Pergunta

VoIP MEO deixou de conseguir fazer chamadas em FreePBX

  • 2 February 2021
  • 77 respostas
  • 2363 visualizações


Mostrar a primeira mensagem

77 respostas

Crachá +1

Boa tarde,

 

tenho uma central da Cisco (CUCM ver 11.5) com um CUBE no meio ( entre o CUCM e a meo) e está tudo a funcionar na perfeição. Se alguém necessitar de alguma ajuda, mandem logos, digam qualquer coisa.

 

cumprimentos 

 

Ricardo 

Reputação 1
Crachá +5

@biomedica, sim deves colocar a registration string. será algo como (já tinham indicado aqui!) :

+351XXXXXXXXXX@sip.sapo.pt:SECRET@proxy.ims.iptv.telecom.pt:5070/+351XXXXXXXXXX

para verificares:

sessão de ssh ao freepbx;

asterisk -r

sip show peers

 sip show registry

Crachá

Boa tarde,

 

tenho uma central da Cisco (CUCM ver 11.5) com um CUBE no meio ( entre o CUCM e a meo) e está tudo a funcionar na perfeição. Se alguém necessitar de alguma ajuda, mandem logos, digam qualquer coisa.

 

cumprimentos 

 

Ricardo 

 

Viva,

 

Estamos a tentar configurar um número nómada em freeswitch e nem sequer regista.

Ou dá timeout, ou Failed Registration [403].

Pode dizer quais as configurações que está a usar? Já tentamos as da Meo, várias combinações, outros proxys, e nada. Extranhamente regista de telefones grandstream voip (mas ainda mais estranho, se usar tcp e não udp).

Obviamente, não se esqueça de retirar as passwords e informação confidencial.

Obrigado

Crachá +1

Bom dia, ja consegui fazer com que as chamadas entrem normalmente, mas para fazer continuo exatamente com o mesmo problema, nao é permitido.

 

Crachá +2

Actualização muito importante.

 

O sistema que eu tenho no acesso MEO já começou a dar o mesmo problema.

Sendo é assim é plausível que este problema comece a aparecer como cogumenlos em outros utilizadores de FreePBX.

 

Cumprimentos.

Crachá +2

Boas pessoal.

Nas configurações acima notei algumas coisas: parece que alguns parâmetros da configuração se destina a uma ligação de número fixo 2xxxxxxxx (outboundproxy=proxy.ims.iptv.telecom.pt), eu apenas estava a configurar para um número nómada 3020xxxxx.
No entanto nessa configuração também aparecem dados que parecem ser de número nómada (host=sip.sapo.pt).

Ainda assim podia ser útil conseguir configurar o número do acesso Fibra, onde se obtém a password?

É possível?

Cumprimentos.

Crachá +1

Entao achas que o problema está mesmo no Freepbx @CidiRome ?

Reputação 1
Crachá +5

@CidiRome https://tadeubento.com/2020/meo-voip-telefone-fixo-no-computador/  (não sei se continua a funcionar, ou se o isp mudou algo)

Para nomada, outbound proxy proxy.sip.sapo.pt

Continuo a achar que isto não é um sip trunk mas uma sip line.por isso funciona bem num softphone ou tlf voip  mas falha quando configurado em freepbx ou trixbox.

Crachá +1

Okay, continuo a não conseguir. Tenho a seguinte configuração para número 30200…

 

username=+35130200xxxx
type=friend
t38pt_udptl=yes
secret=xxxxxxx
registername=+35130200xxxx
port=5070
outboundproxy=proxy.sip.sapo.pt
insecure=very
host=sip.sapo.pt
fromuser=+35130200xxxx
fromdomain=sip.sapo.pt
from=+35130200xxxx
dtmfmode=rfc2833
disallow=all
context=from-trunk
canreinvite=yes
authname=+35130200xxxx
allow=ulaw&alaw
qualify=yes

 

Incoming: tenho tudo vazio

 

Register string: +35130200xxxx@sip.sapo.pt:xxxxxxx@proxy.sip.sapo.pt:5070/+35130200xxxx

 

Alguém me consegue ajudar?

 

Obtenho o seguinte na consola:

Sapo_OUT/+35130200xxxx    213.13.145.45                               Yes        Yes            5070     UNREACHABLE
 

Crachá +1

Obrigado. Neste momento já tenho outgoing calls. @marco75 a tua sugestão funcionou logo, mto obrigado. Ainda assim agora não consigo ter incoming calls. Tenho a seguinte configuração:

 

Incoming:

User Context: +35130200xxxx

User Details:

 

username=+35130200xxxx
type=friend
t38pt_udptl=yes
secret=xxxxx
registername=+35130200xxxx
qualify=yes
outboundproxy=proxy.sip.sapo.pt:5070
keepalive=45
insecure=very
host=sip.sapo.pt
fromuser=+35130200xxxx
fromdomain=sip.sapo.pt
from=+35130200xxxx
dtmfmode=rfc2833
disallow=all
context=from-trunk
canreinvite=yes
authname=+35130200xxxx
allow=ulaw&alaw

 

Obtenho o seguinte erro:

 chan_sip.c:19688 send_check_user_failure_response: Unexpected error for device tel:91xxxxxxx;tag=p65539t1618618203m195057c92152s1_3943135164-2014894223 for INVITE, code = -100
 

Reputação 1
Crachá +5

@biomedica no incoming apenas tenho a reg string. Mais nada.

Crachá +1

@marco75 obrigado. eu já tentei sem isso mas as chamadas não entram. quando tento ligar para o meu 30200 simplesmente dá impedido. consegue receber chamadas?

Crachá +2

É difícil dizer.
Eu vou mais por uma qualquer alteração deles que não foi imediata para todos os clientes.
Também é possível que tenha havido alguma alteração no FreePBX, mas teria que ser mesmo no FreePBX ou respectivos módulos, porque a nível do Asterisk não há actualizações automáticas.

Ainda assim, tenho trunks de outros 3 operadores a funcionar correctamente e só o do Sapo é que está a dar problemas.

Cumprimentos.

Crachá +2

Boas.
Para mim continua tudo igual:
- Consigo receber;
- Não consigo fazer com a mensagem “Lamentamos, mas de momento….” e com o erro no log «chan_sip.c: Got SIP response 502 "Bad DNS Request 040351915" back from 194.65.2.241:5070»

 

Visto que tenho 3 sistemas* distintos com o mesmo problema, não pode ser problema só meu.

* 2 RasPBX e 1FreePBX em equipamento x64 Intel com Sistema Operativo CentOS.

 

Cumprimentos.

Crachá +1

Pois eu acho que sinceramente isto é um problema da Meo/Sapo, porque até agora sempre funcionou.
Eu verifiquei e nao exisitiu nenhuma alteraçao no Freepbx em termos de módulos

Crachá +1

Pena este grupo estar tão parado…. Eu ontem tentei configurar no meu freepbx e agora já nem consigo fazer chamadas mas anteriormente conseguia… Se alguém quiser tentar fazer troubleshooting seria interessante podermos reunir e tentar solucionar o problema.

Crachá +2

Fiz mais um teste:

Coloquei nas configurações os IPs dos servidores em vez dos nomes e dá erro de autenticação:
chan_sip.c: Received response: "Forbidden" from '<sip:+3513020xxxxx@213.13.145.45>;tag=xxxxxxx'

Penso que o servidor obriga os pedidos a irem com o nome do servidor e não admitem o IP…

(Há vários erros diferentes consoante se trate do registo ou de uma tentativa de chamada)

Cumprimentos.

Crachá +1

Obrigado por partilharem o link, já la vou escrever tambem, para ver se serve de alguma coisa...farto desta situaçao

Crachá

Obrigado, já tinha tentado com esse realm, (aparece nos logs) mas não consigo registar, com ou sem o realm.

Duvido muito que a meo aceite outros números de saída, nos telefones não é preciso marcar indicativo para portugal, o que poder querer dizer que eles já fazem tratamento do número do lado deles.

Crachá

Apenas consigo usar no Zoiper.

No 3xc regista mas não faz nem recebe chamadas

Alguem já consegui resolver isto? Eu tentei configurar o freepbx mas estou a ter o mesmo problema. Consigo receber chamadas mas não consigo fazer.

Crachá +1

vocês conseguem receber chamadas usando o freepbx?

Crachá

vocês conseguem receber chamadas usando o freepbx?

Eu uso o 3CX apenas e embora os numeros 30 fiquem registados, dá erro:

Call or Registration to 21******@(Ln.10009@+3513020*****) has failed. 194.65.2.241 replied: 403 Forbidden; from IP:194.65.2.241:5060

Crachá +1

Pois…. Vamos ver se consigo, quando tiver tempo e paciencia terei que investigar o que da para fazer com os numeros nomadas da meo. 

O servico de telefonia em Portugal é uma autentica miseria, ainda nao compreendi se a razão é da meo ou se é da Anacom. Coisas que no estrangeiro são triviais, parece que aqui em Portugal ainda estamos a inventar a roda !?!?!?!?

Cumprimentos,

 

 

Crachá +1

Eu com o Freepbx tou a conseguir fazer chamadas mas não consigo receber. Quando ligo de outro número nem chama e a chamada termina logo. Na PBX não toca sequer.

Responder