News

Novo eSIM MEO, uma nova experiência

  • 9 January 2020
  • 97 respostas
  • 47129 visualizações
Novo eSIM MEO, uma nova experiência
Reputação 7
Crachá +26

Agora já não precisa de usar um cartao SIM fisico! Se o seu equipamento permitir, pode ter um cartão virtual eSIM!

 

O que é o eSIM?

O eSIM, é um pequeno chip que vem integrado no equipamento (telemóvel, tablet, PC ou smartwatch), e que permite o registo na rede móvel, mediante o download de um perfil eSIM, dispensando a utilização de um cartão físico.

​O eSIM é a evolução do cartão físico SIM, que conhecemos há décadas.

 

O que podemos fazer com um eSIM?

Cada eSIM tem um perfil virtual que armazena as configurações que vão permitir utilizar o equipamento para fazer comunicações (voz, SMS e dados), com a mesma segurança dos SIM cards tradicionais.

É neste perfil virtual que estarão as seguintes condições configuradas:

  • Tarifário para acesso à rede móvel
  • Aplicações para acesso à rede móvel, ficheiros de suporte
  • Aplicações que permitem otimizar o funcionamento do equipamento na rede MEO para melhorar a experiência de utilização e ainda outras aplicações.

 

Como posso adquirir um eSIM?

Para ter um eSIM, deve:

  1. Ter um equipamento com tecnologia eSIM. A MEO tem à venda uma larga gama que já permite a utilização de eSIM.
  2. Adquirir, numa loja MEO, um perfil eSIM, para ter um número novo ou solicitar uma 2ª via de um número atual. Este pefil é vendido na forma de um Voucher eSIM e é composto por:
  • QR Code – código que vai permitir fazer o download do perfil eSIM no equipamento
  • PIN
  • PUK

 

Como começar a utilizar um perfil eSIM?

Para começar a utilizar um cartão eSIM, após a compra do voucher, tem de fazer download do perfil adquirido para o equipamento. Após o download com sucesso, o eSIM está pronto a utilizar.

Cada voucher só permite a associação de um equipamento. Em caso de troca de equipamento ou outras situações que impliquem a ativação do eSIM em outro equipamento, terá de ser ativado um novo eSIM.

 

Posso ter um cartão físico e um eSIM, no mesmo telemóvel?

Pode, desde que o equipamento seja Dual SIM, e suporte tecnologia eSIM.​

 

Posso ter um eSIM só para utilizar ou partilhar internet?

Sim, pode ter um perfil eSIM com um tarifário de internet móvel ativo ou se já tiver um cartão de partilha de internet, pode solicitar uma 2ª via em eSIM.

 

Posso ter um eSIM no meu smartwatch e deixar o telemóvel em casa?

Pode. Desde que o smartwatch suporte a tecnologia eSIM, consulte as características do seu smartwatch e, transforme-o num equipamento autónomo e independente do seu telemóvel.​

 


97 respostas

Crachá +1

 

 

A Meo tem alguma previsão de quando a sua rede poderá estar adequada à possibilidade de utilização da tecnologia eSim num Apple Watch?

Em caso afirmativo um Apple Watch comprado agora no Reino Unido será compatível com a tecnologia prevista?

Obrigado.

Bom dia, posso ter um eSIM do meu cartão para o smartwatch e ter em simultâneo o SIM activo no meu telemóvel? Obrigada.

Reputação 7
Crachá +24

@Ana de Leiras 

Veja aqui:

https://forum.meo.pt/telemovel-12/novo-esim-meo-uma-nova-experiencia-137793?postid=150792#post150792

https://forum.meo.pt/telemovel-12/novo-esim-meo-uma-nova-experiencia-137793?postid=150799#post150799

Boa tarde, 

Gostaria de saber se já têm o esim disponível para o smartwatch amazfit nexo?

Obrigado, 

boa tarde, é possível passar meu tarifário e dsdos do meu cartão sim para esim?

Cumps  

Bom dia 

Tenho dois smartphones compatíveis com e-sim. 

Tendo um deles com o e-sim instalado como posso de vez em quando utilizar o outro equipamento.

Ou seja como se retira-se o cartão sim e coloca-se no outro equipamento.

Eu fui a uma loja Méeo e trouxe um eSIM a pensar que chegava a casa e funcionaria. Passados 3 dias ainda não funciona. Não liga à rede. Fui a uma outra loja Méeo e disseram-me que assignaram o esim a um numero ja per-ativado e que iria se resolver. 3 dias e a contar continuo sem telemóvel. Dera-me uma numero de “tracking” que penso que seja para limpar qualquer coisa

Boa noite,

 

preciso de repor o meu iPhone. Posso utilizar o mesmo qr-code com que ativei o esim da primeira vez visto ser o mesmo telefone? Obrigado 

Olá @JTS 

 

O Apple Watch exige umas autorizações/configurações diferentes do iPhone para utilizar o eSIM e em Portugal ainda não é possível usar o Apple Watch com eSIM.

 

 

Olá Vanessa_MEO,

 

Acredito que a apple permita utilizar eSIM em Portugal pois já existe operadoras em Portugal que já comercializam. Sabe dizer quando isso estará disponível para o Apple Watch?

Boa noite,

Já é possível pedir uma segunda via de um cartão SIM, para eSIM on-line? 

Obrigado.

Posso ter um eSIM no meu smartwatch e um sim fisico no smartphone com o mesmo numero?

Crachá +1

Não 

Crachá

Boa tarde

 

Conseguem me confirmar se alguma das vossas lojas no Porto tem stock? Já fui a várias e nenhuma tem e igualmente já pedi pela linha e não recebi.

 

Obrigada

Reputação 7
Crachá +24

@sfomarques

Não é possível verificar stocks de lojas. Só mesmo indo lá. 

Crachá

Posso ter um eSIM no meu smartwatch e um sim fisico no smartphone com o mesmo numero?

 

 

Crachá

Boa tarde 

Desloquei-me à loja da MEO no Fórum Algarve para pedir um eSIM e a resposta que me deram é que estão esgotados por falta de matéria prima… Como assim matéria prima? Qual a matéria que precisam para imprimir um QR Code??? 

Pelo que me disseram estão esgotados a nível nacional (?) e de facto já fui a mais duas lojas que também não os têm.

Ligo para o 16200 e parece que estou a pedir um UBER de nave espacial em direção a Marte. Realmente se não têm capacidade para oferecer os serviços não ofereçam!

Qual a previsão para terem os cartões disponíveis se é que os vão voltar a ter?

Obrigado

Cumprimentos

Crachá

Enfim...Pedi um esim na linha de apoio enviaram uma 2ª via do sim físico a cobrar 10 euros.

Sem palavras. Incompetência pura.

Cancelando contrato e mudando de operadora.

Boa tarde,

 

Na loja do informam que já há algum tempo não há eSIM disponiveis por rutura de stock (estranho para algo imaterial).

 

1 - Qual a previsão de chegada de novos eSIMs? Como posso ser alertado de tal?

2 - Se tiver eSIM num smartwatch para o mesmo número do telemovel há acrescimo de custos mensais num pós-pago?

Crachá

Desloquei-me este feriado ao Fórum Sintra e mais uma vez a resposta foi de que os esim estão esgotados, não havendo previsão de reposição de stock .

 Questiono se de alguma maneira será possível reservar ou comprar online, pq é impraticável a deslocação quase diária a uma loja MEO só pra perguntar se já há stock de esim .

 

​​​​​​Por este andar a promoção da mensalidade de 2,99 € para partilha de internet até 31/10, termina e não conseguimos aderir .…

Deem-nos um ponto de situação por favor .

Este serviço da MEO é no mínimo vergonhoso, comprei um telefone na MEO, o serviço esim não dá pra se transferir para outro telefone, ou seja cada vez que se troca de telefone tem que se pedir 2 via e pagar 10 euros. Estou há 4 dias á espera de uma 2 via de um cartão que em Évora está esgotado nas lojas há semanas. Não se compreende estamos a falar de um cartão que não é físico é um código gerado por software. 

Adquiri um novo telemóvel e perdi o eSIM anterior. No novo telemóvel, tenho já um cartão físico, sendo que o telemóvel tem apenas uma slot para cartão físico. Fui informado que há ruptura de stock nacional de eSIM (como assim? Agarrem numa folha de papel e imprimam QR codes). Assim, estou sem acesso ao serviço de telemóvel até que o stock seja reposto. Se não aconteceu nos últimos 2 meses… quando prevêem? É inacreditável serem os clientes a pedir para vocês fazerem dinheiro. Na maioria das operadoras internacionais, a adesão a este tipo de serviços é feita totalmente de forma virtual no iPhone, porque não inovam? O ambiente agradece

Crachá

Eu tentei…. Tentei…. Voltei a tentar… perguntei, li, informei-me, fui à 5 lojas e o resultado é- zero! 
não vale a pena está cena de ESIM da Meo.

  • primeiro, desde julho estão esgotados…. Dizem. 
    - depois, numa loja onde encontrei, fizeram tudo mal e ainda cobraram 20 euros ! La tive que me chatear. 
    De seguida , com um relógio que é vendido com a premissa de se usar ESIM a Meo diz que não dá. 
    depois ninguém nas lojas sabe de nada… cada um diz sua coisa. Por último, por favor aprendam com a Nos e como smart Number! Por favor!!! 
Crachá

é possível adicionar o esim de forma manual?

 

vejam aqui:

 

 

https://support.apple.com/pt-pt/HT212780

 

 

Introduzir as informações manualmente

Se necessário, pode introduzir as informações do seu plano manualmente. Para introduzir as informações do plano manualmente, siga estes passos:

  1. Aceda a Definições.
  2. Toque em Dados móveis.
  3. Toque em Adicionar plano móvel.
  4. Na parte inferior do ecrã do iPhone, toque em Digitar detalhes manualmente.

 

 

https://appletoolbox.com/wp-content/uploads/2018/10/Manually-Enter-eSIM-Plan-Information-on-iPhone.jpg

 

 

Como na T-Mobile: https://www.t-mobile.com/support/devices/t-mobile-esim#heading4

 

Scan the QR code / enter eSIM information

  1. Make sure you've already activated your eSIM online or with a T-Mobile Expert.
  2. Update your device software to the latest version.
  3. Connect your device to Wi-Fi and make sure you can access the internet.
  4. Scan the QR Code or manually enter the information below. For steps, choose your Device and click Connections & Network > eSIM settings.

    eSIM_QR_Code.jpg
  • SM-DP+ Address: T-MOBILE.GDSB.NET
  • Activation code: [Blank]
  • Confirmation code: [Blank]
Crachá

é possível adicionar o esim de forma manual?

 

vejam aqui:

 

 

https://support.apple.com/pt-pt/HT212780

 

 

Introduzir as informações manualmente

Se necessário, pode introduzir as informações do seu plano manualmente. Para introduzir as informações do plano manualmente, siga estes passos:

  1. Aceda a Definições.
  2. Toque em Dados móveis.
  3. Toque em Adicionar plano móvel.
  4. Na parte inferior do ecrã do iPhone, toque em Digitar detalhes manualmente.

 

 

https://appletoolbox.com/wp-content/uploads/2018/10/Manually-Enter-eSIM-Plan-Information-on-iPhone.jpg

 

 

Como na T-Mobile: https://www.t-mobile.com/support/devices/t-mobile-esim#heading4

 

Scan the QR code / enter eSIM information

  1. Make sure you've already activated your eSIM online or with a T-Mobile Expert.
  2. Update your device software to the latest version.
  3. Connect your device to Wi-Fi and make sure you can access the internet.
  4. Scan the QR Code or manually enter the information below. For steps, choose your Device and click Connections & Network > eSIM settings.

    eSIM_QR_Code.jpg
  • SM-DP+ Address: T-MOBILE.GDSB.NET
  • Activation code: [Blank]
  • Confirmation code: [Blank]

 

já vi que voces têm isso na área de cliente… Curiosamente o suporte não me soube indicar ser possível adicionar manualmente….

 

curiosamente, o qr code que me enviaram é diferente do que está no portal….

Responder