Resolvido

Fraca qualidade de imagem na Box Android 4K

  • 9 January 2022
  • 45 respostas
  • 7498 visualizações

Substitui a box antiquada da MEO que já tinha há alguns anos para a TVBox 4k Android e também colocaram o router Fibergateway. Notei enorme perda de qualidade na Sport-TV, aparecem por vezes pixéis na TV e algum lag na imagem. A qualidade parece não estar Full HD, coisa que não acontecia com a outra box. Pelo que li estas boxes estão mal configuradas, apesar de dar um incrível experiencia de televisão, estas pecam pela sua qualidade de imagem. Gostava de saber se têm o mesmo problema e como o resolver, só pedindo outra box não android?

icon

Solução por toninho 28 August 2022, 13:00

Ver original

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

45 respostas

Viva,

Notei a mesma coisa. Na Eleven Sports ainda é mais gritante. Compressão muito elevada.

Alguém pode confirmar que a qualidade da imagem na a box 4K sem ser Android é parecida ás box antigas.

Obrigado

Crachá

@RosaSantos por cá e pela maioria dos que têm essas box , funciona na perfeição, é uma questão de explorar as suas e pô-las a funcionar como deve ser.

Deixo lhe uma dica, não pode ter a imagem em 4k, nenhum canal emite com essa definição, experimente colocar em 1080p ou 1080i .

Nem devia ter deixado a dica, visto que já sabe .

Eu isso já fiz e não mudou nada.

Explicado por um responsável do apoio técnico: o sinal via aplicação MEO na box Android tem um bitrate inferior ao da box Sofia (com mais de 4 anos). A única solução é trocar por uma box Sofia… mas o apoio técnico não resolve. Tem de ser a gestão contratual. Falando com a gestão contratual, dizem que não resolvem, que tem de ser o apoio técnico. E por aí em diante...

No meu caso posso dizer que tinha uma box FullHD de 2010, com sinal a 1080, com a qual a minha LG OLED (que faz bom upscaling) tinha uma imagem excecional. Com a box Android actual, quer com sinal a 4k, quer com sinal a 1080, a imagem é uma vergonha.

A MEO tem perfeita noção do que se passa, mas assobia para o ar, e diz que tem que ver com as diferentes características dos equipamentos, isto é, que parece ser normal ter pior imagem com uma box 4k de 2022 do que com uma box FullHD de 2010.

Pura publicidade enganosa.

Crachá

@Trutafario “por cá e pela maioria dos que têm essas box , funciona na perfeição, é uma questão de explorar as suas e pô-las a funcionar como deve ser.”

Só se for na netflix, prime, disney plus, etc  (apps realmente concebidas para tal).

 

“Deixo lhe uma dica, não pode ter a imagem em 4k, nenhum canal emite com essa definição, experimente colocar em 1080p ou 1080i .”

Sei sim e em nada muda (na MeoBox 4k), quanto ás mi box s não sei nem quero saber porque

o objectivo é apenas usar em 4k.

Interessa ter em 4k pois a TV é 4k e maioritariamente uso Netflix, Disney plus e prime.

Pena a MEO app possuir imagem com atraso seja em 4k ou em FullHD, neste caso a box antiga FullHD era superior.

Percebo que seja pelo bitrate, mas sendo assim, quem terá sido o calhau que se lembrou de sugerir esta box juntamente com a meo app como produto para clientes meo?😅😂🤣

 

Alguém já resolveu este problema? 

Comprei uma televisão Oled com uma imagem espectacular na box antiga e depois da ligação com a Meo box android, perdi essa qualidade toda. 

Não faz sentido nenhum ter uma box cheia de funcionalidades, quando o melhor da experiencia de televisão, que é a imagem, não se verifica. 

Sinto-me enganado.

 

Reputação 4
Crachá +1

Eu também tive o mesmo problema com a fraca qualidade de imagem com a box Android 4K.

Nesse sentido, o que eu tive para resolver/solucionar foi reduzir a qualidade de imagem na respetiva Box para 1080p.

Eu sei que não é desta maneira que se resolve o problema, mas os serviços de apoio técnico também não conseguem resolver a qualidade dos 4K!

E mudando a resolução de 4K para 1080p, nota-se uma imagem mais fluída e limpa... Vai-se lá saber porquê!??

Enfim... É as boxes Android 4K que a MEO dispõe para os seus clientes!

Boas!

Percebi o mesmo por aqui.

Foi instalado hoje a nova box Android 4K em substituição a que já tinha.

 

A qualidade da imagem não me agradou. Baixa nitidez, pouco contraste e imagens com baixo brilho, sem vida!

 

Alguma solução para isso?

 

Ou só pedindo uma box antiga de volta?

Reputação 7
Crachá +23

já tive ambas em simutaneo, Android TV 4k e Apple TV 4k. Apesar de ter uma televisão antiga (não é 4k o max que dá é full HD - sony bravia modelo de 2009) a qualidade de imagem e nitidez é muito superior na Apple TV (apesar dos canais não serem emitidos em 4k). 

se for em tv 4k já não sei, pois não testei nem tenho alguma. Não obstante fico a pensar que alguns canais com a emissão em formatos baixos, a box android ao refazer a escala para 4k deve perder muita definição (na minha tv como referi não tenho essa percepção, mas deve ser mais, no meu caso, por causa da TV do que da box em si).

Chegaram a testar os outros modos de resolução TV versus box android? O apoio deu alguma orientação/resolução? 

Crachá

@pespecial por isso tenho as mi box , e também uma Sofia:) 

As mi box nada têm a ver com as box da MEO .

Tem sempre 15 dias para devolver caso não satisfaça, faça um teste se puder.

O 4k é a box que suporta , mas se nenhum canal emite em 4k não pode nunca estar em 4k , daí os arrastos , pixeis.

O 4k ainda anda mt longe da realidade, algumas séries Netflix, alguns vídeos YouTube.

Não tem nada que ver com isso, senão 1) a imagem com a box Sofia não seria melhor que a da Android e 2) configurando a Android para 1080 estaria o problema resolvido, o que não acontece, mantendo-se a qualidade de imagem igualmente má.

Imagens em movimento requerem bitrates superiores, e essa é uma das razões por que maior parte das pessoas se queixam mais de má imagem nas transmissões de jogos de futebol com estas boxes Android 4k.

De qualquer modo, eu renegociei um período de fidelização com a MEO, que para determinada mensalidade e descontos associados, pressupõe a disponibilização de equipamento que permita garantir um serviço de qualidade dentro dos pressupostos contratuais. Não é o que está a acontecer.

O equipamento disponibilizado pela MEO em 2022, novo e supostamente mais evoluído, proporciona uma qualidade de imagem inaceitavelmente inferior ao anterior equipamento... de 2010.

Reputação 1
Crachá +4

A imagem é sempre boa das 00h-8h quando não há congestionamento, isso significa que o problema são os servidores do meo.

Reputação 7
Crachá +24

@pespecial esta mau 🤦‍♂️

Definições-acerca de- atualização de sistema.

Veja se tem alguma pendente.

Crachá

@pespecial esta mau 🤦‍♂️

Definições-acerca de- atualização de sistema.

Veja se tem alguma pendente.

Não há nada pendente…

Apenas um produto mal concebido… e publicidade enganosa. A box Android não vale um caracol. 
A única pessoa do Apoio Técnico que me atendeu, e percebia efectivamente do assunto, compreendeu que o que eu relatava se devia a fraca qualidade do sinal, e recomendou que eu pedisse a troca para a box Sofia, que tem um bitrate superior ao sinal via app MEO da box Android. 
O problema é que a box Android tem oferta de mensalidade, mas a MEO quer cobrar mensalidade pela box Sofia!!! Isto depois de eu ter aceite o prolongar da fidelização, o que é no mínimo má-fé. 

Reputação 7
Crachá +24

@pespecial que não é boa eu sei , não tenho nenhuma, tenho 4 mas não são da MEO.

Uma última opinião, visto que é tão mau e todas as outras não surtiram efeitos.

Deligue o cabo de rede da box , e ligue a por Wi-Fi.

A partir daí, nada a dizer.

Insista pelo 16209 para resolver.

 

Crachá

@pespecial que não é boa eu sei , não tenho nenhuma, tenho 4 mas não são da MEO.

Uma última opinião, visto que é tão mau e todas as outras não surtiram efeitos.

Deligue o cabo de rede da box , e ligue a por Wi-Fi.

A partir daí, nada a dizer.

Insista pelo 16209 para resolver.

 

Ando há 3 semanas do apoio a cliente, para o apoio técnico, para a gestão de contratos.

Já passei horas ao telefone com pessoas que não percebem nada do assunto e que repetem à exaustão a mesma cassete. Agora querem mandar novamente para o apoio técnico.  
É uma palhaçada…

Reputação 7
Crachá +24

@pespecial  isso é uma situação para o apoio técnico (16209) ponto.

Mas se tiver disponibilidade e deixar de gastar as pestanas, gaste entre 50 a 60€ e compre uma mi box e arrume essa.

Tenho 4 , nenhuma da MEO 🤷‍♂️

Crachá

@pespecial  isso é uma situação para o apoio técnico (16209) ponto.

Mas se tiver disponibilidade e deixar de gastar as pestanas, gaste entre 50 a 60€ e compre uma mi box e arrume essa.

Tenho 4 , nenhuma da MEO 🤷‍♂️

@Trutafario , entendo a sua posição. Efectivamente a assistência MEO esta organizada de modo a “vencer pelo cansaço”. 

A única coisa que pretendo é que o equipamento disponibilizado pela MEO funcione nas condições previstas em contrato. Acontece que o sinal disponibilizado pela box Android 4K que tenho em casa não tem qualidade de imagem FullHD, quanto mais 4K. 
É pura publicidade enganosa. 

Crachá

Acabei de testar com a xiaomi mi s e a qualidade da imagem é superior.

 

Troquei a box antiga pela androi( como renegociação) e a nitidez e cores são inferiores.

Não faz sentido nenhum. Já alguém teve alguma resposta da meo ou conseguem fazer algum tweek para melhorar?

Instalei fibra com router meo fibergatway 5g e tv box Android 4k há cerca de 1 ano. Enquanto tinha um lcd Sony Bravia de 2008, tudo estava bem... agora com um lcd LG Neo QLed de 2022, a imagem está horrivel, principalmente noto isso na SIC. Contudo no Disney + e no SkyShowTime, a imagem corresponde... pelo que vejo aqui no Fórum, a meo anda a enganar os clientes ao "oferecer" gato por lebre... vergonha! Resta-me abrir a época de reclamações na página de cliente, pois não tenho paciência a ligar para apoio telefónico quando do outro lado ninguém me vai compreender...

@pespecial lg , mi box impec.

Problema finalmente resolvido.

Trocada finalmente a box Android pela box Sofia.

Quem diz que a imagem é a mesma coisa não tem a mínima noção. A imagem da box Sofia é nítida, limpa, fluida, com muito menos compressão, com bom contraste e boas cores. O que mais uma vez foi também confirmado pelos técnicos: entre a Sofia e a Android é confundir a Estrada da Beira com a beira da estrada.

A box Android pode fazer sentido para a malta mais nova, e para ter algumas das apps. Pessoalmente tudo o que tenho de streaming faço-o através do televisor. A box para mim serve para ver televisão e para fazer gravações, e alguns filmes do MEO videoclube.

A box Android apoia-se em servidores Android, usados há pouco tempo, provavelmente ainda com pouca capacidade de resposta, e o sinal é transmitido via uma app da MEO que não é mais que um emulador.

A box Sofia apoia-se em servidores IPTV, já usados há vários anos, com os quais a MEO tem capacidade de resposta. Imagino que no futuro a MEO venha a migrar tudo para o novo sistema, quando conseguir ter boa qualidade. De momento a imagem por IPTV continua a ser incomparavelmente melhor.

Uma nota final extremamente negativa para os serviços da MEO por atendimento telefónico. Foi preciso 1 mês para resolver este problema. Um problema que é do conhecimento da MEO. É vergonhoso que se faça um cliente perder horas ao telefone, durante dias a fio, desgastando a imagem de uma empresa. Passando do Apoio a Cliente para o Apoio Técnico, para a Gestão Contratual e depois para o Apoio Técnico novamente. Falando com 500 pessoas diferentes e tendo de repetir tudo novamente, porque no CRM não existe cruzamento das bases de dados dos diferentes departamentos da mesma empresa (!). E passam sempre a bola para o departamento do lado. É de arrancar os cabelos!

Combinada finalmente a intervenção com o atendimento telefónico, e a pessoa que vai a casa ainda vai com as indicações todas trocadas…

Uma desorganização total. Existe muito a melhorar por parte da MEO na relação com os seus clientes.

Mas pelo menos finalmente tenho um sinal TV decente novamente em casa.

Uma palavra positiva para os técnicos que vão a casa, no meu caso da Viatel. Solícitos, disponíveis, com uma paciência tremenda, e tecnicamente capazes. Focados em resolver efectivamente o problema. 

Boa tarde, teve que pagar alguma coisa a mais pela substituição da box?

Olá, tenho o mesmo problema com a box android 4K. Troquei a pensar melhorar, piorou em muito a qualidade de imagem, e também travam imenso. Se soubesse tinha ficado quieto. 😮‍💨 

Crachá

@pespecial lg , mi box impec.

Problema finalmente resolvido.

Trocada finalmente a box Android pela box Sofia.

Quem diz que a imagem é a mesma coisa não tem a mínima noção. A imagem da box Sofia é nítida, limpa, fluida, com muito menos compressão, com bom contraste e boas cores. O que mais uma vez foi também confirmado pelos técnicos: entre a Sofia e a Android é confundir a Estrada da Beira com a beira da estrada.

A box Android pode fazer sentido para a malta mais nova, e para ter algumas das apps. Pessoalmente tudo o que tenho de streaming faço-o através do televisor. A box para mim serve para ver televisão e para fazer gravações, e alguns filmes do MEO videoclube.

A box Android apoia-se em servidores Android, usados há pouco tempo, provavelmente ainda com pouca capacidade de resposta, e o sinal é transmitido via uma app da MEO que não é mais que um emulador.

A box Sofia apoia-se em servidores IPTV, já usados há vários anos, com os quais a MEO tem capacidade de resposta. Imagino que no futuro a MEO venha a migrar tudo para o novo sistema, quando conseguir ter boa qualidade. De momento a imagem por IPTV continua a ser incomparavelmente melhor.

Uma nota final extremamente negativa para os serviços da MEO por atendimento telefónico. Foi preciso 1 mês para resolver este problema. Um problema que é do conhecimento da MEO. É vergonhoso que se faça um cliente perder horas ao telefone, durante dias a fio, desgastando a imagem de uma empresa. Passando do Apoio a Cliente para o Apoio Técnico, para a Gestão Contratual e depois para o Apoio Técnico novamente. Falando com 500 pessoas diferentes e tendo de repetir tudo novamente, porque no CRM não existe cruzamento das bases de dados dos diferentes departamentos da mesma empresa (!). E passam sempre a bola para o departamento do lado. É de arrancar os cabelos!

Combinada finalmente a intervenção com o atendimento telefónico, e a pessoa que vai a casa ainda vai com as indicações todas trocadas…

Uma desorganização total. Existe muito a melhorar por parte da MEO na relação com os seus clientes.

Mas pelo menos finalmente tenho um sinal TV decente novamente em casa.

Uma palavra positiva para os técnicos que vão a casa, no meu caso da Viatel. Solícitos, disponíveis, com uma paciência tremenda, e tecnicamente capazes. Focados em resolver efectivamente o problema. 

Estou a desesperar com a box Android 4K. A imagem soluça segundo sim/ segundo não. É inadmissível oferecerem um equipamento tão fraco. Já alguém tentou que trocassem por uma Apple TV 4K?

Reputação 1
Crachá +4

Tanto na box 4k como na Google TV, a qualidade da Sport tv é vergonhosa, a imagem é linda entre as 00h e 9h, mas quando interessa durante o dia a imagem é puro SD. Espero ter a Vodafone daqui a 2 anos para mudar de operadora, se não me trocarem a box por uma mediaroom, que nem os operadores da meo sabem o que é, só conhecem sofias e DVR e 4k.

Reputação 1
Crachá +4

Eu também tive o mesmo problema com a fraca qualidade de imagem com a box Android 4K.

Nesse sentido, o que eu tive para resolver/solucionar foi reduzir a qualidade de imagem na respetiva Box para 1080p.

Eu sei que não é desta maneira que se resolve o problema, mas os serviços de apoio técnico também não conseguem resolver a qualidade dos 4K!

E mudando a resolução de 4K para 1080p, nota-se uma imagem mais fluída e limpa... Vai-se lá saber porquê!??

Enfim... É as boxes Android 4K que a MEO dispõe para os seus clientes!

Eu tenho a box 4 k do meo em 1080p 50hz, sempre está melhor que a minha TV google TV está em 4k e tem de continuar não quero perder no HBOmax e Prime Video, a box do meo vai saltando entre a TV 4k de 50 polegadas e o monitor/tv LG de 27 polegadas 1080p.

Crachá

Troquei hoje a box antiga que tinha pela Android 4K, no âmbito da renovação do contrato, e estou exatamente com os mesmos problemas...Imagem que se arrasta, as notícias que passam em rodapé  vão travando, não passando de forma contínua.

Crachá

@Trutafario “Mas se tiver disponibilidade e deixar de gastar as pestanas, gaste entre 50 a 60€ e compre uma mi box e arrume essa.”

 

Não percebo o porquê.

Possuo 2 mi box s e uma meo box 4k e não há rigorosamente nenhuma diferença

ao usar a app da meo para ver em 4k🤔  (imagem completamente com atrasos)

Ou seja, iria a pessoa estar a gastar € para continuar com o mesmo problema.