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Solução

Reclamação por danos após reparação de equipamento com garantia

  • November 27, 2025
  • 3 respostas
  • 21 visualizações

Comprei, no dia 17/12/2024, um equipamento - iPhone 16 Pro, na loja MEO MaiaShopping.

Passados uns meses, precisamente, 10 meses (ou seja, ainda dentro do período de garantia legal e também dentro do primeiro ano da garantia internacional oficial da Apple), foi identificada uma falha na câmara que se traduzia num "ponto estático" que comprometia a qualidade das fotografias e vídeos.

Nesse sentido, procedi à entrega do equipamento para reparação, no dia 16/11/2025, na loja da MEO Maia Auchan.

No dia 25/11/2025, após confirmação para recolha do equipamento (teoricamente reparado), desloquei-me à loja para o levantar e confirmaram através do relatório da empresa "m.repair" que se tratou de um falha no equipamento, tendo sido necessário a substituição do módulo da câmara. Aqui, 2 pontos a salientar:
1 - se se trata de uma falha no equipamento (novo e na garantia internacional da Apple), não devia ser feita a substituição por um equipamento novo no imediato?
2 - tratando-se de um problema de hardware (no caso, módulo da câmara) e sabendo que esta intervenção para substituição do módulo requer a abertura do telemóvel e, consequentemente, dano físico do mesmo, não devia, volto a repetir, ser feita a substituição por um equipamento novo?

Como se pode verificar no ficheiros que anexo, quando o equipamento me foi devolvido, este apresentava marcas claras e danos estéticos que não existiam antes da reparação. Estes danos são consequência direta da intervenção técnica, o que constitui uma violação dos meus direitos, nos termos do Regime Jurídico das Garantias (DL n.º 84/2021), que determina que o consumidor não pode sofrer qualquer prejuízo decorrente de uma reparação feita ao abrigo da garantia, devendo o bem ser devolvido nas mesmas condições ou em melhores condições do que as de entrega.

Posto isto, apresentei a reclamação na loja e, posteriormente, no serviço de atendimento de apoio ao cliente.

Até ao momento não recebi qualquer contacto da loja ou dos serviços centrais da Meo com uma solução.

Pelo que, que esta situação seja tratada com a máxima urgência dado que o equipamento é necessário e que não me foi facultado nenhum equipamento de substituição.

Solução por omicronpersei8

A marca e/ou representante da assistência técnica "m.repair" é que deverão pronunciar sobre o tema. Genericamente se um equipamento novo apresentar defeito, pode solicitar a sua troca, reparação ou reembolso dentro da garantia. Nos primeiros 30 dias após a compra, tem direito à troca imediata ou reembolso total, se o defeito for detetado nesse período. Após os 30 dias, a marca pode propor ou ter outra solução (tal como reporta substituir um componente defeituoso). Mas isso será sempre a marca pois "m.repair" fará o que a Apple lhes indica. 

3 respostas

Rafa_UserFiberMEO
Super User
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Olá ​@AFlores 

Tenho Imensa Pena pela Situação, já que Deviam ter Reparado o seu Equipamento e não devia ter Havido Danos Estéticos. E Espero que Consiga Resolver a Situação o mais Rápido Possível 

Mas aqui no Fórum Somos Apenas uma Comunidade Composta por Clientes, que damos Informações, Dicas e Sugestões sobre os Serviços MEO.

Por isso, Não Podemos Fazer Nada Sobre o Assunto, e Aqui a sua Reclamação nem deve Chegar a MEO, e Receber uma Resposta da Mesma. Deve optar por Apresentar a Reclamação, Novamente a MEO, usando Vias para o Efeito.


Ricardo27
Super User
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  • Super User
  • November 28, 2025

A decisão de trocar por um equipamento novo nunca será da meo, mas sim da marca. Por isso é que, durante o período da garantia, a melhor coisa a fazer é contactar diretamente a marca e não a loja. 


omicronpersei8
Especialista MEO
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  • Especialista MEO
  • Solução
  • November 28, 2025

A marca e/ou representante da assistência técnica "m.repair" é que deverão pronunciar sobre o tema. Genericamente se um equipamento novo apresentar defeito, pode solicitar a sua troca, reparação ou reembolso dentro da garantia. Nos primeiros 30 dias após a compra, tem direito à troca imediata ou reembolso total, se o defeito for detetado nesse período. Após os 30 dias, a marca pode propor ou ter outra solução (tal como reporta substituir um componente defeituoso). Mas isso será sempre a marca pois "m.repair" fará o que a Apple lhes indica.