Tutorial para usar outro router para gerir a internet

  • 22 February 2012
  • 1336 respostas
  • 176526 visualizações

Reputação 6
  • Dinamizador Sénior
  • 707 respostas
Nota… Quem já foi migrado para o firmware 10.2.1.L, este tutorial já não funciona devem usar o tutorial neste link Tutorial firmware 10.2.1.L mais segundo router


 


 


Este tutorial foi criado porque como quase todos tive problemas com o router da meo, não conseguia jogar a maior parte dos meus jogos sem o router estar sempre a perder a ligação.


 


Após passar horas a ligar para o apoio técnico e o problema sem ser resolvido optei por comprar um router com porta wan e usa-lo para gerir a internet e o router da meo fica apenas a gerir a box e o telefone , o que resolveu todos os problemas de uma vez só .


 


A configuração é simples com a maior parte dos routers.


Funciona com o serviço meo e sapo fibra e adsl


 


Exemplo com Asus RT-N16


 


- ligar o router novo diretamente ao pc para mudar o ip original para 192.168.2.1,


 


•Entrar no endereço que vem no manual do vosso router , no caso da Asus e 192.168.1.1,


•Clicar em lan e alterar o ip 192.168.1.1 para 192.168.2.1, e depois apply.


 


Deve ficar assim



Importante !!!


•O Asus deve ser ligado a primeira vez para alterar o IP diretamente ao pc através da porta 1,2,3 ou 4 e nunca a porta wan.


•O Asus não deve ser nunca ligado ao thomson antes de ser alterado o IP para 192.168.2.1. nã ter isto em conta pode resultar em incompatibilidades e a ligação vai cair provavelmente.


•A seguir a alterar o IP do ASUS têm de desligar e ligar o cabo de rede de novo para a placa de rede mudar também o ip.


•O IP para configuração do Asus agora passa a ser o 192.168.2.1


 


- Entrar na pagina do router da meo via 192.168.1.254 com o user : Administrator e a password: 3!play ,


 •Na pagina inicial clicar em desligar a ligação de banda larga, deve ficar como na foto abaixo


 



 


 


 


- ligar tudo como na foto abaixo


 


 



 


 


- vamos configurar o novo router para fazer a ligação a internet , este exemplo é do Asus mas podem usar qualquer router com porta wan


 


•Entrar na pagina do router que foi alterada no primeiro passo , 192.168.2.1


•Clicar em wan e em wan connection type escolher o modo PPPOE.


•Em baixo em account setting introduzir o username e a password da meo e clicar apply.


 



 


O username é asxxxxxxxxx@3p.sapo.pt a password por defeito é 102030 . Em caso de duvida solicitem o username e a password através da linha de apoia ao cliente da meo Importante a password por defeito deixou de ser 102030. Para alguns clientes e passou a ser gerada automaticamente pelo sistema da meo ,nesse caso terão de ligar para o apoio técnico e solicitar a mesma.


 


Nota caso o router obtenha um ip publico mas não conseguem aceder a internet , isso deve-se á password estar incorreta .


 


 


E deve estar feito Tudo o resto é opcional a partir daqui.


 


ligar a meo box ao asus " opcional só testado no Asus rt-n16 firmware 3.0.0.0.108 " Podem ser ligadas ate duas meo box sem interferirem no desempenho do serviço de internet •Ir a Lan /IPTV e colocar tudo enable e fazer apply


 


 



 


 


Depois ir a wan e no fundo da pagina vão ver "Special Requirement from ISP" e vão configurar da seguinte forma


•Select ISP Profile "none"


•Choose IPTV STB Port "escolhem a porta ou portas onde vão ligar a box " eu uso a 4 •Host Name "fica vazio" •MAC Address: "fica vazio "


•Fazer apply e ligar a box na porta que escolherão


 


 



 


Aceder a pagina do thomson “opcional apenas funciona com firmware 3.x.x.x” ir a wan e em (Special Requirement from ISP) temos um campo chamado (Enable VPN + DHCP Connection) selecionar a opção (yes) e fazer Apply


 



 


Configurar o router para funcionar com serviço MEOGO


 


clicar em Lan / Route  


 


em Basic Config activar Enable static routes “YES”


 


adicionar estes dados nos campos referentes e clicar em Add


Network/Host IP-213.13.24.0


Netmask-255.255.255.0


Gateway-192.168.1.254


Metric – fica em branco


Interface – MAN


 


4º clicar em Apply


 


No final deve ficar assim






 


Nota!! Para o MEOGO funcionar têm também de fazer o passo 6 do tutorial  .


 


 


 


Importante os asus vêm normalmente com firmware desatualizado e é importante actualizar sempre a ultima versão pois esta normalmente inclui bastantes correções em relação as versões anteriores .


 


Para quem tiver duvidas como faze-lo pode usar este tutorial tutorial-como-atualizar-firmware-router-asus-forma-segura


 


Importante!! net 100Mbps


No caso que terem net de 100Mbps tem de ser um router com portas 10/100/1000 Os seguintes modelos suportam essa velocidade Asus RT-N15 ,RT-N16 e RT-N66u Asus RT-N56U "Para funcionar corretamente tem de ser instalado o firmware modificado RT-N56U_1.1.1.8e-b4]RT-N56U_1.1.1.8e-b4 Tp-Link - WR1043N(D)


 


Importante!! Firmware alternativo Há alguns routers que não parecem ser muito estáveis com o firmware original , por isso aconselho pesquisar no Google se o router que pretendem comprar suporta outro tipo de firmware como por exemplo DD-WRT , tomato ou outros , o meu Asus rt-n16 tem esse problema mas quando lhe instalei o firmware DD-WRT ficou tudo a 100% e nunca mais tive problemas .


 


Podem usar este site para ver se o router que pretendem comprar suporta DD-wrt o que e o caso e cerca de 80% dos router no mercado , basta introduzir o modelo do router Router Database | www.dd-wrt.com ou também a lista detalhada com características Supported Devices - DD-WRT Wiki


 


Utilizadores que testarão com sucesso xptopt = TG799vn FW:8.4.2.N + Asus RT-N16 FW: dd-wrt lfbb = TG784n FW:8.4.H.F + Asus RT-N16 FW: asus ? + dd-wrt zyoops = TG784n FW:8.4.H.F + Asus RT-N10+ FW: asus ? +dd-wrt Configuração para RT-N10+ speratus = TG784? FW:8.4.2.Q + Asus RT-N16 FW: asus 3.0.0.3.96 mushumy = tg ?? + Asus RT-N10? + FW:Asus ? benharpas = tg ?? + Asus RT-N10? FW:dd-wrt Re4per = tg784n FW 8.4.H.F + Asus RT-N12LX fw:asus? “mas com problemas de nat no fifa 12 pc ” Re4per = tg784n FW: 8.4.H.F + Asus RT-N10u “em testes ” bad3das = tg784? + Asus RT-N10+ FW: Asus 1.0.1.6 cfao = tg784? FW: 8.4.2.Q + Belkin N750DB FW: ? Configuração para Belkin N750DB Tcosta =tg784? + Asus RT-N10 v.b1 FW: Asus askan7 =tg784n +Asus RT-N56U + FW: Asus "modificado" cfw RT-N56U_1.1.1.8e-b4


 


Se mais alguém conseguir com outros routers agradeço que post aqui o modelo sff para ajudar novos utilizadores na escolha do equipamento a comprar .


 


Obrigado xptopt©2012

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

1336 respostas

Reputação 6
Boas @@@joaopedro1520 


 


Se com o firmware oficial faz o mesmo parece-me ser um problema com o router e não com a configuração , no fórum do fabricante existem vários clientes com o mesmo problema e quase todos com ligação PPPOE .


 


Sugiro tentares trocar o router por outro , se já não for possível contacta directamente o fabricante para ver se existe alguma solução para o problema .  
https://]http://i.imgur.com/uO7XWaH.png[/img][/url]


 


hoje chego a casa vejo que não tenho net.


 


tinha um router da asus  A GERIR  a minha rede, parece que houve uma alteração de firmware no technicolor que deixa de fazer ligações ppooe e agora é impossivel de desligar a net no router da meo e passar para ASUS, onde tinha todas as portas abertas etc, etc sem restição de nat...


 


liguei para o apoio "TECNICO" DISSERAM que era uma tecnologia recente single edge ou bla bla bla.. não havia nada a fazer....que tristesa enfim...


 


bem andei a mexer no ASUS e mexi no quick setup e voltei a ter net e wireless pelo asus tudo automatico...mas sem ligação pppoe...mas não desliga o router da meo como devia e fico dependente da meo e o ASUS não me esta assumir as portas e a gerencia da rede como devia e estava...


 


ha alguma coisa a fazer sobre isto, andei 1 ano e tal com quebras de net e portas nat fechadas reclamei e nada...finalmente compro um router tenho paz dois meses e acontece isto...ainda mais grave é quando um funcionario da loja meo até me disse que ficava melhor servido com o router a gerir as ligações sem ser da MEO...agora fico limitado e com o pisa papeis.. 70 euros ao lixo e com um serviço complicado


 


 
Reputação 6
Boas


 


Podes encontrar a configuração para o novo firmware aqui .


 


https://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/Tutorial-firmware-10-2-1-L-mais-segundo-router-a-gerir-o-servi%C3%A7o/m-p/51333#U51333
Boas, obrigado ja andava a ver esse topico mas não entendo a parte do telnet, até tenho um switch e ja testei mas não deu, não sei mas talves falta este passo...  rtn18u da asus é o meu router


 


https://]http://i.imgur.com/ZQ1HbM3.png[/img][/url]


 


aqui nada entendo 
Reputação 6
Boas


 


Certifica-te que estás ligado á porta 1 ou 2 do Asus caso contrario não vais ter net .


 


Faz um reset ao router e volta a tentar , já foi testado aqui com esse router por isso tem de funcionar .


 


Depois posso-te ajudar a activar o serviço de telnet e a executar os comandos .


 


Ps: os comandos servem apenas para juntar a porta 3 e 4 ás restantes , mas a 1 e 2 têm de funcionar sem executar nada .
nao vejo tantas opções como tem nas imagens é tudo automatico praticamente, liguei tudo conforme o desenho.....ao switch mas talves seja melhor usar  este firmware? algum contra usar isto assim tiro fora o router da meo mão é? fica so para o telefone 


 


tomato-RT-N18U-ARM--125-AIO-64K.trx
Tutorial firmware 10.2.1.L mais segundo router


 


se quisers passar para este topico eu vou la ver mesmo assim gostava de saber o que fazer no passo 3 no inicio do tutorial 
Boas,


 


Já tinha experimentado um SMCWBR14S-N2 para fazer isto, mas na hora de ligar por PPPoE nunca adquiria endereço IP.


 


Comprei um router igual ao referido no post principal e continuo com o mesmo problema.


 


Alguma ideia?
Reputação 6
Boas
Com o asus também não recebe ip , ou recebe ip mas não tens internet?
Qual é o firmware que está instalado no router da meo ,e o 10.2.1.D ou 10.2.1.L ?
Boas, estava a pensar em arranjar um 2º router para a internet mas tenho uma duvida sobre quais os routers recomendados para comprar, muitos usam da Asus, mas queria ter a certeza que comprava algo bom e que funciona-se.

 

Lembro-me de há uns meses atras ter pensado nisto e procurado sobre o assunto e ler que alguns routers precisavam de uns costum firmware, até me lembro que andei num site que tinha uma lista deles mas já não sei qual era esse site.

 

Daí esta minha duvida.

 

O router da meo que tenho é um thomson TG784n com o firmware 10.2.1.D
Confirmo que o velhinho Aolynk DR814Q funciona em bridge com router linux e 3 saidas para iptv sem problemas em adsl!

Adeus Thomson
Boa noite,


 


Precisava da vossa ajuda para uma situação para a qual já não sei por onde me virar. Tenho serviço Meo ADSL com um Techincolor TG784nv3. O que eu pretendo é não mexer nesse router, que continue a dar TV e Net, que continue com o seu DHCP. Assim, a minha mulher pode usar o que quiser descansada sem me moer o juízo.


 


Agora, para que isso possa acontecer, preciso de conseguir colocar um segundo router noutra zona da casa, que vá buscar Net ao Technicolor, mas que tenha o seu próprio DHCP. E assim, que quem esteja ligado no Technicolor, consiga vêr e comunicar com o que está no segundo router, assim como o inverso.


 


Nota: Gostava que fosse possível fazer as ligações por cabo, se tiver de ser por wi-fi, prefiro nem tentar uma vez que a casa é gigantesca.


 


Já experimentei tudo o que me ocorreu, e até agora o que consegui foram chatices com a minha mulher.


 


Podem ajudar?


 


Obrigado.
Reputação 6
Boas @@damnation


 


O que pretendes fazer é ligar um router em modo access point, isso pode ser feito por cabo ou por wireless


 


Vê este tutorial
https://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/Tutorial-Ligar-Access-Point-s-ao-router-da-MEO-Boas-pr%C3%A1ticas-e/m-p/33907#U33907


 


Qualquer duvida coloca-a nesse tópico .


 


 


Ps. se for um router asus basta ir a Administration / Operation Mode e seleccionar o modo Access Point(AP) mode
Depois ligas um cabo do router da meo á porta wan do asus e está feito .


 


No thomson tens uma opção para atribuir o endereço externo a um determinado dispositivo (como se fosse um servidor web por ex.), no nosso caso o 2º router.


Ligas da LAN o teu 1º router á porta WAN do 2º router e em principio ele adquire o endereço externo sem problemas.


Depois podes ligar o DHCP a vontade que as regras de roteamento ficarao automaticas.


Cumprimentos
Bom dia,


 


Das opções que me falaram, já as testei. A primeira, em que o segundo router fica como AP, ele utiliza a subnet do Technicolor quando falo um pedido para renovar IP, ou então quando os equipamentos são reiniciados.


 


Na segunda opção, (com e sem DMZ) que é a que tenho explorado últimamente e a que realmente queria, a partir do segundo router consigo chegar a qualquer equipamento ligado ao Technicolor, incluindo o próprio Technicolor, o inverso já não consigo.


 


Nesta segunda opção, quando tento fazer ping para os equipamentos ligados ao segundo router, obtenho as mensagens:


 


Destination Host Unreachable e Ping Request Timed Out


 


Já tentei inclusivamente utilizar o DD-WRT, mas o resultado é o mesmo. Tenho em casa um TP-LINK WDR3600 e um D-LINK DIR 615.


 


Grato pela atenção
Reputação 6
Crachá +10
Olá @@damnation


damnation escreveu:

Bom dia,


 


Das opções que me falaram, já as testei. A primeira, em que o segundo router fica como AP, ele utiliza a subnet do Technicolor quando falo um pedido para renovar IP, ou então quando os equipamentos são reiniciados.


 


Na segunda opção, (com e sem DMZ) que é a que tenho explorado últimamente e a que realmente queria, a partir do segundo router consigo chegar a qualquer equipamento ligado ao Technicolor, incluindo o próprio Technicolor, o inverso já não consigo.


 


Nesta segunda opção, quando tento fazer ping para os equipamentos ligados ao segundo router, obtenho as mensagens:


 


Destination Host Unreachable e Ping Request Timed Out


 


Já tentei inclusivamente utilizar o DD-WRT, mas o resultado é o mesmo. Tenho em casa um TP-LINK WDR3600 e um D-LINK DIR 615.


 


Grato pela atenção



 


Entendo que pretende obter 2 LANs com gamas de IP, máscara de rede e segurança distintas, utilizando o gateway da primeira como ponto de acesso à internet. Infelizmente, na configuração que pretende o inverso, ou seja, obter acesso à LAN do segundo router a partir da LAN do router MEO, é apenas possivel, através de VPN. Poderá, no entanto, obter acesso regular a serviços como o Telnet, FTP, SSH, etc.. Utilizando port forwarding, correctamente configurado, do router MEO para o segundo router e, do próprio segundo router para a LAN dele.


 


O meu tutorial mostra como ligar devidamente um access point ao router MEO e, não tem qualquer relação com a configuração que pretende usar.


 


De momento, não tenho ainda um tutorial preparado para explicar esse tipo de configuração, mas já estava planeado para depois de concluir o dos "Access Points".


 


Atentamente,
Viva,

 

Ao contrário do que o NeoPT disse, a configuração que pretende é possível, e é a que tenho em casa neste momento.

O que é necessário será adicionar uma rota estática no router Thomson, para a rede que utiliza com o seu 2º Router, tendo a interface deste como gateway, por exemplo:

 

Router Thomson (192.168.1.254)------>2º Router (192.168.1.1)-------->Rede "gerida" pelo 2º Router (192.168.2.0/24)

 

Neste caso, a rota estática deverá ser algo do género (adicionada via telnet com um root user, com o comando ip rtadd):

dst = 192.168.2.0

dstmsk = 255.255.255.0

gateway = 192.168.1.1

 

No entanto, é possível que alguma alteração ao firmware feita por parte da MEO faça com que seja necessário repetir esta configuração....

 

 

De qualquer modo, queria deixar uma pergunta. Não existe mesmo a possibilidade de remover o router thomson por completo e continuar a ter IPTV? Já tentei mas a ligação só se aguenta durante uns 10 segundos e depois fica frozen....

 
Reputação 6
mourasio escreveu:

Viva,


 


De qualquer modo, queria deixar uma pergunta. Não existe mesmo a possibilidade de remover o router thomson por completo e continuar a ter IPTV? Já tentei mas a ligação só se aguenta durante uns 10 segundos e depois fica frozen....
 



 Boas @@mourasio


 


 


Sim é possível
Tens de configurar a vlan 12 na porta 4 e activar o IGMP Proxy .


 


Se for num asus deve ficar desta forma .





 


E para não perderes a porta 3 executa estes comandos via telnet .


 


code:
nvram set switch_stb_x=4
nvram commit
reboot

 


Se for outro router tens de activar o serviço IGMP proxy.
Reputação 6
Crachá +10
mourasio escreveu:

Viva,


 


Ao contrário do que o NeoPT disse, a configuração que pretende é possível, e é a que tenho em casa neste momento.


O que é necessário será adicionar uma rota estática no router Thomson, para a rede que utiliza com o seu 2º Router, tendo a interface deste como gateway, por exemplo:


 


Router Thomson (192.168.1.254)------>2º Router (192.168.1.1)-------->Rede "gerida" pelo 2º Router (192.168.2.0/24)


 


Neste caso, a rota estática deverá ser algo do género (adicionada via telnet com um root user, com o comando ip rtadd):


dst = 192.168.2.0


dstmsk = 255.255.255.0


gateway = 192.168.1.1


 


No entanto, é possível que alguma alteração ao firmware feita por parte da MEO faça com que seja necessário repetir esta configuração....


 


 


De qualquer modo, queria deixar uma pergunta. Não existe mesmo a possibilidade de remover o router thomson por completo e continuar a ter IPTV? Já tentei mas a ligação só se aguenta durante uns 10 segundos e depois fica frozen....


 



 


Olá,


 


Sim, essa tambem é uma opção. Não me lembrei de sugerir. Obrigado.


 


Atentamente,
Viva xptopt,


 


Uma questão. Esse "guia" aplica-se apenas ao cenário double edge (10.2.1D) correcto? O meu problema é que já estou com o 10.2.1L....


 


Já tentei dar voltas com isto e ainda não consegui que funcionasse. Tenho um Archer C5 com OpenWRT, já andei de volta do IGMP (mas confesso que não percebo nada disso), mas não consegui ter o sistema a funcionar.


 


O que fiz, relativamente a VLANs, foi colocar a porta WAN na Vlan 12, e nas outras não mexi. Deveria ser isto?
Reputação 6
Boas @@mourasio


 


Para o firmware 10.2.0.L tens de usar este tutorial , tens lá a configuração com Openwrt .
https://forum.meo.pt/t5/Tutoriais/Tutorial-firmware-10-2-1-L-mais-segundo-router-a-gerir-o-servi%C3%A7o/td-p/51333
Foi nesse tutorial que me baseei, mas esse tutorial tem sempre os 2 routers presentes, e tirando o thomson da equação, o que me está a acontecer é que a imagem da TV pára passados uns 10 segundos...
Reputação 6
Boas @@mourasio


 


No openwrt a configuração do igmpproxy não é simples .
Vê este post onde é descrito o processo de configuração de iptv .
http://pplware.sapo.pt/tutoriais/meo-como-configurar-um-router-alternativo-com-openwrt-2/


 


ps.. Não é mais simples a configuração no firmware original ?
Obrigado pelo link, mão sei se funcionará uma vez que a configuração não é para single edge....


 


De qualquer forma amanhã vou tentar fazer um teste rápido. Tenho um backup com uma config muito semelhante (só não estava a arrancar com o igmpproxy manualmente...)
Boa noite,


 


Pensava eu já ter minimamente o tema resolvido, e eis que surge uma reviravolta.


 


Coloquei o segundo router a receber na WAN o ip dado pelo Thomson, desativei firewall, wi-fi. No router meo adicionei a rota para o segundo router, e conseguia pingar e aceder a partilhas, apesar de não conseguir mapear a rede seja em que PC fosse. Hoje houve falha de energia em casa, e eis que.... tudo o que estava a funcionar deixou de funcionar...


 


Voltei a fazer tudo novamente e nada, fiz reset a tudo e nada, coloquei DD-WRT e nada....


 


Soluções?