Tutorial para usar outro router para gerir a internet

  • 22 February 2012
  • 1336 respostas
  • 176534 visualizações

Reputação 6
  • Dinamizador Sénior
  • 707 respostas
Nota… Quem já foi migrado para o firmware 10.2.1.L, este tutorial já não funciona devem usar o tutorial neste link Tutorial firmware 10.2.1.L mais segundo router


 


 


Este tutorial foi criado porque como quase todos tive problemas com o router da meo, não conseguia jogar a maior parte dos meus jogos sem o router estar sempre a perder a ligação.


 


Após passar horas a ligar para o apoio técnico e o problema sem ser resolvido optei por comprar um router com porta wan e usa-lo para gerir a internet e o router da meo fica apenas a gerir a box e o telefone , o que resolveu todos os problemas de uma vez só .


 


A configuração é simples com a maior parte dos routers.


Funciona com o serviço meo e sapo fibra e adsl


 


Exemplo com Asus RT-N16


 


- ligar o router novo diretamente ao pc para mudar o ip original para 192.168.2.1,


 


•Entrar no endereço que vem no manual do vosso router , no caso da Asus e 192.168.1.1,


•Clicar em lan e alterar o ip 192.168.1.1 para 192.168.2.1, e depois apply.


 


Deve ficar assim



Importante !!!


•O Asus deve ser ligado a primeira vez para alterar o IP diretamente ao pc através da porta 1,2,3 ou 4 e nunca a porta wan.


•O Asus não deve ser nunca ligado ao thomson antes de ser alterado o IP para 192.168.2.1. nã ter isto em conta pode resultar em incompatibilidades e a ligação vai cair provavelmente.


•A seguir a alterar o IP do ASUS têm de desligar e ligar o cabo de rede de novo para a placa de rede mudar também o ip.


•O IP para configuração do Asus agora passa a ser o 192.168.2.1


 


- Entrar na pagina do router da meo via 192.168.1.254 com o user : Administrator e a password: 3!play ,


 •Na pagina inicial clicar em desligar a ligação de banda larga, deve ficar como na foto abaixo


 



 


 


 


- ligar tudo como na foto abaixo


 


 



 


 


- vamos configurar o novo router para fazer a ligação a internet , este exemplo é do Asus mas podem usar qualquer router com porta wan


 


•Entrar na pagina do router que foi alterada no primeiro passo , 192.168.2.1


•Clicar em wan e em wan connection type escolher o modo PPPOE.


•Em baixo em account setting introduzir o username e a password da meo e clicar apply.


 



 


O username é asxxxxxxxxx@3p.sapo.pt a password por defeito é 102030 . Em caso de duvida solicitem o username e a password através da linha de apoia ao cliente da meo Importante a password por defeito deixou de ser 102030. Para alguns clientes e passou a ser gerada automaticamente pelo sistema da meo ,nesse caso terão de ligar para o apoio técnico e solicitar a mesma.


 


Nota caso o router obtenha um ip publico mas não conseguem aceder a internet , isso deve-se á password estar incorreta .


 


 


E deve estar feito Tudo o resto é opcional a partir daqui.


 


ligar a meo box ao asus " opcional só testado no Asus rt-n16 firmware 3.0.0.0.108 " Podem ser ligadas ate duas meo box sem interferirem no desempenho do serviço de internet •Ir a Lan /IPTV e colocar tudo enable e fazer apply


 


 



 


 


Depois ir a wan e no fundo da pagina vão ver "Special Requirement from ISP" e vão configurar da seguinte forma


•Select ISP Profile "none"


•Choose IPTV STB Port "escolhem a porta ou portas onde vão ligar a box " eu uso a 4 •Host Name "fica vazio" •MAC Address: "fica vazio "


•Fazer apply e ligar a box na porta que escolherão


 


 



 


Aceder a pagina do thomson “opcional apenas funciona com firmware 3.x.x.x” ir a wan e em (Special Requirement from ISP) temos um campo chamado (Enable VPN + DHCP Connection) selecionar a opção (yes) e fazer Apply


 



 


Configurar o router para funcionar com serviço MEOGO


 


clicar em Lan / Route  


 


em Basic Config activar Enable static routes “YES”


 


adicionar estes dados nos campos referentes e clicar em Add


Network/Host IP-213.13.24.0


Netmask-255.255.255.0


Gateway-192.168.1.254


Metric – fica em branco


Interface – MAN


 


4º clicar em Apply


 


No final deve ficar assim






 


Nota!! Para o MEOGO funcionar têm também de fazer o passo 6 do tutorial  .


 


 


 


Importante os asus vêm normalmente com firmware desatualizado e é importante actualizar sempre a ultima versão pois esta normalmente inclui bastantes correções em relação as versões anteriores .


 


Para quem tiver duvidas como faze-lo pode usar este tutorial tutorial-como-atualizar-firmware-router-asus-forma-segura


 


Importante!! net 100Mbps


No caso que terem net de 100Mbps tem de ser um router com portas 10/100/1000 Os seguintes modelos suportam essa velocidade Asus RT-N15 ,RT-N16 e RT-N66u Asus RT-N56U "Para funcionar corretamente tem de ser instalado o firmware modificado RT-N56U_1.1.1.8e-b4]RT-N56U_1.1.1.8e-b4 Tp-Link - WR1043N(D)


 


Importante!! Firmware alternativo Há alguns routers que não parecem ser muito estáveis com o firmware original , por isso aconselho pesquisar no Google se o router que pretendem comprar suporta outro tipo de firmware como por exemplo DD-WRT , tomato ou outros , o meu Asus rt-n16 tem esse problema mas quando lhe instalei o firmware DD-WRT ficou tudo a 100% e nunca mais tive problemas .


 


Podem usar este site para ver se o router que pretendem comprar suporta DD-wrt o que e o caso e cerca de 80% dos router no mercado , basta introduzir o modelo do router Router Database | www.dd-wrt.com ou também a lista detalhada com características Supported Devices - DD-WRT Wiki


 


Utilizadores que testarão com sucesso xptopt = TG799vn FW:8.4.2.N + Asus RT-N16 FW: dd-wrt lfbb = TG784n FW:8.4.H.F + Asus RT-N16 FW: asus ? + dd-wrt zyoops = TG784n FW:8.4.H.F + Asus RT-N10+ FW: asus ? +dd-wrt Configuração para RT-N10+ speratus = TG784? FW:8.4.2.Q + Asus RT-N16 FW: asus 3.0.0.3.96 mushumy = tg ?? + Asus RT-N10? + FW:Asus ? benharpas = tg ?? + Asus RT-N10? FW:dd-wrt Re4per = tg784n FW 8.4.H.F + Asus RT-N12LX fw:asus? “mas com problemas de nat no fifa 12 pc ” Re4per = tg784n FW: 8.4.H.F + Asus RT-N10u “em testes ” bad3das = tg784? + Asus RT-N10+ FW: Asus 1.0.1.6 cfao = tg784? FW: 8.4.2.Q + Belkin N750DB FW: ? Configuração para Belkin N750DB Tcosta =tg784? + Asus RT-N10 v.b1 FW: Asus askan7 =tg784n +Asus RT-N56U + FW: Asus "modificado" cfw RT-N56U_1.1.1.8e-b4


 


Se mais alguém conseguir com outros routers agradeço que post aqui o modelo sff para ajudar novos utilizadores na escolha do equipamento a comprar .


 


Obrigado xptopt©2012

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

1336 respostas

Olá Xptopt!


 


Não sei o que se passa, mas desde que instalei o firmware da DD-WRT no meu Asus RT-N16, deixei de poder aceder ao router da Meo. É normal?


 


Obrigado!


 


Ovelha Negra
Reputação 6
Boas


Tens de ir a Administration /Commands e  executa estes comandos


 


Este faz Save Startup


code:
ifconfig `nvram get wan_ifname`:0 192.168.1.100 netmask 255.255.255.0

 


 


E este faz Save Firewall


code:
iptables -t nat -I POSTROUTING -o `nvram get wan_ifname` -j MASQUERADE

 


E já deves conseguir aceder ao router da meo


 
Boas!


Obrigado pela rápida resposta. Uma pergunta no entanto: Em vez de 192.168.1.100, não será 192.168.1.254?


 


Ovelha Negra
Reputação 6
Boas


 


O 192.168.1.254 é o Gateway, só podes usar um ip entre 192.168.1.66 e 192.168.1.252 e que esteja já atribuído a um dispositivo .
Oops!!! :$


 


Funcionou! Obrigado!


 


Ovelha Negra
Boas, comprei o Asus RT-N66U, e segui o tutorial para liga-lo ao Thomson TG784, mudei-lhe o ip, liguei-o por rede a porta wan do Asus, configurei a ligação do PPPoE (tenho a certeza que as credenciais estão correctas...), desliguei o PPPoE do thomson e esperei algum tempo a ver se ele se ligava a internet, mas nada...

Diz sempre "Timeout waiting for PADO packets" (varios) e por fim "Unable to complete PPPoE Discovery"!

Alguém sabe do que possa ser? O thomson que aqui tenho é de 2010, e liga ainda por linha de telefone (DSL) linha até 24mb, já me passou pela cabeça que possa ser do router ser antigo ou que lhe falte algum tipo funcionalidade.

Configurei também os VID 10 internet e VID 12 para iptv.

 

Qualquer ajuda é bem vinda, obrigado.
Reputação 6
Boas


Se as credenciais estão corretas não deveria dar esse problema e o facto do thomson ser de 2010 também não é o problema , também não deves configurar as vlans isso só é usado quando se liga o asus directamente á ONT .


 


qual é o firmware que tens intalado no thomson é o 10.2.1.D ou 10.2.1.L ?


 


Experimenta actualizar o firmware do asus e volta a tentar .


Nota.. se o asus obtiver um ip publico mas não conseguires navegar na internet isso significa que a password está incorrecta


.


 


Ps: experimenta com este firmware modificado , instala o mais recente , é 100% aprovado pela Asus e contem varias correcções e funcionalidades adicionas


https://www.mediafire.com/folder/bkfq2a6aebq68//Asuswrt-Merlin#lt9d2blv8a9uh


 


Pagina do criador do firmware http://www.lostrealm.ca/tower/node/79
Boas, fui ao site da asus e saquei o firmware hoje de manha. Actualizei-o e de momento está 3.0.0.4.376_2524. Suponho que seja o mais actual. O router nunca chega a adquirir IP. E tenho a certeza que as credenciais estão bem pois tive de as voltar a inserir no thomson pra poder vir a net e tentar arranjar alguma ajuda. No thomson a ligação de PPPoE dá logo. No asus o quick setup falha, diz sempre que a operação deu timeout e ta sempre a perguntar pra voltar a tentar, e depois no log aparecem as mensagens acima.


Alguma ideia para tentar ver a origen do problema?
Reputação 6
Estás a fazer a configuração já com a vid 10 e 12 , caso estejas está ai o problema
Em cheio. Está resolvido o problema. Era mesmo o VID 10.


 


Muito obrigado! 🙂 Boa continuação...
boas ,e o seguinte tenho o technicolor v3 com o firm  10.2.1.d  esta tudo a funcionar mas quando faço o teste de velocidade


com o router asus(rt-n12-E) tenho velocidades de 60 megas se fizer o teste com technicolor v3 consigo 90 megas


quando  tinha o thomson aquele todo branco as velocidades eram identicas tanto num como no outro mas a dias mudaram-me para o v3.


 


ja agora muito obrigado pelo tutorial porque  o seviço melhorou e muito.
Reputação 6
Boas


Esse problema já aconteceu a alguns clientes com o tg784 v3 revisão 3 ,o switch dessa revisão parece estar com problemas , mas para te certificares disso faz um reset ao asus e volta a configurar tudo , caso o problema persista contacta os serviços técnicos e descreve o problema e menciona que o router é revisão 3 .
boas,obrigado pela resposta era so para dizer que fiz  o que disse fiz o reset ao router da asus e o problema ficou resolvido


obrigado
Boa tarde, instalei o serviço da meo fibra e tenho um linksys EA6300 para gerir a minha rede. O router da Meo é o technicolor TG784 V3. Li várias páginas deste fórum mas continuo com algumas dúvidas sobre o procedimento detalhado para configurar ambos para que o router da Meo apenas fique a gerir as Tvs e telefone, e o meu router o restante. Podem por favor confirmar a página onde este procedimento está disponível?
Reputação 6
Boas


Se entendi bem necessitas da configuração para o linksys ?
Sim. Mas também se tenho de efectuar alguma alteração no Technicolor?
Reputação 6
1º vai a Connectivity/Lan Network em Router Details clica em Edit , altera o IP Address para 192.168.2.1 e clica em Apply.


NOTA… a pagina de configuração do router agora passou a ser 192.168.2.1





 


 


2º Vai a Connectivity/Internet Settings e em Type of Internet Connnection clica em Edit, selecciona PPPOE,e introduz o Username e Password do seviço Meo e clica em Apply.


 





 


 


 


 


No router da meo apenas tens que desligar a ligação pppoe.
Obrigado.
A configuração do linksys foi fácil de efectuar, mas a do technicolor não. Tentei com o usuário normal "meo" e não encontrei onde desligar o PPPoE. Tentei usar o utilizador definido na página 1 "administrador" e não consegui aceder ao router technicolor.
Reputação 6
Qual é o firmware que está instalado no router da meo?  se tiver o 10.2.1.L tens de usar outro tutorial .


https://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/Tutorial-firmware-10-2-1-L-mais-segundo-router-a-gerir-o-servi%C3%A7o/m-p/51333#U51333


Mas tenho de ver como é que se configura a VLan com o teu Linksys.


 


 


Nota. De momento para conseguir configurar o segundo router é necessário um Switch adicional, mas isto é provisório porque a meo está a testar uma forma para não ser necessário o Switch
Sim. O meu router tem o fw 10.2.1.L
Finalmente consegui por o meu Asus RT-N56U a funcionar. o problema era mesmo as credenciais de acesso que não estavam bem pelos vistos.


 


Já agora, de cada vez que eu desligar e ligar o router/modem, terei que certificar que o router da meo tem a ligaçao desligada antes de tentar ligar o da asus?
Reputação 6
O primeiro router a reiniciar vai ser o que faz a ligação , portanto se ligares o asus primeiro vai ser sempre esse a fazer a ligação .
Boas,

 

Será que me poderiam ajudar? Eu gostava de utilizar o meu router SMC WBR14S N2 para gerir a ligação à Internet. Eu faço tudo como descrito, configuro a ligação PPPoE no SMC e nada. Já desliguei o PPPoE no outro router a não faz al igação à net.
Reputação 6
Boas , qual é o firmware que tens no router da asus ?
Se for o 10.2.1.L este tutorial não funciona .