Skip to main content
Pergunta

Resposta a chamadas não efetuadas

• March 4, 2026
  • 4 respostas
  • 46 visualizações

No dia 03-03-2026, uma senhora ligou-me a dizer que tinha uma chamada registada no telemóvel,  proveniente do meu número.

No dia 04-03-2026, ligaram-me duas pessoas, de números diferentes, dizendo que tinham registado no telemóvel deles o meu número.

Uma vez que não liguei a nenhuma daquelas pessoas e não as conheço, sendo a surpresa recíproca, gostaria de saber se isto já aconteceu a alguém e a quem tenho de reportar o problema?

Grato pela ajuda.

4 respostas

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá ​@DC2026 

Chama-se Caller ID Spoofing. Veja Este Tópico >

De Forma a Evitar estes Acontecimentos, e Situações, a MEO até Disponibiliza Agora um Novo Serviço, o "Origem MEO", que Analisa a Origem de Cada Chamada (Quando é Entre Contactos na Rede MEO). Veja Este Tópico >

Hefaistos
Forum|alt.badge.img+1
  • Estagiário Júnior
  • March 5, 2026

Tenho esse mesmo problema ultimamente. E o “origem MEO” não ajuda em nada, a chamada ainda fica como chamada perdida e não tem nenhuma informação que foi falsificado. Funciona somente no momento de receber e atender a chamada.

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá ​@Hefaistos 

Como já lhe Respondi no Outro Tópico (Aqui >) a Funcionalidade aparece Tanto Enquando Recebe a Chamada, como depois nas suas Chamadas Perdidas.

Mas há que Notar que a Funcionalidade só Funciona, e Aparece, apenas entre Clientes MEO e em Pessoas com Equipamentos Compatíveis

O Origem MEO pode Não Resolver e Ajudar Totalmente. Mas é Sempre uma Pequena Ajuda para Diminuir o Números dos Casos

Forum|alt.badge.img+3
  • Observador
  • March 5, 2026

Esta solução implementada na MEO precisa de ser urgentemente alargada aos restantes operadores móveis em Portugal para todas as chamadas passarem a ser validadas e nós os clientes podermos passar a não atender as chamadas que não sejam validadas. Sugiro que a MEO tome a iniciativa de contactar os outros Operadores móveis para a implementação desta solução, já que a ANACOM continua a não fazer nada sobre este “praga”.