EM DESTAQUE News

Alterações na grelha de canais


Reputação 7
Crachá +26

Ficou sem imagem (ou com imagem preta) ou deixou de ter acesso a vários canais?

 

Por causa da introdução do 5G, a rede da TDT (TV gratuita) vai ser alterada e alguns canais vão mudar de frequência. Esta mudança foi decidida pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho da União Europeia e acontecerá em todos os Estados-Membros. 

Em Portugal estas alterações serão feitas de forma gradual, por regiões, começando pelo sul e terminando nas regiões autónomas.

 

Os canais RTP1, SIC e TVI aparecem a negro ou sem imagem, o que fazer?

Para continuar a ter acesso aos canais sintonize a sua TV sem MEOBox.

 

Deixei de ver alguns canais da grelha, o que fazer?

Verifique a ordem dos canais na sua televisão. Se a seguir à CMTV estiver a ver o canal RTP Memória, é porque está a ver a grelha de canais analógicos.

Neste caso, informamos que os seguintes canais deixaram de fazer parte da grelha de canais analógicos sem MEObox: A Bola TV, Porto Canal, Sporting TV, Eurosport 1, Biggs, Jim Jam, Fox Movies, AXN Black, Fox Life, Fox Crime, AXN White, SyFy, Discovery Channel, História, Odisseia, National Geographic, Canal Q, MTV Portugal, Blaze, TLC, My Cuisine, 24 Kitchen, Travel Channel, Fashion TV, VH1, MCM Pop e Record TV.

As televisões compatíveis com os descodificadores DVB-T ou TDT, vão continuar a ver estes e outros canais da grelha digital sem MEOBox. Poderá ser necessário sintonizar os canais digitais.

 

Como sei se a minha televisão sintoniza canais digitais?

A maioria das televisões adquiridas a partir de 2012 sintonizam canais digitais e poderão inclusive existir equipamentos anteriores a esta data que também já o façam.

Procure a opção ‘canas digitais’ no menu de sintonização da sua televisão ou consulte o fabricante.

Em caso de dúvida, pode sempre sintonizar a sua TV para ficar com o máximo de canais disponíveis.

 

Caso precise de mais ajuda, consulte o nosso site.

 


115 respostas

Reputação 2
Crachá +1

@VirtualRed , não há milagres, o espectro de rádiofrequência é limitado. Com estas mudanças, necessárias por razões exteriores ao operadores, é impossível colocar todos os canais em versão analógica e digital ao mesmo tempo.

O serviço analógico de facto foi prejudicado mas, em contrapartida, o digital teve várias melhorias. Se nunca fez ou não quis fazer o investimento até agora, aconselho fazer o investimento de 20 e tal euros e comprar um adaptador TDT. Vai ver que a qualidade de imagem é do dia para a noite.

 

@Cavaleiro2017 portanto, como sempre, é o MEO (e operadores em geral) que tomam decisões sobre a minha carteira e o que devo fazer com o meu dinheiro?! Não fiz, nem quero fazer o “investimento” porque, e fazendo uma analogia com automóveis: eu não preciso de um Ferrari para ir às compras ao Continente! Como calcula, se as tv´s que ficaram sem os canais só sintonizavam analógico, a “melhoria” da qualidade da imagem (que eu nunca pedi, nem preciso) em ecrãs 4:3 vai ser algo muito relativo.

Quase me emocionei com as “dificuldades” que a Altice está a passar com estas alterações, coitados… realmente, ninguém pensa nos operadores que ganham milhões com as mensalidades de clientes insatisfeitos….

Reputação 4
Crachá +9

@VirtualRed , o Meo precisou de fazer este investimento por razões externas. Ou seja, o operador teve de fazer investimento para melhorar o serviço prestado. Se prefere acreditar que o Meo é tão perverso ao ponto de gastar dinheiro só para chatear os clientes, entramos na área da conspiração e nem vale a pena continuar a discussão.

Se está aborrecido com as mudanças,o serviço analógico continua no mesmo lugar, tem 30 e tal canais ao seu dispôr - mas tenha em atenção que com o tempo até esses vão desaparecer, tanto no Meo como em qualquer outro operador.

 

Reputação 7
Crachá +24

O serviço analógico é obsoleto e está desactualizado. Não há volta a dar. Há que seguir em frente e continuar a modernizar... antigamente os comboios também se moviam a carvão... felizmente existe progresso em todas as áreas.

Eu tenho um adaptador TDT e mesmo assim não sintoniza os canais a não ser uns 20 canais e algumas radios.

Reputação 7
Crachá +24

@rosario_ortega-87036 

Tenha em atenção o modo antena, conforme explicado pelo @Cavaleiro2017 

https://forum.meo.pt/tv-e-pacotes-9/sem-servico-de-tv-e-apoio-tecnico-141965?postid=162668#post162668

Reputação 2
Crachá +1

@VirtualRed , o Meo precisou de fazer este investimento por razões externas. Ou seja, o operador teve de fazer investimento para melhorar o serviço prestado. Se prefere acreditar que o Meo é tão perverso ao ponto de gastar dinheiro só para chatear os clientes, entramos na área da conspiração e nem vale a pena continuar a discussão.

Se está aborrecido com as mudanças,o serviço analógico continua no mesmo lugar, tem 30 e tal canais ao seu dispôr - mas tenha em atenção que com o tempo até esses vão desaparecer, tanto no Meo como em qualquer outro operador.

 

@Cavaleiro2017 eu não disse que o Meo era perverso… você é que disse. Digo que perverso é cliente atuais ficarem prejudicados. E acredito que não serão tão poucos clientes quanto isso…. certamente não terá sido feito nenhum levantamento junto dos clientes, nem pela UE, nem pelos operadores, sobre a utilização de aparelhos analógicos… uma percentagem considerável das casas terá 2 a 3 equipamentos de tv…. não conhecendo nenhum estudo sobre a matéria, limitando apenas à observação de um universo de família e amigos, a proporção de tv´s digitais para tv´s analógicas é de 1 para 1, ou 1 para 2 a favor das analógicas! Ou seja, o parque instalado ainda deverá ser considerável e é absolutamente errado cortar e dizer aos clientes que, de um dia para o outro, vão ter é de comprar um ou dois adaptadores ou uma ou duas tv´s novas!

Claro que o serviço analógico “continua” lá…. mesmo se tiver 1 só canal, também “continua” lá… mas não é isso que as pessoas contrataram, certo? Porque para poder beneficiar da nova “maravilha” tecnológica (que não foi solicitada pelo cliente, certo?), o cliente só tem acesso a ela se “investir” em novos equipamentos (descodificadores ou tv´s)… e se não tiver capacidade para esse “investimento” adicional? Paga o serviço mas não usufrui, correto??

A imposição é da UE mas quem lucra com as mensalidades são os operadores, como sempre lucraram para depois investir… portanto investir em tecnologia faz parte do ADN de uma empresa de… tecnologia, e por isso não aceito o “choradinho” do “foram obrigados”.. coitados.

Em termos de imagem e serviço ao cliente, faria muito mais pela imagem da marca MEO terem tomado a iniciativa de abordarem pro-ativamente os clientes com informação detalhada e atempada sobre o que ia acontecer e em paralelo uma oferta/campanha para “minimizar” o prejuízo do cliente… oferta de um descodificador, preço promocional por uma tv digital, etc….. teria sido muito melhor do que escudarem-se no “ficámos caladinhos mas a informação estava no site e não viste porque não quiseste ir visitar o site do MEO, e enviámos um sms no dia da desativação, e isto tudo porque fomos obrigados pela UE… agora, desenrasca-te!”

Reputação 4
Crachá +9

@VirtualRed , já vi que não quer falar do assunto duma forma honesta. Além de informar das mudanças atempadamente no site e nas facturas, o Meo enviou milhões de SMS, ontem meteu mensagem a rodar nos canais e pelo forma como fala parece que fizeram tudo pela calada.

As mudanças foram necessárias, comunicadas com antecedencia e são benéficas para os clientes, mesmo que alguns hoje sintam dificuldades em fazer uma simples sintonia (ninguém é obrigado a perceber destas coisas, é para isso que existe a linha de apoio ao cliente).


Tudo o resto são teorias da conspiração, só falta dizer que foram os chineses que convenceram os Europeus a fazer esta mudança para venderem mais equipamentos electrónicos.

Reputação 2
Crachá +1

O serviço analógico é obsoleto e está desactualizado. Não há volta a dar. Há que seguir em frente e continuar a modernizar... antigamente os comboios também se moviam a carvão... felizmente existe progresso em todas as áreas.

@Ricardo27 o progresso, tanto em tecnologia como em outras áreas deve acontecer de acordo com a envolvência, o parque instalado ou a capacidade do mercado ter competências para absorver a inovação.

Imagine de hoje para amanhã, os posto de combustível passarem só a permitir carregamentos de viaturas elétricas e apenas meia dúzia espalhados pelo país permitirem meter gasolina/gasóleo…. estamos a falar da inovação tecnológica do momento (mobilidade elétrica)? Estamos! O parque instalado de viaturas a combustão e as próprias competências (e carteira) da maioria dos condutores para adquirirem e utilizarem viaturas elétricas permitem uma mudança “radical” como deixar de ter onde abastecer o carro?? Não!!

Não conheço nenhum estudo sobre a matéria, e observando um universo de família e amigos, a proporção de tv´s digitais para tv´s analógicas é de 1 para 1, ou 1 para 2 a favor das analógicas! Portanto, o parque instalado ainda deverá ser considerável e é absolutamente errado cortar e dizer aos clientes que, de um dia para o outro, vão ter é de comprar um ou dois adaptadores ou uma ou duas tv´s novas, porque de repente alguém decidiu que seria obsoleto!

Mas não foi isso que as pessoas contrataram, certo? Porque para poder beneficiar da nova “maravilha” tecnológica (que não foi solicitada pelo cliente, certo?), o cliente só tem acesso a ela se “investir” em novos equipamentos (descodificadores ou tv´s)… e se não tiver capacidade para esse “investimento” adicional? Paga o serviço mas não usufrui, correto??… É isso o “progresso”?

Reputação 2
Crachá +1

@VirtualRed , já vi que não quer falar do assunto duma forma honesta. Além de informar das mudanças atempadamente no site e nas facturas, o Meo enviou milhões de SMS, ontem meteu mensagem a rodar nos canais e pelo forma como fala parece que fizeram tudo pela calada.

As mudanças foram necessárias, comunicadas com antecedencia e são benéficas para os clientes, mesmo que alguns hoje sintam dificuldades em fazer uma simples sintonia (ninguém é obrigado a perceber destas coisas, é para isso que existe a linha de apoio ao cliente).


Tudo o resto são teorias da conspiração, só falta dizer que foram os chineses que convenceram os Europeus a fazer esta mudança para venderem mais equipamentos electrónicos.

@Cavaleiro2017 parece que a falta de honestidade vem do seu lado, mas também talvez lhe paguem para isso, eu entendo…  “milhões de SMS e mensagem nos canais” NO DIA da desativação!! Boa!…

“Informação no site e nas faturas”, tudo locais “óbvios”, do género o site do MEO não faz parte das rotinas habituais da grande maioria dos clientes/internautas assim com as faturas são pagas em Débito Direto e devem exitir 0,5% dos clientes que vão olhar para o rodapé de uma fatura paga em DD… não me faça rir!

Leia o que eu disse. Chama-se “Serviço ao Cliente”!:

“Em termos de imagem e serviço ao cliente, faria muito mais pela imagem da marca MEO terem tomado a iniciativa de abordarem pro-ativamente os clientes com informação detalhada e atempada sobre o que ia acontecer e em paralelo uma oferta/campanha para “minimizar” o prejuízo do cliente… oferta de um descodificador, preço promocional por uma tv digital, etc….. teria sido muito melhor do que escudarem-se no “ficámos caladinhos mas a informação estava no site e não viste porque não quiseste ir visitar o site do MEO, e enviámos um sms no dia da desativação, e isto tudo porque fomos obrigados pela UE… agora, desenrasca-te!”

Reputação 4
Crachá +9

@VirtualRed , se sente que foi prejudicado porque não rescinde contrato de vez ao invés de vir aqui reclamar por algo com que não concorda e nem sequer consegue perceber as razões para ter sido feito ?

Note é que se é contra a obrigação duma simples sintonia e a favor dos canais analógicos (!?), a vida está difícil para si, os outros operadores têm estado a fazer o mesmo que o Meo acabou de fazer.

Reputação 7
Crachá +24

@VirtualRed 

Não concordo. A relação das TVs estritamente analógicas sem descodificador deve ser bem mais baixa. Mas por 20 euros compra um descodificador e assunto fica resolvido.
Quando existem alterações há sempre reclamações, há sempre receios. Até está a funcionar bem, por que motivo vão mexer? Mas se toda a gente pensasse assim, isto não saía do sítio.

Reputação 2
Crachá +1

@VirtualRed , se sente que foi prejudicado porque não rescinde contrato de vez ao invés de vir aqui reclamar por algo com que não concorda e nem sequer consegue perceber as razões para ter sido feito ?

Note é que se é contra a obrigação duma simples sintonia e a favor dos canais analógicos (!?), a vida está difícil para si, os outros operadores têm estado a fazer o mesmo que o Meo acabou de fazer.

@Cavaleiro2017 não é uma simples sintonia! Obriga clientes a adquirir equipamentos que não tinham nem precisavam, para depois fazer a “simples sintonia”…. Sou forçado a gastar dinheiro agora, por imposição(!), para usufruir do serviço que eu já pago!! Se não puder fazer agora esse “investimento” adicional, continuo a pagar a mensalidade mas não usufruo dessa parte do serviço!….. mais simples de entender assim??

Você sabe tão bem como eu que, legalmente, o contrato de fidelização não entra em incumprimento por alterações de grelha, digital ou analógica… não precisa ser “sonso”.

E eu entendo as razões, não concordo é com a forma e a (não) abordagem!

Reputação 2
Crachá +1

@VirtualRed

Não concordo. A relação das TVs estritamente analógicas sem descodificador deve ser bem mais baixa. Mas por 20 euros compra um descodificador e assunto fica resolvido.
Quando existem alterações há sempre reclamações, há sempre receios. Até está a funcionar bem, por que motivo vão mexer? Mas se toda a gente pensasse assim, isto não saía do sítio.

@Ricardo27 e se eu não puder gastar 20€ por descodificados?? Faço o quê?? Da minha carteira, sei eu!

E sobre a proporção de tv’s analógicas, então mostre-me dados reais para eu perceber melhor a “realidade”...

Reputação 4
Crachá +9

@VirtualRed , reclame ou deixe de pagar ao Meo, é tão simples como isso. Sempre poupa umas dezenas de euros por mês e não se chateia. Com essa poupança pode comprar um adaptador TDT e ver 7 canais sem pagar nada.

Reputação 2
Crachá +1

@VirtualRed , reclame ou deixe de pagar ao Meo, é tão simples como isso. Sempre poupa umas dezenas de euros por mês e não se chateia. Com essa poupança pode comprar um adaptador TDT e ver 7 canais sem pagar nada.

@Cavaleiro2017 você é um “bom” estratega comercial do MEO…. a alternativa é tão má, que a solução imposta até parece “boa”!

Mais uma vez: a abordagem, na perspetiva de Serviço ao Cliente foi péssima, cobarde mesmo.

Reputação 4
Crachá +9

@VirtualRed , reclame com eles e com sorte eles oferecem-lhe um mês de borla e assim já tem uma avultada quantia para comprar um adaptador TDT e ver TV com qualidade muito superior. Escusa de agradecer a dica.

Reputação 2
Crachá +1

@VirtualRed , reclame com eles e com sorte eles oferecem-lhe um mês de borla e assim já tem uma avultada quantia para comprar um adaptador TDT e ver TV com qualidade muito superior. Escusa de agradecer a dica.

@Cavaleiro2017 não tenho qualquer dúvida que só reclamando se consegue alguma atenção do MEO e outros operadores…. porque, a agirem de forma pro-ativa para agradarem ao cliente, são uma lástima.

”Avultada quantia”… para si pode não ser, para muitos outros pode ser, e se não a tiverem, ficam a ver “navios”, neste caso, canais inexistentes….. é um pouco, vá, egocêntrico, avaliar a carteira dos outros apenas da nossa perspetiva, mas como se costuma dizer: “pimenta no c* dos outros, para mim é refresco”....

Reputação 7
Crachá +24

@VirtualRed 

Não tenho dados reais é apenas a minha percepção. Há anos que todas as televisões novas já vêm com um descodificador digital.

Reputação 2
Crachá +1

@VirtualRed

Não tenho dados reais é apenas a minha percepção. Há anos que todas as televisões novas já vêm com um descodificador digital.

@Ricardo27 pois… a minha percepção é que eu tenho uma tv digital e duas analógicas que funcionam perfeitamente…. e posso facilmente listar 7 ou 8 agregados familiares do meu universo exatamente com a mesma questão! ….. É que, das duas uma, ou me desfaço delas mesmo funcionando perfeitamente para trocar por novas, ou compro descodificadores…. em ambos os casos, estão-me a impor eu ter que gastar dinheiro adicional para usufruir do serviço que já pago,

Reputação 4
Crachá +9

@VirtualRed , o que sei da sua carteira é que se tem o serviço de TV é porque paga pelo menos 30 euros por mês à Meo. Por isso não me parece que o investimento num adaptador esteja assim tão longe das suas capacidades.

Só gasta dinheiro em adaptadores adicionais se quiser. Aliás, não sei se notou mas o serviço que contratou tem pelo menos 150 canais mas só está a aceder a umas poucas dezenas. Percebo o seu ponto: o Meo também tem uns canais UHD que eu gostava de ver mas os malandros obrigam-me a comprar uma TV nova, ou lá o que é. Assim não posso usufruir do serviço prestado pelo qual estou a pagar uma fortuna!

Pela violência com que fala, até parece que o serviço analógico desapareceu de vez (não foi desta mas prepare-se que vai acontecer um dia)

Reputação 2
Crachá +1

@VirtualRed , o que sei da sua carteira é que se tem o serviço de TV é porque paga pelo menos 30 euros por mês à Meo. Por isso não me parece que o investimento num adaptador esteja assim tão longe das suas capacidades.

Só gasta dinheiro em adaptadores adicionais se quiser. Aliás, não sei se notou mas o serviço que contratou tem pelo menos 150 canais mas só está a aceder a umas poucas dezenas. Percebo o seu ponto: o Meo também tem uns canais UHD que eu gostava de ver mas os malandros obrigam-me a comprar uma TV nova, ou lá o que é. Assim não posso usufruir do serviço prestado pelo qual estou a pagar uma fortuna!

Pela violência com que fala, até parece que o serviço analógico desapareceu de vez (não foi desta mas prepare-se que vai acontecer um dia)

@Cavaleiro2017 se você gosta que lhe imponham coisas, parabéns por pertencer à carneirada.

Peço desculpa se a minha “violência” afetou a sua frágil sensibilidade; se calhar é melhor retirar-se da conversa para não se sentir mais magoado….

@rosario_ortega-87036

Tenha em atenção o modo antena, conforme explicado pelo @Cavaleiro2017 

https://forum.meo.pt/tv-e-pacotes-9/sem-servico-de-tv-e-apoio-tecnico-141965?postid=162668#post162668

O problema ficou resolvido em 2 min (e 50 mim de espera) a senhora que me atendeu diz que alterou uma qualquer coisa no sistema (era uma sigla qualquer com 3 letras) fiz a busca novamente e voltou tudo ao normal. 

A coisa é muito simples, contratei um serviço, que até foi proposto pela Meo, pago todos os meses, mas com esta alteração deixei de poder usufruir do serviço na plenitude, agora quero saber o que a Meo propõe fazer, para conseguir continuar a fornecer o que contratou comigo. 

Reputação 2
Crachá +1

A coisa é muito simples, contratei um serviço, que até foi proposto pela Meo, pago todos os meses, mas com esta alteração deixei de poder usufruir do serviço na plenitude, agora quero saber o que a Meo propõe fazer, para conseguir continuar a fornecer o que contratou comigo. 

@Bairrada Concordo 100%! Mas há quem considere que, em vez de reclamar, devíamos era estar agradecidos aos deuses do Meo pela “benesse” que nos concederam (apesar de ninguém se ter preocupado se os clientes tinham condições técnicas para usufruir da “benesse”)….. O Meo tem a mensalidade que pagamos certinha todos os meses, e nós clientes, ficamos sem parte do serviço que pagamos... e o Meo só sabe responder que não tem nada a ver com isso, e ainda há quem ache que devemos ter pena do Meo porque foram “obrigados” (tadinhos) pela UE a investir em tecnologia e a levar com reclamações dos clientes (só rir!!) … somos uns felizardos com tanta “benesse”, não somos??

Enfim, não se preocupe, não tarda vão surgir aqui as sugestões para você resolver o problema que lhe criaram: compre descodificadores ou tv´s novas e continue a pagar a mensalidade como se nada tivesse acontecido… o Meo precisa!

Reputação 7
Crachá +17

Boas, infelizmente há pessoas que só olham para o que lhes convém, se foi aqui bem explicado que são alterações IMPOSTAS pela UE em benefício da população para que num futuro próximo se tenha uma nova geração de  rede móvel que possa servir melhor a maioria da população doméstica e empresarial.

O MEO , A NOS , a Vodafone e a Nowo estão OBRIGADAS  pela UE e pelos regulador nacional ANACOM  e governo Nacional a mudar as frequências da TDT e do RF para permitir a implementação da nova  geração de rede Móvel 5G, ou seja as frequências dos 700 mhz são libertadas para a rede Móvel.

Por limitação do espaço radio eléctrico não é possível manter 58 canais analógicos tem de haver redução para que os canais digitais possam se poder manter nos 104  TV e nas 21 rádios digitais.

A MEO só tem de garantir que os serviços são prestados em condições aos seus clientes, os clientes tem de se ir adaptando as alterações que são impostas por diversas entidades para BENEFÍCIO dos consumidores em geral.

Não é por " meia dúzia" de clientes que acham que por pagarem as mensalidades como  todos pagam que tem o "DIREITO" de prejudicar o avanço tecnológico em seu próprio benefício e em prejuízo da maioria dos clientes.

Como aqui foi dito basta comprar uma box TDT por cerca de 20 € e ficam com o problema resolvido.

Responder