Skip to main content

Usar Outlook com o Sapo Mail agora custa 24 euros por ano

• April 9, 2026
  • 123 respostas
  • 4882 visualizações

Mostrar a primeira mensagem

123 respostas

Forum|alt.badge.img+3
  • Autor
  • Dinamizador Júnior
  • May 5, 2026

Olá JFSB,
Eu disse ao telefone à operadora e também por escrito no formulário de feedback que essa era a principal razão da minha saída. 
Não ofereceram o Sapo Premium para que eu ficasse. 

Eu acho que não é uma questão de oferecer o que quer que seja para renegociar, é um serviço que hoje é grátis, e assim deveria manter. Ficar dependente do operador para ter a versão com IMAP/POP não faz sentido.

Tens toda a razão.
É algo que é grátis desde os anos 90 :D 
Mas se ao menos “oferecessem” junto com o serviço Meo, podiam argumentar que havia vantagens reais em permanecer na Meo.
Para ser completamente claro, mesmo que fizessem isso agora, eu não voltaria.
Se depender de mim, Meo nunca mais. 

Forum|alt.badge.img+1
  • Observador
  • May 5, 2026

Viva!

Eu já recebi um mail a avisar que a partir de amanhã (06/05/2026) deixo de poder aceder ao serviço Sapo Mail através de app, visto que o Serviço IMAP passa a ser pago.

A única hipótese de continuar a aceder ao e-mail Sapo de forma gratuita, é por web mail, via browser.

Uma vergonha.

E subscrevo aquilo que já disseram aqui aqueles que, como eu, tinham os serviços de autenticação do Meo, através do e-mail Sapo, há decadas.

É um roubo e desrespeito para milhares de clientes que ao longo dos anos se mantiveram fieis ao grupo PT/Meo e que com a Altice, têm visto essa fidelidade ser ignorada e desrespeitada.

Talvez seja tempo de começar a pensar se vale a pena fidelização ao Meo/Altice também.

Lamentável e sem justificação razoável!

Cumprimentos.

• Novo Membro
  • May 5, 2026

Sou utilizador do sapo mail desde o seu inicio e sempre utilizei IMAP/POP, nomeadamente para ter acesso através do Outlook, é inaceitável que passados todos estes anos a MEO quer obrigar-nos a pagar para manter algo que faz parte de todos os contratos que firmei ao longo de todos estes anos. Sou cliente MEO em duas habitações, as contas têm 4 telemóveis associados e também sou cliente MEO energia. Perante esta atitude da MEO, que é um atentado comercial, certamente que deixarei de ser cliente MEO. Que saudades dos tempos em que a MEO pertencia a uma empresa portuguesa.

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá ​@LMO 

Faça Reclamação através do Formulário de Contacto do Sapo >

A "Sapo" é uma Marca Independente sem qualquer Ligação a "MEO Telecomunicações", apenas estão Ligadas pelo Facto de Pertencerem ao Mesmo Grupo "MEO Institucional" (Anteriormente "Altice Portugal" ou "Portugal Telecom")

Espero que, Mesmo com a Situação Ocorrida com a Marca "Sapo" na Qual Poderá, ou até Não, Deixar de ser Utilizador do E-Mail, que Mantenha a sua Confiança e Preferência nos Serviços "MEO Telecomunicações" (TV + Net + Voz + Móvel + Eletricidade), que não Tiveram qualquer Alteração, Continunando a Oferecer a Mesma Experiência, e que, Repito, não têm Qualquer Ligação com a Marca "Sapo" sendo Alheia as suas Decisões e Alterações

Forum|alt.badge.img+3
  • Autor
  • Dinamizador Júnior
  • May 6, 2026

Olá ​@LMO 

A "Sapo" é uma Marca Independente sem qualquer Ligação a "MEO Telecomunicações", apenas estão Ligadas pelo Facto de Pertencerem ao Mesmo Grupo "MEO Institucional" (Anteriormente "Altice Portugal" ou "Portugal Telecom")

Espero que, Mesmo com a Situação Ocorrida com a Marca "Sapo" na Qual Poderá, ou até Não, Deixar de ser Utilizador do E-Mail, que Mantenha a sua Confiança e Preferência nos Serviços "MEO Telecomunicações" (TV + Net + Voz + Móvel + Eletricidade), que não Tiveram qualquer Alteração, Continunando a Oferecer a Mesma Experiência, e que, Repito, não têm Qualquer Ligação com a Marca "Sapo" sendo Alheia as suas Decisões e Alterações

Já o fiz duas vezes.
Não serve de nada. A resposta é um template que menciona:
“Para quem privilegia uma utilização mais intensiva do serviço”  LOL ver o mail pelo Oulook é uma utilização intensiva??? Em 2026??
E a questão da “portugalidade” Mais um LOL. 
Tal como já disse anteriormente, a maior portugalidade que vejo aqui é o tuga chico-esperto a tentar chular mais uns euros aos clientes mais antigos.

Forum|alt.badge.img+3
  • Autor
  • Dinamizador Júnior
  • May 6, 2026

Amigos, claramente a Meo não quer saber da nossa opinião.
Estão a contar com a nossa preguiça e inércia de mudar de email para raspar mais uns euros.

Este tópico já vai com 3500 visualizações, mais de 100 respostas. Eu e outros já dissemos ao telefone e por escrito que esta é a razão de termos desistido da Meo, e na mesma, nenhuma comunicação oficial, nenhum reconhecimento do descontentamento dos utilizadores.

Eles não querem saber, só querem o nosso dinheiro. Não há qualquer consideração pelos clientes de décadas.
É uma filha-de-put**ce pensada de forma cirúrgica:

• Bloqueiam a única coisa que nos faz falta (IMAP/POP), porque sejamos sinceros, 8Gb provavelmente chega e sobra para quase tudo. Eu sou cliente desde os anos 90, tenho milhares de emails e mal ocupo 4Gb.
  • Mesmo que o utilizador apenas quisesse pagar 1 mês para ter tempo para migrar tudo sem chatices, não o pode fazer, porque tem de subscrever no mínimo durante 1 ano, ou seja, os 24 euros.

Portanto, não tenhamos ilusões. Isto é uma chapada na cara dos utilizadores e é completamente inaceitável. 
Ficar na Meo para mim não é comportável. E talvez quando os periodos de fidelização acabarem para os outros descontentes, talvez a Meo descubra que há muito mais gente que se quer livrar desta chulice.

Periodo de fidelização esse que não existe na minha nova operadora, com dados ilimitados e a pagar menos de metade do que pagava à Meo.

E não, não é a DIGI, como os operadores da Meo mencionam de forma pejorativa ao telefone.

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá ​@Boris_PT 

Isso é Porque, Volto a Repetir, a "MEO Telecomunicações" não tem nada a Ver com a "Sapo" (Apenas o Facto de serem Irmãs do Grupo "MEO Institucional")

Este Fórum é Focado Somente na Marca "MEO Telecomunicações", nem Sequer tem Ligação Direta a Marca "Sapo"…

Por isso estou a Sugerir Reclamar no Formulário de Contacto da Sapo, pois Mesmo que Deiam uma Resposta Génerica, aí Sim a Reclamação está a Chegar Diretamente a "Sapo". E se Houver Várias Reclamações podem Mudar de Ideias

Como Já Disse, por Muito que Também esteja Contra a Decisão da "Sapo", e Entendo que por esse Motivo Deixem de Utilizar o E-Mail "Sapo". Não Acho que Tenha Qualquer Lógica em Deixar de ser Cliente "MEO Telecomunicações" (TV + Net + Móvel) que Foi Alheia e Mantém a Mesma Experiência e Condições nos seus Serviços.

Forum|alt.badge.img+3
  • Autor
  • Dinamizador Júnior
  • May 6, 2026

Olá Rafa.
Antes de mais, obrigado pela resposta.
Para não ter de escrever de novo o que já escrevi anteriormente, vou aproveitar parte de uma mensagem anterior.

>Não Acho que Tenha Qualquer Lógica em Deixar de ser Cliente "MEO Telecomunicações" (TV + Net + >Móvel) que Foi Alheia e Mantém a Mesma Experiência e Condições nos seus Serviços
Tem lógica sim. 
Sinceramente, não percebo a necessidade de defender a Meo, já que é a Meo que está a provocar esta situação e a prejudicar os seus clientes mais antigos.
No email original que anunciava este disparate, há um link onde se pode consultar as novas condições de utilização. Esse link é: 
https://ajuda.sapo.pt/condicoes-de-utilizacao-sapo-mail-61206

Aqui está claramente escrito:
O SAPO Mail é um serviço de e-mail da MEO

Claramente a responsabilidade é da Meo, é a Meo que está a trair os seus clientes com este disparate e é a Meo que tem de sentir as consequências da m**rda que faz.

A maneira de fazer isso é “votar” com a carteira, tal como disse em várias respostas anteriores.
E votar com a carteira, significa deixar de dar dinheiro para esta palhaçada e escolher outra operadora.
Se pensar, é até bastante simples. 

• Novo Membro
  • May 6, 2026

Não sei se alguém o referiu, mas além do POP/IMAP, bloquearam tb o encaminhamento de emails. Claramente deliberado.

É frequente ter de procurar correspondência antiga importante. Referindo-me ao PC - não à experiência num smartphone que tb alguém referiu - a busca no Sapo web é anedótica: simplesmente não funciona, motivo pelo qual é necessário um cliente de email como os já referidos via IMAP (Outlook, ...) ou a inexistente APP Sapo tb já referida.

O endereço de email é como o de casa: é p/ lá que nos contatam bancos, seguradoras, estado (A.T., ...), além de ser o username para uma míriade de contas.

• Novo Membro
  • May 6, 2026

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • May 6, 2026

O texto: O SAPO Mail é um serviço de e-mail da MEO certamente refere-se ao grupo MEO SGPS (MEO Institucional) e não ao MEO Telecomunicações (MEO - Serviços de Comunicações e Multimédia SA). Não havendo ligação direta do serviço MEO e do serviço SAPO Mail.

• Novo Membro
  • May 6, 2026

O sapo era o meu email principal desde longa data.

Já tratei de efetuar a migração de todas as contas com o mail sapo para o gmail.

Só por curiosidade e ao contrario do que foi informado( alteração com efeitos ao dia de hoje) o meu email ainda faz a sincronização( app bluemail).

• Novo Membro
  • May 6, 2026

Utilizador do SAPO Mail desde os anos 90, sempre via IMAP/POP, é com alguma tristeza que recebi esta notícia.

Entretanto já mudei o email e login de inúmeras contas, websites e afins para outro serviço. Foram 2 dias de muito email para trás e para frente mas teve de ser. Não faz sentido pagar por este serviço quando há melhores opções (gratuitas ou pagas) o que naturalmente levará ao fecho do SAPO Mail no futuro, que parece ser esse o objetivo da Altice. Como fizeram com a MEO Cloud e SAPO Blogs.

Com as opções Google (Gmail), Apple (iCloud mail) e Microsoft (Outlook/Hotmail) com serviços gratuitos e pagos superiores ao SAPO, o que anunciaram não foi um serviço Premium do SAPO Mail. Foi o fim do SAPO Mail.

Forum|alt.badge.img
  • Observador
  • May 6, 2026

É uma tristeza, estão a fazer o mesmo o que aconteceu com o portugalmail, deixem-se estar que a minha fidelizacao  está prestes a acabar. 

Forum|alt.badge.img+3
  • Autor
  • Dinamizador Júnior
  • May 7, 2026

ana_Paula disse:
>O SAPO Mail é um serviço de e-mail da MEO certamente refere-se ao grupo MEO SGPS (MEO Institucional) e não ao MEO Telecomunicações (MEO - Serviços de Comunicações e Multimédia SA). 
>Não havendo ligação direta do serviço MEO e do serviço SAPO Mail.

Olá Ana,
Antes de mais, obrigado pela resposta.
Isso está tudo certo, e pode muito bem ser a realidade, mas o problema é que a maneira de NÃO apoiar a Meo SGPS ou seja lá quem for que tomou esta decisão imbecil, é deixar de ser cliente da Meo Comunicações.
Do ponto de vista prático, a distinção não importa.

No fundo, não sou cliente directo da Meo SGPS, portanto, como mostrar a minha desaprovação e descontamento? Ora, não sendo cliente da Meo Comunicações.
Mas espera...se a Meo Comunicações pertence ao grupo Meo SGPS, então por transitividade afinal sou cliente da Meo SGPS, portanto a premissa inicial é sólida.
A maneira de mostrar o meu descontentamento (e já o fiz por telefone e por escrito) é deixar de ser cliente da Meo SGPS, que neste caso, se traduz em deixar de ser cliente da Meo Comunicações. 
Simples. 

Forum|alt.badge.img+2

Olá ​@LMO 

Li isto, e sinceramente, achei piada.

Vamos por partes, primeiro, alguém acredita que possa ser separada essa relação?

1. Com a mesma empresa mãe, qual é a dúvida que a decisão passou sempre por aprovação superior?
  2. Tal separação deixa de ser viável quando por ser cliente MEO (TV+NET+Voz) foi oferecido um x em GB’s de espaço (sim, isto aconteceu, pelo menos no passado). A relação existe, por mto que refiram aqui que não existe para evitar perda de clientes insatisfeitos.

Só o facto de virem com esta conversa até fico com mais vontade de sair da MEO, vejamos a imagem que dá:

Uma marca da casa mãe (MEO) a querer desvincular-se de outra marca da mesma casa mãe (SAPO).. entendem o ridículo que é? A falta de orgulho que mostra?

O próprio choradinho recente das 3 operadoras, num fórum onde entrevistaram os CEOs, em que diziam que não havia margem para 4 operadoras em Portugal e tinha de haver consolidações.. pois bem, juntem a NOS com a MEO, já no passado eram parte uma da outra.

Forum|alt.badge.img+23
  • Consultor
  • May 9, 2026

boas

o que as pessoas não sabem, é que o email do Sapo sempre foi sustentado pela publicidade (excessiva diga-se)…

como as pessoas começam a usar app’s não precisam de aceder à página do email, logo perde acessos, e por fim perde anuncios...logo perde dinheiro…

tal como o email da @Meo.pt ou da Meo Cloud ou do MeoMusic (para quem se lembra) ou mesmo o MeoDrive (desatualizadissimo), tudo gira á volta da publicidade...sem publicidade não há dinheiro para assustentar...logo cobra-se ou desativa-se o serviço...aliás ouve imensas reclamações referente ao MeoMusic porque era um serviço diferenciado em comparação à concorrencia e esse sim compreendo porque era mesmo muito bom.

com tanta qualidade gratuita pela internet...reclamar por este serviço de email, limitado, desatualizado e como exesso de publicidade...por mim até o podem desligar de vez, não tráz melhorias nos serviços já disponibilizados e gratuitos como Gmail, Outlook e o Proton...

Forum|alt.badge.img+3
  • Autor
  • Dinamizador Júnior
  • May 9, 2026

Olá NeoPayne,

> com tanta qualidade gratuita pela internet...reclamar por este serviço de email, limitado, desatualizado e como exesso de publicidade...por mim até o podem desligar de vez, 

Confesso que não entendo a tua mensagem.
Se este tópico não te interessa e não usas o serviço, o que estás a querer dizer exactamente? 
Que quem se sente prejudicado não o devia manifestar? 
Que temos todos de comer e calar com o que quer que seja que a Meo decide? 
Não concordo contigo.
Se não és prejudicado porque não usas o serviço, epá... parabéns para ti.
Todos os outros que estão aqui neste fórum e que construiram a sua identidade digital à volta deste serviço de email, têm o direito de se sentir indignados por esta decisão arrogante e gananciosa da Meo. É simples. 
Nós só queremos continuar a usar o nosso email como sempre usámos, desde os anos 90.

> não tráz melhorias nos serviços já disponibilizados e gratuitos como Gmail, Outlook e o Proton...
Certo. 
E agora espetam-lhe uma etiqueta de Premium, e para o justificar tiram uma funcionalidade essencial que existe desde o início do serviço.

Acho que a indignação é fácil de entender.

Forum|alt.badge.img+23
  • Consultor
  • May 10, 2026

boas

já usei…mas descobri que há melhor…

o meu pai usa...mas sempre teve problemas como a demora do envio de emails ou mesmo na recepção dos mesmos...teve situações em que o email foi bloqueado por suspeita de phising ou envio de demasiados emails, tento em conta que ele deve enviar uns 10 por semana...não teve evolução nem melhorias em 16 anos de existencia…

o meu pai preferiu comprar um dominio e criar o seu proprio email em que paga 45€ ao ano por tudo...fica bem mais servido além de ter mais serviços associados…

o que quero dizer….é que há tanta gente a reclamar com um serviço que nunca foi bom...porque não conhecem mais nada...é chato terem de mudar para ter melhor...mas na verdade já deviam ter mudado à muito tempo...

Forum|alt.badge.img+3
  • Autor
  • Dinamizador Júnior
  • May 10, 2026

boas

o que quero dizer….é que há tanta gente a reclamar com um serviço que nunca foi bom...porque não conhecem mais nada...é chato terem de mudar para ter melhor...mas na verdade já deviam ter mudado à muito tempo...

Bom… mais uma vez, é tua opinião pessoal do que é bom ou não, do que funciona bem ou não.

Sobre conhecer mais nada, não é verdade. 

Tenho Gmail, Outlook e proton em contextos profissionais, mas o Sapo era o meu mail pessoal há muito tempo e assim gostava do manter, tal como todas as pessoas que se estão a sentir atraiçoadas por este disparate.

Se não te afecta, melhor para ti. Para os outros que se sentem atraiçoados e para quem não faz sentido mudar o endereço principal para uma corporação americana ou suiça e preferiam manter tudo como dantes, esta decisão da Meo (SGPS, Casa-Mãe, Casa Forte ou seja lá o que for) é uma bofetada, depois de tantos anos como cliente. 

Uso, pelo menos, desde 1998 o email da sapo, sou cliente MEO com um pagamento mensal superior a 130€/mensais, acho vergonhoso que, do nada, algum iluminado tenha achado boa ideia vir retirar serviços que sempre foram fornecidos aos utilizadores do email da Sapo.

Se a medida em si é incompreensível, ainda menos justificável se torna quando essa aplicação é "cega" e não tem em consideração aqueles que são clientes MEO.

Vou começar a migrar os meus emails para outra conta e, caso esta situação não seja revista, irei procurar outra operadora.

A portugalidade invocada, não deveria ser uma justificação para passarem a cobrar, pelo contrário.

É lamentável 

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá ​@Miguel Varela 

O E-Mail "Sapo" é Totalmente Separado, e Independente, estando Disponível de Igual Modo para Qualquer Pessoa, Independente de qual for a sua Operadora.

Não Existe, por isso, Qualquer Ligação Contratual, Oficial ou Obrigatória, com Nenhum dos seus Serviços da "MEO Telecomunicações" (TV + Net + Móvel + Outros), e o Facto de ser, ou não ser, Cliente dos Serviços da Marca "MEO Telecomunicações"

Para não Falar que do Lado da "MEO Telecomunicações", Todos os Seus Serviços Continuam a ser Fornecidos de Igual Modo, e com a Mesma Experiência.

Queria até Aproveitar para Indicar, que poderá Negociar o seu Serviço MEO, para Conseguir Obter um Novo e Melhor Preço Mensal Bem Mais Baixo que o seu Atual, e com Novas e Melhores Ofertas para Si (Como Mais GB's, Mais Velocidade, etc.).

Para Obter uma Melhor Proposta, Suguiro, que opte por Pedir o Contacto da Linha de Negociações, através do "Liguem-me Grátis" na Área Pedidos do seu my MEO, Aceda por Aqui >.

De Modo Assim a Melhorar a sua Experiência, e a Manter a sua Preferência e Confiança na MEO

• Novo Membro
  • May 11, 2026

O cliente final tem sempre o poder na mão...e... Os emails estavam associados e eramos forçados a usá-los... Asxxxxx@sapo.pt ... Para termos acesso ao login dos serviços do grupo. Há de certeza uma perda enquanto consumidor e com impacto na vida diária de um serviço sem restrições significativas. Uma coisa é restringir o espaço em cloud outra é cobrar por serviços como o acesso IMAP.  Estou a 10 meses da renovação dos 2 serviços que tenho... E vamos para a concorrência ao fim de mais de 30 anos.