EM DESTAQUE Tutorial

Como melhorar o seu sinal de WiFi

  • 30 Abril 2020
  • 3 respostas
  • 430 visualizações

Reputação 7
Crachá +20

O WiFi é uma tecnologia sem fios que permite que os aparelhos comuniquem entre si. A ligação à internet é feita sem fios, entre um router e os equipamentos, usando ondas eletromagnéticas com frequências específicas (2,4GHz ou 5 GHz). Logo as barreiras físicas podem impedir a passagem do sinal.

 

Como podemos melhorar o sinal de WiFi?

  1. Posicionar melhor o router
    • Coloque o seu router num local central da casa;
    • Coloque-o numa área aberta, longe de outros aparelhos eletrónicos (como micro-ondas) e bem visível;
    • Coloque-o o mais alto que conseguir, no topo de um móvel, por exemplo
  2. Mudar a frequência do sinal
    • A frequência normal utilizada pelos routers é de 2,4 GHz, mas esta é também a frequência utilizada por grande parte dos equipamentos eletrónicos (telefones sem fios; micro-ondas; dispositivos bluetooth e outros dispositivos sem fios), mudar para a frequência 5 GHz pode melhorar a qualidade do seu sinal de WiFi
    • Siga as nossas indicações para mudar a frequência do sinal de WiFi.
  3. Usar um canal menos populado (com menos redes ligadas)
    • Os routers modernos já fazem a gestão de canais automaticamente, escolhendo aquele que tiver menos pessoas ligadas. Para isso basta forçar a procura de um canal menos populado, desligando e ligando o router.
    • Pode também seguir as nossas indicações para mudar o canal do WiFi.
  4. Por último, verifique se tem a sua rede WiFi protegida com Password, evitando que várias pessoas consigam aceder à sua rede, resultando num maior congestionamento da sua rede e consequente diminuição de sinal. Pode verificar e mudar a sua PW do WiFi diretamente no menu da box MEO (Menu > Cliente > Internet Fixa) ou acedendo à sua área de cliente my MEO (Os meus produtos > Internet > Sem fios em casa).

 

 


3 respostas

Boa tarde

 

não consigo mudar a frequência do sinal porque não consigo aceder a 

 http://192.168.1.254 

 

(mensagem Access Error: 500 -- Internal Server Error)

 

há alguma forma alternativa?

 

obrigado

 

Crachá

Boa tarde

 

não consigo mudar a frequência do sinal porque não consigo aceder a 

 http://192.168.1.254 

 

(mensagem Access Error: 500 -- Internal Server Error)

 

há alguma forma alternativa?

 

obrigado

 


Fazer reset ao router. Já me aconteceu o mesmo e essa foi a melhor opção. :sunglasses:

A verdade é que o V. router está sempre a desligar a rede 5G. Há forma de rsolver isso?

Responder