News

Novo eSIM MEO, uma nova experiência

  • 9 Janeiro 2020
  • 49 respostas
  • 11517 visualizações
Novo eSIM MEO, uma nova experiência
Reputação 7
Crachá +20

Agora já não precisa de usar um cartao SIM fisico! Se o seu equipamento permitir, pode ter um cartão virtual eSIM!

 

O que é o eSIM?

O eSIM, é um pequeno chip que vem integrado no equipamento (telemóvel, tablet, PC ou smartwatch), e que permite o registo na rede móvel, mediante o download de um perfil eSIM, dispensando a utilização de um cartão físico.

​O eSIM é a evolução do cartão físico SIM, que conhecemos há décadas.

 

O que podemos fazer com um eSIM?

Cada eSIM tem um perfil virtual que armazena as configurações que vão permitir utilizar o equipamento para fazer comunicações (voz, SMS e dados), com a mesma segurança dos SIM cards tradicionais.

É neste perfil virtual que estarão as seguintes condições configuradas:

  • Tarifário para acesso à rede móvel
  • Aplicações para acesso à rede móvel, ficheiros de suporte
  • Aplicações que permitem otimizar o funcionamento do equipamento na rede MEO para melhorar a experiência de utilização e ainda outras aplicações.

 

Como posso adquirir um eSIM?

Para ter um eSIM, deve:

  1. Ter um equipamento com tecnologia eSIM. A MEO tem à venda uma larga gama que já permite a utilização de eSIM.
  2. Adquirir, numa loja MEO, um perfil eSIM, para ter um número novo ou solicitar uma 2ª via de um número atual. Este pefil é vendido na forma de um Voucher eSIM e é composto por:
  • QR Code – código que vai permitir fazer o download do perfil eSIM no equipamento
  • PIN
  • PUK

 

Como começar a utilizar um perfil eSIM?

Para começar a utilizar um cartão eSIM, após a compra do voucher, tem de fazer download do perfil adquirido para o equipamento. Após o download com sucesso, o eSIM está pronto a utilizar.

Cada voucher só permite a associação de um equipamento. Em caso de troca de equipamento ou outras situações que impliquem a ativação do eSIM em outro equipamento, terá de ser ativado um novo eSIM.

 

Posso ter um cartão físico e um eSIM, no mesmo telemóvel?

Pode, desde que o equipamento seja Dual SIM, e suporte tecnologia eSIM.​

 

Posso ter um eSIM só para utilizar ou partilhar internet?

Sim, pode ter um perfil eSIM com um tarifário de internet móvel ativo ou se já tiver um cartão de partilha de internet, pode solicitar uma 2ª via em eSIM.

 

Posso ter um eSIM no meu smartwatch e deixar o telemóvel em casa?

Pode. Desde que o smartwatch suporte a tecnologia eSIM, consulte as características do seu smartwatch e, transforme-o num equipamento autónomo e independente do seu telemóvel.​

 


49 respostas

Reputação 7
Crachá +20

@petterf 

O serviço de Partilha de Internet permite também partilhar voz e SMS. Mas em simultaneo só permite fazer chamadas, SMS e usar a internet. Receber chamadas e SMS só pode ser feito de forma alternada (ou num ou noutro), podendo definir em que equipamento pretende fazê-lo.

Para mudar o equipamento que recebe chamadas, basta marcar *131# no cartao onde se pretende ter os serviços todos.

Reputação 7
Crachá +20

Sim o eSIM já está disponível em todas as lojas oficiais MEO mas para já não é possível pedir online.

Tendo em conta que as lojas estao todas fechadas neste momento, tem alguma alternativa para mandar vir uma segunda via do cartao em eSIM?

Crachá

Já se pode pedir?
Estava a ver que nunca mais chega a net móvel para o iPhone XS...

Já é possível adquirir?

Boa tarde. Tem configuração esim disponível para Apple Watch 4?

Obrigado

Reputação 7
Crachá +20

Olá @Dventura, @JTS 

 

A lista dos equipamentos compatíveis com o eSIM está colocada em cima.

Reputação 7
Crachá +20

Olá @JTS 

 

O Apple Watch exige umas autorizações/configurações diferentes do iPhone para utilizar o eSIM e em Portugal ainda não é possível usar o Apple Watch com eSIM.

 

 

Reputação 7
Crachá +20

Olá @Cátia93 

 

As lojas com eSIM são as desta lista.

Reputação 7
Crachá +20

Olá @Cátia93 

 

Confirmamos que a loja MEO de Tomar tem eSIM disponíveis. 

Reputação 7
Crachá +20

Olá @JCQ ,

 

O eSIM em si não tem pagamento mensal, mas para o poder usar tem que associar um tarifário. Pode é usar o tarifário que já tem, pedindo o eSIM como 2ª via do seu cartão SIM. Se tiver um tarifário pós pago ou se o seu smartphone foi comprado na Meo, pode pedir a emissão da 2ª via eSIM gratuita do seu cartão SIM.

Bom dia!

A loja principal da MEO (cá em BEJA) não tem e-sim disponíveis. Não sabem qd irão receber mais (pelos vistos já venderam alguns).

  • Serão os e-sim um bem tão precioso q chegam às lojas a conta-gotas?
  • Pq não é possível encomendar o dito e-sim pela loja? Como sei q já receberam mais? Vou lá todos os dias?
  • Pq razão não fazem como a NOS e emitem um e-sim por app ou na nossa zona de cliente MEO? Era mais rápido, … poupavam no papel … e o planeta agradece.

Obrigado desde já!

Miguel

Crachá

Boa tarde,

Gostaria de saber se têm disponivel ao opção de dois terminais um número, ou seja, ativar o mesmo número em dois equipamentos, como por exemplo, um smartphone e um smartwatch. Pergunto isto pois a vossa opção de “ter um eSIM no meu smartwatch e deixar o telemóvel em casa” não é interessante na medida em que obriga a ter mais um número, logo não posso realmente deixar o telemóvel em casa.

Agradeço desde já a atenção.

Crachá

Boa tarde,

Gostaria de saber se têm disponivel ao opção de dois terminais um número, ou seja, ativar o mesmo número em dois equipamentos, como por exemplo, um smartphone e um smartwatch. Pergunto isto pois a vossa opção de “ter um eSIM no meu smartwatch e deixar o telemóvel em casa” não é interessante na medida em que obriga a ter mais um número, logo não posso realmente deixar o telemóvel em casa.

Agradeço desde já a atenção.

 

O número no smartwatch é diferente do número do telemóvel? Se eu tiver o smartwatch apenas e ligarem para o meu número de telemóvel como recebo no smartwatch?

Eu suponho que o número seja diferente, tendo em conta que a solução mencionada requer a adesão ao tarifário M IoT. A não ser que a partir de agora tenhamos vários tarifários associados ao mesmo número, o que não parece muito lógico, parece-me a única conclusão lógica.

É neste contexto que vem a minha questão, se é possível ter dois terminais com o mesmo número. Na minha opinião, esta é a hipótese mais interessante.

@Vanessa_MEO, poderia esclarecer esta situação se faz favor.

Agradecido.

Reputação 7
Crachá +24

@Joao F 

https://www.meo.pt/lojas

Então, pelo que vi na lista, apesar de a MEO me ter vendido um galaxy s20+ 5G, com tecnologia eSIM, ainda não têm o serviço de disponibilização para o mesmo???

Bom dia , se pedir uma 2ª em Esim de um moche pós-pago é oferta ou terá de se pagar?

Obrigado.

Reputação 7
Crachá +24

@Lvc 

 

Bom dia!

A loja principal da MEO (cá em BEJA) não tem e-sim disponíveis. Não sabem qd irão receber mais (pelos vistos já venderam alguns).

  • Serão os e-sim um bem tão precioso q chegam às lojas a conta-gotas?
  • Pq não é possível encomendar o dito e-sim pela loja? Como sei q já receberam mais? Vou lá todos os dias?
  • Pq razão não fazem como a NOS e emitem um e-sim por app ou na nossa zona de cliente MEO? Era mais rápido, … poupavam no papel … e o planeta agradece.

Obrigado desde já!

Miguel

Boas questões, ir lá ter todos os dias? Haaaa não! Meo, moderniza-te isso seria possível ativar tudo online com uma aplicação, ontem fiz um teste com um plano de dados mundial e uma aplicação foi capaz de inserir a configuração do esim no meu telemóvel. Ou seja é questão de querer mesmo. 

Tendo em conta que as lojas estao todas fechadas neste momento, tem alguma alternativa para mandar vir uma segunda via do cartao em eSIM?

A Meo poderia utilizar a tecnologia melhor, afinal como irei em uma loja pedir um esim, se estamos em estado de emergência, é um desrespeito com o momento atual desse grande problema coronavírus. Cadê a tecnologia? Isso é possível ativar por aplicação, basta a MEO querer ou querem nos cobrar pela tal segunda via? Dinheiro né 

Reputação 3
Crachá +4

Bom Dia,

Todas as lojas MEO têm disponivel o serviço de disponibilização do eSim ?

Existe a possibilidade de fazer a aquisição de uma segunda via de um cartão de dados em eSIM via online ?

 

Obrigado

Estou desde do dia 21 de Abril a tentar obter uma 2ª via (física) do cartão SIM. Nenhum dos colaboradores, seja em loja física, seja na linha 16200, seja na área my meo, seja no facebook, conseguiu informar-me desta possibilidade. É normal nenhum dos colaboradores me ter dado esta opção? Quanto tempo mais vocês vão deixar-me sem 2ª via? Até eu esgotar a paciência e mudar de operadora?

Boa noite, 

Infelizmente alguns trabalhadores da Meo, seja das lojas ou do callcenter,  não conhecem o que é um eSim.  

Solicitei um eSim para activar no meu equipamento Samsung Note 10+,  de acordo ao trabalhador de loja, o meu equipamento era compatível. Resultado, estou sem o meu número activo por ter solicitado a 2° via (esim), e o mesmo não é compatível com o meu equipamento segue o as minhas pesquisas, porque os funcionários da Meo não sabem. 

 

Crachá

Boa tarde. Tem configuração esim disponível para Apple Watch 4?

Obrigado

Tenho exactamente a mesma questão pois o meu Apple Watch 4 é a versão LTE. Mesmo que seja a partilha de dados pelo 2° cartão já me parece uma boa evolução.

Crachá

Olá @Dventura@JTS 

 

A lista dos equipamentos compatíveis com o eSIM está colocada em cima.

Posso e devo agradecer mas colocar como melhor resposta nem pensar. Eu tinha lido toda a informação,  e também lista de equipamentos e não percebo porque tendo o Apple Watch a mesma tecnologia do iPhone relativamente ao eSim não está na lista! 

Responder