Conheça os obtáculos e as interferências mais comuns na ligação WiFi em casa

  • 14 October 2021
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​Os obstáculos têm impacto na qualidade do sinal WiFi em sua casa. Idealmente, o router não deve estar num canto, perto do chão ou do teto, dentro de um armário nem atrás de outros objetos.

Outros objetos como espelhos, azulejos, paredes e pisos (espessura e qualidade da construção), assim como o material utilizado na construção também têm impacto.
 

Recomendações para melhorar:

Se o seu router estiver numa destas situações e tiver possibilidade de o alterar de local, mesmo que apenas ligeiramente, sugerimos que o faça e de seguida verifique se o sinal da sua ligação WiFi melhorou.

Se o seu router tiver antena, aponte a antena para uma direção diferente para ver se melhora o sinal.

Caso não tenha possibilidade de diminuir o impacto dos obstáculos à qualidade do sinal WiFi pode, em alternativa, adicionar um repetidor WiFi à sua rede. Estes dispositivos retransmitem o sinal do seu router de forma a melhorar a qualidade de ligação em locais da casa mais afastados do router.

Pode também tentar alterar o seu canal WiFi para eliminar, ou pelo menos diminuir, o impacto da interferência de outras redes WiFi.

 

Passos para alterar a configuração do seu canal de ligação ao WiFi:

A gestão do seu canal WiFi pode ser feita através da página de configuração do seu router em https://192.168.1.254 ou diretamente na app MEO Smart Wifi se tiver um router Fibergateway (modelo GR241AG)​.

Dados de acesso: Nome de utilizador: meo; password: meo​

Ou em alternativa: Nome de utilizador: Administrator ; password: 3!play

  • Na Rede doméstica, na área WiFi selecione a rede 2.4GHz
  • No lado direito do ecrã, clique em Configurar
  • Na Seleção de canal escolha a opção Manual
  • Escolha o número do canal pretendido em Canal. Clique em Aplicar
  • Se o canal que escolheu não funcionar, volte a colocar a Seleção de canal em Automático e reinicie o router.

As principais interferências podem ser:​​​

Equipamentos elétricos: Se o seu router trabalha na banda 2.4Ghz, é muito provável que os seguintes equipamentos elétricos como Micro-ondas, Telefones sem fios, colunas sem fios, monitores de bebés, comandos de garagem, monitores ou televisões, que também utilizam esta banda possam fazer interferências. Estes equipamentos elétricos irão interferir mais quanto mais próximos estiverem do router e quando estiverem em funcionamento. Caso o seu router tenha uma rede de 5GHz, é recomendável que a utilize sempre que possível​

 

Outras Redes WiFi vizinhas: Outras redes WiFi podem se sobrepor e afetarem-se mutuamente. ​Para perceber se estas redes estão a interferir na sua, recomendamos que contacte 16209 para que remotamente se consiga fazer um diagnóstico à sua rede.​

 

 


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