Pergunta

VoIP MEO deixou de conseguir fazer chamadas em FreePBX

  • 2 February 2021
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91 respostas

Reputação 1
Crachá +5

Boas. tenho um rasp a correr freepbx e estou com o mesmo problema: regista o peer aparece mas nas chamadas de saida “lamentamos mas neste momento não foi possível estabelecer a sua chamada”. alguém já sabe porque está a acontecer e/ou como resolver.

Crachá +2

Boas.

Estou de volta ao meu post inicial.

Verifiquei que a Trunk VoIP do Sapo voltou a deixar de funcionar no FreePBX.

Sinceramente não percebo qual é  cena destes tipos para andarem sempre a fazer mudanças que quebram o funcionamento. Não sei se consegui ter isto a funcionar mais que um ano seguido sem ter que andar a fazer mudanças e com dores de cabeças com configurações.

Neste momento tenho pelo menos dois sistemas a falhar.

Um dá directamente erro a registar:

[2022-07-20 16:13:11] NOTICE[1643852] chan_sip.c:    -- Registration for '+3513020xxxxx@proxy.sip.sapo.pt' timed out, trying again (Attempt #75)
[2022-07-20 16:13:11] VERBOSE[1643852] chan_sip.c: Got SIP response 500 "CSCF Server Internal Error 11030230307" back from 194.65.2.241:5070

O outro dá erro a tentar fazer chamadas:

[2022-07-20 12:16:05] VERBOSE[31138][C-00000080] app_stack.c: Spawn extension (from-trunk, 244577114, 1) exited non-zero on 'SIP/MEO 3020xxxxx Out-00                                                                                                        000107'
[2022-07-20 12:16:05] VERBOSE[31138][C-00000080] app_stack.c: SIP/MEO 3020xxxxx Out-00000107 Internal Gosub(func-apply-sipheaders,s,1(4)) complete GO                                                                                                        SUB_RETVAL=
[2022-07-20 12:16:05] WARNING[31138][C-00000080] chan_sip.c: sip_xmit of 0x7430d130 (len 856) to (null) returned -1: Invalid argument

 

Tenho um terceiro sistema idêntico ao segundo que ainda não consegui testar, mas assumo que também não está a funcionar correctamente.

 

A última configuração que estava a funcionar consistia em duas Trunks, uma para receber e outra para fazer chamadas. Deverá  haver informação sobre isso nesta mesma thread.

 

Cumprimentos.

Crachá

Boas.
Estou de volta ao meu post inicial.

Verifiquei que a Trunk VoIP do Sapo voltou a deixar de funcionar.

Sinceramente não percebo qual é  cena destes tipos para andarem sempre a fazer mudanças que quebram o funcionamento. Não sei se consegui ter isto a funcionar mais que um ano seguido sem ter que andar a fazer mudanças e com dores de cabeças com confiurações.

Neste momento tenho pelo menos dois sistemas a falhar.

Um dá directamente erro a registar:

[2022-07-20 16:13:11] NOTICE[1643852] chan_sip.c:    -- Registration for '+3513020xxxxx@proxy.sip.sapo.pt' timed out, trying again (Attempt #75)
[2022-07-20 16:13:11] VERBOSE[1643852] chan_sip.c: Got SIP response 500 "CSCF Server Internal Error 11030230307" back from 194.65.2.241:5070

O outro dá erro a tentar fazer chamadas:

Viva.

Por aqui funciona. Acabei de fazer refresh ao registo e fez sem problemas.. No 3CX pelo menos. No freepbx nunca consegui por a funcionar. nem en chap_sip (que está super instével uma vez qu deixará de existir em breve) nem em pjsip.

Crachá +2

@Bassopt 

Podes partilhar a configuração que tens actualmente a funcionar com todos os detalhes?

Cumprimentos.

Crachá

@Bassopt

Podes partilhar a configuração que tens actualmente a funcionar com todos os detalhes?

Cumprimentos.

registar : sip.sapo.pt porta 5070

proxy: proxy.ims.iptv.telecom.pt porta 5070

 

Autentificação 

Outbound calls only

user : numero de telefone +351302xxxxx

pass: a definida no portal.

 

depois tenho uma série de definições de inbound e outbound proprias do 3CX mas login é so isto.

Crachá

Alguém tem tido sucesso em configurar números nómadas 302…. No 3CX ( ou no que seja para ser honesto. )

cheguei a conseguir receber chamadas ( tive de abrir a porta 5060 ) mas agora nem isso. 
fazer chamadas dá-me sempre error 403 forbidden apesar do trunk se registar.

já tentei combinações de sip.sapo.pt ( ambas as portas 5060 e 5070) juntamente com proxy.sip.sapo.pt ou proxy.ims.telecom.pt:5070 como proxy e nada. 

Reputação 1
Crachá +5

Bom dia @marco75 , tentei fazer como disseste e não consegui. quando tento fazer uma chamada out aparece a dizer “all services are busy now”. 

podes colar aqui a configuração que tens para cada trunk sff?

Boas, @Andre_Maia

MEO_IN

username=+3512XXXXXXXX
type=peer
t38pt_udptl=yes
secret=ZZZZZZZZZ
registername=+3512XXXXXXXX
qualify=yes
port=5070
outboundproxy=proxy.ims.iptv.telecom.pt
keepalive=45
insecure=port,invite
host=proxy.ims.iptv.telecom.pt
fromuser=+3512XXXXXXXX
fromdomain=sip.sapo.pt
from=+3512XXXXXXXX
dtmfmode=rfc2833
disallow=all
context=from-trunk
canreinvite=yes
authname=+3512XXXXXXXX
allow=ulaw&alaw

 

MEO_OUT

username=+3512XXXXXXXX
type=peer
t38pt_udptl=yes
secret=*BLIP*
registername=+3512XXXXXXXX
qualify=yes
port=5070
outboundproxy=proxy.ims.iptv.telecom.pt
insecure=port,invite
host=sip.sapo.pt
fromuser=+3512XXXXXXXX
fromdomain=sip.sapo.pt
from=+3512XXXXXXXX
dtmfmode=rfc2833
disallow=all
context=from-trunk
canreinvite=yes
authname=+3512XXXXXXXX
allow=ulaw&alaw

 

Continuo a achar que isto nunca vai ter um comportamento a 100% porque o que se está a fazer é usar uma sip line como se fosse um sip trunk. tem funcionado até agora. o que noto é que a qualidade da chamada é inferior ao que era antes. já tentei com outro codec (g729 e g722), mas não funciona com estes codecs.

POdes colocar as tuas configs aqui?

 

 

Crachá +2

@Bassopt

Podes partilhar a configuração que tens actualmente a funcionar com todos os detalhes?

Cumprimentos.

registar : sip.sapo.pt porta 5070

proxy: proxy.ims.iptv.telecom.pt porta 5070

 

Autentificação 

Outbound calls only

user : numero de telefone +351302xxxxx

pass: a definida no portal.

 

depois tenho uma série de definições de inbound e outbound proprias do 3CX mas login é so isto.

 

Refiro-me às configurações detalhadas para FreePBX, e pelo uso de proxy.ims.iptv.telecom.pt parece estar a usar um número 2xxxxxxxx e não um 3020xxxxx apesar de dizer especificamente que é um 3020xxxxx.

 

Cumprimentos.

Crachá

@Bassopt

Podes partilhar a configuração que tens actualmente a funcionar com todos os detalhes?

Cumprimentos.

registar : sip.sapo.pt porta 5070

proxy: proxy.ims.iptv.telecom.pt porta 5070

 

Autentificação 

Outbound calls only

user : numero de telefone +351302xxxxx

pass: a definida no portal.

 

depois tenho uma série de definições de inbound e outbound proprias do 3CX mas login é so isto.

 

Refiro-me às configurações detalhadas para FreePBX, e pelo uso de proxy.ims.iptv.telecom.pt parece estar a usar um número 2xxxxxxxx e não um 3020xxxxx.

 

Cumprimentos.

Já disse em cima que não estou a usar freepbx. Nunca conseguir que funcionasse..e não não é um numero 21 mas sim um 302. Leia o que escrevo com mais atenção.

Crachá +2

Peço desculpa, mas pensei que os servidores para 2* fossem diferentes dos para 3020*

No que diz respeito a outros equipamentos,  refiro também que este tópico é específico para FreePBX conforme o título indica e peço desculpa por me ter passado ao lado ter dito que era no 3CX visto que configurar a trunk VoIP do Sapo em softphones não costuma ser problema.
 

VoIP MEO deixou de conseguir fazer chamadas em FreePBX

Crachá +1

Estou a tentar configurar as duas trunks mas não tou a conseguir. A outbound trunk tá a funcionar agora a incoming trunk não funciona. Alguém tem input? Obrigado.

Reputação 4
Crachá +12

Experimente proxy.ims.iptv.telecom.pt

Crachá

Obrigado. 
 

Isso foi o que experimentei. Foi um erro de escrita. 
neste momento consigo fazer chamadas mas não consigo receber.  Isto pondo sip.sapo.pt na porta 5070. 
Se usar 5060 nem uma coisa nem outro. 

Crachá +2

Boa tarde.

Boa ideia a do portal da queixa.

Deixe aqui o link da sua queixa para ir lá colocar um comentário.
Quando tiver um bocado também faço uma.

 

Cumprimentos.

Crachá +1

alguma novidade nisto?

Crachá +2

Boas.

Estive a olhar para o Log do FreePBX e o erro “ Bad DNS Request” só aparece no final da chamada ser desligada, já depois de se ter ouvido a mensagem “Lamentamos, mas neste momento não é possível estabelecer a sua chamada...” .

E não há nenhum erro óbvio no log até esse momento.

Isto pode querer dizer que para o FreePBX a chamada se estabeleceu correctamente, apenas o sistema do Sapo/MEO está a negar a chamada por alguma razão.

 

Ideias?

Reputação 1
Crachá +5

@marco75

 

Apaguei-lhe o secret. que por algum eventual lapso deixou no post ;) 

@Andre_MEO muito obrigado.

Crachá +1

pena este grupo já não ter atividade...

Crachá +1

Conseguiste ter resposta da parte deles? A mim ainda nao me disseram nada e o problema continua..

Crachá +1

Infelizmente já nada funciona. Estou a obter a seguinte msg de erro na consola de registos.

 

[2021-07-10 04:33:18] NOTICE[1353] chan_sip.c: -- Registration for '+35130200XXXX@proxy.sip.sapo.pt' timed out, trying again (Attempt #77)

 

Alguém sabe como solucionar o problema? Obrigado.

Reputação 7
Crachá +23

"chan_sip.c: Got SIP response 502 "Bad DNS Request 040351915" back from 194.65.2.241:5070".

 

Isso deverá problema de configuração. Como é uma aplicação freeware, acho que a MEO não vai conseguir ajudar. As contas voip estão a funcionar

 

Reputação 7
Crachá +23

@Andre_Maia Conseguia partilhar uma captura de ecrã (escondendo ou borrando o(s) número(s) voip e passwords) de forma a compreender como estão os campos e configurações?. O que sei é que o freepbx tem um nível de funcionalidades e opções que não são como nas app’s móveis. 

Crachá

Consegui finalmente resolver o problema no 3CX. 
 

Depois de horas a ler o manual daquilo encontrei a reposta.  O 3CX precisa de um router que suporte full cone NAT ou então receber chamadas é mentira 

Bastou seguir as instruções para o PFsense ( que é o router que eu uso em modo bridge) e começou imediatamente a funcionar. 
Há também que abrir a porta 5060 no router para a instalação do 3CX mas isso parece-me bastante óbvio… ( mesmo sendo ultra cauteloso e abrindo apenas as subnets do servidor e do proxy do voip da MEO funciona )

Eles recomendam abrir mais umas quantas portas mas comigo funciona apenas com esta.

 

quanto aos servidores usei sip.sapo.pt na porta 5070 e proxy.ims.iptv.telecom.pt porta 5070 como proxy. 
 

Imagino que também  funcione com números geográficos … no entanto e uma vez que a MEO se recusa a fornecer a password aos clientes não tenho como experimentar. 
O que é uma estupidez… podiam facilmente limitar o uso do número geográfica a conta do cliente como fazem com a TV .. não deve ser algo muito complexo de implementar…digo eu! 

Crachá +1

Boas, conseguiste chegar a mais alguma conclusao?  agora já nem consigo receber chamadas nao sei por que. Ha uns dias recebia de alguns numeros e de outros nao, agora já nem da para ligar

Crachá

Boa tarde.

Boa ideia a do portal da queixa.

Deixe aqui o link da sua queixa para ir lá colocar um comentário.
Quando tiver um bocado também faço uma.

 

Cumprimentos.

Aqui fica o Link da reclamação no portal da queixa

https://portaldaqueixa.com/brands/meo/complaints/meo-pacote-de-servicos-56574821

Fiz adicionalmente a mesma reclamação no livro de reclamações Online

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