Tutorial para usar outro router para gerir a internet

  • 22 February 2012
  • 1336 respostas
  • 176534 visualizações


Mostrar a primeira mensagem
Tópico fechado, já não permite mais respostas.

1336 respostas

Muito obrigado pela resposta xptopt, foi um grande esclarecimento e agora consigo perceber o porquê da instabilidade nas ligações.


Neste momento a versão do software do meu Router MEO é 10.2.1.D, mas uma eventual actualização futura não irá prejudicar as configurações no meu segundo Router depois de seguir o tutorial?


Uma outra questão, quando alterar a palavra passe da conta "asXXXXXXX@sapo.pt" o router da MEO irá ficar sem internet e então terei de configurar o 2º router com esse mesmo endereço e a nova palavra passe para que a internet seja totalmente gerida por esse Router, não é? Então a Box da MEO irá continuar a funcionar mesmo que esteja ligada ao Router da MEO?


E a minha última dúvida em relação a isto, reparei no Router da MEO quando andei a explorar aquilo que o email lá ligado tem um C a seguir ao números e um 3p que se segue à arroba, não terei de utilizar este endereço no segundo router em vez do outro?


Mais uma vez, fico grato pela a atenção.
Reputação 6
Em caso de actualização para o novo firmware este tutorial vai deixar de funcionar , mas vai existir outra forma de configura o segundo router para obter os mesmos resultados.


 


Não tens de alterar a palavra pass basta desligar a ligação PPPOE no router da meo e configurar com o mesmo user e pass no segundo router , fazendo isso apenas o serviço de internet vai passar para o segundo router , o serviço de IPTV e telefone continua a ser gerido pelo router da meo .


 


Tens de usar o mesmo user que esta configurado no router da meo .
O problema é que não faço ideia de qual é a palavra passe do User, não tenho aqui qualquer indicação dele mas consigo aceder à área de cliente e alterar a pass através de lá tal como aquele tutorial complementar indica. Por esse motivo é que perguntei se ao alterar através lá, o Router da MEO irá procurar automáticamente a nova Pass ou ficarei sem qualquer serviço.
Reputação 6
A maneira mais simples e rápida de obter a password é ligar para o 16200.


 
Bom, na minha nova instalação o router já está com o firmware 10.2.1.L. Continuo a usar o segundo router. Fiz DMZ do router do MEO para o Asus e consigo utilizar alguns dos serviços que tinha a correr no ASUS (remote desktop, VPN, etc...)


A internet é gerida no router do MEO e tive de definir o serviço de DDNS no router do MEO. O router do ASUS é apenas uma subnet do router principal que dá suporte aos serviços que referi acima.


Os PC's ligados ao router do MEO não conseguem aceder ao disco externo ligado ao router do ASUS (basicamente a minha drive de rede agora só funciona nos PC's ligados ao Asus).


Quanto a jogos ainda não testei nada.


Espero ansiosamente pelo novo tutorial, dado que não gosto desta configuração.


Obrigado.
boas ,sou novo por ca sou cliente da meo fibra e tenho o Thomson TG784n versao 10.2.1.d o segundo router e o asus-rt-n12 E wireless-n300 ja segui o tutorial e nao estou a conseguir ligaçao a net nou router asus diz que esta conectado

mas no tg784n nao vejo o router nas portas lan.

e ja agora gostaria de saber se e possivel fazer este tutorial com este router.

 

 
Reputação 6
Crachá +10
luizz escreveu:

boas ,sou novo por ca sou cliente da meo fibra e tenho o Thomson TG784n versao 10.2.1.d o segundo router e o asus-rt-n12 E wireless-n300 ja segui o tutorial e nao estou a conseguir ligaçao a net nou router asus diz que esta conectado


mas no tg784n nao vejo o router nas portas lan.


e ja agora gostaria de saber se e possivel fazer este tutorial com este router.


 


 



 


Boa noite, @@@luizz 


 


Sim, está no tutorial e nos primeiros posts. Tanto o rt-n12 como o tg784n servem, tendo sido este ultimo pouco testado na versão 10.2.1.D, mas penso que esta versão serve igualmente, apenas a mais recente (10.2.1.L) está a gerar problemas.


 


Terá provavelmente introduzido a password de ligação de internet incorreta. Tente de novo ou ligue para o 16200 para pedir nova password. Tenha os dados de cliente à mão, quando o fizer.
Ora boas!


 


Depois de alguns precauços, lá me foi informada qual é a minha password do ADSL e mal pude segui este tutorial. Infelizmente, não tive qualquer resultado positivo.


Segui à risca os passos, mas o meu router SMC não distribui qualquer sinal de internet, a página inicial até fica desta forma:


 


http://i.imgur.com/GX1aEt6.png


 


Que é que posso estar a fazer de errado?
Reputação 6
Boas


 


Pode ser um problema com esse router, porque na pior das hipóteses ele devia receber um ip mesmo que não permitisse navegar na internet .


 


Experimenta actualizar o firmware do router .


 


E já agora qual é o firmware que tens no router da meo , é o 10.2.1.D ou o 10.2.1.L
O firmware do router MEO é 10.2.1.D, e julgo que o meu Router SMC embora tenha a opção de fazer ligação por PPPoE, não é capaz de o fazer porque mesmo antes de ter conhecimento da Password correcta do meu ADSL o resultado era o mesmo.


Na página anterior referi qual é o modelo deste meu Router SMC que é algo antigo, nem segurança WPA2 consegue fazer.


 


EDIT: Em questão de firmware do meu SMC, não existem updates para ele desde 2009 e acho que já o tenho na versão mais recente.
Olá Xptopt!


 


Depois dum pequeno acidente de percurso (por burrice minha), instalei o Asus RT-N16 que, neste momento está a gerir a ligação à Internet. O resto (boxes e telefone) continua a ser gerido pelo TG784n v3 firmware 10.2.1.D. O firmware do Asus é 3.0.0.4.276 (de origem).


 


Como já disse em http://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/Firmware-10-2-1-L-e-outro-router-para-gerir-o-servi%C3%A7o-internet/m-p/49445#M12645 , é-me indispensável poder bloquear o aceeso Internet de certos IPs locais (não os PCs), e para isso conto que o firmware DD-WRT me resolva o problema. A minha pergunta é esta: devo actualizar primeiro o firmware ASUS, ou poderei já partir para a instalação do DD-WRT?


 


Obrigado!
Reputação 6
Boas


 


Podes instalar já o DDWRT mas pesquisa bem qual a versão indicada para esse router , e qual a melhor revisão , basta fazer uma pesquisa no fórum e encontras a informação necessária
Embora já vá atrasado, muito obrigado pela informação, Xptopt!


 


Algures nete tópico dizes que a DD-WRT é pouco amigável (ou algo do género) para instalação. Permite-me discordar: o que é complicado é ter que ler centenas de mensagens no forum, e artigos na Wiki, para fazer a escolha da firmware. Não me interpretes mal. Admiro sinceramente o trabalho insano dos programadores que criam as firmwares, dos "gurus" e vários utilizadores do forum que não se cansam de dar dicas. O problema principal é a "bagunça" daquilo tudo, bem como a desactualização da base de dados.


 


Bom, mas isto está tudo ultrapassado. Instalei a build 19519, e agora já consigo ter a minha rede doméstica a funcionar como quero. Entretanto, para além do sem-fios e das torrents que ainda não testei, noto a inexistência do IPTV e da defesa contra DOS no Firewall, ambos presentes no firmware original da Asus. Sabes se há forma de dar a volta a isto?


 


Mais uma vez obrigado!


 


Ovelha Negra
Reputação 6
Boas


Eu nunca consegui por o serviço de IPTV a funcionar com esse firmware .


 


Quanto a protecções adicionais usa isto , inclui uma serie de serviços e protecções pré configuradas e bastante úteis . http://www.dd-wrt.com/wiki/index.php/OTRW2_(Optware_the_right_way_Take_2)
Depois de horas nisto, consegui por a funcionar com o meu ASUS RT-N56U somente depois de fazer update do firmware que veio originalmente por um firmware modificado (https://code.google.com/p/rt-n56u/).

 

No entanto só consegui por isto a funcionar mantendo o router da meo como primario, ou seja a ligaçao a internet esta a ser feita pelo thomson ainda pk se eu desligar e tentar fazer PPPoE no router Asus ele não me da internet.

 

Isto que estou a fazer também é uma boa solução?? Alguem já teve este problema que estou a ter?

Já agora, qual é o ficheiro correcto a instalar no meio de tantos (la no site do firmware) ?
Reputação 6
Boas


Se o asus esta a receber ip mas não acede á internet , isso significa que a password da ligação pppoe está incorrecta , liga para o 16200 e pede os dados correctos .


 


Da forma como estás a configurar não estas a resolver nenhum dos problemas visto que a ligação continua a ser gerida pelo thomson .


 


Deves instalar este firmware se usares DLNA https://code.google.com/p/rt-n56u/downloads/detail?name=RT-N56U_3.4.3.7-075_dlna.zip&can=1&q=&sort=-releasedate


 


Ou este https://code.google.com/p/rt-n56u/downloads/detail?name=RT-N56U_3.4.3.7-075_base.zip&can=1&q=&sort=-releasedate São os mais recentes
Eu nao cheguei a mudar a password desde a ultima vez que me deram, isso é mudado automaticamente?


 


Em relação ao firmware eu tinha visto isto na pagina principal The new release of firmware version 3.0.3.8-081 is ready. 
Como é que encontraste esses links para esses firmwares mais recentes?

Obrigado


xptopt escreveu:

Boas


Se o asus esta a receber ip mas não acede á internet , isso significa que a password da ligação pppoe está incorrecta , liga para o 16200 e pede os dados correctos .


 


Da forma como estás a configurar não estas a resolver nenhum dos problemas visto que a ligação continua a ser gerida pelo thomson .


 


Deves instalar este firmware se usares DLNA https://code.google.com/p/rt-n56u/downloads/detail?name=RT-N56U_3.4.3.7-075_dlna.zip&can=1&q=&sort=-releasedate


 


Ou este https://code.google.com/p/rt-n56u/downloads/detail?name=RT-N56U_3.4.3.7-075_base.zip&can=1&q=&sort=-releasedate São os mais recentes



 
Reputação 6
Boas


Sim a password tem estado a ser alterada automaticamente para alguns clientes , pode ser o teu caso.


 


Encontrei esse firmware aqui https://code.google.com/p/rt-n56u/downloads/list?can=1&q=&colspec=Filename+type+Device+Summary+ReleaseDate+Size+DownloadCount
xptopt escreveu:

Boas


Eu nunca consegui por o serviço de IPTV a funcionar com esse firmware .


 


Quanto a protecções adicionais usa isto , inclui uma serie de serviços e protecções pré configuradas e bastante úteis . http://www.dd-wrt.com/wiki/index.php/OTRW2_(Optware_the_right_way_Take_2)



Obrigado pela dica! Vou calmamente mergulhar nos textos, e logo que tenha algo, não deixarei de dar notícias.


 


Até então!


 


Ovelha Negra
Crachá +2
Boas, ultimamente todos os dias em que ligo o asus, fica sem internet, sendo necessário reiniciar o Thomson, o Chrome dá-me um erro de DNS (DNS_PROBE_FINISHED_BAD_CONFIG).


 


Cumps
Reputação 6
Boas


Isso parece ser um problema no PC e não nos routers , certifica-te que não estás a usar nenhum proxy e que estás a usar o DNS da meo.


 


Vê este post que contem um possível solução https://productforums.google.com/forum/#!topic/chrome-pt/jrVDfEetFO4
Ora boas pessoal!


 


Como não dá para utilizar este método no meu router actual, eu estou a considerar comprar um novo mas não sei qual é a melhor opção. Das minhas pesquisas, estes são os modelos que me pareceram mais interessantes tendo em conta o preço:




  • Asus RT-N10E (20€);
  • Asus RT-N14U (42~45€);
  • Asus RT-N53 (54€).
A minha casa tem dois pisos e o router terá de ficar sensivelmente no centro do segundo andar, no máximo ficarão uns 8 dispositivos ligados em simultâneo e claro, existirá sempre quem vai jogar online no PC ou nas consolas.


Tendo em conta estas caraterísticas e o feedback da malta, qual vos parece ser a mehor opção destes três routers relativamente à qualidade/preço? Ou existe uma outra opção melhor?
Reputação 6
Boas


Recomendo apenas estes modelos para evitar conflitos.


ASUS norma


N RT-N10U, RT-N10U B, RT-N10P, RT-N12 B1, RT-N12 C1, RT-N12 D1, RT-N12HP, RT-N15U, RT-N16, RT-N66U


ASUS norma


AC RT-AC56U, RT-AC66U, RT-AC68U
Muito obrigado pela resposta xptopt, esse RT-N12 D1 parece-me ser bem interessante para o preço e o que oferece. E o alcance do sinal Wireless dele é bom?
Reputação 6
Boas


 


A isso não te sei responder ao certo , porque não possuo esse modelo , mas não deve ser muito diferente do alcance do meu RT-N16 que tem um alcance aceitável mesmo quando passa por 4 paredes .


 


Se quiseres pesquisar mais sobre o chip desse router vê aqui as características .


http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Asus_routers