Skip to main content
Solução

Controlo roaming fora da UE

  • October 11, 2025
  • 6 respostas
  • 76 visualizações

Estou temporariamente na América do Norte e decidi adquirir um SIM local. Desactivei (por software) o SIM MEO, apesar de ter dual SIM e por isso o poder activar a qualquer momento. Recebi a mensagem informativa da MEO sobre roaming, indicando que qualquer chamada depositada no meu voice mail teria o custo de 2 chamadas internacionais (uma chamada recebida e uma chamada efectuada para Portugal). Isto é apenas válido para quem me telefonar do estrangeiro ou também de Portugal? Como não tenho qualquer controlo sobre quem me telefona e se decidem ou não deixar mensagem no voice mail, como posso evitar estes custos? Será que tenho de desactivar o voice mail? Se sim, como o posso fazer a partir do Canadá com o mínimo de custo? Posso enviar mail à MEO? 

NOTA: já confirmei que quem me liga é logo direccionado para o voice mail (provavelmente por eu ter o SIM desligado). Obviamente que não pretendo pagar estas chamadas!!! Mas como evitá-lo?

Solução por omicronpersei8

Pode ativar ou desativar o Voice Mail por envio de um SMS com texto “Atvoicemail” ou “Dstvoicemail” para 16200  (se for cliente MEO Residencial) ou 16206 (se for cliente MEO Empresas). Estes SMS’s são gratuitos.

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

6 respostas

Ricardo27
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • October 11, 2025

É válido para qualquer chamada que vá para o voicemail, seja de onde for.

É sempre aconselhável desligar o voicemail em roaming. É uma das razões que pode gerar custos, sem que o cliente se aperceba. 


Obrigado Ricardo, mas como posso ‘desligar’ o voice mail estando já fora do país. Tenho o SIM da MEO desligado (comprei um SIM local para evitar gastos em roaming e poder ter dados ilimitados) mas, mesmo assim, já fiz um teste com um amigo e confirmei que todas as chamadas que me façam estão a ir automaticamente para o voice mail (precisamente por eu ter o SIM inactivado). O que fazer, como contactar a MEO sem custos (brutais, se usar as linhas habituais de contacto ao Cliente) a partir do Canadá? Há algum endereço de mail ou um contacto via Whatsapp?


Ricardo27
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • October 11, 2025

Pode colocar um pedido através da sua área de cliente, mas pode demora uns dias a tratarem. 

A hipótese mais rápida é realmente via chamada para o apoio ao cliente. 


Ricardo27
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • October 11, 2025

Ligue o telemóvel e tente este código ##002#, depois tecla chamar.

Antes, desligue de imediato os dados móveis para não haver gastos, p. ex. de atualizações automáticas de aplicações. 


Obrigado Ricardo, pela preciosa ajuda. Já consegui que me desligassem o voice mail em Portugal. Agora estou mais descansado, só usarei o SIM da MEO quando o pretender fazer. Mas é lamentável que as chamadas para o voice mail (não controladas,obviamente, pelo seu detentor) possam ser pagas quando em roaming (a menos, evidentemente, que eu as consultasse). Já percebi a razão por que há muita gente sem voice mail activado...


omicronpersei8
Especialista MEO
Forum|alt.badge.img+23
  • Especialista MEO
  • Solução
  • October 13, 2025

Pode ativar ou desativar o Voice Mail por envio de um SMS com texto “Atvoicemail” ou “Dstvoicemail” para 16200  (se for cliente MEO Residencial) ou 16206 (se for cliente MEO Empresas). Estes SMS’s são gratuitos.