EM DESTAQUE Tutorial

Como melhorar a velocidade da sua internet (WiFi)

  • 30 April 2020
  • 31 respostas
  • 29313 visualizações

Reputação 7
Crachá +26

O WiFi é uma tecnologia sem fios que permite que os aparelhos comuniquem entre si. A ligação à internet é feita sem fios, entre um router e os equipamentos, usando ondas eletromagnéticas com frequências específicas (2,4GHz ou 5 GHz). Logo as barreiras físicas podem impedir a passagem do sinal.

 

Como podemos melhorar o sinal de WiFi?

  1. Posicionar melhor o router
    • Coloque o seu router num local central da casa;
    • Coloque-o numa área aberta, longe de outros aparelhos eletrónicos (como micro-ondas) e bem visível;
    • Evite colocar o seu router atrás de outros objetos, em espaços confinados, como prateleiras, ou em locais próximos do chão ou do teto.
  2. Mudar a frequência do sinal
    • A frequência normal utilizada pelos routers é de 2,4 GHz, mas esta é também a frequência utilizada por grande parte dos equipamentos eletrónicos (telefones sem fios; micro-ondas; dispositivos bluetooth e outros dispositivos sem fios), mudar para a frequência 5 GHz pode melhorar a qualidade do seu sinal de WiFi
    • Siga as nossas indicações para mudar a frequência do sinal de WiFi 
    • Caso tenha o MEO Smart WiFi ativo não é necessário escolher a rede WiFi uma vez que o Fibergateway gere de modo automático qual a melhor banda (2,4GHz ou 5GHz) para cada dispositivo, assegurando sempre a melhor cobertura e a melhor velocidade a cada momento.​​
  3. Usar um canal menos populado (com menos redes ligadas)
    • Os routers modernos já fazem a gestão de canais automaticamente, escolhendo aquele que tiver menos pessoas ligadas. Para isso basta forçar a procura de um canal menos populado, desligando e ligando o router.
    • Pode também seguir as nossas indicações para mudar o canal do WiFi 
  4. Por último, verifique se tem a sua rede WiFi protegida com Password, evitando que várias pessoas consigam aceder à sua rede, resultando num maior congestionamento da sua rede e consequente diminuição de sinal. Pode verificar e mudar a sua PW do WiFi diretamente no menu da box MEO (Menu > Cliente > Internet Fixa) ou acedendo à sua área de cliente my MEO (Os meus produtos > Internet > Sem fios em casa).

 

 


31 respostas

Boa tarde

 

não consigo mudar a frequência do sinal porque não consigo aceder a 

 http://192.168.1.254 

 

(mensagem Access Error: 500 -- Internal Server Error)

 

há alguma forma alternativa?

 

obrigado

 

Crachá

Boa tarde

 

não consigo mudar a frequência do sinal porque não consigo aceder a 

 http://192.168.1.254 

 

(mensagem Access Error: 500 -- Internal Server Error)

 

há alguma forma alternativa?

 

obrigado

 


Fazer reset ao router. Já me aconteceu o mesmo e essa foi a melhor opção. :sunglasses:

A verdade é que o V. router está sempre a desligar a rede 5G. Há forma de rsolver isso?

how can wireless internet password change

Tenho apenas sinal Wi-fi no escritório de casa. Ficaria muito grato que os técnicos da  Meo mudassem a instalação do router para uma posição mais central da casa e além disso que trocassem tanto este como a box por equipamentos mais modernos, mais informo que o período de fidelização actual termina a 7 de Setembro deste ano e teria em consideração o empenho da empresa em fazer estas alterações para manter-me como cliente. Cumprimentos,

Luís Machado      :sweat:

 

tenho contrato com a MEO recente e desde ja meu desagrado, em relacao ao wi.fi , muito lento em comparacao com a outra operadora que tinha

ja liguei varias vezes para 16209 na hora fica resolvido no dia seguinte ou passadas alguma hora volta ao lentidao desesperante de ± 40 mgbt. no contrato assindado tenho 0ferta de 200 mgbts na operadora tenho 100

nao ha estabilidade no wi-fi

vou ter de ligar todos os dias 

A.Ferreira

Bom dia 

passei recentemente de 100 para 200 Mbps de velocidade e não noto diferença e ao verificar a configuração do router o mesmo só permite 2.4 Ghz e o Wifi está limitado a 65 mbps. O router deveria ter sido mudado para um que permite as duas frequências 2.4 e 5.0 Ghz e rede wifi com uma limitação mais alta.

Com os cumprimentos 

 

Bom dia 

passei recentemente de 100 para 200 Mbps de velocidade e não noto diferença e ao verificar a configuração do router o mesmo só permite 2.4 Ghz e o Wifi está limitado a 65 mbps. O router deveria ter sido mudado para um que permite as duas frequências 2.4 e 5.0 Ghz e rede wifi com uma limitação mais alta.

Com os cumprimentos 

 

Boas,

Jquest

O meu Router é o Techniciolor TG784n v3 de 2014 configurado com largura de banda do canal 20/40MHz está limitado nos 270 Mbps nos 20MHz em anos anteriores estava limitado nos 65Mbps.

Em WI-Fi a velocidade deve ser inferior a 150Mbps

2.4GHz Wi-Fi https://www.speedtest.net/result/10071662712

Na porta 1000 (junto entrada WAN) tenho a velocidade oferecida de 200/100Mbps.

O fabricante do Router em anos anteriores garantia velocidade até 400Mbps por cabo Cat 5E ou superior. O MEO anuncia que não é compativel com 500Mbps

Na casa de um familiar com TG 789vac v2 com Net 500/100 Mbps, na banda de 2.4 GHz não ultrapassa 50 Mbps. No local da instalação nos 5GHz atinge 250Mbps. Penso que nos 16209 poderão melhorar as performances nos 2.4GHz, talvez para 130 Mbps? 

TG784 tem apenas portas de 100Mbps desconheço as caracteristicas em Wi-Fi. 

Qual é o modelo do seu seu router e há quantos anos tem? 

cumprimentos

Jose

 

 

 

 

Tenho apenas sinal Wi-fi no escritório de casa. Ficaria muito grato que os técnicos da  Meo mudassem a instalação do router para uma posição mais central da casa e além disso que trocassem tanto este como a box por equipamentos mais modernos, mais informo que o período de fidelização actual termina a 7 de Setembro deste ano e teria em consideração o empenho da empresa em fazer estas alterações para manter-me como cliente. Cumprimentos,

Luís Machado      :sweat:

 

 

Boas Luís

Apresento uma partilha extemporânea, espero que tenha renovado o contrato antes de 7 de Setembro.

Este ano a Altice teve a bondade de ligar a um familiar, no último dia da fidelização para fidelizar por mais 24 meses.

Quando estou entre 1 e 3 meses do fim da fidelização, na área de pedidos coloco o meu número de telemóvel depois de assinalar cessação de contrato, ligam quase na mesma altura da área de Gestão Contratual para novo acordo.

Nas casas maiores, os clientes costumam colocar pontos de acesso como por exemplo router TP Link Archer C 6 (seis) no valor de 47€. Tem 4 antenas externas e uma interna com portas 1000 Mbps.

Na maioria das casas que conheço colocaram os equipamentos, na sala e um ou mais pontos de acesso do outro lado de duas divisórias. 

O Rouer Fibergateway Português, é o mais indicado para o Luís mandar fazer a mudança.

Percebi que podemos mudar os routers tradicionais com ajuda de um cabo RJ45 Cat6. O Fibergateway Português tem de ser ligado a Fibra óptica.

Se por algum motivo não conseguiu o que pretende por telefone, acho que fez muito bem em apresentar rescisão de contrato para a operadora pensar melhor.

Espero ouvir boas notícias da vossa parte.

josé

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

tenho contrato com a MEO recente e desde ja meu desagrado, em relacao ao wi.fi , muito lento em comparacao com a outra operadora que tinha

ja liguei varias vezes para 16209 na hora fica resolvido no dia seguinte ou passadas alguma hora volta ao lentidao desesperante de ± 40 mgbt. no contrato assindado tenho 0ferta de 200 mgbts na operadora tenho 100

nao ha estabilidade no wi-fi

vou ter de ligar todos os dias 

A.Ferreira

Boas A Ferreira

Os equipamenros não sao como diamantes.

Ainda exitem routers com apenas portas 100Mbps com Wi-Fi banda única 2.4GHz, como ainda existem PC com portas 100 Mbps com placas de 64 e 150 Mbps.

Apresento resultado de velocidade de Router TG 784n v3 em PC com placa Wi-Fi 300Mbps  

https://www.speedtest.net/result/10073327022.png

Resultado de router próprio Wi-Fi 5GHz

 https://www.speedtest.net/result/10073336537

Na vossa página de cliente deverá mencionar

Velocidade

200Mbps

Internet Fibra com 200 Mb de velocidade e tráfego ilimitado. A velocidade de Internet Fixa apresentada refere-se às velocidades de transmissão de dados entre a sua casa e a central. As velocidades efetivas de download e de upload poderão variar em função de diversos fatores.

Alguém no forum e 16209 poderão ter respostas para resolver o problema do senhor Ferreira caso ainda não esteja conluído 

Cumprimentos

josé

 

 

boas noites , tentei por varias vezes comunicar a minha desilusão em relação ao vosso serviço meo  , em que pedi que me trocassem o router pois a internet aqui em casa esta muito fraca, o vosso técnico  disse que o novo router 5G NAO RESOLVIA O MEU PROBLEMA com a internet ,pois náo me resta outra solução e tendo em vista em outubro acaba a fidelidade mudar de operador .

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

mudar de operador não vai melhor...as normas de wifi neste momento estão iguais para todos...

Reputação 2
Crachá +8

Pois eu vou mudar para um operador diferente que tem um router muito mais eficiente que o tg789 e sei que a cobertura é muito mais eficiente.

Tentei ao longo de 24 meses (embora seja cliente há mais de 20 anos (clientePT) ) pedir para me aumentarem o sinal wi-fi mas sempre sem me solucionarem o problema. Nem sequer vieram a minha casa medir a porcaria do sinal...

Querem é vender repetidores...mas foi precisamente isso que fiz. Comprei com o MEU DINHEIRO um repetidor NUMA LOJA (não foi na meo nem nunca o faria) para conseguir ter um sinal bom em casa. Agora sim, estou regalado...bom sinal….

Por esse motivo (entre outros-tantos….) digo adeus á meo, empresa que desde que foi adquirida pelos franceses da Altice deixou de ter interesse em manter os clientes antigos (pelo menos comigo isso aconteceu). Como se costuma dizer “não peças a quem pediu nem sirvas a quem serviu...”.

E não vão em balelas de que as normas são as mesmas e por isso não vale a pena mudar para melhor...caso para dizer como agora a malta nova diz…. A SÉRIO????

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

o TG789vac v2 é o melhor do mercado em termos de wifi...se mesmo com esse há problemas de cobertura, só pode ser uma de duas avaria do próprio router ou comprar repetidores…

 

e tendo em conta que é impossivel (por causa das normas europeias) aumentar o wifi, e sendo esse o melhor router disponivel para o mercado residencial...mudar de operadora não vai ser melhor, pelo menos em termos de wifi...

Reputação 2
Crachá +8

Boa tarde.

É a sua opinião. A minha continua a ser diferente da sua. Num ponto poderemos estar de acordo: ou é avaria....mas nunca o irei saber pois a meo nunca teve o profissionalismo de ir ver a minha casa se era esse o problema depois de várias tentativas a pedir para o fazerem. Só sei que o router da vodafone é muito mais eficiente na abrangência do sinal wi-fi pois já o testei e sei do que falo. 

Parabens pela sua moderação. 

Cumprimentos 

Reputação 6
Crachá +21

Excelente artigo :)

Crachá

Olá, eu tenho o TG789vac v2  e já não sei o que fazer a tanta qualidade. Até tive que pôr uma saída em ponte para outro router ser capaz de pôr os 500m no PC ligado a Cat6. Pelos vistos a qualidade é tanta que nas saídas por cabo não funciona. Mas por Wi-Fi até tem boa cobertura tanto nos 2.4 como nos 5ghz, pena é, que a dois metros do router o sinal cai, deve ser da qualidade do produto, mas cai para todos durante escassos segundos, nos smartphones patinam um pouco mas recupera rápido, enquanto nos portáteis o Windows afunda completamente durante um ou dois minutos. Estou a aguardar pela.... (Já nem me lembro) vez, que resolvam o problema. Na minha opinião poderiam ter um produto realmente bom nem que fosse para vender aos clientes ou troca de pontos. Se não for resolvido até acabar a fidelização desta vez é que vou embora, já não vou esperar pelo técnico que irá substituir todos os dispositivos como de costume. 

Crachá

Boas…

Venho aqui procurar ajuda…

Antes de janeiro tinha um contrato de 400/100 de internet, apanhava 80-100mbps via 2.4ghz.

Renovei contrato e agora tenho 500/100, e apanho 40-50mbps via 2.4ghz.

Informei a MEO, trocaram me o Router para o último FGW e continua igual…

Pelo telefone dizem me que não sabem onde está a avaria, o técnico veio ao local e diz que também não descobre o que será…

Alguma dica ou sugestão?


PS. Ainda estou no período experimental e se não ficar resolvido vou partir para outra...

Crachá

olá Nelson, pela experiencia que tenho na minha casa não consigo nos 2.4 GHz mais de 100/100 , mas na frequência dos 5ghz ultrapasso os 200/100 por vezes . Depende de quantos aparelhos estão ligados ao router. Tenta ver com outro móvel e só um ligado, se realmente não estiveres satisfeito aperta com eles para a substituição do equipamento . já agora por cabo tens os 500/100 ???

Crachá

olá Nelson, pela experiencia que tenho na minha casa não consigo nos 2.4 GHz mais de 100/100 , mas na frequência dos 5ghz ultrapasso os 200/100 por vezes . Depende de quantos aparelhos estão ligados ao router. Tenta ver com outro móvel e só um ligado, se realmente não estiveres satisfeito aperta com eles para a substituição do equipamento . já agora por cabo tens os 500/100 ???


Obrg pela resposta…

Por cabo tenho a velocidade anunciada, rede 5ghz tambem tiro bons valores, mas no portatil e no pc já só apanho 50mbps o que me dificulta a vida…

Pelo telefone primeiro disseram que era normal, passaram a chamada para outra pessoa que tentou resolver sem sucesso...Veio um técnico ao local, trocou o router e continua na mesma,

Voltei a contactar, disseram me que nos testes estava tudo bem...que iam passar a outro técnico que depois me contactavam…

Ja troquei canais, com todos os aparelhos desligados, e continua igual...

 

Boa tarde quero ser ligado por causa de fidelização de contracto  964541043 obrigado 

O WiFi é uma tecnologia sem fios que permite que os aparelhos comuniquem entre si. A ligação à internet é feita sem fios, entre um router e os equipamentos, usando ondas eletromagnéticas com frequências específicas (2,4GHz ou 5 GHz). Logo as barreiras físicas podem impedir a passagem do sinal.

 

Como podemos melhorar o sinal de WiFi?

  1. Posicionar melhor o router
    • Coloque o seu router num local central da casa;
    • Coloque-o numa área aberta, longe de outros aparelhos eletrónicos (como micro-ondas) e bem visível;
    • Coloque-o o mais alto que conseguir, no topo de um móvel, por exemplo
  2. Mudar a frequência do sinal
    • A frequência normal utilizada pelos routers é de 2,4 GHz, mas esta é também a frequência utilizada por grande parte dos equipamentos eletrónicos (telefones sem fios; micro-ondas; dispositivos bluetooth e outros dispositivos sem fios), mudar para a frequência 5 GHz pode melhorar a qualidade do seu sinal de WiFi
    • Siga as nossas indicações para mudar a frequência do sinal de WiFi.
  3. Usar um canal menos populado (com menos redes ligadas)
    • Os routers modernos já fazem a gestão de canais automaticamente, escolhendo aquele que tiver menos pessoas ligadas. Para isso basta forçar a procura de um canal menos populado, desligando e ligando o router.
    • Pode também seguir as nossas indicações para mudar o canal do WiFi.
  4. Por último, verifique se tem a sua rede WiFi protegida com Password, evitando que várias pessoas consigam aceder à sua rede, resultando num maior congestionamento da sua rede e consequente diminuição de sinal. Pode verificar e mudar a sua PW do WiFi diretamente no menu da box MEO (Menu > Cliente > Internet Fixa) ou acedendo à sua área de cliente my MEO (Os meus produtos > Internet > Sem fios em casa).

 

 

Quando se tem problemas com um Router de 9 anos de utilização, 24 horas por dia, se entra em contacto com os vossos serviços  e  após 5 chamadas, o técnico confirma a fraca prestação de serviço do Router e encaminha para troca. Dirijo-me à loja e sou surpreendido com um router de ultima geração com data de fabrico 2012 oculta e mal, com uma etiqueta de papel. 

Pergunto eu que não percebo nada disto: Qual dos pontos citados devo seguir para resolver o meu problema?

Será este o apoio técnico que um cliente de vários serviços MEO merece?

Vocês acreditam mesmo no que dizem “Router recondicionado”?

Sabem o que significa desgaste nos materiais dos componentes eletrónicos?

Com a utilização ao longo de 9 anos (78 840h de funcionamento) os componentes são submetidos a diversos ciclos térmicos causados pela corrente elétrica que os percorre. Tudo isto vai alterar as propriedades originais, fazendo com que a função e eficiência do equipamento eletrónico fique comprometida.

Voltando ao “Router recondicionado” que não foi, simplesmente substituíram a fonte de alimentação e nem sequer se deram ao trabalho de limpar o Router, pois está bem sujo.

 

Boa noite. Se me poder ajudar seria óptimo.

A minha esposa tem um huawei y7 do qual ela se queixas que a NET dela aqui em casa e MT lenta. Eu na mesma altura que ela diz isso no meu Telefone tudo normal.. até que HJ decidi investigar e espreitar no router.. ate que encontrei valor bem inferiores ao meu. Como podem ver na foto.

 

Ambos os telefones não estão em modo econômico ou poupança de energia. Mas mesmo assim ela diz que e só aqui em casa.

O que posso fazer?

 

Boa noite. 

Já tentei ligar várias vezes, para comunicar uma falha do vosso serviço de internet fixa.

Já me desloquei a uma loja vossa, para alterar o router e o novo continua com um serviço muito fraco.

Tenho perdas de internet próximo do router, a minha mulher necessita de uso de internet e tem bastantes vezes quebras.

Sei de clientes da MEO, que tiveram a sorte de lhes ser mudado o router para o 4K, mas não deve de ser para todos os clientes.

Agradecia que me verifiquem as falhas, caso não sejam feitas terei de mudar de operadora.

 

Grato 

 

Tiago Antunes 

Reputação 7
Crachá +24

@Tiago Antunes

Aqui somos clientes. Que router tem?

Um router 4K 🤔 também quero!! 

Responder