News

Novo eSIM MEO, uma nova experiência

  • 9 January 2020
  • 97 respostas
  • 47275 visualizações
Novo eSIM MEO, uma nova experiência
Reputação 7
Crachá +26

Agora já não precisa de usar um cartao SIM fisico! Se o seu equipamento permitir, pode ter um cartão virtual eSIM!

 

O que é o eSIM?

O eSIM, é um pequeno chip que vem integrado no equipamento (telemóvel, tablet, PC ou smartwatch), e que permite o registo na rede móvel, mediante o download de um perfil eSIM, dispensando a utilização de um cartão físico.

​O eSIM é a evolução do cartão físico SIM, que conhecemos há décadas.

 

O que podemos fazer com um eSIM?

Cada eSIM tem um perfil virtual que armazena as configurações que vão permitir utilizar o equipamento para fazer comunicações (voz, SMS e dados), com a mesma segurança dos SIM cards tradicionais.

É neste perfil virtual que estarão as seguintes condições configuradas:

  • Tarifário para acesso à rede móvel
  • Aplicações para acesso à rede móvel, ficheiros de suporte
  • Aplicações que permitem otimizar o funcionamento do equipamento na rede MEO para melhorar a experiência de utilização e ainda outras aplicações.

 

Como posso adquirir um eSIM?

Para ter um eSIM, deve:

  1. Ter um equipamento com tecnologia eSIM. A MEO tem à venda uma larga gama que já permite a utilização de eSIM.
  2. Adquirir, numa loja MEO, um perfil eSIM, para ter um número novo ou solicitar uma 2ª via de um número atual. Este pefil é vendido na forma de um Voucher eSIM e é composto por:
  • QR Code – código que vai permitir fazer o download do perfil eSIM no equipamento
  • PIN
  • PUK

 

Como começar a utilizar um perfil eSIM?

Para começar a utilizar um cartão eSIM, após a compra do voucher, tem de fazer download do perfil adquirido para o equipamento. Após o download com sucesso, o eSIM está pronto a utilizar.

Cada voucher só permite a associação de um equipamento. Em caso de troca de equipamento ou outras situações que impliquem a ativação do eSIM em outro equipamento, terá de ser ativado um novo eSIM.

 

Posso ter um cartão físico e um eSIM, no mesmo telemóvel?

Pode, desde que o equipamento seja Dual SIM, e suporte tecnologia eSIM.​

 

Posso ter um eSIM só para utilizar ou partilhar internet?

Sim, pode ter um perfil eSIM com um tarifário de internet móvel ativo ou se já tiver um cartão de partilha de internet, pode solicitar uma 2ª via em eSIM.

 

Posso ter um eSIM no meu smartwatch e deixar o telemóvel em casa?

Pode. Desde que o smartwatch suporte a tecnologia eSIM, consulte as características do seu smartwatch e, transforme-o num equipamento autónomo e independente do seu telemóvel.​

 


97 respostas

Reputação 7
Crachá +26

@petterf 

O serviço de Partilha de Internet permite também partilhar voz e SMS. Mas em simultaneo só permite fazer chamadas, SMS e usar a internet. Receber chamadas e SMS só pode ser feito de forma alternada (ou num ou noutro), podendo definir em que equipamento pretende fazê-lo.

Para mudar o equipamento que recebe chamadas, basta marcar *131# no cartao onde se pretende ter os serviços todos.

Reputação 7
Crachá +26

Sim o eSIM já está disponível em todas as lojas oficiais MEO mas para já não é possível pedir online.

Crachá

Boa tarde 

Desloquei-me à loja da MEO no Fórum Algarve para pedir um eSIM e a resposta que me deram é que estão esgotados por falta de matéria prima… Como assim matéria prima? Qual a matéria que precisam para imprimir um QR Code??? 

Pelo que me disseram estão esgotados a nível nacional (?) e de facto já fui a mais duas lojas que também não os têm.

Ligo para o 16200 e parece que estou a pedir um UBER de nave espacial em direção a Marte. Realmente se não têm capacidade para oferecer os serviços não ofereçam!

Qual a previsão para terem os cartões disponíveis se é que os vão voltar a ter?

Obrigado

Cumprimentos

Crachá

Boa tarde,

Gostaria de saber se têm disponivel ao opção de dois terminais um número, ou seja, ativar o mesmo número em dois equipamentos, como por exemplo, um smartphone e um smartwatch. Pergunto isto pois a vossa opção de “ter um eSIM no meu smartwatch e deixar o telemóvel em casa” não é interessante na medida em que obriga a ter mais um número, logo não posso realmente deixar o telemóvel em casa.

Agradeço desde já a atenção.

 

O número no smartwatch é diferente do número do telemóvel? Se eu tiver o smartwatch apenas e ligarem para o meu número de telemóvel como recebo no smartwatch?

Eu suponho que o número seja diferente, tendo em conta que a solução mencionada requer a adesão ao tarifário M IoT. A não ser que a partir de agora tenhamos vários tarifários associados ao mesmo número, o que não parece muito lógico, parece-me a única conclusão lógica.

É neste contexto que vem a minha questão, se é possível ter dois terminais com o mesmo número. Na minha opinião, esta é a hipótese mais interessante.

@Vanessa_MEO, poderia esclarecer esta situação se faz favor.

Agradecido.

Tendo em conta que as lojas estao todas fechadas neste momento, tem alguma alternativa para mandar vir uma segunda via do cartao em eSIM?

Reputação 7
Crachá +24

@nbelgas

Veja aqui:

http://www.meo.pt/ajuda-e-suporte/produtos-meo/telemovel/esim#

Crachá

Fui a uma loja MEO já preparado para pagar os 10€, solicitei o eSIM e disseram-me que não teria custo por ser uma segunda via do cartão. Impecável. Entregaram-me o cartão, fiz o scan e configurei e tudo funcionou sem qualquer problema.

Crachá

Já se pode pedir?
Estava a ver que nunca mais chega a net móvel para o iPhone XS...

Já é possível adquirir?

Boa tarde. Tem configuração esim disponível para Apple Watch 4?

Obrigado

Reputação 7
Crachá +26

Olá @Dventura, @JTS 

 

A lista dos equipamentos compatíveis com o eSIM está colocada em cima.

Reputação 7
Crachá +26

Olá @JTS 

 

O Apple Watch exige umas autorizações/configurações diferentes do iPhone para utilizar o eSIM e em Portugal ainda não é possível usar o Apple Watch com eSIM.

 

 

Reputação 7
Crachá +26

Olá @Cátia93 

 

As lojas com eSIM são as desta lista.

Reputação 7
Crachá +26

Olá @Cátia93 

 

Confirmamos que a loja MEO de Tomar tem eSIM disponíveis. 

Reputação 7
Crachá +26

Olá @JCQ ,

 

O eSIM em si não tem pagamento mensal, mas para o poder usar tem que associar um tarifário. Pode é usar o tarifário que já tem, pedindo o eSIM como 2ª via do seu cartão SIM. Se tiver um tarifário pós pago ou se o seu smartphone foi comprado na Meo, pode pedir a emissão da 2ª via eSIM gratuita do seu cartão SIM.

Bom dia!

A loja principal da MEO (cá em BEJA) não tem e-sim disponíveis. Não sabem qd irão receber mais (pelos vistos já venderam alguns).

  • Serão os e-sim um bem tão precioso q chegam às lojas a conta-gotas?
  • Pq não é possível encomendar o dito e-sim pela loja? Como sei q já receberam mais? Vou lá todos os dias?
  • Pq razão não fazem como a NOS e emitem um e-sim por app ou na nossa zona de cliente MEO? Era mais rápido, … poupavam no papel … e o planeta agradece.

Obrigado desde já!

Miguel

Crachá

Boa tarde,

Gostaria de saber se têm disponivel ao opção de dois terminais um número, ou seja, ativar o mesmo número em dois equipamentos, como por exemplo, um smartphone e um smartwatch. Pergunto isto pois a vossa opção de “ter um eSIM no meu smartwatch e deixar o telemóvel em casa” não é interessante na medida em que obriga a ter mais um número, logo não posso realmente deixar o telemóvel em casa.

Agradeço desde já a atenção.

Reputação 7
Crachá +26

Olá @petterf e @inescfttt 

 

O nosso serviço Partilha de Internet perimte isso mesmo, que um número seja usado em 2 equipamentos diferentes, por exemplo um telemóvel e um smartwatch. Na adesão ao serviço de Partilha de Internet podem pedir para que o 2º cartão seja no formato eSIM e assim utilizar em equipamentos que permitam eSIM.

 

 

Reputação 1
Crachá

Boa tarde.

Gostaria de saber se o Apple Watch 4 modelo A2008 e o Apple Watch 5 modelo A2157 são compatíveis com os cartões eSim da MEO?

Obrigado.

Crachá

É lamentável que o eSIM não exista nas lojas como informa, mal, no site da MEO. Dizem que há mais de 4 meses que não recebem os cartões em loja (estamos em Outubro de 2022).

Também não existe nenhuma opção para solicitar uma 2a via de um eSIM através do portal My MEO, algo que deveria ser fácil resolver, e deveria ser possível obter um QR code imediatamente logo através do portal.

A solução é ligar para o apoio ao cliente e pedir a 2a via que demora 3-6 dias úteis a chegar por correio. Em 2022 não deveria ser assim. Outras redes fazem o processo todo online, e muito bem, emitindo o QR Code logo de imediato e disponível para ser ativado na hora, tudo sem sair de casa.

Foi-me dito por telefone e por vários operadores que me atenderam que há um custo de 10 Eur para o pedido de uma 2a via eSIM, o que acho um disparate, por algo que devia ser digital e 100% grátis. Quando investigo melhor, nas FAQs diz claramente que uma 2a via do eSIM é grátis para clientes pós-pagos. Tive de ser eu a corrigir quem trabalha diretamente na MEO.

Outra vergonha da MEO relativamente ao eSIM é ser a única rede nacional que não suporta o Apple Watch. O site da Apple apresenta que o serviço está disponível na Vodafone e NOS, mas a MEO não consta. Lamentável e um dos motivos para mudar de operadora muito em breve.

Bom dia 

Tenho dois smartphones compatíveis com e-sim. 

Tendo um deles com o e-sim instalado como posso de vez em quando utilizar o outro equipamento.

Ou seja como se retira-se o cartão sim e coloca-se no outro equipamento.

Reputação 7
Crachá +24

@Joao F 

https://www.meo.pt/lojas

Crachá +1

Boa tarde, o esim é gratuito? Podem esclarecer por favor?

Então, pelo que vi na lista, apesar de a MEO me ter vendido um galaxy s20+ 5G, com tecnologia eSIM, ainda não têm o serviço de disponibilização para o mesmo???

Crachá

Agradeço, mas já desisti da ideia de ESIM na Meo. Primeiro porque estão esgotados desde julho… segundo porque nunca ninguém sabe nada nas lojas e até da própria Meo que vende o relógio com a premissa é publicidade de ESIM e que depois por mail dizem desconhecer o relógio é que também não dá para ESIM ( está eu vou guardar como tesourinho deprimente no futuro). Finalmente, porque depois de muito explirar, vejo que o seu funcionamento na Meo é confuso, nada prático e não funcional ao contrário da NOS com o seu smart Number. Daí mudar para este último. 

 

 

atenção, que isso do esim estar esgotado é dúbio. Isto porque o esim fisico que me enviaram para fazer leitura no tlm, não funcionava sequer. Fui à área cliente, e lá estava outro qr-code, que o tlm leu à primeira!

Sobre smartnumber para apple watch, não tem nada a ver com existir esim. o Apple watch pode ir “buscar” o numero telefone a um sim fisico (se realmente estiver enganado corrijam-me). 

Responder