Pergunta

VoIP MEO deixou de conseguir fazer chamadas em FreePBX

  • 2 February 2021
  • 91 respostas
  • 4037 visualizações


Mostrar a primeira mensagem

91 respostas

Crachá

Esta empresa, MEO,  está a ter uma postura vergonhosa na prestação deste serviço. Eu chamo-lhe mesmo engodo.

Tem este como mais um serviço prestado, mas na realidade não prestam o serviço. Vou demonstrar isso de seguida.

 

Como referi em posts no inicio, eu sempre tive estes números configurados em freepbx. Finais de Janeiro simplesmente deixei de conseguir fazer chamadas, recebo e não consigo fazer chamadas ….

Funciona este serviço da MEO a 50%.

 

Criei o primeiro Ticket sobre este assunto na MEO em finais de Fevereiro, 2 meses e após varias reclamações , inclusive no livro de reclamações online,  a MEO dignou-se a responder-me.

 

Para surpresa minha, a resposta foi:

Após analise ao seu pedido pelo departamento técnico é necessário confirmar se o equipamento que tem, foi vendido pela MEO ou se está certificado/homolgado pela MEO , no que concerne a chamadas que tenta fazer para números Voip.Após analise ao seu pedido pelo departamento técnico é necessário confirmar se o equipamento que tem, foi vendido pela MEO ou se está certificado/homolgado pela MEO , no que concerne a chamadas que tenta fazer para números Voip.

Neste intervalo, entre a primeira reclamação por diversas vezes por contactos da MEO expliquei a situação onde referi que sempre tive este serviço a funcionar e que deixou de funcionar, inclusive referi-lhe que eu tenho formação académica nesta área, entendi esta resposta da da MEO, como um insulto à minha inteligência.

Decidi entrar no jogo da MEO, abri novo ticket onde solicitei à MEO que me facultasse a lista de equipamentos, como eles referem, que “está certificado/homologado pela MEO” para que eu possa responder à pergunta que me foi colocada comparando eu o meu equipamento com os supostos equipamentos certificados/homologados pela MEO.

Posterior a isto perdi a conta aos tickets que abri e que a MEO fechou sem que esta lista me fosse fornecida. O modos operandi da MEO em todos o Tickets que abri, onde como referi anteriormente apenas fiz uma questão legitima, era ligaram-me e começavam a passar as  chamadas internamente por vários  operadores, posso partilhar que num desses últimos contactos passaram-me por 8 operadores que nunca era com eles o tema….

 

Hoje e após ter sido rude com o operador que me voltou a ligar com a mesma estratégia, esta novela teve mais um desenvolvimento, recebi um email da MEO.

Decidi partilha-lo para a  comunidade, porque entendo que merece partilha.

 

Como se pode ler na pagina da MEO, e neste email reforçam-no, o serviço VOIP poderá ser usado em qualquer equipamento compatível, e na pagina web acrescentam em qualquer ligação com Internet.

De seguida informam a configuração, o que não é novidade nenhuma e o melhor deste email vem de seguida.

Continuam sem fornecer a lista de equipamentos certificados/homolgados pela MEO que já solicitei inúmeras vezes, e informam alguns dos equipamentos  compatíveis. 4 equipamentos :grin:  sendo que destes 4, apenas 1 (Siemens Gigaset C470 IP)  permite configuração SIP para usar este serviço voip, os outros 3 são telefones analógicos que não permitem qualquer configuração SIP, até nisto demonstram estrema incompetência.

 

Deixo a Partilha da minha experiencia com a MEO, que garantidamente não será a empresa com a qual irei contratar novos serviços sejam eles de que âmbito forem.

 

 

 

 

Crachá +1

Eu até tenho o serviço Voip a funcionar no FreePbx conseguindo realizar chamadas. Só não consigo que o telefone toque quando me ligam para o número Voip. Segundo parece alguns utilizadores do fórum conseguem receber também.

Crachá +1

Bom dia, eu estou exatamente igual. Liguei para a PCmedic disseram que era problema da Meo.
Quando liguei para o apoio tecnico da Meo, referiram nao ter qualquer conhecimento sobre esta causa mas que iriam reportar o problema e até à data continuo sem resposta

Por aqui também se mantém:

 

Realizar chamadas = OK
Receber Chamadas = “Tá quieto” Literalmente

Crachá +1

Boas @OmicronPersei8 , mas algo deve ter mudado na configuração deles, porque ate ha uns dias sempre funcionou corretamente, so agora é que deixou de dar

Crachá +2

Eu Abri uma avaria na MEO e fui contacto há pouco.

O operador foi bastante rude e disse que não detectava problema nenhum.

 

Entretanto estive a analisar os registos e verifico que em ambos os sistemas que estão a dar problemas não tinha aparecido a mensagem "chan_sip.c: Got SIP response 502 "Bad DNS Request 040351915" back from 194.65.2.241:5070". A primeira vez que apareceu foi no dia 2 de Fevereiro.
Além disso, apesar de não ter testado directamente, tudo indica que num terceiro sistema a Trunk do MEO esteja a funcionar correctamente, a única diferença é que esse sistema está ligado num Acesso Fibra da MEO e o outros dois estão em acessos da NOS.
É possível que a MEO esteja a fazer bloqueio a FreePBX/Asterisk cujo IP não seja MEO.

 

Cumprimentos.

Crachá

alguém tem isto a funcionar em 3CX?

A mim dá sempre erro 

Call or Registration to 91xxxxxxx@(Ln.10000@Meo) has failed. 194.65.2.241 replied: 403 Forbidden; from IP:194.65.2.241:5070

Crachá +1

Duvido que seja bloqueio para IP que nao seja da Meo, porque eu testei tambem no x-lite na rede nós, inclusive, numa IP de espanha e deu sem problema. O problema esta mesmo na configuraçao feita no freepbx

Crachá +2

Eu testei no X-Lite (do mesmo acesso que o FreePBX) e funcionou.

No entanto do FreePBX no mesmo IP não funciona (onde sempre funcionou até este dia 2).

Entretanto já confirmei que o outro sistema num acesso MEO que tenho também com um RasPBX (que é idêntico a uma dos dois primeiros) consegue fazer chamadas sem problemas.

Que é estranho, é.

Crachá +1

Alguém me pode ajudar a fazer o setup? Já configurei a trunk e a extensão e as inbound e outbound routes mas por algum motivo continua a não dar. Será que devo colocar algo na registration string? Agradecia imenso se alguém me pudesse auxiliar. Obrigado.

Reputação 7
Crachá +23

Boas @OmicronPersei8 , mas algo deve ter mudado na configuração deles, porque ate ha uns dias sempre funcionou corretamente, so agora é que deixou de dar


Sim eu reparei no comentário inicial. Poderá é ter sido alterado algum parâmetro. O que sei é que via app móvel o voip está operacional. Usa algum DNS na configuração voip?

Crachá +1

Será que nao ha aqui ninguem da Meo que nos consiga ajudar neste sentido?

Crachá +1

Boa tarde,

 

tenho uma central da Cisco (CUCM ver 11.5) com um CUBE no meio ( entre o CUCM e a meo) e está tudo a funcionar na perfeição. Se alguém necessitar de alguma ajuda, mandem logos, digam qualquer coisa.

 

cumprimentos 

 

Ricardo 

Olá! o FreePBX não funciona mesmo com o voip da meo?

Estou tentando usar essa configuração de trunk mas sem sucesso:

 

Configurações SIP do asterisk

Permitir chamadas de entrada SIP anônimas: Sim

Permitir Convidados SIP : Sim

 

[Geral]

Nome do tronco: MEO

Ocultar Identificador de chamada: Não

Opções CID: Permitir qualquer CID

Máximo de canais:

Opções de Discagem de Tronco Asterisk: T

Continuar se Ocupado: Não

Desabilitar Tronco: Não

Monitorar falhas de Troncos: Não

 

[Sainte]

username=+35130200XXXX
type=peer
t38pt_udptl=yes
secret= Senha
registername=+35130200XXXX
qualify=yes
port=5070
outboundproxy=proxy.sip.sapo.pt:5070
insecure=port,invite
host=sip.sapo.pt
fromuser=+35130200XXXX
fromdomain=sip.sapo.pt
from=+35130200XXXX
dtmfmode=rfc2833
disallow=all
context=from-trunk
canreinvite=yes
call-limit=2
authname=+35130200XXXX
auth=+35130200XXXX:Senha@voip.sapo.pt
allow=ulaw&alaw
progressinband=yes
nat=yes

[Entrada]

+35130200XXXX@sip.sapo.pt:Senha:+35130200XXXX@proxy.sip.sapo.pt:5070/+35130200XXXX

 

Alguma ideia do que esteja dando errado?

 


 

Reputação 1
Crachá +5

@biomedica, sim deves colocar a registration string. será algo como (já tinham indicado aqui!) :

+351XXXXXXXXXX@sip.sapo.pt:SECRET@proxy.ims.iptv.telecom.pt:5070/+351XXXXXXXXXX

para verificares:

sessão de ssh ao freepbx;

asterisk -r

sip show peers

 sip show registry

Crachá

Boa tarde,

 

tenho uma central da Cisco (CUCM ver 11.5) com um CUBE no meio ( entre o CUCM e a meo) e está tudo a funcionar na perfeição. Se alguém necessitar de alguma ajuda, mandem logos, digam qualquer coisa.

 

cumprimentos 

 

Ricardo 

 

Viva,

 

Estamos a tentar configurar um número nómada em freeswitch e nem sequer regista.

Ou dá timeout, ou Failed Registration [403].

Pode dizer quais as configurações que está a usar? Já tentamos as da Meo, várias combinações, outros proxys, e nada. Extranhamente regista de telefones grandstream voip (mas ainda mais estranho, se usar tcp e não udp).

Obviamente, não se esqueça de retirar as passwords e informação confidencial.

Obrigado

Crachá +1

Bom dia, ja consegui fazer com que as chamadas entrem normalmente, mas para fazer continuo exatamente com o mesmo problema, nao é permitido.

 

Crachá +2

Actualização muito importante.

 

O sistema que eu tenho no acesso MEO já começou a dar o mesmo problema.

Sendo é assim é plausível que este problema comece a aparecer como cogumenlos em outros utilizadores de FreePBX.

 

Cumprimentos.

Crachá +2

Boas pessoal.

Nas configurações acima notei algumas coisas: parece que alguns parâmetros da configuração se destina a uma ligação de número fixo 2xxxxxxxx (outboundproxy=proxy.ims.iptv.telecom.pt), eu apenas estava a configurar para um número nómada 3020xxxxx.
No entanto nessa configuração também aparecem dados que parecem ser de número nómada (host=sip.sapo.pt).

Ainda assim podia ser útil conseguir configurar o número do acesso Fibra, onde se obtém a password?

É possível?

Cumprimentos.

Crachá +1

Entao achas que o problema está mesmo no Freepbx @CidiRome ?

Reputação 1
Crachá +5

@CidiRome https://tadeubento.com/2020/meo-voip-telefone-fixo-no-computador/  (não sei se continua a funcionar, ou se o isp mudou algo)

Para nomada, outbound proxy proxy.sip.sapo.pt

Continuo a achar que isto não é um sip trunk mas uma sip line.por isso funciona bem num softphone ou tlf voip  mas falha quando configurado em freepbx ou trixbox.

Crachá +1

Okay, continuo a não conseguir. Tenho a seguinte configuração para número 30200…

 

username=+35130200xxxx
type=friend
t38pt_udptl=yes
secret=xxxxxxx
registername=+35130200xxxx
port=5070
outboundproxy=proxy.sip.sapo.pt
insecure=very
host=sip.sapo.pt
fromuser=+35130200xxxx
fromdomain=sip.sapo.pt
from=+35130200xxxx
dtmfmode=rfc2833
disallow=all
context=from-trunk
canreinvite=yes
authname=+35130200xxxx
allow=ulaw&alaw
qualify=yes

 

Incoming: tenho tudo vazio

 

Register string: +35130200xxxx@sip.sapo.pt:xxxxxxx@proxy.sip.sapo.pt:5070/+35130200xxxx

 

Alguém me consegue ajudar?

 

Obtenho o seguinte na consola:

Sapo_OUT/+35130200xxxx    213.13.145.45                               Yes        Yes            5070     UNREACHABLE
 

Crachá +1

Obrigado. Neste momento já tenho outgoing calls. @marco75 a tua sugestão funcionou logo, mto obrigado. Ainda assim agora não consigo ter incoming calls. Tenho a seguinte configuração:

 

Incoming:

User Context: +35130200xxxx

User Details:

 

username=+35130200xxxx
type=friend
t38pt_udptl=yes
secret=xxxxx
registername=+35130200xxxx
qualify=yes
outboundproxy=proxy.sip.sapo.pt:5070
keepalive=45
insecure=very
host=sip.sapo.pt
fromuser=+35130200xxxx
fromdomain=sip.sapo.pt
from=+35130200xxxx
dtmfmode=rfc2833
disallow=all
context=from-trunk
canreinvite=yes
authname=+35130200xxxx
allow=ulaw&alaw

 

Obtenho o seguinte erro:

 chan_sip.c:19688 send_check_user_failure_response: Unexpected error for device tel:91xxxxxxx;tag=p65539t1618618203m195057c92152s1_3943135164-2014894223 for INVITE, code = -100
 

Reputação 1
Crachá +5

@biomedica no incoming apenas tenho a reg string. Mais nada.

Responder