Solução: Congelamento da box de TV com AP's ou switches ligados ao router MEO

  • 1 Março 2015
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Reputação 5
  


Com certeza, muitos contribuidores do MEO Fórum já se confrontaram com este problema e, percorreram a internet, de lés a lés, à procura de uma solução. Muitos já tentaram inclusive, substituir os seus aparelhos ou acumular outros (switches, AP's, etc) e ainda, métodos alternativos de ligação entre os mesmos, desesperando para que algo resulte.



Por isso, investiguei durante alguns dias, o "congelamento" das boxes de TV e, o que, pudesse estar em causa. Deparei-me com várias possibilidades. Todas elas estão relacionadas directamente, com o uso do protocolo IGMP (Internet Group Management Protocol), que gere os grupos de multicasting e do qual depende o funcionamento regular, do serviço de IPTV da MEO e, com a forma como foi configurado o router MEO, originalmente. De seguida, apresento uma solução plausivel e testada, para cada uma delas, tentando ao máximo deixar de parte, para já, os conceitos técnicos que as explicam.



Nota: dada a existencia de multiplos aparelhos (routers, repetidores, AP's, switches, etc), de multiplas marcas, com bastantes divergencias ao nivel do desenvolvimento do seu firmware e, dada a natureza "closed source" desse trabalho, para alem da escassez de informação disponinvel nas especificações ou manuais de utilizador, é impossivel determinar qual a implementação exacta do protocolo IGMP em todos eles, e se, essa implementação está correcta e de acordo com as normas standard (ex: http://www.rfc-editor.org/info/rfc2236, http://www.rfc-editor.org/info/rfc3376 ). Portanto não posso garantir o sucesso das soluções que vos apresento, em todo o caso, e, este post será, muito provavelmente, alvo de várias modificações oportunas, a qualquer momento.



Nota 2: poderá ser necessário um acesso com privilégios de "rootuser" ao router MEO, para o mesmo permitir aplicar a solução, podendo esta não ser viável para quem tem o firmware 10.2.1.L - Acompanhem aqui a discussão sobre este tema; http://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/Como-criar-um-RootUser-para-aceder-a-telnet-no-firmware-10-2-1-D/td-p/23325/page/11



ATENÇÃO: presentemente, estas soluções, apenas são aplicáveis para quem está a ligar Access Points, ao router MEO, segundo a Topologia 1 do seguinte tutorial: http://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/Tutorial-Ligar-Access-Point-s-ao-router-da-MEO-Boas-pr%C3%A1ticas-e/m-p/33907#U33907
Outras configurações/topologias ainda não foram testadas!


 


NÃO DEVEM TENTAR NADA NO ROUTER MEO, QUE NÃO ESTEJA AQUI EXPLICADO NESTE POST E, SOBRETUDO, SE NÃO TIVEREM A MINIMA NOÇÃO DO QUE ESTÃO A FAZER. Entreguem o serviço a quem se prove competente, sempre!!!


   


 


Situação 1 - O serviço IGMP Snooping, tambem conhecido por "multicast filter", está desactivado no Access Point. A Box de TV pára, depois da imagem do canal (em directo), exibir normalmente por alguns segundos.


 


Pode não ser usual, mas em alguns aparelhos é possivel desactivar/activar este serviço. A não filtragem das mensagens de IGMP (query/membership), quando esta é requerida, pode causar falha na sua entrega e, posterior congestionamento da LAN, pois o proxy IGMP do router MEO está em modo "Exclusão" e, o stream IPTV será enviado para todos os dispositivos da rede que não o recusam, wm simultaneo, desnecessariamente, caso o AP não disponha do mais recente IGMPv3, com filtro SSM. O AP neste caso, não fica registado como um "snooper" e, é automáticamente elegido, o "querier" principal, por ser o "router" da rede com o endereço IP mais baixo (192.168.1.1), causando a falha, ou congelamento do serviço de TV. Segue-se um exemplo de como activar o IGMP Snooping no AP:



Solução 1; abram o vosso browser de Internet preferido em, 192.168.1.1 (ou o endereço que lhe tenham atribuido na configuração). Deverão agora visualizar o menu principal de configuração do AP. Procurem nos menus adjacentes, normalmente, nas definições avançadas da rede de área local (LAN), ou IPTV, ou até na Segurança/Firewall existe um parâmetro, tipicamente designado por IGMP Snooping, podendo ter outros nomes como, Multicast Filtering, Multicast Forwarding, etc... Este parâmetro deve ser activado, como exemplificado nas seguintes imagens.


 


 




 
Apliquem as alterações à configuração do vosso AP, salvando-as. A box deverá retomar a imagem do canal, após um minuto ou dois. Se não retomar, tentem mudar para outro canal e aguardem mais uns segundos. Se o anterior não surtir efeito, sugiro ainda que acedam por telnet ao router MEO, e abram a linha de comandos, digitando "telnet 192.168.1.254", seguido da tecla 'Enter' (user e password de rootuser) e depois, introduzam o comando:


 


code:
igmp proxy config state=disabled

 
Aguardem, aproximadamente um minuto e, introduzam:


 


code:
igmp proxy config state=enabled
saveall
exit

  


Se nada disto resultar. Tentem por fim, desligar da rede electrica, todos os dispositivos (reiniciando-os), incluindo o router MEO e, voltem a ligá-los. Se, depois de tentarem tudo isto, o problema se mantiver ou, se não encontraram um parametro verdadeiramente equivalente ao IGMP Snooping, é porque não era esta a solução correcta para o problema e devem tentar a próxima.


 


Situação 2 - O serviço IGMP Snooping está, aparentemente, activo no Access Point e, nele, tudo o resto está correctamente configurado, mas por razões não tangiveis, a Box de TV pára, depois de exibir normalmente a imagem do canal (em directo), por alguns segundos.


 


Isto pode ser provocado por um sem numero de razões, entre elas, a má implementação do protocolo IGMP no Access Point. Neste caso, o router MEO pára de enviar "queries" ao AP. O router MEO, por sua vez, não recebe mais relatórios dos membros do grupo de multicast e, ao fim de algum tempo, remove o grupo, causando a quebra no serviço de TV. A solução para isto, passa por forçar o router MEO (o suposto "querier") a transpôr para o AP, nas mensagens de consulta (query), os dados relativos ao grupo local de multicasting. De seguida explico como proceder:


 


Solução 2; abram a linha de comandos, digitando "telnet 192.168.1.254", seguido da tecla 'Enter' (user e password de rootuser) e, introduzam os comandos;


 


code:
igmp proxy config state=disabled
igmp proxy config localgroup=enabled
igmp proxy config state=enabled
saveall

 


A box deverá retomar a imagem do canal, após um minuto ou dois. Se não retomar, tentem mudar para outro canal e aguardem mais uns segundos. sugiro ainda que desliguem da rede electrica, todos os dispositivos (reiniciando-os), incluindo o router MEO e, voltem a ligá-los. Se, depois de tentarem tudo isto, o problema persistir, é porque não era esta a solução correcta para o problema e, devem tentar a próxima, mas não antes de repor a configuração do proxy IGMP, no router MEO, com os seguintes comandos:


 


code:
igmp proxy config state=disabled
igmp proxy config localgroup=disabled
igmp proxy config state=enabled
saveall
exit

 
Situação 3 - O Access Point, tem tambem um proxy IGMP activo e/ou não apresenta qualquer parametro disponivel de configuração do IGMP, ou o protocolo nele implementado é de uma versão inferior ao IGMPv3. a Box de TV pára, quase de imediato, ou nunca chega a exibir a imagem do canal (em directo).


 


Esta, acredito, ser a situação mais frequente. Ora, segundo o estabelecido já no antigo protocolo IGMPv2, qualquer router adicional na rede é automáticamente elegido o "querier" principal, se o seu endereço IP for o mais baixo da subnet. Como o router MEO tem, por defeito, o endereço IP - 192.168.1.254 - ou seja, o mais alto da pool de endereços da subnet, qualquer router que se adicione à LAN, terá forcosamente de ter um IP mais baixo que o do router MEO, o que leva à consequente e inevitável, eleição do novo router como o "querier" principal e, à falha do serviço de TV na Box, assim que a mesma é ligada. Para contornar este problema, basta forçar o proxy IGMP do router MEO, a verificar um "alerta" de IP de router, no conteudo dos relatórios de IGMP, partindo do principio que o AP (o snooper) os envia, contendo esse alerta. Eis como:


 


Solução 3; abram a linha de comandos, digitando "telnet 192.168.1.254", seguido da tecla 'Enter' (user e password de rootuser) e, introduzam os comandos;


 


code:
igmp proxy config state=disabled
igmp proxy config requirera=enabled
igmp proxy config state=enabled
saveall

  


A box deverá retomar a imagem do canal, após um minuto ou dois. Se não retomar, tentem mudar para outro canal e aguardem mais uns segundos. sugiro ainda que desliguem da rede electrica, todos os dispositivos (reiniciando-os), incluindo o router MEO e, voltem a ligá-los. Se, depois de tentarem tudo isto, o problema persistir, é porque não era esta a solução correcta para o problema e, devem repor a configuração do proxy IGMP, no router MEO, com os comandos:


 


code:
igmp proxy config state=disabled
igmp proxy config requirera=disabled
igmp proxy config state=enabled
saveall

 


 


Não tive ainda toda a disponibilidade que queria para conduzir mais testes, nem sei se voltarei a ter tão cedo. No entanto convido os mais ousados a questionarem estas soluções, estudando possiveis tweaks ao IGMP, com a documentação disponivel e, a testarem vós próprios (embora com a devida cautela) em vossas casas, novas e melhores soluções que as expostas aqui, por mim.


 


Atentamente,

67 respostas

Muito obrigado pela resposta, já li e vou meter mãos à obra para testar.


 


Só fiquei é só curioso se é possível mudar o endereço do Router MEO para o .253 e colocar o access point como .254. Pela explicação, parece-me que solucionaria também o conflito, mas não sei se haverá outra condicionante que obrigue a ter o .254 no router MEO.


 


Mais uma vez, obrigado pela atenção prestada.
Bem, depois de uma hora a ler sobre e tentar criar o user com privilégios RootUser no meu router MEO sem sucesso (TG784 agora atualizado para 10.2.1.L), li aqui no forum que para criar esse mesmo user passaria por abrir o acesso remoto (a partir WAN) ao router e executar um backup do ficheiro users, alterá-lo e enviar para o equipamento. Não fiquei convencido que abrir o acesso remoto seja uma boa opção quando as instruções apresentadas são claras na abertura do acesso mas não tanto no fecho e sem sucesso apresentado por outros (talvez paranóia minha)... enfim...


 


Acabei por tomar outra abordagem e focar-me na seguinte explicação:


 


"


Ora, segundo o estabelecido já no antigo protocolo IGMPv2, qualquer router adicional na rede é automáticamente elegido o "querier" principal, se o seu endereço IP for o mais baixo da subnet. Como o router MEO tem, por defeito, o endereço IP - 192.168.1.254 - ou seja, o mais alto da pool de endereços da subnet, qualquer router que se adicione à LAN, terá forcosamente de ter um IP mais baixo que o do router MEO, o que leva à consequente e inevitável, eleição do novo router como o "querier" principal e, à falha do serviço de TV na Box, assim que a mesma é ligada


" - NeoPT


 


Com ânimo,  mudei em rede doméstica->Interfaces->Local Network:


1) o endereço IP do próprio de 192.168.1.254 para .253 (mantendo as outras linhas iguais);


2) na pools DHCP o servidor, gateway e DNS de 192.168.1.254 para .253;


 


Aqui tive de reiniciar a NIC de quase todos os equipamentos cá em casa, para assumirem corretamente o novo DHCP. Curiosamente sem tocar na box, a box seguiu dando sinal à televisão intercalado com a mensagem de falha.


 


De seguida reiniciei o router MEO demorando cerca da 7 minutos :S e no router Asus RT-N12E, já em modo AP, mudei de LAN IP por DHCP para estático com o endereço 192.168.1.254 e gateway em 192.168.1.253.


 


A olhar para a televisão, reiniciei o router Asus para garantir que assumia a nova configuração e assim que o comando foi assumido, não voltei a ver nenhuma mensagem de erro na televisão e 2 minutos depois consegui ligar através do wifi do router Asus e obter internet sem nenhum problema. Finalmente, 


 


Desde que comecei a escrever isto que não tenho falhas de sinal e tenho wifi como dantes.


 


Não sei se haverá alguma consequência indesejada para esta mudança, mas a realidade é que funciona. Caso haja e tenha que reverter as mudanças todas ao original, irei necessitar de encontrar o método de executar os comandos indicados com permissões, visto que não encontrei essa informação de forma fiável para o meu router.
Reputação 5
F2B10 escreveu:

Muito obrigado pela resposta, já li e vou meter mãos à obra para testar.


 


Só fiquei é só curioso se é possível mudar o endereço do Router MEO para o .253 e colocar o access point como .254. Pela explicação, parece-me que solucionaria também o conflito, mas não sei se haverá outra condicionante que obrigue a ter o .254 no router MEO.


 


Mais uma vez, obrigado pela atenção prestada.



@@@F2B10 


 


Sim, é também possível contornar o "congelamento" dessa forma. Parece-me no entanto, óbvio, que essa não é a solução mais prática e menos intrusiva para com a instalação efectuada pelo pessoal técnico, e isto por si só torna-a, não aconselhável. A solução que apresento, foi pensada de forma a ser o mais directa e simples, tanto quanto possível, tendo em conta a topologia de rede e configuração original do router MEO.


 


Quanto á mudança de IP para 192.168.1.253, afectar ou não o regular funcionamento dos serviços, teoricamente, se a grande maioria dos protocolos se apoiar em DNS e MAC para identificar os dispositivos da rede e se basear no router MEO como o único gateway de acesso à WAN, então, tendo tudo rigorosamente configurado e adaptado ao novo IP, não deverá haver problema. Não se esqueça, porém, que existem serviços como, por exemplo, o servidor FTP do router MEO, que normalmente criam regras na firewall para o IP do router MEO, portanto teria de re-configurar também, todas essas regras e parâmetros, coisa que se pode provar difícil, sem rootuser, nessa versão de firmware.


 


Tudo dependerá de como o router MEO foi originalmente configurado, e da utilidade que dá aos diferentes serviços, mas apenas o tempo o dirá. Infelizmente não possuo um router com firmware 10.2.1.L e disponibilidade para conduzir mais testes.


 


 


Sugiro e encorajo, os contribuidores que tenham o firmware 10.2.1.L, que se entenderem capazes, a fazerem temporariamente o mesmo que o @@@F2B10 indicou no seu 2º post, para resolver o problema do congelamento da box de TV, até se disponibilizar um acesso rootuser.


 


Testem as várias soluções e postem aqui os resultados. Tenham sempre cautela, para não alterar o que não devem, nas configurações!


 


Atentamente,
Boa tarde NeoPT,


 


Antes de mais muito obrigado pelo post bastante in depth da solução :)


 


Sabes só dizer-me se existe alguma hipótese de utilizar apenas um 2º router (removendo por completo o Thomson da equação)?


 


Thanks.
Reputação 5
Olá @@mourasio


 


A sua questão foi  já respondida em: http://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/Tutorial-para-usar-outro-router-para-gerir-a-internet/m-p/69615/highlight/true#M15349


 


O router que ficar a gerir a Internet deve ter sempre o proxy IGMP activo, e ser o unico de preferencia. Para alem disso é necessário que o router permita activar a VLAN na porta 4.


 


Este tutorial, de momento, destina-se apenas a configurações com AP's.


 


Atentamente,
Boas.  Todas essas soluçoes partem do pressuposto que o router meo tem de ter  o IP 192.168.1.1 e o segundo router qualquer IP acima do IP do meo?
só mais umas coisas...


 


é possivel, ligando o router meo à porta WAN do tp-link com IPs de gamas diferentes e dhcp's separados, criar uma "static route" para que seja possivel a comuniçao de uma sub-rede para a outra ? Quais sao as "configs" default para o igmp no router meo ?


 


 


UPDATE: ja tenho tudo a funcionar: 2 boxes a funcionar, 2 wi-fi's a funcionar e tudo na mesma gama de IPs. Soluçao? instalei o openwrt no meu tp-link e n fiz quaisquer configuraçoes. a parte estranha é q tanto o tplink como o router meo estao com o mesmo ip (192.168.1.1) LOL e funciona tudo!!! basicamente depois de instalar o openwrt estive um bom bocado sem perceber pq nao conseguia encontrar o IP do TP-Link para o configurar inclusive mudei o meu ip para a rede .0.0 pensando q teria sido atribuido o ip .0.1 foi entao q pensei "será q é o .1.1?". entao o q fiz foi desligar o cabo de rede q liga ao meo fui ao 192.168.1.1 e voila... apareceu as configs to openwrt. configurei wifi security entre outras coisas basicas e deixei o ip como estava visto q começou tudo a bombar. voltei a ligar o cabo q vem do router meo e agora quando tento ir ao 192.168.1.1 vai dar ao painel de controlo do thomson. Portanto assim fica. está a funcionar (ha largas horas ate agora) é o q interessa. foram meses até q isto funcionasse e a "resoluçao" foi a coisa mais estranha q ja assisti neste mundo das redes...

Router meo LAN port -> Router TP-Link  LAN port


IPLAN:    192.168.1.1                              192.168.1.1
DHCP: Apenas no router meo

O que funciona: 2 boxes - OK


                           dispositivos ligados às WLANS e LANS de ambos os routers - OK


                           Aceder aos ficheiros partilhados de um PC ligado ao router meo a partir de um PC ligado ao router TP-Link (e vice versa) - OK


 


O que nao funciona: Sempre que quero aceder às configurações do TP-Link com OpenWRT tenho de desligar o cabo que vem do router meo e assim o 192.168.1.1 já abre o open WRT do TP-Link.


 


Tou com medo de mudar o IP do TP-Link para 192.168.1.2, para ao menos fazer sentido, pois isto num instante dá logo barraca ahahaha. Alguem me consegue explicar como é possivel isto estar tudo a funcionar com estas configs?


                           


 


UPDATE 2: Ao fazer downloads (p2p) deixo de conseguir abrir sites. simplesmente nao abrem e assim que paro o download os sites começam a abrir. Já mudei o IP-Lan do TP-Link para 192.168.1.2 mas claramente o utorrent parece "abafar" tudo o resto mesmo nao estando a dar o "maximo". 


 


Ajudinha por favor? (tenho estado a editar este post para evitar spam...)
Reputação 5
Olá @@MiguelLima


 


Antes de mais, lamento imenso a demora a responder. Estranhamente não recebi a notificação do seu post na minha inbox.


 


MiguelLima escreveu:

Boas.  Todas essas soluçoes partem do pressuposto que o router meo tem de ter  o IP 192.168.1.1 e o segundo router qualquer IP acima do IP do meo?



 


Não. Todas aquelas soluções partem do principio que as configurações do router MEO nunca serão alteradas, ou seja, o router MEO terá sempre o endereço IP, 192.168.1.254.


 


MiguelLima escreveu:

 


é possivel, ligando o router meo à porta WAN do tp-link com IPs de gamas diferentes e dhcp's separados, criar uma "static route" para que seja possivel a comuniçao de uma sub-rede para a outra ? Quais sao as "configs" default para o igmp no router meo ?


 



 


Teóricamente é possivel, sim. Apenas terá de usar a configuração apresentada no seguinte tutorial:


 


http://forum.meo.pt/t5/Tutoriais/Tutorial-para-usar-outro-router-para-gerir-a-internet/m-p/18012#U18012


 


No entanto haverá condicionantes para os locais dos aparelhos e/ou ligações físicas. Pergunto, é mesmo necessário a mudança radical?


 


MiguelLima escreveu:

só mais umas coisas...


 


(...)


O que nao funciona: Sempre que quero aceder às configurações do TP-Link com OpenWRT tenho de desligar o cabo que vem do router meo e assim o 192.168.1.1 já abre o open WRT do TP-Link.


 


Tou com medo de mudar o IP do TP-Link para 192.168.1.2, para ao menos fazer sentido, pois isto num instante dá logo barraca ahahaha. Alguem me consegue explicar como é possivel isto estar tudo a funcionar com estas configs?


                           


 


UPDATE 2: Ao fazer downloads (p2p) deixo de conseguir abrir sites. simplesmente nao abrem e assim que paro o download os sites começam a abrir. Já mudei o IP-Lan do TP-Link para 192.168.1.2 mas claramente o utorrent parece "abafar" tudo o resto mesmo nao estando a dar o "maximo". 


 


Ajudinha por favor? (tenho estado a editar este post para evitar spam...)



 


Neste caso, o facto de editar o seu post foi contraproducente, pois infelizmente, não recebo notificações quando os posts são editados.


 


Adiante, a configuração que está a usar pode até resultar temporariamente para resolver o congelamento da box, é certo. Mas isso apenas se deve à natureza "failsafe" da implementação dos vários protocolos IPv4, sobretudo do DHCP. O proxy IGMP pode estar a redireccionar som sucesso o tráfego IPTV para ambos os , devido ao endereço IP comum mas, naturalmente, eventualmente, algo mais falharia no processo de pacotes de dados. O endereço IP comum causa "confusão" na rede pois nenhum dos routers é verdadeiramente o único gateway e, ao mesmo tempo apenas um possui a ligação física, directa, à rede de área alargada. Não pode ter dois routers com o mesmo endereço IP dentro da mesma rede de área local e na mesma subnet, pois isso cria conflitos na gestão dos protocolos IP. entre os dois!


 


Alem disso, repare, eu faço a advertência no inicio do tutorial:


 


NeoPT escreveu:

  
ATENÇÃO: presentemente, estas soluções, apenas são aplicáveis para quem está a ligar Access Points, ao router MEO, segundo a Topologia 1 do seguinte tutorial: http://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/Tutorial-Ligar-Access-Point-s-ao-router-da-MEO-Boas-pr%C3%A1ticas-e/m-p/33907#U33907
Outras configurações/topologias ainda não foram testadas!



 


É óbvio, qualquer um vós é livre de ignorar as minhas indicações e tentar outras soluções mas, a que vos apresentei é a mais simples, directa e rigorosamente testada. Qualquer outra forma que arranjem de superar o problema do congelamento das boxes TV, quando não baseada em fortes conceitos teóricos, terá, muito provavelmente um resultado igual ao seu caso, ou outros efeitos secundários, negativos, a longo prazo.


 


Eu aconselho-o vivamente a usar a Topologia 1 e configuração do tutorial citado acima. Deve usar apenas um proxy IGMP activo, no router MEO e, usar o IGMP snooping activo no TP-Link, certamente, fácil de configurar agora com firmware OpenWRT.


 


Atentamente,
Boas a todos, relativamente ao meu problema passa-se o seguinte;

router meo no escritorio , que vai ligar por cabo a outro router tpc-link que se encontra na sala e deste ligo á box meo hd, etc.. e ainda espalha wifi por essa zona.

Até aqui tudo bem, wifi funciona na perfeição, menos a box meo hd que de vez em quando vai abaixo durante uns segundos (direto), já mudei várias vezes o endereço do tpc-lik para não entrar em conflito com o da meo, umas vezes melhora mas nunca é a solução difinitiva.

Neste caso o que me aconselham fazer.:manhappy:

 

obrigado
Reputação 5
jojozeus escreveu

 


...já mudei várias vezes o endereço do tpc-lik para não entrar em conflito com o da meo, umas vezes melhora mas nunca é a solução difinitiva.


Neste caso o que me aconselham fazer.:manhappy:


 


obrigado



 


Olá ?,


 


Quais são os endereços IP actuais do router MEO e, do router TP-Link?


 


Que tipo de configuração está a usar para o TP-Link? Configurou o seu TP-link, segundo o tutorial mencionado no post inicial, acima?


 


Atentamente,
ip tpc-link: 192.168.4.1

ip meo:192.168.1.254

quanto á questão das configurações o router do meo não mexi em nada, e o tpc-lik fiz o basico, alterei o ip/ dinamico/e pouco mais.

Ainda não fiz nada que esta no post por voces escrito, porque como os routers ( box ligada ao router da tpc-link) estão ligados não é segundo a Topologia 1( em que a box esta ligada diretamente ao router da meo).

 

obrigado
esqueci-me de mencionar que o router é o tp link tl wr740N 150Mbs

 

obrigado
Reputação 2
boa noite. hoje instalaram-me um router Thomson TG784n (branco), na sala pois o meu antigo thomson, pifou.


tenho uma 2ª box no 1º andar que sempre esteve ligada a um tp-link TL-WA890EA,


 


http://www.tp-link.com/lk/products/details/cat-11_TL-WA890EA.html


 


que acedia ao antigo router thomson via wireless.


 


acontece que hoje após trazerem o novo router, re-liguei o Tp-link ao novo router, mas a tv dessa 2ª box está sempre a fazer freeze apos 5-10 segundos.


 


tenho que fazer alguma alteração? é que não tou a ver forma de resolver isto. consigo com um bluray ligado ao tp.link aceder por exemplo ao youtube, ou seja, passa sinal e linha de net, mas a tv é que crasha.


 


obrigado
@@NeoPT ,  comprei um tp link TL-SG108E  para distribuir  a rede pela casa, incluido a segunda MEO BOX.  mas tive de andar a tentar varias configurações, mas só trabalhou com igmp snoop, desligado. curiosamente ao contrario do que era suposto funcionar.

nas specs diz que é compativel IGMP Snooping V1/V2/V3.

http://www.tp-link.pt/products/details/cat-41_TL-SG108E.html#specifications

fica a funcionar tubo bem, só que ha o problema trafego na rede desnecessario.parecem luzes de natal :)

PS- conhecem forma de Root acess para o novo thomson 789 v2?? coom meo/meo, nao dára para comandos IGMP no router :)
Reputação 5
Olá @@pafaf


 


Não é claro, pelo seu post, qual a natureza da sua dificuldade. Diz que "trabalhou com o igmp snoop desligado", ^mas que há o problema de tráfego desnecessário... O que não está a funcionar ou está a funcionar mal? O que está a afectar esse problema, mais concretamente, na sua rede de área local? A latencia? Largura de banda? A MEO box está a funcionar com interrupçóes? Está a ter problemas em aceder à internet com outros dispositivos? Agradeço que tente ser mais especifico.


 


Se leu com atenção o tópico, reparou que faço menção ao facto de o proxy IGMP no router MEO estar a funcionar no modo de "exclusão". Logo, ao desactivar o serviço de snooping num Access Point/router adicional, está a sujeitar todos os dispositvos ligados no mesmo a serem "bombardeados" com pacotes de IPTV, por não terem hipotese de se identificar ao proxy como "excluidos" ou "incluidos". Isto, obviamente, pode causar problemas na sua rede.


 


Para evitar estes e outros problemas, deve configuar o seu router TP-Link TL-SG108E segundo este tutorial e, deve usar apenas o serviço IGMP Sooping activado no TP-Link. O proxy IGMP, ou similar, apenas deve estar ativo no router MEO, senão haverá uma disputa de roles entre ambos os routers, a qual resulta num impasse, provocando a falha da Imagem de TV da MEO Box. Este pode bem ser o seu caso.


 


O acesso root ao router MEO, para a solução presente neste tópico, apenas deve ser usado em ultimo recurso, tal como a própria solução. O acesso root nos novos routers/firmwares MEO, é complicado de obter e erm certos casos, impossivel. Para descobrir como, consulte na integra, o seguinte tópico:  http://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/Como-restaurar-acessos-RootUser-e-permiss%C3%B5es-num-router-TG784n/td-p/68474


 


Desejo-lhe, boa sorte.


 


Atentamente,
@@NeoPT
É mesmo isso.
"Se leu com atenção o tópico, reparou que faço menção ao facto de o proxy IGMP no router MEO estar a funcionar no modo de "exclusão". Logo, ao desactivar o serviço de snooping num Access Point/router adicional, está a sujeitar todos os dispositvos ligados no mesmo a serem "bombardeados" com pacotes de IPTV, por não terem hipotese de se identificar ao proxy como "excluidos" ou "incluidos". Isto, obviamente, pode causar problemas na sua rede."
O problema é que com o igmp snooping ativo no switch , a box pára a imagem..
O que queria mencionar é que , apesar do switch ter igmp V3, a box faz freeze, Se estiver ativo.
E ,sim, a rede é bombardeada , com pacotes desnecessários.
Com igmp desativado no switch, as boxes e todo o resto funciona sem problemas, apesar do bombardeamento. Deduzo que seja por ser gigabit
Testa mudar o IP do tplink para outra rede. Tipo 192.168.10.254. Xposed ou rede 10. só precisas do IP gestão.
Reputação 5
@@pafaf


 


Se o router TP-Link realmente suporta o protocolo IGMP v3, certamente deve existir algum bug no firmware. Teoricamente, ao se ligar um router compativel com IGMP v3 ao router MEO, não deveria existir o problema da precedencia, pois nessa versão os grupos de multicasting já são reportados ao proxy, incluindo o bit de identificação de "snooper" ou "querier", o que faz com que se mantenha o "querier" o grupo do router incial e qualquer.outro assume-se automaticamente como "snooper". Há uma anomalia na relação entre os routers em função do estipulado pela norma do protocolo. Não é esse o comportamento esperado do protocolo IGMP. Não é normal congelar a imagem de TV da MEO Box com o uso do IGMP v3.


 


Por outro lado, o facto do router ser Gigabit ou, Fast Ethernet, nada influencia este tipo de ocorrencias. Não se trata de um problema de largura de banda mas sim de má implementação de protocolos.


 


pafaf escreveu:
Testa mudar o IP do tplink para outra rede. Tipo 192.168.10.254. Xposed ou rede 10. só precisas do IP gestão.

 


Não entendo se pede para eu testar ou se testou?..


 


Não é necessário. Já tinha sido testado de inicio e, não é necessário usar outra LAN ou complicar ainda mais. Na verdade, esse "truque de algibeira" pode em alguns casos, resolver o problema do congelamento. Basta trocar ambos os endereços IP entre o router MEO e o router adicional, exemplificando:


 


 router MEO             Access Point      ---->        router MEO             Access Point 


192.168.1.254          192.168.1.1       ----->      192.168.1.1             192.168.1.254 


 


Nota: para isto resultar, o router adicional deve estar configurado como Access Point ou switch com bridging da interface Wi-Fi


 


Este "truque" baseia-se no facto de nos routers antigos com IGMP v2, o role de "querier" é assumido após o protocolo verificar que o endereço IP do mesmo, precede o endereço IP do "querier" actual.


 


No entanto, tenho duvidas se, se aplica ao seu caso. Uma vez mais, boa sorte.


 


Atentamente,


 


 


 
Reputação 1
NeoPT,


 


no caso de colocação dum switch com suporte IGMPv3 (no meu caso o Netgear GS105Ev2) logo a seguir ao ONT e antes de um router MEO e outro router Asus (com o IGMP Proxy desligado), seguindo a topologia e configurações semelhantes explicadas neste Tutorial, pode-se activar o IGMP snooping no switch?


 


É que já testei várias vezes e a box que está ligada ao router da MEO tem paragens de 10 em 10 segundos. O meu objetivo com esta topologia era impedir que houvesse flood do tráfego multicast na porta WAN do router Asus, pois apenas o uso para fins de Internet. Tenho o IGMP snooping activado no router Asus mas queria mesmo travar o flood de multicast antes de chegar à porta WAN do mesmo. 


 


As dúvidas que tenho:


 


1)  Se eu definir a porta 2 no switch (onde está ligado o router da MEO) como "IGMP Snooping Static Router Port", este consegue defini-lo como o aparelho que define as streams multicast ou esta funcionalidade só funciona quando o switch se encontra ligado "depois" do router que define essas mesmas streams (por exemplo: ONT -> Router MEO -> Switch....) e não "antes", como no meu caso?  Isto é, é necessário que o router da MEO defina primeiro as streams multicast? Pergunto isto pois ainda não testei e não sei se quer se faz sentido/funciona.


 


Antes era fácil de fazer esta filtragem mas a partir da implementação do Single Edge que trouxe o IPTV e Internet na mesma Vlan (12), já não sei como o fazer.
Caro @@NeoPT

Li e reli os varios tutoriais e não encontrei em lado nenhum o que precisava. Vou tentar explicar.

Tenho um router tg789vac v2, ao qual está ligada uma meobox da arris através de um cabo utp numa outra divisão.

Como queria ligar um pc nessa divisão, procurei por uma solução simples e barata.

Comprei um switch tl-sg105 na esperança que a ligaçao no cabo utp que liga à box fosse "straight forward".

Até nem correu mal, porque fiquei com net a 100Mb no pc, o problema é que passado algum tempo o comando remoto da box deixa de conseguir dar comandos. Note-se que a imagem e o som ficam absolutamente normais.




Consegue dar-me umas dicas sobre como posso fazer?

 
O comando remoto que falas, é comando MEO infravermelhoa! Certo!?
Não estou a ver a relação. Parece que a box fica ocupada. E se desligares o PC do switch, continua igual?. Não está o PC a gerar tráfego . ! Com o comando via smartphone, funciona?
Reputação 5
Olá @@VAfG


 


Diria tratar-se de uma infeliz coincidência. Um bom começo será verificar as pilhas e os contactos onde elas encaixam no comando...


 


Atentamente 
pafaf escreveu:
O comando remoto que falas, é comando MEO infravermelhoa! Certo!?
Não estou a ver a relação. Parece que a box fica ocupada. E se desligares o PC do switch, continua igual?. Não está o PC a gerar tráfego . ! Com o comando via smartphone, funciona?
Sim o comando infravermelho! 🙂
NeoPT escreveu:
Olá @VAfG

 

Diria tratar-se de uma infeliz coincidência. Um bom começo será verificar as pilhas e os contactos onde elas encaixam no comando...

 

Atentamente 

Assim que volto a ligar o cabo na box, fica tudo normal.

 

Será que tenho que obedecer a alguma ordem de ligação das fichas rj45 no switch?
Reputação 5
Não estando o problema no comando, só pode estar na box. Não é evidente qualquer relação imediata com o problema apresentado neste tópico, nem acredito que econtre neste ou em qualquer fórum, uma solução. Apenas o serviço de IPTV deveria ser afectado, não as funçoes mais básicas da box. A unica coisa que me lembro que pudesse surtir um efeito similar, seria um conflito de endereços IP, mas muito remotamente e, não parece ser o caso.


 


O que acontece se ligar apenas o switch (com as outras portas desocupadas) e a MEO box no router MEO, ambos directamente?


 


Atentamente,

Responder