Redes WiFi em casa- 2,4Ghz / 5Ghz / MEO Smart WiFi

  • 15 October 2021
  • 4 respostas
  • 1005 visualizações

Reputação 7
Crachá +26

Nos acessos Fibra, dependendo do modelo do router, poderá ter uma destas configurações de redes WiFi privadas: ​
 

Rede WiFi 2,4GHz visível

Rede WiFi 2,4GHz e 5GHz visíveis (disponível nos routers TG789vac v2 e Fibergateway)

  • banda 2.4Ghz tem um alcance superior, sendo aconselhável a sua utilização quando está mais afastado do router.

  • banda de 5Ghz permite uma navegação mais rápida e com menos interferências mas tem alcance reduzido, pelo que permite uma melhor experiência de utilização perto do router. O acesso a esta banda depende também dos seus equipamentos (Smartphone, PC, tablet,…) porque nem todos possuem protocolos para se ligar a esta banda.​

MEO Smart WiFi (disponível apenas no Fibergateway, após ativação)

  • MEO Smart WiFi agrega as vantagens das redes 2,4 e 5GHz numa única rede inteligente, com um único nome e password.
    Deixa de ser necessário escolher a rede WiFi uma vez que o Fibergateway gere de modo automático qual a melhor banda (2,4GHz ou 5GHz) para cada dispositivo, assegurando sempre a melhor cobertura e a melhor velocidade a cada momento

4 respostas

Reputação 2
Crachá +2

Boa tarde

 

Preciso de desativar o MEO Smart WiFi que está ativo no meu Fibergateway…. nao me permite desativar essa opçao, e preciso pois desde que fiz upgrade para fibra um robot de limpeza nao tem a mesma funcionalidade, e decerto é por isso uma vez que apenas funciona com 2.4k

Como posso desativar e assim ter as duas redes independentes?

Ficando a aguardar

Cumprimentos

Antonio Gaspar

Reputação 7
Crachá +24

@AGSM 

Pelo apoio ao cliente 16200. 

Reputação 1
Crachá +2

De qualquer modo, o facto de ter activado o MEO SMART WIFI , as 2 redes (2,4 GHz e 5Ghz) continuam ambas a funiconar. Diria que, e neste caso, o “Robot de limpeza” mesmo que só funcionando na rede de 2,4GHz deve continuar a trabalhar com o esse “SSID unico” (mas na frequencia de 2,4GHz)  

Crachá

De vez em quando tenho um problema que parece estar relaccionado com este assunto. Por vezes não consigo comunicar com a minha impressora wifi. Ela consegue ligar-se au router nas duas frequências, bem como os telemóveis e o pc's. Com alguma frequência não consigo comunicar com ela a partir de alguns equipamentos enquanto que de outros tudo funciona. Aparentemente esta situação, penso dever-se-á a estarem em redes diferentes, o que não consigo verificar pois têm ambas o mesmo nome. Será que estou correcto? A estar como é que posso resolver a situação? 

Responder