Skip to main content
Pergunta

Portabilidade não autorizada

• May 23, 2026
  • 1 resposta
  • 10 visualizações

Esta semana fui surpreendido com um processo de portabilidade de um número de telemóvel pertencente ao meu agregado familiar, do qual não tive qualquer conhecimento prévio nem concedi qualquer autorização.

Trata-se do telemóvel da minha mulher, que desde o dia 21/05/2026, pelas 16h, deixou de ter acesso a qualquer tipo de serviço (voz e dados móveis), situação que nos tem causado graves prejuízos pessoais e profissionais.

Após diversos contactos com os vossos serviços, foi-nos comunicado que terá ocorrido um erro no processo de portabilidade solicitado por um outro operador, sendo que o número pretendido teria apenas um dígito diferente. Naturalmente, sou totalmente alheio a esse pedido.

Considero absolutamente inadmissível que tenha sido possível concluir este processo sem a minha autorização expressa ou, no mínimo, sem qualquer contacto prévio para validação.

Tal situação evidencia falhas graves nos vossos procedimentos de segurança e controlo.

Face ao exposto, questiono: como foi possível validar e executar uma portabilidade nestas condições, sem verificação adequada da identidade e autorização do titular?

1 resposta

Ricardo27
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • May 23, 2026

Por aqui não vai ter respostas da meo. Aqui somos clientes. 

Mas a autorização foi dada, certamente, pelo titular do número semelhante ao seu. O resto foi um erro. Foi feita a portabilidade do seu número, mas pensado que se tratava do outro número. Daí não haver lugar para qualquer autorização da sua parte. Foi um erro de dígito.