Firmware oficial Asus Beta pré configurado para os serviços Meo



Mostrar a primeira mensagem
Tópico fechado, já não permite mais respostas.

469 respostas

?,


 


Antes de mais, obrigado pelas dicas e pelo empenho.


 


Sim, já desativei e ativei a opção QoS mas sem qualquer sucesso. Efetivamente nunca priorizei a box porque com uma banda larga de 200/100 julguei que não seria necessário. A maioria dos testes que fiz foi com a banda larga toda livre, sem estar a ser usada por outros dispositivos, e a TV congelava na mesma.


Não tenho muitos conhecimentos de informática e muito menos de redes informáticas. No que toca ao NAT apenas posso dizer que na secção LAN/Swirch control do router Asus tenho a opção aceleração NAT em automático e na secção WAN/NAT passthrough estão as opções todas ativas com exceção daquela que diz Ativar relay do PPPoE que está desativada.


Não sei se tem muito interesse mas aproveito para dizer que o meu router está configurado na opção Administração/Modo de operação como Modo Roteador sem Fio (padrão) e não como Modo Access Point (AP) ou Media Bridge.


  
Reputação 6
Crachá +10
Olá ? e, a todos aqui no tópico.


 


Não tendo a certeza se leu, ou não, a minha MP, de qualquer forma, fica o pedido de desculpa pela demora em vir aqui.


 


Antes de mais, para relembrar, peço lhe que me confirme que possui um router Asus RT-AC87U, configurado exactamente como indica a 1ª página deste tópico e, que o que pretende (tal como outros aqui) é a ligação com sucesso, da MEO Box ao router Asus, não ao router MEO.


 


Atentamente,
Boa noite ?.


 


Confirmo que li a sua MP mas na verdade não acusei a receção.


 


Quanto à configuração do meu router Asus RT-AC87U, não segui propriamente a configuração da 1.ª página deste tópico mas sim o manual da Asus Portugal: http://asus-portugal.com/isp-config/tutorial-meo.html


 


Efetivamente o que eu pretendo é a ligação com sucesso da MEO Box ao router Asus. O router MEO será só para manter o telefone fixo ligado.


 


Obrigado pelo apoio.


 
Reputação 6
Crachá +10
?


 


O tutorial da Asus parece-me um pouco redutor. O problema de soluções rápidas, como os perfis Meo e, tutoriais como o da Asus ,é cair em demasia na generalizaçãio.


 


Pois bem. Com base na configuração que tem sido apresentada, no que relatou e, no que foi relatado por outros utilizadores, nas ultimas páginas, tudo me leva a crer que está a suceder-se, incovenientemente e  invariavelmente, a regra de precedencia entre queriers, estabelecida desde a revisão 2 do protocolo IGMP.


 


O que proponho, para já é, que verifique se no router Asus RT-AC87U, está activo o proxy IGMP. Se estiver activo, deve desactivá-lo, pois apenas o proxy do router MEO deve permanecer activo, caso o mantenha conectado ao Asus. Depois, verifique se o IGMP Snooping está activo no router Asus. Deve activá-lo caso não se encontre activo, pois este serviço é essencial, para que não ocasionem enchentes de pedidos de transmissão desnecessários, por parte de outros dispositvos da rede que nãio a MEO Box, quando o proxy funciona em modo de "exclusão".


 


Ou seja, resumidamente: Enable Multicast Routing (IGMP Proxy) = Disable


                                         Enable Efficient Multicast Forwarding  = Enable


 


De seguida, apllique/salve as alterações à configuração do Asus e reinicie em simultãneo, o router MEO, o router Asus, a box MEO e, qualquer outro dispositivo que tenha ligado à sua rede.


  


Atentamente, 
Boa tarde ?


 


Não estou a conseguir alterar as configurações Enable Multicast Routing (IGMP Proxy) e Enable Efficient Multicast Forwarding. Estão ambas ativadas (enable) e quando tento desativar o IGMP Proxy ele volta a ativar automaticamente.


Fiz um reset de fábrica ao router Asus e configurei tal e qual a 1.ª página deste forum mas o problema presiste.


Como é que consigo desativar o IGMP Proxy?


 


Nuno Mota
Reputação 1
Ao seleccionar o perfil MEO no Asus, ele vai sempre bloquear ambas as opções (IGMP Proxy e IGMP Multicast Forwarding).


 


 


O objectivo não é continuar com a MEObox ligada directamente ao router da Asus? É que ao desligar o IGMP Proxy deixa de poder fazê-lo
Sim, o objetivo é ter a MEO Box ligada ao router ASUS. O router MEO será só para o telefone.


Estava apenas a seguir a dica do ?
Crachá +3
? aproveito para questionar sobre o protocolo IGMP no RT-AC88U vs RT-AC87U, o protocolo funciona de maneira diferente? Questiono porque tenho exactamente a mesmas configurações sem as mudanças que recomendas-te e não tenho problema no serviço excepto a uma situação muito exporadicamente de parar imagem durante 2-3 segs e retomar.
Reputação 6
Crachá +10
Olá ? ?, ? e a todos os que acompanham este tópico.


 


Vou tentar esclarecer e, em simultâneo, responder ás questões deixadas num só post


 


?


Sim, com essa configuração e, usando o firmware oficial, não conseguirá desactivar o proxy IGMP. Referi esse parametro, apenas para confirmação. O mais importante é que o role de "snooper" não seja suprimido, por erro de configuração. De resto é habitual neste tipo de routers, ser a parametrização atribuida por defeito, quando existe a necessidade de formar uma ponte repetidora, entre os vários "nós" da LAN, ao invés do routing.


 


?


 Teoricamente, segundo as normas estabelecidas na versão 3 (a mais recente) do protocolo IGMP, com esta configuração deveria ser possível ligar a box MEO, em ambos os routers, desde que neles, o bridging esteja correctamente estabelecido e activados todos os serviços IGMP.


 


?


 Permita-me reformular. A questão é, se o protocolo funciona de forma correcta, ou seja, se foi bem implementado, aquando do desenvolvimento do firmware do router. Desde que surgiram estes novos modelos, os seus firmwares têm sido alvo de várias correções e, algumas delas inclusive, relativas ao protocolo.IGMP, recentemente relatadas pelo xptopt, no post inicial deste tópico.


 


? e todos,


No primeiro trimestre do ano passado (2015), após eu próprio ter algumas "batalhas" com os meus equipamentos, em casa, decidi conduzir um breve estudo ao protocolo IGMP e, à razão pela qual eram lançados tantos posts, em tantos fóruns, com pessoas alegando que lhes parava a emissão do stream não diferido, na box ligada ao router MEO, assim que acrescentavam um simples switch de 5 portas á LAN.
Esse breve estudo, levou a uma primeira consciencialização, para uma plausível falha na implementação do protocolo e as suas causas, embora não identificada com absoluto rigor, permitiu ainda assim, a descoberta de 2 ou 3 soluções, válidas e testadas por mim próprio, para colmatar essa mesma falha.


 


Podem consultar essas soluções neste tópico: http://forum.meo.pt/t5/Tutoriais/Solu%C3%A7%C3%A3o-Congelamento-da-box-de-TV-com-AP-s-ou-switches-ligados/m-p/67469#U67469


 


Não houve uma enorme "adesão" a estas soluções, pois naquele período, para alem da complicação das permissões "root", no router MEO, já se dava a preferência ao uso de um router diferente para gerir a internet, eliminando o router MEO da equação. Mas è possível que, pelo menos, uma delas funcione, com estes novos firmwares da Asus.


 


Gostava de ter aprofundado melhor, o estudo do protocolo e, encontrar outras soluções, com a vossa ajuda mas, infelizmente, o feedback que tenho recebido ten sido muito pouco e, desde há uns meses, deixei de ter disponibilidade para esta tarefa, "extra-moderação". Já tinha convidado e, continuo a estender o convite, a quem se sentir disponível e capaz de o continuar.


 


Até lá, sugiro que tentem uma das soluções propostas, para remediar, e que usem, sobretudo, o forum oficial da Asus para relatar todas as anomalias e bugs, que encontram nos firmwares dos vossos routers, para que possam ser corrigidos.


 


Atentamente,
Reputação 1
Bom dia, 

Alguém sabe se é possível em fibra usando o ac68u para net e iptv e o Router meo apenas para telefone, ligar um segundo ac68u via cabo ao primeiro no modo AP e a partir desse AP ligar a segunda box? Em vez de ficarem as duas box ligadas ao Router Asus a segunda ficaria ligada à um segundo Asus (em modo AP) por sua vez ligado ao primeiro Asus (modo router) via cabo. 

 

Obrigado 
Reputação 1
Sou cliente 200/100 empresarial e vou ter o novo router full gigabit.


 


Gostaria de saber se continua a ser recomendável a compra de um asus para gerir a LAN + INTERNET?


 


Do ponto de vista de um SYNOLOGY 1813+ user que gostaria de FINALMENTE poder configurar a dita em LAGG (LACP) ?


 


PS: Faço uso intensivo de samba streams (sem transcode no servidor mas sim nos media players que tenho pela casa).
Boas,


 


Tenho o router AC51U a funcionar ligado via WAN ao OT a porta 4 ligada ao WAN do TG e as boxes e um segundo router ligados nas portas 1, 2 e 3 do Asus. Ou seja apenas o telefone está no TG.


Funciona tudo bem, sem frezes na imagem e internet wifi bem mais rápida que antes. O que acontece é que apenas a banda 5ghz é que funciona no ASUS.... a 2,4ghz funciona apenas quando desligo e ligo o asus, e passado 5 min nao funciona... alguém sabe o motivo?


 


Tenho também um disco externo de 1 TB ligado à porta usb do Asus.


 


Edit: a Banda 2,4ghz funciona se as box's estiverem desligadas.....
Crachá +3
Boa Tarde a Todos,


Antes de mais agradecer o feedback do ? por muito que tenho que pesquisar mais um pouco sobre o assunto,


 


?


Relativamente a tua questão, vou respondendo a tua questões por fases:


Fibra > Router Asus RT-AC68U (Net + IPTV) > Porta 4 (Bridge) > Router Meo > Telefone | Sim é possivel


 


Ligar 2º router é uma questão que tambem tenho, mas teoricamente sim, visto que AP é apenas um acess point sem endereço ou configurações (Ou seja, configurações base de "bypass" de sinal) próprias, no entanto, poderias fazer de outra maneira, em vez de ligar a outra box a outro asus em AP, porque não ligar ao router meo?


 


?


 


Conforme já recomendei a um utilizador anteriormente, os router com portas Gigabit vai ser a mesma da Thomson e o software vai ser praticamente o mesmo, logo funcionalidades não esperes algo de muito avançado, por isso continuo a recomendar as funcionalidades do Asus (que ainda conta com algumas funcionalidades extra interessantes).


 


Para configurar o LAGG, convem em todo caso ter um router igualmente compativel, neste caso o novo router da Meo não é mas o unico router assim mais acessivel com Link Agregation só mesmo o RT-AC88U (O resto é tudo mais caro).


 


?


 


Parece-me mais um bug do firmware, tu consegues ligar a rede 2.4 Ghz mesmo que não tenhas internet? ou o que falha é a ligação?
Boas LuCkEy_BoY,


 


Obrigado pela resposta... também me parece um bug do firmware, o que estou a usar é o último acho eu: RT-AC51U_3.0.0.4_380_3625-geb2b179


 


Quanto à tua pergunta, sim, eu consigo ligar à banda 2,4ghz, mas nao tenho internet... e acontece muito, a rede 2,4 não aparecer visível e de repente lá aparece outra vez...
Crachá +3
Em uma primeira fase, como referiste que tens um disco usb ligado já experimentas-te reduzir as interferencias do USB? A ligação usb interfere com o 2.4 Ghz e não com 5 Ghz.


 


No entanto, o sinal intermitente, já experimentas-te fixar um canal no 2.4 Ghz (Ex. 1 / 6 / 12-13)? As vezes este pequeno detalhe resolve tudo.


 


Vai dando feedback...
Vou experimentar, tirar o disco que está ligado ao USB a ver como fica.


 


Depois vou tentar saber como se reduz as interferencias no USB... e sim, vou experimentar fixar um canal.


 


Obrigado pelas dicas.
Boas Tardes,


 


Optei por ligar as boxes ao router TG e manter apenas a internet ligada ao Asus... só assim consigo ter as duas bandas a funcionar.


 


Não sei como posso eliminar as interferências do USB, mas mesmo sem ter o disco externo ligado ao router Asus, a banda WIFI de 2,4ghz não funciona.


 


Quando fixei um canal da banda 2,4ghz a tv congela a imagem e também não se revelou uma opção válida...
Crachá +3
? Sinceramente reduzir a interferencia USB já nem se coloca o cenario, visto que referiste que mesmo com usb desligado resulta no mesmo, sinceramente não tenho uma ideia de imediato que possas testar, porque é um problema muito estranho, sei que pode parecer parvo esta recomendação, mas experimentas-te alternar portas no router onde ligavas as boxes?


 


No entanto, aqui penso que o ? poderá ajudar melhor, visto que isso parece-me já entrar em um campo mais tecnico, a única recomendação extra seria sobre o protocolo IGMP como já referido por ele, mas acho estranho IGMP e o 2.4 Ghz estarem em conflito, no entanto existe um pequeno detalhe nas ligações wi-fi que se vires na parte "profissional" referente ao IGMP Snooping, que não sei se tens ativo ou desactivo no 2.4 Ghz, mas aproveita fazer o inverso do que se encontra, pode ser que ajude alguma coisa...
Reputação 6
Crachá +10
Jave escreveu:

Bom dia, 


Alguém sabe se é possível em fibra usando o ac68u para net e iptv e o Router meo apenas para telefone, ligar um segundo ac68u via cabo ao primeiro no modo AP e a partir desse AP ligar a segunda box? Em vez de ficarem as duas box ligadas ao Router Asus a segunda ficaria ligada à um segundo Asus (em modo AP) por sua vez ligado ao primeiro Asus (modo router) via cabo. 


 


Obrigado 



 


Desde que siga à risca a configuração sugerida, no inicio deste tópico, sim, é possivel. Mas, tambem é possivel que encontre problemas com a gestão do protocolo IGMP entre os vários routers, assim que acrescentar o outro router ac68u, à rede e, poderá ter problemas em manter o stream (em directo) na segunda box MEO. Para isto tem as soluções que referi, alguns posts atrás. Aconselho usar um simples swtich de 5 portas, para teste, se tiver um à mão ou puder pedir emprestado.


 


Atentamente,
Reputação 6
Crachá +10
djhifi1986 escreveu:

Sou cliente 200/100 empresarial e vou ter o novo router full gigabit.


 


Gostaria de saber se continua a ser recomendável a compra de um asus para gerir a LAN + INTERNET?


 


Do ponto de vista de um SYNOLOGY 1813+ user que gostaria de FINALMENTE poder configurar a dita em LAGG (LACP) ?


 


PS: Faço uso intensivo de samba streams (sem transcode no servidor mas sim nos media players que tenho pela casa).



 


Sim, qualquer modelo da Asus testado e mencionado pelo ?, nos seus tutoriais. Dependendo dos modelos, pode ser recomendável usar ainda firmware alternativo, como o "merlin", por exemplo.


 


Informe-se o melhor possivel, consultando este e outros fóruns antes de fazer a sua escolha.


 


Atentamente,
Reputação 6
Crachá +10
LuCkEy_BoY escreveu:

@NeoPT poderá ajudar melhor, visto que isso parece-me já entrar em um campo mais tecnico, a única recomendação extra seria sobre o protocolo IGMP como já referido por ele, mas acho estranho IGMP e o 2.4 Ghz estarem em conflito, no entanto existe um pequeno detalhe nas ligações wi-fi que se vires na parte "profissional" referente ao IGMP Snooping, que não sei se tens ativo ou desactivo no 2.4 Ghz, mas aproveita fazer o inverso do que se encontra, pode ser que ajude alguma coisa...



 


? e ?


 


Não vejo qualquer relação imediata, com os problemas afectos ao protocolo IGMP.


 


Certeza que, o conflito existente é entre a interface USB e o Wi-Fi? Se tal acontece, das duas, uma: ou se trata de uma falha no hardware do router e devem pedir RMA ou, então, não é mais que, mais um bug do firmware que deve ser reportado e tratado junto com o suporte da Asus.


 


Existe ainda a possibilidade de o transformador AC-DC do router, ter avaria e, não estar a ser fornecida corrente electrica suficiente para suportar todas as funções solicidadas ao aparelho. É fácil fazer um teste, se possuir outro router igual com o mesmo transformador, ou, se possuir um tranformador com saida de 5V e 2A (minimo de 1,5 Amperes) com ficha igual na extremidade.


 


Não é normal, nem faz qualquer sentido que se ligue um disco exerno USB, num router e, falhe a ligação por wireless. É uma anomalia.


 


Atentamente,
Olá bons dias,

tenho M5O em casa e - pelo que tenho visto - não sou a único a queixar-me da velocidade da internet, quer por cabo quer por wireless. Então decidi comprar um router Asus a ver se solucionava a questão. Comprei um Asus RT-AC51U ontem e segui à risca a configuração do site da Asus - com actualização automática do firware e tudo.

Acontece que não noto diferença absolutamente nenhuma nas velocidades: continuo a ter 40Mbps por wifi e por cabo lá chega aos 70Mbps, tanto na 2 como na 5 GHz.

Que poderei fazer? Alguma ajuda?
Alguém??
Além do router, o seu PC tem ligação wireless 5GHz com a norma 802.11 AC? Se não tem, ou se é má, deve adquirir um equipamento que o permita na velocidade que pretende, como por exemplo uma pen usb, passo a publicidade, por exemplo: TP-LINK AC1200.
Crachá +3
? isso é mesmo um problema de ligação, convem veres com a Meo, se estás a mencionar que por cabo de rede a situação se mantem...


Porque o que iria dizer era primeiro testares com cabo de rede (Minimo CAT 5e / 6) e depois verificares se a placa que possuis (Portatil / PC) se é compativel com norma ac.