Skip to main content
Pergunta

PROGRAMA MEO INCLUI

• December 1, 2025
  • 6 respostas
  • 68 visualizações

Forum|alt.badge.img

É legitimo que a MEO, sem qualquer aviso prévio, altere abusiva e posteriormente, para mais, o valor de um pacote renegociado, de boa fé, em loja, só porque o cliente tem direito ao desconto do Programa MEO Inclui isto é, que inflacionem unilateralmente o valor acordado do pacote em loja, para depois aplicarem o desconto referido e não haver, assim, em concreto,desconto nenhum?!
Já me desloquei duas vezes à loja em questão e os dois funcionários reafirmaram que o desconto deve ser feito sobre o valor acordado e fizeram as respetivas reclamações para quem de direito da empresa.
Um contrato é um acordo juridicamente vinculativo. As partes ficam legalmente obrigadas a cumprir os termos acordados.
É um tipo de negócio juridico que produz  efeitos legais , garantindo a segurança e o cumprimento do que foi acordado. 

É isto o Serviço MEO com responsabilidade social???

6 respostas

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá ​@JoséBacelar 

O Desconto de 30% do Pograma "MEO Inclui" incide sobre o Valor/Preço Base da Mensalidade do seu Pacote (Igualmente Mensionado no seu Contrato, tal como foi Contratado e Negociado), mas sem Qualquer dos Outros Descontos. Pois o Pograma Não é acumulável com outros Descontos e Campanhas.

Ou Seja, Infelizmente, então Por isso é Normal, após Receber o Desconto do Pograma que deixe de Ter Acesso aos Descontos que Tinha Acesso Inicialmente no seu Contrato (Negociado, e Contratado com a MEO). Passando a ser apenas o Valor Base, com o Desconto 30% do "MEO Inclui"

Saiba Mais Aqui >

Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Principiante
  • December 1, 2025

1 - O valor da mensalidade do Pacote que acordei em loja e que consta do contrato negociado é de 69,99 euros (sessenta e nove euros e noventa e nove cêntimos) e não 92,292 euros como me foi debitado.
2 - Não tenho mais descontos nenhuns nem campanhas.
3 - No site da MEO: “Programa MEO Incui” e depois, “Conhecer Pacotes”, o seu Valor Base publicitado é de € 70,99/mes. 
4 - Fazia algum sentido proporem-me, na loja, um pacote com uma diferença de menos de 2 (dois) euros?!
5 - Como já referi, os dois funcionários oportunamente contactados por mim, reiteram que a fatura de outubro e a de novembro estão erradas e fizeram, na altura das minhas duas idas à loja, a respetiva reclamação para quem de direito da MEO.

“PACTA SUNT SERVANDA”

Nota: Aguardo, por agora, resposta à reclamação apresentada na “Área do Cliente”; à Provedoria do cliente MEO; à ANACOM  e no Livro de Reclamações Eletronico.

Ricardo27
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • December 1, 2025

Veja na fatura que períodos estão a faturar. 

Devem estar a faturar um mês completo mais parte de outro, será? 

Em que dia fez o contrato?

Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Principiante
  • December 2, 2025

Aguardo pela reclamação que apresentei hoje no RAL, CENTROS DE ARBITRAGEM, Resolução Alternativa de Litígios de Consumo. 

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • December 3, 2025

Olá ​@JoséBacelar 

Aqui no Fórum somos apenas clientes.

Consegue responder às perguntas colocadas pelo ​@Ricardo27 ?

Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Principiante
  • December 3, 2025

Agradeço, desde já, a colaboração.

Claro que posso responder às perguntas do Ricardo mas, com todo o respeito, na minha modesta opinião, são absolutamente irrelevantes para este meu caso. 
Sou cliente há mais de 10 anos e à data da revisão do meu contrato, 16.09.2025, já usufruía do Programa Meo Inclui.

Como é óbvio, a fatura de outubro tem parcelas de setembro (16 a 30) e de outubro. Relativamente a setembro, feitas as contas, devolvem-me 1,882 euros! (Um euro e oitocentos e oitenta e dois cêntimos)! Quanto a outubro, a mensalidade que nela consta é de 91,291 euros!! Sobre este valor aplicaram o desconto de 30%, no valor de 27,087 euros, mais o de 1,00 euro, fatura eletronica. Total, 63,204 euros.

Na de novembro: mensalidade 92,292, sem o desconto dos 30%. Entretanto corrigiram e tenho recebido várias mensagens com a indicação de que o valor total que tenho agora em divida é de 63,22 euros!

O fundamental desta questão é o seguinte:

1-Acordei em loja um pacote de 69,99 euros, com a indicação inequívoca de que CONTINUARIA com o desconto de 30%, no que resultaria uma mensalidade de mais ou menos 50,00 euros. (Mas faria algum sentido proporem-me um novo tarifário para passar a pagar menos 1 ou 2 euros?!).

2-Nas 3 visitas à loja, os 2 funcionários que me atenderam reafirmam que as faturas estão erradas e que tem de ser aplicado o desconto sobre os 69,99 euros, QUE FOI O QUE EU, DE BOA FÉ, ACORDEI EM LOJA e remeteram as  respetivas reclamações internas, cujas referências eu possuo, para os serviços centrais.

3-Até à data não tive qualquer informação de que o valor que acordei em loja iria ter um aumento, nem informações complementares, nos termos da LEI.

Os contratos são para se cumprir. Um contrato é um acordo juridicamente vinculativo. As partes ficam legalmente obrigadas a cumprir os termos acordados e tem força de Lei para quem os celebra.

Se este entendimento, de poderem alterar as condições acordadas em loja, for generalizado, que garantia tem um cliente de que o aí acordado seja efetivamente aplicado aquando da faturação?...

Serviço Meo com responsabilidade social?!…

Aguardo também pela reclamação que apresentei oportunamente no Tribunal Arbitral de Consumo. 

NOTA. Estou a preparar carta para Provedor de Justiça, Deco, Portal da Queixa e SIC.