Valores Linha ADSL



Mostrar a primeira mensagem
Tópico fechado, já não permite mais respostas.

1202 respostas

Sincronizado a 12.287,dar 24 parece-me um pouco lol,mas.............
os entendidos que se cheguem á frente
Já foi dito várias vezes que o tarifário 24mb em adsl é mais marketing que outra coisa, porque muito dificilmente, mesmo com a reestruturação da rede obter os 24mb, quando muito 20 mb, mas todos os que vejo que supostamente têm 24, não têm mais de 16.
Potência de Saída (up/down) :

12,2 / 19,1


Atenuação na linha (Up/Down) :

13,5 / 27,0


Margem SN (Up/Down) :

26,9 / 12,3


Que provas tenho de apresentar para isto dar mais que os 8.128mb que tenho neste momento , estou farto das manhas deles...........

abraço

Atenuação 27dB = menos que 2km de cabo. Por regra, menos de 2km dá para mais de 8M. 27dB deveria dar no minimo para 12M.

O problema é que ao que parece, as regras de snr mudaram, e, ao te passarem de 8 para 12, ou 11, o snr iria ficar abaixo de 10, o que já não é aceite (antes era 6 e em muitos acessos funcionava bem, com o interleaved, claro).
Ou então, já estás a 12M de sincronismo, mas bloqueado no bbras a 8M. Pode ser o caso, visto que não mostraste o débito síncrono, não posso dizer com certezas.


o.menino.bonito: SNR para os 14M

darnu: SNR para pelo menos, os 12M, talvez os 14. E como certo, o 1M no up.
Informações sobre a ligação

Uptime do sistema:

0 dias, 1:13:18

Tipo de DSL:

ITU-T G.992.5

Largura de banda (Up/Down) :

509 / 8.128

Dados transferidos (enviados/recebidos) :

103,13 / 118,53

Potência de Saída (up/down) :

12,2 / 19,1

Atenuação na linha (Up/Down) :

13,5 / 27,0

Margem SN (Up/Down) :

26,9 / 13,5

Liguei para la e a menina diz que fez um teste na linha e não dá mais do que 8mb por estar a 1800m da central -
:beurk::beurk::beurk::beurk::beurk::beurk:
Qual é o calibre ideal do cabo de instalação do meo Adsl??? 0,6??? 0,4???

Largura de banda (Up/Down) : 1.021 / 20.307

Dados transferidos (enviados/recebidos) : 1,38 / 2,33

Potência de Saída (up/down) : 12,2 / 18,6

Atenuação na linha (Up/Down) : 1,8 / 6,5

Margem SN (Up/Down) : 12,1 / 7,9



Há um ano quando fizeram-me a instalação tinha uma margem de ruido de 13,7 em Down, depois passou para 9,1 e recentemente tenho 7,9 e por vezes fica com 7,1. Por este andar daqui a uns meses vai baixar dos 6.

Obrigado

Ora bem, o calibre vai aumentando quanto mais perto do posto de instalação.
Cabos da central até ao SR, normalmente 0,4-0,5
SR-PD pode ser também em 0,4-0,5 ou superior (raro)
PD-Caixa de entrada (ati, armario ited, etc), já pode aparecer desde 0,5 até 0,8, ou até mais (se bem que muito muito raro e não faz muito sentido visto que os ganhos seriam poucos e o cabo bastante mais caro).

Em relação à quebra do SNR com o passar do tempo, é normal...
O adsl conforme vai aumentando a saturação nos cabos (mais clientes adsl), o ruido crosstalk aumenta e os snrs baixam. Não há nada a fazer. Os acessos mais afastados é que costumam ser afectados por isso.

Pode ter sido o caso de apanhares uma leitura de snr numa altura do dia que costuma estar mais baixa, e, na instalação, teres tirado logo a seguir a sincronizar, quando normalmente está mais alta. Eu não me preocuparia muito com isso, mas, pode acontecer andarem a correr scripts na rede, apanharem o teu snr abaixo dos 10 e baixarem-te para 18 automaticamente (se é que já começaram a fazer isto).
Informações sobre a ligação

Uptime do sistema:

0 dias, 1:13:18

Tipo de DSL:

ITU-T G.992.5

Largura de banda (Up/Down) :

509 / 8.128

Dados transferidos (enviados/recebidos) :

103,13 / 118,53

Potência de Saída (up/down) :

12,2 / 19,1

Atenuação na linha (Up/Down) :

13,5 / 27,0

Margem SN (Up/Down) :

26,9 / 13,5

Liguei para la e a menina diz que fez um teste na linha e não dá mais do que 8mb por estar a 1800m da central -
:beurk::beurk::beurk::beurk::beurk::beurk:

Pede para te passarem para o backoffice, diz que já tiveste a 12 ou 11M antes, normalmente o pessoal da 1ª linha não pode alterar velocidades, no maximo só tiram valores.
Após ficar sem tv+ net telefonei para assistência técnica e eles disseram-me que para assegurar um serviço de qualidade passaram-me se 11.720 para 8.120 com estes valores poderei pedir novamente para reporem-me os valores que possuía desde o inicio em julho de 2008? ando a reclamar a enviar mails a telefonar, já veio cá o técnico uma vez amanha voltará.....enfim vamos ver se é desta que me reponham os valores....
A pergunta é, a minha linha aguenta até as 12megas?
13h01 28-11-11
Uptime do sistema: 0 dias, 0:21:01
Tipo de DSL: ITU-T G.992.5
Largura de banda (Up/Down) : 509 / 8.128
Dados transferidos (enviados/recebidos) : 2,52 / 11,52
Potência de Saída (up/down) : 12,3 / 19,2
Atenuação na linha (Up/Down) : 15,1 / 27,0
Margem SN (Up/Down) : 23,1 / 16,1
SistemaID do fornecedor (local/remoto): TMMB / ----
Chipset ID do fornecedor (local/remoto): BDCM / BDCM
Perda de enquadramento (local/remoto): 0 / 0
Perda de sinal (local/remoto): 0 / 0
Perda de alimentação (local/remota): 0 / 0
Perda de ligação (remota): -
Erro em segundos (local/remoto): 1 / 0
Erros de FEC (Up/Down): 0 / 0
Erros de CRC (ativo/inativo): 1 / 0
Erros de HEC (Up/Down): 1 / 0


Estou exactamente na mesma situação.

A linha aguenta os 12M. O que deve ter acontecido é um aumento de clientes na zona... Fala com o técnico.

Depois coloca cá o que resolveste com o técnico.
Após ficar sem tv+ net telefonei para assistência técnica e eles disseram-me que para assegurar um serviço de qualidade passaram-me se 11.720 para 8.120 com estes valores poderei pedir novamente para reporem-me os valores que possuía desde o inicio em julho de 2008? ando a reclamar a enviar mails a telefonar, já veio cá o técnico uma vez amanha voltará.....enfim vamos ver se é desta que me reponham os valores....
A pergunta é, a minha linha aguenta até as 12megas?
13h01 28-11-11
Uptime do sistema: 0 dias, 0:21:01
Tipo de DSL: ITU-T G.992.5
Largura de banda (Up/Down) : 509 / 8.128
Dados transferidos (enviados/recebidos) : 2,52 / 11,52
Potência de Saída (up/down) : 12,3 / 19,2
Atenuação na linha (Up/Down) : 15,1 / 27,0
Margem SN (Up/Down) : 23,1 / 16,1
SistemaID do fornecedor (local/remoto): TMMB / ----
Chipset ID do fornecedor (local/remoto): BDCM / BDCM
Perda de enquadramento (local/remoto): 0 / 0
Perda de sinal (local/remoto): 0 / 0
Perda de alimentação (local/remota): 0 / 0
Perda de ligação (remota): -
Erro em segundos (local/remoto): 1 / 0
Erros de FEC (Up/Down): 0 / 0
Erros de CRC (ativo/inativo): 1 / 0
Erros de HEC (Up/Down): 1 / 0


Claro que sim, o problema é que devem estar muitos clientes pendurados na central onde estás ligado, logo dividem o mal pelas aldeias.
Ora bem, o calibre vai aumentando quanto mais perto do posto de instalação.
Cabos da central até ao SR, normalmente 0,4-0,5
SR-PD pode ser também em 0,4-0,5 ou superior (raro)
PD-Caixa de entrada (ati, armario ited, etc), já pode aparecer desde 0,5 até 0,8, ou até mais (se bem que muito muito raro e não faz muito sentido visto que os ganhos seriam poucos e o cabo bastante mais caro).

Em relação à quebra do SNR com o passar do tempo, é normal...
O adsl conforme vai aumentando a saturação nos cabos (mais clientes adsl), o ruido crosstalk aumenta e os snrs baixam. Não há nada a fazer. Os acessos mais afastados é que costumam ser afectados por isso.

Pode ter sido o caso de apanhares uma leitura de snr numa altura do dia que costuma estar mais baixa, e, na instalação, teres tirado logo a seguir a sincronizar, quando normalmente está mais alta. Eu não me preocuparia muito com isso, mas, pode acontecer andarem a correr scripts na rede, apanharem o teu snr abaixo dos 10 e baixarem-te para 18 automaticamente (se é que já começaram a fazer isto).

Baixar para os 18 nunca aconteceu. Segundo um técnico que instalou um serviço ao lado da minha casa o meu cabo que vem do PD é de 0,4 (general cable 7) e deveria ter sido mudado para outro calibre na altura da instalação.

Obrigado mBit
Reputação 1
O que é mais importante: os valores de SN ou de atenuação?
O que é mais importante: os valores de SN ou de atenuação?

Atenuação é uma resultante da distancia e calibre dos cabos desde a central até ao modem/router.
SNR é um parametro que revela a qualidade da transmissão perante o ruido (que existe sempre). Regra geral, um SNR mais alto, tem menos problemas que um SNR abaixo dos 10dB, mas, há excepções à regra.


joefagundes: mais facilmente é o que disse à umas paginas atrás, que mudaram a "regra" dos snrs.
Boas pessoal,

Pedia o vosso comentário sobre as medições abaixo. Se são correctas e se devo fazer alguma coisa:

Informações sobre a ligação:

Uptime do sistema: 1 dia, 3:23:05
Tipo de DSL: ITU-T G.992.5
Largura de banda (Up/Down) : 495 / 12.285
Dados transferidos (enviados/recebidos) : 969,34 / 409,68
Potência de Saída (up/down) : 12,6 / 0,0
Atenuação na linha (Up/Down) : 15,2 / 24,0
Margem SN (Up/Down) : 29,5 / 10,1
SistemaID do fornecedor (local/remoto): TMMB / ----
Chipset ID do fornecedor (local/remoto): BDCM / IFTN
Perda de enquadramento (local/remoto): 0 / 0
Perda de sinal (local/remoto): 0 / 0
Perda de alimentação (local/remota): 0 / 0
Perda de ligação (remota): -
Erro em segundos (local/remoto): 1 / 0
Erros de FEC (Up/Down): 64.014 / 64.014
Erros de CRC (ativo/inativo): 1 / 0
Erros de HEC (Up/Down): 0 / 0

Muito obrigado pela ajuda!
O up devia estar a ~1024. Já em relação ao down, em tempos, dava para os 14M, e com essa atenuação deveria dar, mas, agora já não sei.

É capaz de depender da zona/dslam, visto que aparentemente uns continuam em interleaved e snr <10dB, e outros (como eu), foram forçados a ter de baixar débitos para manter SNR acima de 10dB...
Obrigaod Mbit.

Vou deixar passar uns tempos e vou perguntar se não é possível procederem à análise dos dados e aumentarem a largura de banda.

Obrigado,

Bruno.
Crachá +3
Boas eu pago 12 ou 15 e so tenho 6 e eles dizem que a linha não aguenta +:
Ligação DSL

Informações sobre a ligação

Uptime do sistema: 0 dias, 11:22:53
Tipo de DSL: ITU-T G.992.5
Largura de banda (Up/Down) : 509 / 8.128
Dados transferidos (enviados/recebidos) : 134,10 / 2,07
Potência de Saída (up/down) : 12,0 / 18,8
Atenuação na linha (Up/Down) : 17,7 / 31,0
Margem SN (Up/Down) : 29,8 / 12,6
SistemaID do fornecedor (local/remoto): TMMB / ----
Chipset ID do fornecedor (local/remoto): BDCM / BDCM
Perda de enquadramento (local/remoto): 74 / 0
Perda de sinal (local/remoto): 7 / 0
Perda de alimentação (local/remota): 0 / 0
Perda de ligação (remota): -
Erro em segundos (local/remoto): 435 / 0
Erros de FEC (Up/Down): 0 / 0
Erros de CRC (ativo/inativo): 128 / 0
Erros de HEC (Up/Down): 87 / 0
Pois é meus amigos, a PT e o MEO estão a ROUBAR descaradamente os clientes antigos, a mim tambem me aconteceu a 2 dias o que aqui foi referido, a minha velocidade passou de 16.338/1021 para 8.1247/509 como podem ver mais abaixo:


Informações sobre a ligação

Uptime do sistema: 0 dias, 18:48:56

Tipo de DSL: ITU-T G.992.5

Largura de banda (Up/Down) : 509 / 8.124

Dados transferidos (enviados/recebidos) : 108,38 / 3,99

Potência de Saída (up/down) : 12,3 / 19,2

Atenuação na linha (Up/Down) : 6,9 / 13,0

Margem SN (Up/Down) : 24,6 / 14,9

SistemaID do fornecedor (local/remoto): TMMB / ----

Chipset ID do fornecedor (local/remoto): BDCM / BDCM

Perda de enquadramento (local/remoto): 0 / 0

Perda de sinal (local/remoto): 0 / 0

Perda de alimentação (local/remota): 0 / 0

Perda de ligação (remota): -

Erro em segundos (local/remoto): 0 / 0

Erros de FEC (Up/Down): 37 / 37

Erros de CRC (ativo/inativo): 0 / 0

Erros de HEC (Up/Down): 0 / 0




Como podem ver estou em Interleaving (apenas erros FEC e muitissimo poucos e o meu ping passou de 15ms para mais de 26ms) e mesmo assim com um SNR de 14,9db (de manhã costuma ser de 15,7 ou maior) se fosse como antes em Fast Path eu teria a vontade mais de 20db de SNR.

Antes com os 16M/1M eu estava em Fast Path e o SNR nunca, mas nunca baixou de 10,5db (entre 10,5db e 12db) e a ligação sempre foi estável (sempre mais de 30 dias sem nenhum problema, eu as vezes desligava o router por necessidade de obter um novo IP) mas mesmo assim a PT diz que a minha linha agora não suporta mais de 8M !!! WTF :(

COMO?? COMO É QUE DISSE??

Amanhã vou ter um suposto telefonema de um "técnico" para analizar a minha situação pois já disse que rescindia o contrato, e que não estava para ser enganado pois a minha licenciatura em Eng. Informática e Telecomunicações não me permitia digerir estas desculpas esfarrapadas... só mentiras...

Hoje de manhã um suposto "técnico" que me telefonou para explicar a situação acabou por confessar que agora o DSLAM está quase cheio e eles tem que "ROUBAR" (ele falou em gerir) as ligações dos clientes.

Vejam ao que chegamos!!!

A PT a ROUBAR os clientes!!!
Esta cheio que coloquem mais dslams, agora os clientes actuais apanharem por tabela para os meninos colocarem mais clientes é que não.. Isso assim nem novos nem actuais clientes se ficam satisfeitos, lindo serviço destes meninos. Eu rescindia contrato se não voltassem a colocar a linha como tava
Boas eu pago 12 ou 15 e so tenho 6 e eles dizem que a linha não aguenta +:
Ligação DSL

Informações sobre a ligação

Uptime do sistema: 0 dias, 11:22:53
Tipo de DSL: ITU-T G.992.5
Largura de banda (Up/Down) : 509 / 8.128
Dados transferidos (enviados/recebidos) : 134,10 / 2,07
Potência de Saída (up/down) : 12,0 / 18,8
Atenuação na linha (Up/Down) : 17,7 / 31,0
Margem SN (Up/Down) : 29,8 / 12,6
SistemaID do fornecedor (local/remoto): TMMB / ----
Chipset ID do fornecedor (local/remoto): BDCM / BDCM
Perda de enquadramento (local/remoto): 74 / 0
Perda de sinal (local/remoto): 7 / 0
Perda de alimentação (local/remota): 0 / 0
Perda de ligação (remota): -
Erro em segundos (local/remoto): 435 / 0
Erros de FEC (Up/Down): 0 / 0
Erros de CRC (ativo/inativo): 128 / 0
Erros de HEC (Up/Down): 87 / 0
Realmente não da muito mais do que ja tens. Tenta renogociar com eles para te baixarem o preço da factura, não sei se dará
Boas. Pelos vistos andaram a mexer nos valores e afins. Eu tenho uma linha razoavelmente boa. Sou cliente há um ano e estive sempre nos 20 megas. com uma atenuação de 6,5 e uma margem de ruído de 7,8 (já estive nos 12 sempre em interlevead). Entretanto na semana passada pela primeira vez a internet foi abaixo, coisa que nunca tinha sucedido. Fui obrigado a reiniciar o router, quando voltou ficou sincronizado nos 19. Contatei o serviço de apoio para saber o que se tinha passado e a menina andou por lá a mexer e ainda ficou pior, nos 18. Mandaram vir um tecnico e depois outro (não havia necessidade). Lá colocaram a linha novamente nos 19,291 com margem de 10,1 e disseram que mais não dava. Obviamente que 19 ou 20 a diferença não é muita, o pior é se hoje passou para 19 amanhã 18 e por aí a fora. Isto só para dizer que na semana passada andaram a retirar um bocadinho aqui, um bocadinho acolá. Penso que terá sido geral. È Natal e por isso se calhar andam a apelar à nossa generosidade. Boas Festas a todos
Se for preciso andam a aumentar pacotes que tavam a 12 para 15 e depois da nisto, digo eu não sei
Se for preciso andam a aumentar pacotes que tavam a 12 para 15 e depois da nisto, digo eu não sei

E não é que se calhar tens razão,,,,ah pois é!!!
E não é que se calhar tens razão,,,,ah pois é!!!
As vezes pode ser, quem sabe.
Crachá +3
Realmente não da muito mais do que ja tens. Tenta renogociar com eles para te baixarem o preço da factura, não sei se dará Boas,ligaram-me da provodoria e so deram 5 euros por mes dizem que e assim que fazem aos clientes como eu...
Já sou cliente Meo há 3 anos (Meo total 12), sem grandes problemas. Inicialmente estava sincronizado a 16/1. Passado algum tempo tiveram de trocar o cabo que liga o poste à casa, e sincronizaram a 14599 kbps/1 Mbps. Como só tenho o pacote de 12Mb, achei aceitável.

No último domingo à noite o router perdeu o sincronismo (praticamente nunca tinha acontecido). Liguei para lá, disseram-me que iam fazer umas "operações na linha" e entretanto o router sincronizou. Perguntei se a velocidade se ia manter e garantiram-me que sim. Inocentemente acreditei, e só hoje me lembrei de ir ver: baixaram-me o sincronismo para 12/1.

Pergunto-vos: de acordo com os valores abaixo posso "exigir" à PT que me volte a subir o downstream? Se em 3 anos com valores mais altos não tive problemas, não percebo porque me baixaram para 12...

Tipo de DSL: ITU-T G.992.5
Largura de banda (Up/Down) : 1.021 / 12.287
Dados transferidos (enviados/recebidos) : 198,94 / 2,22
Potência de Saída (up/down) : 12,1 / 19,2
Atenuação na linha (Up/Down) : 14,6 / 24,0
Margem SN (Up/Down) : 13,5 / 14,8
SistemaID do fornecedor (local/remoto): TMMB / ----
Chipset ID do fornecedor (local/remoto): BDCM / BDCM
Perda de enquadramento (local/remoto): 0 / 0
Perda de sinal (local/remoto): 0 / 0
Perda de alimentação (local/remota): 0 / 0
Perda de ligação (remota): -
Erro em segundos (local/remoto): 86 / 0
Erros de FEC (Up/Down): 0 / 0
Erros de CRC (ativo/inativo): 112 / 1
Erros de HEC (Up/Down): 61 / 0

Obrigado!
Boas,ligaram-me da provodoria e so deram 5 euros por mes dizem que e assim que fazem aos clientes como eu... deram como assim? Desconto na factura?