Solução: Congelamento da box de TV com AP's ou switches ligados ao router MEO

  • 1 March 2015
  • 70 respostas
  • 29774 visualizações

Reputação 6
Crachá +10
  • Dinamizador Sénior
  • 1095 respostas
  


Com certeza, muitos contribuidores do MEO Fórum já se confrontaram com este problema e, percorreram a internet, de lés a lés, à procura de uma solução. Muitos já tentaram inclusive, substituir os seus aparelhos ou acumular outros (switches, AP's, etc) e ainda, métodos alternativos de ligação entre os mesmos, desesperando para que algo resulte.



Por isso, investiguei durante alguns dias, o "congelamento" das boxes de TV e, o que, pudesse estar em causa. Deparei-me com várias possibilidades. Todas elas estão relacionadas directamente, com o uso do protocolo IGMP (Internet Group Management Protocol), que gere os grupos de multicasting e do qual depende o funcionamento regular, do serviço de IPTV da MEO e, com a forma como foi configurado o router MEO, originalmente. De seguida, apresento uma solução plausivel e testada, para cada uma delas, tentando ao máximo deixar de parte, para já, os conceitos técnicos que as explicam.



Nota: dada a existencia de multiplos aparelhos (routers, repetidores, AP's, switches, etc), de multiplas marcas, com bastantes divergencias ao nivel do desenvolvimento do seu firmware e, dada a natureza "closed source" desse trabalho, para alem da escassez de informação disponinvel nas especificações ou manuais de utilizador, é impossivel determinar qual a implementação exacta do protocolo IGMP em todos eles, e se, essa implementação está correcta e de acordo com as normas standard (ex: http://www.rfc-editor.org/info/rfc2236, http://www.rfc-editor.org/info/rfc3376 ). Portanto não posso garantir o sucesso das soluções que vos apresento, em todo o caso, e, este post será, muito provavelmente, alvo de várias modificações oportunas, a qualquer momento.



Nota 2: poderá ser necessário um acesso com privilégios de "rootuser" ao router MEO, para o mesmo permitir aplicar a solução, podendo esta não ser viável para quem tem o firmware 10.2.1.L - Acompanhem aqui a discussão sobre este tema; http://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/Como-criar-um-RootUser-para-aceder-a-telnet-no-firmware-10-2-1-D/td-p/23325/page/11



ATENÇÃO: presentemente, estas soluções, apenas são aplicáveis para quem está a ligar Access Points, ao router MEO, segundo a Topologia 1 do seguinte tutorial: http://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/Tutorial-Ligar-Access-Point-s-ao-router-da-MEO-Boas-pr%C3%A1ticas-e/m-p/33907#U33907
Outras configurações/topologias ainda não foram testadas!


 


NÃO DEVEM TENTAR NADA NO ROUTER MEO, QUE NÃO ESTEJA AQUI EXPLICADO NESTE POST E, SOBRETUDO, SE NÃO TIVEREM A MINIMA NOÇÃO DO QUE ESTÃO A FAZER. Entreguem o serviço a quem se prove competente, sempre!!!


   


 


Situação 1 - O serviço IGMP Snooping, tambem conhecido por "multicast filter", está desactivado no Access Point. A Box de TV pára, depois da imagem do canal (em directo), exibir normalmente por alguns segundos.


 


Pode não ser usual, mas em alguns aparelhos é possivel desactivar/activar este serviço. A não filtragem das mensagens de IGMP (query/membership), quando esta é requerida, pode causar falha na sua entrega e, posterior congestionamento da LAN, pois o proxy IGMP do router MEO está em modo "Exclusão" e, o stream IPTV será enviado para todos os dispositivos da rede que não o recusam, wm simultaneo, desnecessariamente, caso o AP não disponha do mais recente IGMPv3, com filtro SSM. O AP neste caso, não fica registado como um "snooper" e, é automáticamente elegido, o "querier" principal, por ser o "router" da rede com o endereço IP mais baixo (192.168.1.1), causando a falha, ou congelamento do serviço de TV. Segue-se um exemplo de como activar o IGMP Snooping no AP:



Solução 1; abram o vosso browser de Internet preferido em, 192.168.1.1 (ou o endereço que lhe tenham atribuido na configuração). Deverão agora visualizar o menu principal de configuração do AP. Procurem nos menus adjacentes, normalmente, nas definições avançadas da rede de área local (LAN), ou IPTV, ou até na Segurança/Firewall existe um parâmetro, tipicamente designado por IGMP Snooping, podendo ter outros nomes como, Multicast Filtering, Multicast Forwarding, etc... Este parâmetro deve ser activado, como exemplificado nas seguintes imagens.


 


 




 
Apliquem as alterações à configuração do vosso AP, salvando-as. A box deverá retomar a imagem do canal, após um minuto ou dois. Se não retomar, tentem mudar para outro canal e aguardem mais uns segundos. Se o anterior não surtir efeito, sugiro ainda que acedam por telnet ao router MEO, e abram a linha de comandos, digitando "telnet 192.168.1.254", seguido da tecla 'Enter' (user e password de rootuser) e depois, introduzam o comando:


 


code:
igmp proxy config state=disabled

 
Aguardem, aproximadamente um minuto e, introduzam:


 


code:
igmp proxy config state=enabled
saveall
exit

  


Se nada disto resultar. Tentem por fim, desligar da rede electrica, todos os dispositivos (reiniciando-os), incluindo o router MEO e, voltem a ligá-los. Se, depois de tentarem tudo isto, o problema se mantiver ou, se não encontraram um parametro verdadeiramente equivalente ao IGMP Snooping, é porque não era esta a solução correcta para o problema e devem tentar a próxima.


 


Situação 2 - O serviço IGMP Snooping está, aparentemente, activo no Access Point e, nele, tudo o resto está correctamente configurado, mas por razões não tangiveis, a Box de TV pára, depois de exibir normalmente a imagem do canal (em directo), por alguns segundos.


 


Isto pode ser provocado por um sem numero de razões, entre elas, a má implementação do protocolo IGMP no Access Point. Neste caso, o router MEO pára de enviar "queries" ao AP. O router MEO, por sua vez, não recebe mais relatórios dos membros do grupo de multicast e, ao fim de algum tempo, remove o grupo, causando a quebra no serviço de TV. A solução para isto, passa por forçar o router MEO (o suposto "querier") a transpôr para o AP, nas mensagens de consulta (query), os dados relativos ao grupo local de multicasting. De seguida explico como proceder:


 


Solução 2; abram a linha de comandos, digitando "telnet 192.168.1.254", seguido da tecla 'Enter' (user e password de rootuser) e, introduzam os comandos;


 


code:
igmp proxy config state=disabled
igmp proxy config localgroup=enabled
igmp proxy config state=enabled
saveall

 


A box deverá retomar a imagem do canal, após um minuto ou dois. Se não retomar, tentem mudar para outro canal e aguardem mais uns segundos. sugiro ainda que desliguem da rede electrica, todos os dispositivos (reiniciando-os), incluindo o router MEO e, voltem a ligá-los. Se, depois de tentarem tudo isto, o problema persistir, é porque não era esta a solução correcta para o problema e, devem tentar a próxima, mas não antes de repor a configuração do proxy IGMP, no router MEO, com os seguintes comandos:


 


code:
igmp proxy config state=disabled
igmp proxy config localgroup=disabled
igmp proxy config state=enabled
saveall
exit

 
Situação 3 - O Access Point, tem tambem um proxy IGMP activo e/ou não apresenta qualquer parametro disponivel de configuração do IGMP, ou o protocolo nele implementado é de uma versão inferior ao IGMPv3. a Box de TV pára, quase de imediato, ou nunca chega a exibir a imagem do canal (em directo).


 


Esta, acredito, ser a situação mais frequente. Ora, segundo o estabelecido já no antigo protocolo IGMPv2, qualquer router adicional na rede é automáticamente elegido o "querier" principal, se o seu endereço IP for o mais baixo da subnet. Como o router MEO tem, por defeito, o endereço IP - 192.168.1.254 - ou seja, o mais alto da pool de endereços da subnet, qualquer router que se adicione à LAN, terá forcosamente de ter um IP mais baixo que o do router MEO, o que leva à consequente e inevitável, eleição do novo router como o "querier" principal e, à falha do serviço de TV na Box, assim que a mesma é ligada. Para contornar este problema, basta forçar o proxy IGMP do router MEO, a verificar um "alerta" de IP de router, no conteudo dos relatórios de IGMP, partindo do principio que o AP (o snooper) os envia, contendo esse alerta. Eis como:


 


Solução 3; abram a linha de comandos, digitando "telnet 192.168.1.254", seguido da tecla 'Enter' (user e password de rootuser) e, introduzam os comandos;


 


code:
igmp proxy config state=disabled
igmp proxy config requirera=enabled
igmp proxy config state=enabled
saveall

  


A box deverá retomar a imagem do canal, após um minuto ou dois. Se não retomar, tentem mudar para outro canal e aguardem mais uns segundos. sugiro ainda que desliguem da rede electrica, todos os dispositivos (reiniciando-os), incluindo o router MEO e, voltem a ligá-los. Se, depois de tentarem tudo isto, o problema persistir, é porque não era esta a solução correcta para o problema e, devem repor a configuração do proxy IGMP, no router MEO, com os comandos:


 


code:
igmp proxy config state=disabled
igmp proxy config requirera=disabled
igmp proxy config state=enabled
saveall

 


 


Não tive ainda toda a disponibilidade que queria para conduzir mais testes, nem sei se voltarei a ter tão cedo. No entanto convido os mais ousados a questionarem estas soluções, estudando possiveis tweaks ao IGMP, com a documentação disponivel e, a testarem vós próprios (embora com a devida cautela) em vossas casas, novas e melhores soluções que as expostas aqui, por mim.


 


Atentamente,

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

70 respostas

Reputação 6
Crachá +10

Olá @@tes


 


Gostava de ter uma resposta absoluta para lhe dar, mas é muito dificil dizer que algo é mais adequado... Eu tenho me safado com modelos de router da marca Asus série WL com firmware dd-WRT e, alguns da série RT com firmware original, Acredito que a TP-Link tambem não seja má, a este nivel... Switches simples, de 5 ou 8 portas, tudo funcionará teoricamente, desde que não tenham gestão...


O "truque" da mudança de IP, sim teoricamente, funcionará desde que haja uma correcta implementação dos protocolos (poucas asneiras na programação) e, isto é muito importanteo mapeamento da vossa rede seja de repetição de sinais, entre nós, e não de rotas sobre IP!


 


Atentamente,

 

Olá @NeoPT ,

Consegues dizer-me os modelos dos routers Asus, da série RT e com firmware original, que usaste sem problemas?

Obrigado.

 

Olã @kintas_ 

 

Os modelos RT-N10 e RT-N12E foram testados por mim proprio há cerca de 6 anos. Os testes foram registados no seguirnte post do tópico: Tutorial: Ligar Access Point's ao router da MEO - Boas práticas e figuras exemplo | MEO Fórum

 

Muito tempo se passou desde então e deixei de acompanhar o serviço MEO. Não há forma de garantir que tudo funcione como antes e se obtenha os mesmos resultados. No entanto, penso que a esta altura, já houve bastante oportunidade para iniciativa de ambas as partes, fabricantes e operadora, para resolver de vez este problema.

Este tópico já está oficialmente morto há algum tempo. A MEO, através da sua equipa técnica assegurou -se que, o acesso root ao router MEO ficaria, permanentemente bloqueado a “sete chaves”. Desta forna, tornou-se praticamente impossível por em prática algumas das soluções propostas por este tópico, por menos invasivas e simples que fossem.

A informação contida neste tópico poderá, no entanto, ainda ajudar algumas pessoas, de alguma forma.

 

Atentamente, 

Crachá

Olá @@tes


 


Gostava de ter uma resposta absoluta para lhe dar, mas é muito dificil dizer que algo é mais adequado... Eu tenho me safado com modelos de router da marca Asus série WL com firmware dd-WRT e, alguns da série RT com firmware original, Acredito que a TP-Link tambem não seja má, a este nivel... Switches simples, de 5 ou 8 portas, tudo funcionará teoricamente, desde que não tenham gestão...


O "truque" da mudança de IP, sim teoricamente, funcionará desde que haja uma correcta implementação dos protocolos (poucas asneiras na programação) e, isto é muito importanteo mapeamento da vossa rede seja de repetição de sinais, entre nós, e não de rotas sobre IP!


 


Atentamente,

 

Olá @NeoPT ,

Consegues dizer-me os modelos dos routers Asus, da série RT e com firmware original, que usaste sem problemas?

Obrigado.

 

Problema semelhante, freeze da box qd em 'directo', sem freeze se em indirecto (puxar uns segundos para trás)

 

Solução usada: desligar e voltar a ligar box que passa de fibra optica para ethernet, a que depois liga ao router

Viva,

no meu caso uso um router Asus a substituir o da Meo mas desde há 2 semanas para cá que a rede wireless 2.4GHZ nao funciona quando a TV está ligada.

Se desligo a TV a rede 2.4GHZ funciona, se estiver ligada não funciona. No entao a rede 5GHZ funciona sempre!!!

 

Alguem com este problema? 
Bom dia NeoPT,

 

Eu tenho um Router TP-Link Archer C3150. Ele dá para configurar o modo em Router ou em Access Point. No modo Router liguei o IGMP Snooping e desliguei tudo o resto (DHCP Server, Firewall, NAT...) e a televisão funciona bem. O problema é que certos aparelhos WiFi (exemplo... Samsung Galaxy S7) demoram, às vezes, minutos a adquirir IP.

 

Se eu colocar em modo Access Point, os problemas WiFi desaparecem, mas deixa de existir a opção para ligar/desligar o IGMP Snooping.

 

Anteontem coloquei em modo Access Point e a televisão funcionou. Deixei assim. O problema é que ontem deixei de ter televisão. A televisão começou a ter cortes e depois a porta LAN onde estava ligada a Box de gravação deixou de funcionar, ficando somente as restantes 3 portas operacionais. Amanhã virá uma equipa para substituir o Router porque não o conseguiram arranjar remotamente.

 

O que terá acontecido? Será que houve um aumento brutal de pacotes e esse aumento deu cabo da porta LAN? Ou foi uma mera coicidência?

Tenho a certeza que no modo Router desliguei tudo o que era desnecessário, mas o wireless não é perfeito.

Estarei a fazer alguma coisa mal? Estarei a esquecer-me de algum coisa?

Se tiver algum ideia agradeço.

 

Obrigado pelo tempo dispensado.
Reputação 6
Crachá +10
fergoncalves escreveu:

Caro @pafaf@tes podem dar tb uma sugestão.



 


Gratos,



Bem, vejo que estamos a acelerar o passo e a tropeçar sucessivamente...


Tem a certeza que leu com a devida atenção?


 


Ora, afinal o qiue pretende? Configurar um segundo gateway de dentro da LAN existente, é isso?


É certo, que o resultado poderia ser tudo menos bom. Daí a velocidade mal indicada e os outros comportamentos atipicos.


 


Já tinha dito que acho que, um switch não resolve o problema, se mantiver ligado à mesma, na LAN o dispositivo (router) que faz interromper a TV. Apenas consegue resolver removendo esse router, ou, corrigindo a configuração.


 


Eu não lhe aconselhei alguns posts atrás, a experimentar outro procedimento em vez da troca de IP (que no seu caso não era viável tendo em conta a configuração existente)?


 


E, já que estava decidido a fazer a troca de IP's, realizou as devidas modificações no seu router adicional para o que o mesmo funcione em modo AP, ou seja, como um Acess Point (switch com gestão)?


 


MODO AP em qualquer router <=> DHCP Desactivado, NAT (todos parametros) Desactivado, Firewall (tudo desactivado), etc...


 


Convem adquirir algumas noções básicas de redes e protocolo IP, ou consultar alguns tutoriais, antes de começar a mexer no que quer que seja.


 


É normal que começem a ficar mais confusos. A confusão, habitualmente, gera ainda mais confusão.


 


Se possuem acesso rootuser ao router MEO, cuidado com as modificações à configuração do mesmo!!! Muitas delas, fazem mais mal do que bem, especialmente quando na incerteza do resultado!


 


Repito: o melhor que tem a fazer é recomeçar do zero e, simplificar. Se está com vontade de mudar a sua rede e usar o segundo router como um AP, sugiro que siga os passos do Tutorial: Ligar Access Point's ao router da MEO, paa o orientar nesse aspecto.


 


Eu gostava de poder responder-vos mais rapidamente e, detalhadamente, aos posts mas não tenho de momento essa possibilidade. Dado que, tambem conto com toda a comunidade do MEO Fórum para se entreajudar.


 


Atentamente,
Crachá +1
@@pafaf, @@tes,
Fiz factory reset e já tenho 200/100. Tinha entrado como rootuser ao router e alterei os valores de IGMP para enabled.
Vou ter mesmo de comprar um switch tplink para ver se resolvo este tema que já está a dar cabo de mim. A solução que penso usar é ligar o switchefe direto ao router meo, logo daí inabilitar o IGMP, logo ligar a box, a tv, a consola, e o router Belkin.
Veremos,
desliga o router do ONT, reinicia o ONT,  liga lá o pc diretamente, e faz o teste de velocidade. 
Hmmm, deves ter mudado alguma configuração, não? Tambem não possa ver o que... Dá uma revisão nas configurações do router, pode ser que te lembres de ter mudado alguma coisa?


Na pior das hipoteses queixa-te no Apoio ao Cliente. Pode ser que eles te resolvam isso remotamente. 
Crachá +1
Cabo ligado diretamente ao router meo: 100/100. antes dava 200/100.
Estou confuso, sorry :)


Vamos tentar fazer troubleshooting desde o incio, somente com interesse na velocidade. a TV fica para depois, se ela tem bloqueios pode ser que esteja haver ai loops de "pacotada".


Desliga todos os cabos de rede (excepto o WAN) do router Meo.


Se ligares unicamente um cabo de rede ao Router Meo ao teu pc que velocidade tens? 200? Siga para a frente. 


Assumindo que tens o IP do router Meo 192.168.1.254, mete um IP qualquer na mesma rede no Belkin, por exemplo 192.168.1.253


Desliga o DHCP no router Belkin e desliga todos os outros cabos de rede dos outros equipamentos. 


Se ligares o cabo de rede ao belkin ao teu pc que velocidade tens?
Crachá +1
 @@tes@@pafaf,


 


Disse isto pois antes de fazer estas mudanças tinha as velocidades antes mencionadas (200/100), agora tenho 100/100. :(


 
Crachá +1
@@pafaf,


A configuraçao atual que tenho é:


Numa divisao (onde sali a fibra otica) ONT ligado e o lado o router MEO (TG789).


Noutra divisao e com um cabo direto desde o router TG789 ao router BELKIN (modelo Play/Max. gigabit 1 wan + 4 lan). Desde este equipamento, sai um cabo ligado ao TV, consola e BOX MEO. Mas acontece o problema de congelar a imagem.


Ao retirar o cabo LAN do router BELKIN e coloca-lo directamente na BOX MEO fica tudo sem problemas, mas deixo de ter wifi, e rede nos restantes equipamentos.


What's netx? Ja tou a ficar meio marado...


Obg 
o mais certo é o belkin nao ter cpacidade de processamento, qual o modelo do belkin. ja viste se ha udate firmware?
fergoncalves o unico sintoma é a redução de velocidade de 200 para 100? Não haverá outras?


Ligas por cabo ao Router Meo e tens 200Mbps e se ligas por cabo ao Belkin tens 100, é isso? 


Não estou a ver o que possa ser senão a tua ligação de rede não ser gigabit.


Como disse o pafaf ve se não tens nenhum serviço (como o DHCP) no Belkin a criar conflito. 
esta solução de colocar o ip do thomsom em 1.1. nunca a testei. prefifo soluções em que nao tenha que mexer no router MEO. assim naotenho que me preocupar com qualquer alteração/reset   por parte da MEO. inclusive todos os NATS  são geridos por um NAS Via UPNP. 


a solução que tenho  é um switch tplink (com gestao com IGMP Snooping para gerir multicast trafego) , a distribuir sinal para os quartos da casa, e ai estão AP/Router com firmware openWRT .


Nao sei bem como te ajudar.


com o belkin  com configurado na rede 192.168.2.1, e a 2nd box e o cabo que vem do router ligados nas portas LAN, ja testaste assim. 


tens de desativar o DHCP server no belkin para nao atribuir IP. 


o que vai acontecer é o belkin apenas fica a servir de swich nas portas LAN e AP Wifi.  para poder acede-lo  novamente , se necessario, configura um no pc na gama 192.168.2.x e acedes.


 


como o belkin esta numa rede ip diferente, em principio o multicast nao ha de ser problema.
Crachá +1
@@pafaf,


Esta a ser testada via cabo, o belkin é gigabit, o curioso é que qdo estou ao lado do router meo a velocidade via wifi é de 200/100, que é a que tinha inicialmente.
Crachá +1
Caro @@NeoPT


Agora foi que li com atenção a resposta. Quando falo do endereço IP 192.168.2.1, corresponde ao endereço para entrar na configuração do router BELKIN, julgo que todos os equipamentos desta marca vêm com este endereço para poder entrar e serem configurados. Ao entrar, consegui alterar o IP para o sugerido (129.168.1.254) e o router MEO TG789vn V2, para o IP 192.168.1.1.


Ao fazer isto, e ligar os equipamentos, todos eles ficaram a tentar receber/transmitir algum dado, mas sem resultados (antes tinha wifi, agora nem por isso), logo ao repor os respectivos endereços, as velocidades ligadas por cabo (cat6) passaam de 200/100 a 100/100 😞.


 


Devo fazer mais alguma coisa? será de por não ser um switch ou AP estas opções não servem? resolveria o assunto colocando um swtich, e dai repartir a rede como desejado?


 


Gostaria de saber se @@pafaf@@Rebelo@@tes podem dar tb uma sugestão.



 


Gratos,
Muito obrigado NeoPT e pafaf. Valioso feedback. 🙂
Eu tenho me safado , com tp-links com Firmware OpenWRT.  
Reputação 6
Crachá +10
tes escreveu:

Ola a todos.


Pegando neste tópico e numa dúvida que tenho, aconselham algum AP/router para ligar entre o router MEO e a tv box? Por facilidade de instalação ou por especificação técnica (sobre o IGMP)?


Ou com o “truque” de troca de IP’s (192.168.1.1 router meo e 192.168.1.254 AP) na teoria todos deverão evitar o congelamento de imagem na TV?


Muito obrigado a todos.



Olá @@tes


 


Gostava de ter uma resposta absoluta para lhe dar, mas é muito dificil dizer que algo é mais adequado... Eu tenho me safado com modelos de router da marca Asus série WL com firmware dd-WRT e, alguns da série RT com firmware original, Acredito que a TP-Link tambem não seja má, a este nivel... Switches simples, de 5 ou 8 portas, tudo funcionará teoricamente, desde que não tenham gestão...


O "truque" da mudança de IP, sim teoricamente, funcionará desde que haja uma correcta implementação dos protocolos (poucas asneiras na programação) e, isto é muito importanteo mapeamento da vossa rede seja de repetição de sinais, entre nós, e não de rotas sobre IP!


 


Atentamente,
tas a testar a velocidade como? wifi, ou cabo? o belkin é gigabit ? enfim a redução de velocidade pode ser de muita coisa.
Reputação 6
Crachá +10
fergoncalves escreveu:
Bom dia @NeoPT,
Quer isto dizer que tudo o que falamos funcionaria com un data switch, e daí ligar a meobox e o router para poder ter WiFi nessa divisão da casa? Julgava q o router conseguia "repartir" a sinal q vem desde o router MEO ligando a box a este dispositivo, assim como os outros periféricos (consola, smart TV, sound system).
Uma das coisas q me chamou a atenção é q de fábrica o endereço IP do router é 192.168.2.1 (marca belkin) e o router MEO é 192.168.1.254.
Agora fiquei com velocidades inferiores (via cabo) das q tinha inicialmente.
Continuarei sem desistir. -por enquanto-
Agradeço seus comentários sobre o tema.
Cumprimentos,

Não, provavelmente não resolveria. O problena está em conectar algo mais, com gestão de protocolos e rotas, propagadamente à rede original. Segundo as normas estabelecidas, na teoria, o router MEO tem de ser o unico a gerir o protocolo IGMP ou, então o novo router adicional, mas aí, o resultado já depende muito do que tiver sido implementado (programado) no firmware dele. Apenas um deles, nunca ambos. Por esta razão é que existem estas falhas e, no seu caso é preferivel manter o router MEO como está. Está explicado, de grosso modo, no post inicial...


 


Não entendo o que está a tentar fazer. Porque diz que a velocidade reduziu?


O router sim, vem com esse endereço de fábrica, mas não significa que seja obrigatório mante-lo. Um router pode se configurar como um AP, se assim o desejar. Mas não vamos por aí, para já, certo?


 


O que tem a fazer, para já, é manter tudo configurado "como tinha" antes e, desactivar o proxy IGMP ou, todos os parametros IGMP excepto os que tenham Snooping ou, "Filter(ing)" na descrição, no router adicional...


 


Atentamente,
Ola a todos.


Pegando neste tópico e numa dúvida que tenho, aconselham algum AP/router para ligar entre o router MEO e a tv box? Por facilidade de instalação ou por especificação técnica (sobre o IGMP)?


Ou com o “truque” de troca de IP’s (192.168.1.1 router meo e 192.168.1.254 AP) na teoria todos deverão evitar o congelamento de imagem na TV?


Muito obrigado a todos.
Crachá +1
Bom dia @@NeoPT,
Quer isto dizer que tudo o que falamos funcionaria com un data switch, e daí ligar a meobox e o router para poder ter WiFi nessa divisão da casa? Julgava q o router conseguia "repartir" a sinal q vem desde o router MEO ligando a box a este dispositivo, assim como os outros periféricos (consola, smart TV, sound system).
Uma das coisas q me chamou a atenção é q de fábrica o endereço IP do router é 192.168.2.1 (marca belkin) e o router MEO é 192.168.1.254.
Agora fiquei com velocidades inferiores (via cabo) das q tinha inicialmente.
Continuarei sem desistir. -por enquanto-
Agradeço seus comentários sobre o tema.
Cumprimentos,