Resolvido

Denunciar o abuso da cobrança das chamada de telemóvel MEO para linha de Apoio VODAFONE

  • 16 November 2021
  • 4 respostas
  • 96 visualizações

Crachá +1

Boa tarde,

Passo apenas para deixar exposto, deixar registo aqui no Fórum (comportamento que irei ter igualmente em outras plataformas digitais) e partilhar com todos o que acabou de acontecer comigo, e que acho um abuso, que deve ser denunciado por todos. Desejo que a ANACOM (se assim continua a permitir que estas situações ocorram), não continue a ser conivente ou a cruzar os braços como se nada estivesse a ocorrer e atue com urgência na regulação destas chamadas de apoio aos clientes, quando as chamadas são efetuadas dentro de outros operadores. 

Apesar de saber que, ninguém pode alegar desconhecimento da lei, muito menos dos contratos que assina com as empresas de telecomunicações, acho abusivo ter efetuado uma chamada telefónica do meu número de telemóvel que está associado a um contrato MEO dos meus pais (TV, internet, rede fixa, 4 equipamentos móveis e MEO Energia) para a Linha de Apoio Vodafone (16912) e no final ter recebeido a seguinte SMS “A comunicação que acabou de realizar, no valor de Eur 7.92 (s/iva) nao esta incluida na sua mensalidade. + info marque *#123#”. Acho abusivo a cobrança deste valor. Parecia que estava a ser cobrado por uma chamada de Roaming há uns anos atrás pelas empresas de telecomunicações.

Liguei para a linha de apoio da MEO, a solicitar que tivessem em conta a situação de desconhecimento do valor cobrado nestas chamadas, o que não foi tido em consideração. Ou seja terei de pagar mais de 8€ por uma chamada do meu telemóvel MEO para a linha de apoio da Vodafone. Da minha parte, esta consideração que houve da MEO, é o suficiente para no final de contrato, simplesmente migrar o contrato que existe com a MEO para a VODAFONE. Recomendo a todos que tenham o mesmo comportamento, que denunciem estas situações e quando não houver outra atenção das companhias pelos seus clientes, migrem para a concorrência,….há muitas empresas de telecomunicações no mercado, para permanecer naquelas que não valorizam seus clientes nestas situações.

 

Deixo o meu testemunho e indignação pelo sucessivo e passividade da ANACOM na regulação destas chamadas!

 

Denunciem!!

 

Abraço a todos

 

 

icon

Solução por Ricardo27 16 November 2021, 14:55

Ver original

4 respostas

Reputação 7
Crachá +24

A Vodafone cobra €0,5095 por minuto de outras redes para chamadas para o 16212. É esse o tarifário aplicado. Pode ser consultado por toda gente, como o fiz agora mesmo para lhe responder. Claro que a meo não lhe vai creditar chamadas para onde quer que seja. Como, se fosse ao contrário, a Vodafone também não o faria.

Até porque o próprio apoio ao cliente da Meo também é pago.

Denunciem estas situações? Que situações? Na estou a ver que ilegalidade foi cometida. E garanto-lhe que a ANACOM está a par de todos tarifários aplicados. 

Crachá +1

Caro Ricardo.

 

O abuso dos tarifários de chamadas para as linhas de apoio é transversal a todas as companhias telefónicas. Repito o que disse: “….passividade da ANACOM na regulação destas chamadas”. Já deveriam ter atuado acerca deste assunto de completo abuso das tarifas aplicadas a estas chamadas! Parece-me que deve concordar!

Além disso posso garantir-lhe, que pela minha experiência pessoal na operadora concorrencial VODAFONE, em semelhante ocorrência, que me foi creditada o valor da chamada telefónica, após verificarem o enquadramento e verem o meu perfil de cliente! Prezaram pelo cliente que tinham, ao contrário do que ocorreu nesta situação! E compreenda e repito, “Apesar de saber que, ninguém pode alegar desconhecimento da lei, muito menos dos contratos que assina com as empresas de telecomunicações,….”, houve uma atitude muito mais de compreensão, consideração e de prezar e fidelizar pela satisfação do seu cliente, o que não verifiquei na MEO (note-se: a MEO não tem que adotar o mesmo comportamento, mas está sujeita e emissão de opinião dos clientes nas plataformas digitais). Aqui faço o meu papel e o meu testemunho! Conforme disse, repito: toda e empresa de telecomunicação seja ela a VODAFONE ou não, que tenha postura que teve comigo, irá fidelizar a sua carteira de clientes, o que não verifiquei aqui!

 

Deixo o meu testemunho pessoal apenas, para os demais interessados!

 

Abraço em todos, e para si Ricardo

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

como a Vodafone poderia ressarcir um cliente seu por ter feito uma chamada para o apoio ao cliente de outra operadora???

 

lamento mas isso não tem nem pés nem cabeça...

Crachá +1

Boa noite NeoPayne,

 

O que lhe posso dizer acerca do que disse "isso não tem pés nem cabeça"???

Já passei por algumas situações, com empresas de telecomunicacoes, inclusivamente situações antigas de Roaming, e o que lhe posso dizer da minha experiência, e de informações de pessoas que trabalham em várias empresas de telecomunicações (incluindo as que aqui referi), é que ( e passo o exagero da expressão), não há 2 clientes iguais. Os perfis de clientes, a base de dados con informações de cada cliente, está cada vez mais completa, na atual realidade dos Big Dates! A forma de trato e de negociação das várias empresas de telecomunicações, varia imenso de cliente para cliente! Em última situação, se você tem provas que uma empresa lhe faz um servico por x preço, existe (regra geral), a política de acompanhamento de preços para angariar novo cliente! Já assisti a várias situações assim!

Como disse, fica o meu testemunho, independentemente de para uns fazer sentido e para outros "não ter pés nem cabeça".

 

Abraço a todos, abraço NeoPayne

Responder