Tutorial para usar outro router para gerir a internet

  • 22 February 2012
  • 1336 respostas
  • 176560 visualizações

Reputação 6
  • Dinamizador Sénior
  • 707 respostas
Nota… Quem já foi migrado para o firmware 10.2.1.L, este tutorial já não funciona devem usar o tutorial neste link Tutorial firmware 10.2.1.L mais segundo router


 


 


Este tutorial foi criado porque como quase todos tive problemas com o router da meo, não conseguia jogar a maior parte dos meus jogos sem o router estar sempre a perder a ligação.


 


Após passar horas a ligar para o apoio técnico e o problema sem ser resolvido optei por comprar um router com porta wan e usa-lo para gerir a internet e o router da meo fica apenas a gerir a box e o telefone , o que resolveu todos os problemas de uma vez só .


 


A configuração é simples com a maior parte dos routers.


Funciona com o serviço meo e sapo fibra e adsl


 


Exemplo com Asus RT-N16


 


- ligar o router novo diretamente ao pc para mudar o ip original para 192.168.2.1,


 


•Entrar no endereço que vem no manual do vosso router , no caso da Asus e 192.168.1.1,


•Clicar em lan e alterar o ip 192.168.1.1 para 192.168.2.1, e depois apply.


 


Deve ficar assim



Importante !!!


•O Asus deve ser ligado a primeira vez para alterar o IP diretamente ao pc através da porta 1,2,3 ou 4 e nunca a porta wan.


•O Asus não deve ser nunca ligado ao thomson antes de ser alterado o IP para 192.168.2.1. nã ter isto em conta pode resultar em incompatibilidades e a ligação vai cair provavelmente.


•A seguir a alterar o IP do ASUS têm de desligar e ligar o cabo de rede de novo para a placa de rede mudar também o ip.


•O IP para configuração do Asus agora passa a ser o 192.168.2.1


 


- Entrar na pagina do router da meo via 192.168.1.254 com o user : Administrator e a password: 3!play ,


 •Na pagina inicial clicar em desligar a ligação de banda larga, deve ficar como na foto abaixo


 



 


 


 


- ligar tudo como na foto abaixo


 


 



 


 


- vamos configurar o novo router para fazer a ligação a internet , este exemplo é do Asus mas podem usar qualquer router com porta wan


 


•Entrar na pagina do router que foi alterada no primeiro passo , 192.168.2.1


•Clicar em wan e em wan connection type escolher o modo PPPOE.


•Em baixo em account setting introduzir o username e a password da meo e clicar apply.


 



 


O username é asxxxxxxxxx@3p.sapo.pt a password por defeito é 102030 . Em caso de duvida solicitem o username e a password através da linha de apoia ao cliente da meo Importante a password por defeito deixou de ser 102030. Para alguns clientes e passou a ser gerada automaticamente pelo sistema da meo ,nesse caso terão de ligar para o apoio técnico e solicitar a mesma.


 


Nota caso o router obtenha um ip publico mas não conseguem aceder a internet , isso deve-se á password estar incorreta .


 


 


E deve estar feito Tudo o resto é opcional a partir daqui.


 


ligar a meo box ao asus " opcional só testado no Asus rt-n16 firmware 3.0.0.0.108 " Podem ser ligadas ate duas meo box sem interferirem no desempenho do serviço de internet •Ir a Lan /IPTV e colocar tudo enable e fazer apply


 


 



 


 


Depois ir a wan e no fundo da pagina vão ver "Special Requirement from ISP" e vão configurar da seguinte forma


•Select ISP Profile "none"


•Choose IPTV STB Port "escolhem a porta ou portas onde vão ligar a box " eu uso a 4 •Host Name "fica vazio" •MAC Address: "fica vazio "


•Fazer apply e ligar a box na porta que escolherão


 


 



 


Aceder a pagina do thomson “opcional apenas funciona com firmware 3.x.x.x” ir a wan e em (Special Requirement from ISP) temos um campo chamado (Enable VPN + DHCP Connection) selecionar a opção (yes) e fazer Apply


 



 


Configurar o router para funcionar com serviço MEOGO


 


clicar em Lan / Route  


 


em Basic Config activar Enable static routes “YES”


 


adicionar estes dados nos campos referentes e clicar em Add


Network/Host IP-213.13.24.0


Netmask-255.255.255.0


Gateway-192.168.1.254


Metric – fica em branco


Interface – MAN


 


4º clicar em Apply


 


No final deve ficar assim






 


Nota!! Para o MEOGO funcionar têm também de fazer o passo 6 do tutorial  .


 


 


 


Importante os asus vêm normalmente com firmware desatualizado e é importante actualizar sempre a ultima versão pois esta normalmente inclui bastantes correções em relação as versões anteriores .


 


Para quem tiver duvidas como faze-lo pode usar este tutorial tutorial-como-atualizar-firmware-router-asus-forma-segura


 


Importante!! net 100Mbps


No caso que terem net de 100Mbps tem de ser um router com portas 10/100/1000 Os seguintes modelos suportam essa velocidade Asus RT-N15 ,RT-N16 e RT-N66u Asus RT-N56U "Para funcionar corretamente tem de ser instalado o firmware modificado RT-N56U_1.1.1.8e-b4]RT-N56U_1.1.1.8e-b4 Tp-Link - WR1043N(D)


 


Importante!! Firmware alternativo Há alguns routers que não parecem ser muito estáveis com o firmware original , por isso aconselho pesquisar no Google se o router que pretendem comprar suporta outro tipo de firmware como por exemplo DD-WRT , tomato ou outros , o meu Asus rt-n16 tem esse problema mas quando lhe instalei o firmware DD-WRT ficou tudo a 100% e nunca mais tive problemas .


 


Podem usar este site para ver se o router que pretendem comprar suporta DD-wrt o que e o caso e cerca de 80% dos router no mercado , basta introduzir o modelo do router Router Database | www.dd-wrt.com ou também a lista detalhada com características Supported Devices - DD-WRT Wiki


 


Utilizadores que testarão com sucesso xptopt = TG799vn FW:8.4.2.N + Asus RT-N16 FW: dd-wrt lfbb = TG784n FW:8.4.H.F + Asus RT-N16 FW: asus ? + dd-wrt zyoops = TG784n FW:8.4.H.F + Asus RT-N10+ FW: asus ? +dd-wrt Configuração para RT-N10+ speratus = TG784? FW:8.4.2.Q + Asus RT-N16 FW: asus 3.0.0.3.96 mushumy = tg ?? + Asus RT-N10? + FW:Asus ? benharpas = tg ?? + Asus RT-N10? FW:dd-wrt Re4per = tg784n FW 8.4.H.F + Asus RT-N12LX fw:asus? “mas com problemas de nat no fifa 12 pc ” Re4per = tg784n FW: 8.4.H.F + Asus RT-N10u “em testes ” bad3das = tg784? + Asus RT-N10+ FW: Asus 1.0.1.6 cfao = tg784? FW: 8.4.2.Q + Belkin N750DB FW: ? Configuração para Belkin N750DB Tcosta =tg784? + Asus RT-N10 v.b1 FW: Asus askan7 =tg784n +Asus RT-N56U + FW: Asus "modificado" cfw RT-N56U_1.1.1.8e-b4


 


Se mais alguém conseguir com outros routers agradeço que post aqui o modelo sff para ajudar novos utilizadores na escolha do equipamento a comprar .


 


Obrigado xptopt©2012

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

1336 respostas

Crachá +2
Boas, este fórum é o antigo forum meo não oficial?


 


Eu segui este tutorial já há quase 1 ano, ou já passou mesmo, tem funcionado perfeitamente no Asus RT N12-D1, tudo sempre estável, tenho é uma dúvida, à pouco fiz upgrade para o M4O, passando de 30 para 100 megas, tenho de mecher em alguma coisa?
Reputação 6
Mig28a7 escreveu:

Boas, este fórum é o antigo forum meo não oficial?


 


Eu segui este tutorial já há quase 1 ano, ou já passou mesmo, tem funcionado perfeitamente no Asus RT N12-D1, tudo sempre estável, tenho é uma dúvida, à pouco fiz upgrade para o M4O, passando de 30 para 100 megas, tenho de mecher em alguma coisa?



Boas


Este fórum passou a ser o fórum oficial da MEO mas os conteúdos do fórum antigo foram migrados para o novo .


 


Quanto á tua duvida , não tens de alterar nada .
Olá,


 


Tenho um asus ac66u a fazer a ligação à internet, mas para funcionar tem de passar sempre pelo router thomson...


Quando tento ligar directamente à ONT não funciona...Alguém já teve este problema?


 


Obrigado
Reputação 6
Boas


 


Para ligar o Asus directamente á internet tens de configurar as VLans desta forma , a VID 10 é internet e a 12 é IPTV.





 


Nota.. Nesta configuração apenas a porta 1 e 2 vão ter sinal de internet as portas 3 e 4 são para IPTV ,se não usares iptv é possível configura a porta 3 e 4 para sinal de internet .
Crachá
Boa Noite,

 

Tenho um Time Capsule ligado ao meu Thomson TG784n em que o Time Capsule apenas funciona como bridge para ligar os meus PCs por wireless e cabo. Uso esta configuração porque sou utilizador ocasional do MEO GO! e se colocar o Time Capsule a gerir a net directamente perco este acesso.

 

Como muita gente nos dias de hoje, tenho um NAS. Uso-o para tudo e principalmente para aceder aos meus ficheiros fora de casa. Para um servidor deste género funcionar correctamente é necessário a abertura de portas no router. Acontece que fui de férias e a meio das férias perdi completamente o acesso ao servidor. Continuava a receber os emails de estado (sabia, por isso, que estava a funcionar) mas não conseguia aceder das 1001 maneiras possíveis. Após 1 semana sem ter acesso nenhum aos meus ficheiros, chego a casa para perceber que A MEO ACEDEU AO MEU ROUTER PARA ACTUALIZAR O SOFTWARE E OS ENCAMINHAMENTOS DE PORTAS FORAM TODOS APAGADOS!!! Isto é indecente, ainda por cima aparecem-me apenas dois reencaminamentos activos (HTTP e HTTPS) que nem sequer estavam activos anteriormente.  Dá mesmo a entender que se aperceberam do que fizeram. Custa assim tanto fazer backup da configuração e voltar a carregá-la após a actualização?

 

Resumidamente, quero de uma vez por todas ter total controlo de como configuro a minha rede, sem intervenções externas que me deixam sem acesso ao que é meu. No entanto gostava de manter o acesso MEO GO!

 

No Time Capsule não encontro nenhuma forma de activar o Static Routing, pelo que não consigo mesmo aceder ao MEO GO, alguém já conseguiu e pode-me explicar como coloco o Time Capsule a gerir a minha internet e manter o acesso ao MEO GO??

 

Muito obrigado,
Reputação 6
Boa noite


Não sei se é possível fazer essa configuração no Time Capsule pois também é necessário que o Time capsule consiga ver o router da Meo, só desta forma a Static route vai funcionar , até ao momento só foi possível fazer isso com os routers da Asus.


 


Em relação á actualização de firmware que foi efectuada remotamente é um procedimento normal visto que a meo está neste momento a actualizar todos os router com um novo firmware , quanto a não ser efectuado um backup, não é recomendado usar o backup de um firmware antigo num firmware novo , isto pode causar instabilidade no router e outros problemas.


 


Existe uma forma de impedir a gestão remota se quiseres posso colocar aqui os comandos necessários aqui .
Olá a todos,

 

Desde já parabéns pelo excelente tutorial que aqui colocaram.

Eu tenho um router Cisco Linksys WRT54GL com firmware custom DDWRT, e gostaria de saber se é possivel utilizá-lo para aplicar este tutorial, ou seja substituir a lata velha do thomson que só me dá problemas por um router que me vai dar maior estabilidade na ligação.

 

Já alguem experimentou algo com routers da Linksys? 

 

Cumps
Reputação 6
Boas


 


Sim é possível usares esse router para fazer a gestão da internet , e com esse firmware também deve ser possível por o serviço MeoGO a funcionar . configura o router desta forma .


 





Nota.. para o serviço MeoGo têm de ser feitas configurações adicionais , se quiseres posso procurar os scripts e coloca-los aqui


 
Obrigado desde já.


 


Apenas tenho de configurar o meu Linksys dessa forma e ligar lhe a porta WAN á porta WAN do thomson e fica a dar? Ou tenho de fazer como no tutorial e proceder a alteraçoes no thomson?


Descupem qualquer pergunta que possa parecer desnecessaria.


 


 


Cumps
Reputação 6
Essa é apenas a configuração para Linksys o resto tem de ser feito como está no tutorial .
Reputação 2
Usar outro router além do Thomson/Technicolor pode melhorar o uso da Internet até que ponto? Só melhora o facto de fazer query a servidores em jogos online? Nada a ver com o ping dos mesmos?
Reputação 6
fL0 escreveu:

Usar outro router além do Thomson/Technicolor pode melhorar o uso da Internet até que ponto? Só melhora o facto de fazer query a servidores em jogos online? Nada a ver com o ping dos mesmos?



Boas


 


Usar outro router resolve os problemas de estabilidade do serviço de internet e o prolema de NAT e abrir portas , em relação ao ping e velocidade de internet fica tudo igual , mas pode haver uma pequena melhoria .
Reputação 2
Obrigado pela resposta.


 


Perguntei isso porque também nesta secção do router ( http://192.168.1.254/cgi/b/events/?be=0&l0=1&l1=2 ) só me aparecem erros (icones vermelhos) e avisos (icones amarelos). É normal todo este numero de erros/avisos?
Reputação 6
Sim é normal.
Reputação 2
Já agora, é possivel utilizar o router D-Link DVA-G3170i para uso da Internet e o Thomson para os restantes equipamentos?
Bom dia,


Estou a tentar instalar um Router Asus RT-AC66U, para gerir a internet.


Acontece que no Router da Meo (TG784n V3) tinha o IPTV + passagem da Internet para as minhas 2 BOXs por Power Line em que funcionavam muito bem, mas ao passar este serviço para o Asus consigo disponibilizar o serviço de TV (IPTV), mas o Power Line (Devolo 500)não deteta e não deixa passar o serviço de internet, isto é, tenho TV nas BOXs, mas não tenho Internet. Digam-me por favor como puderei ultrapassar esta situação?


 


Obrigado.
Reputação 6
fL0 escreveu:

Já agora, é possivel utilizar o router D-Link DVA-G3170i para uso da Internet e o Thomson para os restantes equipamentos?




Boas


Esse router não permite a esta configuração .
Reputação 6
Meo4Me escreveu:

Bom dia,


Estou a tentar instalar um Router Asus RT-AC66U, para gerir a internet.


Acontece que no Router da Meo (TG784n V3) tinha o IPTV + passagem da Internet para as minhas 2 BOXs por Power Line em que funcionavam muito bem, mas ao passar este serviço para o Asus consigo disponibilizar o serviço de TV (IPTV), mas o Power Line (Devolo 500)não deteta e não deixa passar o serviço de internet, isto é, tenho TV nas BOXs, mas não tenho Internet. Digam-me por favor como puderei ultrapassar esta situação?


 


Obrigado.



Boas


 


As portas do asus destinadas ao serviço de IPTV não têm serviço de internet , se configuraste tudo como no tutorial a potra 1e2 têm internet e a porta 3e4 apenas têm serviço de IPTV.


 


Penso que a solução mais simples é adicionares mais um par de adaptadores powerline para o serviço de internet.
Sim, se calhar vou tentar com mais um par de PLs.


 


Obrigado.
Oi,


 


"Importante!! net 100Mbps


No caso que terem net de 100Mbps tem de ser um router com portas 10/100/1000 Os seguintes modelos suportam essa velocidade Asus RT-N15 ,RT-N16 e RT-N66u Asus RT-N56U "Para funcionar corretamente tem de ser instalado o firmware modificado RT-N56U_1.1.1.8e-b4]RT-N56U_1.1.1.8e-b4 Tp-Link - WR1043N(D)"


 


Desculpa, porque é que dizes que quem tem 100Mbps precisa de firmware modificado, mesmo quando o router é gigabit?


 


Comprei um N66U, e estou a questionar-me se terei o mesmo problema, e queria perceber.


 


Obrigado


 


Rella


 


 
Reputação 6
Boas


Essa nota era para o RT-N56u apenas , quando foi testado o firmware original tinha vários problemas , mas com o asus RT-N66U não vais ter qualquer problema .
Começo a ficar farto do meo. Tive de comprar um outro router para ter a internet a funcionar como deve ser. Fiz e não reclamei. Acontece que recebi um telefonema da meo a marcar uma visita a casa, porque detetaram que estava a usar outro router e como o thomson não geria a internet o router não recebia atualizações. Disseram-me que vinham apenas atualizar o firmware e tudo o resto mantinha-se mas claro que era mentira. Instalaram-me a versão 10.2.1.L no meu TG799vn e até mexeram nas configurações do meu Asus... desde essa data tenho problemas com a Internet!!!! e agora não consigo configurar como estava, pois este firmware não me permite desligar a gestão de internet no Thompson. Aparece "Internet GPON ligada" e não tem botão de desligar. Há uns anos atrás deixei de ser cliente TVCabo por muito menos. Não voltei atrás mesmo com boas ofertas para novos clientes... da próxima vez que quizerem entrar na minha casa vai ser para recolher o equipamento e podem meter o cheque de 150Euros onde quizerem. A segunda reclamação será no livrinho quando tiver tempo de ir a uma loja. O melhor disto tudo é que ao estudar a concorrência verifico que a estar a pagar 120 Euros por mês é estar a ser enganado.
Ontem deparei-me com o mesmo problema descrito pelo sergiovilar.


Sempre usei o método descrito neste forum para ligar o 2º router, mas recentemente mudei de casa e instalaram-me um Technicolor 784 V3.


Neste router, o protocolo para estabeler a ligação à net já não é PPPoE (que requer a introdução do user e password). Agora é IPoE e a autenticação é feita de forma transparente para o utilizador sem necessidade de user e password.


Nas opções de internet, já não existe a opção para desligar a conexão.


Reparei que adicionaram um modo "gamer" que supostamente abre todos os portos no NAT(cone) para que os jogos funcionem sem problemas.


Hoje vou fazer mais uns testes, depois faço um post do resultado.
Ora boas pessoal!


 


Quero esclarecer-me melhor sobre alguns assuntos e acho que este é o melhor local para isso.


 


Os meus avós têm um cabo ethernet na casa deles e que está ligado ao Router Thompson da MEO dos vizinhos, isto para eles pudessem ligar um computador ou assim e claro, isto com a permissão deles. Com o passar dos anos e com a vinda de Tablets e afins o cabo deixou de ser a melhor solução, então eu lembrei-me que eles tinham um Router TP-Link que distribuia sinais 3G encostado e eu liguei esse cabo à porta WAN desse mesmo Router,  mudei a gama de IP's (do 192.168.1.x para 192.168.2.x) e coloquei o router a ir buscar IP's de forma dinâmica. Feito isso, o sinal do TP-Link funciona por toda a casa dos meus avós com qualidade e os vizinhos deles continuam a utilizar os seus serviços sem qualquer problema, mas para meu espanto quando ligo qualquer consola de jogos a esse TP-Link não existe nenhum problema de ligação, mas se ligar a mesma consola de jogos  e o mesmo jogo directamente ao Router da MEO desses mesmos vizinhos já existem problemas de ligação. A que é que isso se deve?


 


Esta questão leva-me à situação de minha casa. Ano passado fez-se o "upgrade" do Sapo ADSL para o pacote mais básico da MEO com Net, Telefone e TV e como seria de esperar, não conseguia jogar online nas diversas consolas de jogos. Mas isso já me acontecia com o Sapo e na altura (uns 5-6 anos atrás) comprou-se um router SMC (WBR14S-N2) onde fiz a ligação por DMZ e 8 equipamentos em simultâneo não tinham qualquer restrições quando ligados à internet. Na altura em que instalaram o MEO cá em casa, conversei com o técnico a expliquei como a ligação estava feita antes e ele disse-me que com o router MEO a funcionar em simultâneo com o SMC em DMZ não teria qualquer problemas na ligação, mas isso não aconteceu. Mesmo com o DMZ devidamente configurado não conseguia ligar-me correctamente ao jogar online, e como os dias seguintes à instalação do MEO eram de fim-de-semana eu queimei uns quantos neurónios a tentar encontrar uma solução e consegui. Descobri que é possível atribuir a um só equipamento um endereço público no router da MEO e atribuí essa funcionalidade à minha 3DS XL, mas a consola não se conseguia ligar à internet. Então reparei que o IP que estava a 0.0.0.0 no Router da MEO ganhou um valor e então coloquei esse novo IP nas configurações DMZ do meu router SMC. De seguida, liguei essa mesma consola ao meu router SMC e foi-lhe atruibuido um IP normal (192.168.2.104 por exemplo) e coloquei esse mesmo valor na mesma linha DMZ onde estava o IP público que o Router da MEO me deu e voilá! Feito isso consegui jogar Mario Kart 7 sem qualquer problema e desde então é o método que tenho utilizado para ligar qualquer consola para jogar online, utilizo a minha 3DS XL para descobrir o IP público, atribuo-o ao equipamento pretendido e não tenho limites nele. Mas não fazendo isto, quaquer consola consegue ligar-se aos devidos serviços como a Playstation Store ou Nintendo eShop mas claro, jogar online em muitos dos jogos (assim de repente lembro-me do Animal Crossing New Leaf, Mario Kart 7 e FIFA 14) existem problemas que me impedem de fazer isso. Existem alguns jogos se conseguem ligar sem ter que fazer isto (como Pokémon X e Y) mas a internet não é estável e a qualquer momento a ligação pode ser interrompida. Por isso esta não é uma solução nada cómoda.


Exposta a minha situação a minha questão é, se eu comprar um novo Router como um TP-Link será que tenho uma boa distribuição de internet como os meus avós têm com a Internet dos vizinhos? É que era excelente poder ligar qualquer equipamento sem ter que fazer configurações manhosas.


 


EDIT: Um outro ponto que me esqueci de referir, recentemente notei que alguns dos aparelhos aqui de casa volta e meia têm problemas na ligação à net, o meu telemóvel fica com as barras do Wi-Fi cizentas que quer dizer que não está ligado aos servidores da Google (e por isso o Gmail não actualiza sozinho), a minha mãe diz que a ligação dos jogos em tempo real (tipo Farmville) falham muitas vezes no tablet dela e até mesmo no PC não consigo ligar-me a muitos sites em determinada altura, momentos depois lá actualizo a página e já me ligo. Todos estes aparelhos estão ligados ao meu router SMC e eu suspeito que o router da MEO teve qualquer actualização recentemente para que existam estes problemas. É possível que haja algum conflito entre este meu router bem antigo e uma possível actualização do router do MEO?


 


E a minha questão final tem a ver com o tutorial aqui partilhado, se eu for ao site da MEO e alterar a palavra passe daquela conta que começa por "as" o meu router da MEO deixa de fornecer internet automaticamente?


 


Muito grato pela atenção e espero que me consigam esclarecer todas estas dúvidas para que possa tomar uma decisão.


 


Cumprimentos,


BAlvez.
Reputação 6
Boas A configuração em modo DMZ que estás a usar contorna certos problemas mas não resolve o problema principal que é , para que a ligação, serviços , abertura de portas e nat fique resolvido e 100% estável o router da meo não pode gerir nada relacionado com o serviço de internet, e ao usares o modo DMZ isso não acontece ,e também grande parte dos serviços acossados a jogos online não são compatíveis com DMZ o que faz com que para alem de teres o problema do router da meo estás a criar mais uma incompatibilidade “instabilidade” nos jogos online .


 


Se comprares outro router e configurares como no tutorial todos os problemas vão ser resolvidos. mas tem de ser configurado exactamente como no tutorial caso contrario o serviço de internet vai continuar a ser gerido pelo router da meo.


 


Mas deixo aqui uma nota importante , neste momento está em curso uma actualização da infraestrutura e dos serviços da meo , com o novo firmware que está a ser instalado nos routers não é possível usar a configuração deste tutorial porque com as modificações feitas na infraestrutura a autenticação do se serviço de internet deixa de ser feita no router através da ligação PPPOE e passa a ser feita directamente nos servidores da meo.


 


Tendo em conta isso podes usar outro router e este tutorial se o router da meo ainda tiver o firmware 10.2.1.D instalado.


 


Para clientes com o firmware 10.2.1.L está a ser testada neste momento uma possível solução para quem tem a necessidade de usar outro router para resolver os problemas com serviços e jogos online abertura de portas e nat , mas não posso adiantar muito mais porque neste momento ainda estou com o firmware antigo , mas ainda hoje ou amanhã já devo ter o novo instalado com as configurações adicionais com a possível solução para usar outro router para gerir o serviço de internet, assim que tiver o novo firmware vou colocar aqui os resultados.