema incompetência.

Deixo a Partilha da minha experiencia com a MEO, que garantidamente não será a empresa com a qual irei contratar novos serviços sejam eles de que âmbito forem.

Crachá +1

Eu até tenho o serviço Voip a funcionar no FreePbx conseguindo realizar chamadas. Só não consigo que o telefone toque quando me ligam para o número Voip. Segundo parece alguns utilizadores do fórum conseguem receber também.

Crachá +1

Bom dia, eu estou exatamente igual. Liguei para a PCmedic disseram que era problema da Meo.
Quando liguei para o apoio tecnico da Meo, referiram nao ter qualquer conhecimento sobre esta causa mas que iriam reportar o problema e até à data continuo sem resposta

Por aqui também se mantém:

Realizar chamadas = OK
Receber Chamadas = “Tá quieto” Literalmente

Crachá +1

Boas @OmicronPersei8 , mas algo deve ter mudado na configuração deles, porque ate ha uns dias sempre funcionou corretamente, so agora é que deixou de dar

Crachá +2

Eu Abri uma avaria na MEO e fui contacto há pouco.

O operador foi bastante rude e disse que não detectava problema nenhum.

Entretanto estive a analisar os registos e verifico que em ambos os sistemas que estão a dar problemas não tinha aparecido a mensagem "chan_sip.c: Got SIP response 502 "Bad DNS Request 040351915" back from 194.65.2.241:5070". A primeira vez que apareceu foi no dia 2 de Fevereiro.
Além disso, apesar de não ter testado directamente, tudo indica que num terceiro sistema a Trunk do MEO esteja a funcionar correctamente, a única diferença é que esse sistema está ligado num Acesso Fibra da MEO e o outros dois estão em acessos da NOS.
É possível que a MEO esteja a fazer bloqueio a FreePBX/Asterisk cujo IP não seja MEO.

Cumprimentos.

Crachá

alguém tem isto a funcionar em 3CX?

A mim dá sempre erro 

Call or Registration to 91xxxxxxx@(Ln.10000@Meo) has failed. 194.65.2.241 replied: 403 Forbidden; from IP:194.65.2.241:5070

Crachá +1

Duvido que seja bloqueio para IP que nao seja da Meo, porque eu testei tambem no x-lite na rede nós, inclusive, numa IP de espanha e deu sem problema. O problema esta mesmo na configuraçao feita no freepbx

Crachá +2

Eu testei no X-Lite (do mesmo acesso que o FreePBX) e funcionou.

No entanto do FreePBX no mesmo IP não funciona (onde sempre funcionou até este dia 2).

Entretanto já confirmei que o outro sistema num acesso MEO que tenho também com um RasPBX (que é idêntico a uma dos dois primeiros) consegue fazer chamadas sem problemas.

Que é estranho, é.

Crachá +1

Alguém me pode ajudar a fazer o setup? Já configurei a trunk e a extensão e as inbound e outbound routes mas por algum motivo continua a não dar. Será que devo colocar algo na registration string? Agradecia imenso se alguém me pudesse auxiliar. Obrigado.

Reputação 7
Crachá +23

Boas @OmicronPersei8 , mas algo deve ter mudado na configuração deles, porque ate ha uns dias sempre funcionou corretamente, so agora é que deixou de dar

Sim eu reparei no comentário inicial. Poderá é ter sido alterado algum parâmetro. O que sei é que via app móvel o voip está operacional. Usa algum DNS na configuração voip?

Crachá +1

Será que nao ha aqui ninguem da Meo que nos consiga ajudar neste sentido?

Responder