Solução: Congelamento da box de TV com AP's ou switches ligados ao router MEO

  • 1 March 2015
  • 70 respostas
  • 29827 visualizações


Mostrar a primeira mensagem
Tópico fechado, já não permite mais respostas.

70 respostas

Eu tenho me safado , com tp-links com Firmware OpenWRT.  
Muito obrigado NeoPT e pafaf. Valioso feedback. 🙂
Crachá +1
Caro @@NeoPT


Agora foi que li com atenção a resposta. Quando falo do endereço IP 192.168.2.1, corresponde ao endereço para entrar na configuração do router BELKIN, julgo que todos os equipamentos desta marca vêm com este endereço para poder entrar e serem configurados. Ao entrar, consegui alterar o IP para o sugerido (129.168.1.254) e o router MEO TG789vn V2, para o IP 192.168.1.1.


Ao fazer isto, e ligar os equipamentos, todos eles ficaram a tentar receber/transmitir algum dado, mas sem resultados (antes tinha wifi, agora nem por isso), logo ao repor os respectivos endereços, as velocidades ligadas por cabo (cat6) passaam de 200/100 a 100/100 😞.


 


Devo fazer mais alguma coisa? será de por não ser um switch ou AP estas opções não servem? resolveria o assunto colocando um swtich, e dai repartir a rede como desejado?


 


Gostaria de saber se @@pafaf@@Rebelo@@tes podem dar tb uma sugestão.



 


Gratos,
Crachá +1
@@pafaf,


Esta a ser testada via cabo, o belkin é gigabit, o curioso é que qdo estou ao lado do router meo a velocidade via wifi é de 200/100, que é a que tinha inicialmente.
esta solução de colocar o ip do thomsom em 1.1. nunca a testei. prefifo soluções em que nao tenha que mexer no router MEO. assim naotenho que me preocupar com qualquer alteração/reset   por parte da MEO. inclusive todos os NATS  são geridos por um NAS Via UPNP. 


a solução que tenho  é um switch tplink (com gestao com IGMP Snooping para gerir multicast trafego) , a distribuir sinal para os quartos da casa, e ai estão AP/Router com firmware openWRT .


Nao sei bem como te ajudar.


com o belkin  com configurado na rede 192.168.2.1, e a 2nd box e o cabo que vem do router ligados nas portas LAN, ja testaste assim. 


tens de desativar o DHCP server no belkin para nao atribuir IP. 


o que vai acontecer é o belkin apenas fica a servir de swich nas portas LAN e AP Wifi.  para poder acede-lo  novamente , se necessario, configura um no pc na gama 192.168.2.x e acedes.


 


como o belkin esta numa rede ip diferente, em principio o multicast nao ha de ser problema.
fergoncalves o unico sintoma é a redução de velocidade de 200 para 100? Não haverá outras?


Ligas por cabo ao Router Meo e tens 200Mbps e se ligas por cabo ao Belkin tens 100, é isso? 


Não estou a ver o que possa ser senão a tua ligação de rede não ser gigabit.


Como disse o pafaf ve se não tens nenhum serviço (como o DHCP) no Belkin a criar conflito. 
o mais certo é o belkin nao ter cpacidade de processamento, qual o modelo do belkin. ja viste se ha udate firmware?
Crachá +1
@@pafaf,


A configuraçao atual que tenho é:


Numa divisao (onde sali a fibra otica) ONT ligado e o lado o router MEO (TG789).


Noutra divisao e com um cabo direto desde o router TG789 ao router BELKIN (modelo Play/Max. gigabit 1 wan + 4 lan). Desde este equipamento, sai um cabo ligado ao TV, consola e BOX MEO. Mas acontece o problema de congelar a imagem.


Ao retirar o cabo LAN do router BELKIN e coloca-lo directamente na BOX MEO fica tudo sem problemas, mas deixo de ter wifi, e rede nos restantes equipamentos.


What's netx? Ja tou a ficar meio marado...


Obg 
Crachá +1
 @@tes@@pafaf,


 


Disse isto pois antes de fazer estas mudanças tinha as velocidades antes mencionadas (200/100), agora tenho 100/100. :(


 
Estou confuso, sorry :)


Vamos tentar fazer troubleshooting desde o incio, somente com interesse na velocidade. a TV fica para depois, se ela tem bloqueios pode ser que esteja haver ai loops de "pacotada".


Desliga todos os cabos de rede (excepto o WAN) do router Meo.


Se ligares unicamente um cabo de rede ao Router Meo ao teu pc que velocidade tens? 200? Siga para a frente. 


Assumindo que tens o IP do router Meo 192.168.1.254, mete um IP qualquer na mesma rede no Belkin, por exemplo 192.168.1.253


Desliga o DHCP no router Belkin e desliga todos os outros cabos de rede dos outros equipamentos. 


Se ligares o cabo de rede ao belkin ao teu pc que velocidade tens?
Crachá +1
Cabo ligado diretamente ao router meo: 100/100. antes dava 200/100.
Hmmm, deves ter mudado alguma configuração, não? Tambem não possa ver o que... Dá uma revisão nas configurações do router, pode ser que te lembres de ter mudado alguma coisa?


Na pior das hipoteses queixa-te no Apoio ao Cliente. Pode ser que eles te resolvam isso remotamente. 
desliga o router do ONT, reinicia o ONT,  liga lá o pc diretamente, e faz o teste de velocidade. 
Crachá +1
@@pafaf, @@tes,
Fiz factory reset e já tenho 200/100. Tinha entrado como rootuser ao router e alterei os valores de IGMP para enabled.
Vou ter mesmo de comprar um switch tplink para ver se resolvo este tema que já está a dar cabo de mim. A solução que penso usar é ligar o switchefe direto ao router meo, logo daí inabilitar o IGMP, logo ligar a box, a tv, a consola, e o router Belkin.
Veremos,
Reputação 6
Crachá +10
fergoncalves escreveu:

Caro @pafaf@tes podem dar tb uma sugestão.



 


Gratos,



Bem, vejo que estamos a acelerar o passo e a tropeçar sucessivamente...


Tem a certeza que leu com a devida atenção?


 


Ora, afinal o qiue pretende? Configurar um segundo gateway de dentro da LAN existente, é isso?


É certo, que o resultado poderia ser tudo menos bom. Daí a velocidade mal indicada e os outros comportamentos atipicos.


 


Já tinha dito que acho que, um switch não resolve o problema, se mantiver ligado à mesma, na LAN o dispositivo (router) que faz interromper a TV. Apenas consegue resolver removendo esse router, ou, corrigindo a configuração.


 


Eu não lhe aconselhei alguns posts atrás, a experimentar outro procedimento em vez da troca de IP (que no seu caso não era viável tendo em conta a configuração existente)?


 


E, já que estava decidido a fazer a troca de IP's, realizou as devidas modificações no seu router adicional para o que o mesmo funcione em modo AP, ou seja, como um Acess Point (switch com gestão)?


 


MODO AP em qualquer router <=> DHCP Desactivado, NAT (todos parametros) Desactivado, Firewall (tudo desactivado), etc...


 


Convem adquirir algumas noções básicas de redes e protocolo IP, ou consultar alguns tutoriais, antes de começar a mexer no que quer que seja.


 


É normal que começem a ficar mais confusos. A confusão, habitualmente, gera ainda mais confusão.


 


Se possuem acesso rootuser ao router MEO, cuidado com as modificações à configuração do mesmo!!! Muitas delas, fazem mais mal do que bem, especialmente quando na incerteza do resultado!


 


Repito: o melhor que tem a fazer é recomeçar do zero e, simplificar. Se está com vontade de mudar a sua rede e usar o segundo router como um AP, sugiro que siga os passos do Tutorial: Ligar Access Point's ao router da MEO, paa o orientar nesse aspecto.


 


Eu gostava de poder responder-vos mais rapidamente e, detalhadamente, aos posts mas não tenho de momento essa possibilidade. Dado que, tambem conto com toda a comunidade do MEO Fórum para se entreajudar.


 


Atentamente,
Bom dia NeoPT,

 

Eu tenho um Router TP-Link Archer C3150. Ele dá para configurar o modo em Router ou em Access Point. No modo Router liguei o IGMP Snooping e desliguei tudo o resto (DHCP Server, Firewall, NAT...) e a televisão funciona bem. O problema é que certos aparelhos WiFi (exemplo... Samsung Galaxy S7) demoram, às vezes, minutos a adquirir IP.

 

Se eu colocar em modo Access Point, os problemas WiFi desaparecem, mas deixa de existir a opção para ligar/desligar o IGMP Snooping.

 

Anteontem coloquei em modo Access Point e a televisão funcionou. Deixei assim. O problema é que ontem deixei de ter televisão. A televisão começou a ter cortes e depois a porta LAN onde estava ligada a Box de gravação deixou de funcionar, ficando somente as restantes 3 portas operacionais. Amanhã virá uma equipa para substituir o Router porque não o conseguiram arranjar remotamente.

 

O que terá acontecido? Será que houve um aumento brutal de pacotes e esse aumento deu cabo da porta LAN? Ou foi uma mera coicidência?

Tenho a certeza que no modo Router desliguei tudo o que era desnecessário, mas o wireless não é perfeito.

Estarei a fazer alguma coisa mal? Estarei a esquecer-me de algum coisa?

Se tiver algum ideia agradeço.

 

Obrigado pelo tempo dispensado.
Viva,

no meu caso uso um router Asus a substituir o da Meo mas desde há 2 semanas para cá que a rede wireless 2.4GHZ nao funciona quando a TV está ligada.

Se desligo a TV a rede 2.4GHZ funciona, se estiver ligada não funciona. No entao a rede 5GHZ funciona sempre!!!

 

Alguem com este problema? 

Problema semelhante, freeze da box qd em 'directo', sem freeze se em indirecto (puxar uns segundos para trás)

 

Solução usada: desligar e voltar a ligar box que passa de fibra optica para ethernet, a que depois liga ao router

Crachá

Olá @@tes


 


Gostava de ter uma resposta absoluta para lhe dar, mas é muito dificil dizer que algo é mais adequado... Eu tenho me safado com modelos de router da marca Asus série WL com firmware dd-WRT e, alguns da série RT com firmware original, Acredito que a TP-Link tambem não seja má, a este nivel... Switches simples, de 5 ou 8 portas, tudo funcionará teoricamente, desde que não tenham gestão...


O "truque" da mudança de IP, sim teoricamente, funcionará desde que haja uma correcta implementação dos protocolos (poucas asneiras na programação) e, isto é muito importanteo mapeamento da vossa rede seja de repetição de sinais, entre nós, e não de rotas sobre IP!


 


Atentamente,

 

Olá @NeoPT ,

Consegues dizer-me os modelos dos routers Asus, da série RT e com firmware original, que usaste sem problemas?

Obrigado.

 

Reputação 6
Crachá +10

Olá @@tes


 


Gostava de ter uma resposta absoluta para lhe dar, mas é muito dificil dizer que algo é mais adequado... Eu tenho me safado com modelos de router da marca Asus série WL com firmware dd-WRT e, alguns da série RT com firmware original, Acredito que a TP-Link tambem não seja má, a este nivel... Switches simples, de 5 ou 8 portas, tudo funcionará teoricamente, desde que não tenham gestão...


O "truque" da mudança de IP, sim teoricamente, funcionará desde que haja uma correcta implementação dos protocolos (poucas asneiras na programação) e, isto é muito importanteo mapeamento da vossa rede seja de repetição de sinais, entre nós, e não de rotas sobre IP!


 


Atentamente,

 

Olá @NeoPT ,

Consegues dizer-me os modelos dos routers Asus, da série RT e com firmware original, que usaste sem problemas?

Obrigado.

 

Olã @kintas_ 

 

Os modelos RT-N10 e RT-N12E foram testados por mim proprio há cerca de 6 anos. Os testes foram registados no seguirnte post do tópico: Tutorial: Ligar Access Point's ao router da MEO - Boas práticas e figuras exemplo | MEO Fórum

 

Muito tempo se passou desde então e deixei de acompanhar o serviço MEO. Não há forma de garantir que tudo funcione como antes e se obtenha os mesmos resultados. No entanto, penso que a esta altura, já houve bastante oportunidade para iniciativa de ambas as partes, fabricantes e operadora, para resolver de vez este problema.

Este tópico já está oficialmente morto há algum tempo. A MEO, através da sua equipa técnica assegurou -se que, o acesso root ao router MEO ficaria, permanentemente bloqueado a “sete chaves”. Desta forna, tornou-se praticamente impossível por em prática algumas das soluções propostas por este tópico, por menos invasivas e simples que fossem.

A informação contida neste tópico poderá, no entanto, ainda ajudar algumas pessoas, de alguma forma.

 

Atentamente,