Skip to main content
Pergunta

cobrança indevida sobre conteudos digitais

• July 2, 2025
  • 8 respostas
  • 157 visualizações

Bom tarde ,no final do ano passado renovei contrato com a MEO no meu serviço de telefone ,acordado entre ambos pelo valor de 10,99.Desde janeiro para cá a MEO vem me cobrando mais de 20 euros ,alegando que eu subscrevi serviço de conteúdos digitais aos quais eu nunca dei autorização ,prova disto é que em junho me juntei á app da MEO e confirmei que os conteúdos digitais estavam bloqueados .Como é possível a MEO ser agente cobradora de serviços aos quais eu nunca autorizei .Como pode a MEO dar os meus dados pessoais a alguém sem o meu consentimento .Caso a MEO não me devolva em fatura o valor indevidamente cobrado até a data apresentarei reclamação junto da ANACOM ,pois tenho razões para  rescindir o contrato.Atenciosamente Marco Martins

8 respostas

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá ​@MarcoMartins 

Essas Subscrições de Conteúdos Digitais de Terceiros são Ativas e Autorizadas, normalmente logo após clicar Acidentalmente em Anúncios Indesejados no seu Telemóvel

Veja aqui como pode Desativar a Subscrição Ativa, e Bloquear essas Subscrições de Conteúdos Digitais, para não voltarem a ser Faturadas Acidentalmente:

Para Receber um Reembolso faça um Pedido de Reclamação através das Área Pedidos no seu myMEO ou contacte o Apoio ao Cliente através das Linhas de Apoio MEO 

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • July 2, 2025

Olá ​@MarcoMartins 

Normalmente isso fica ativo clicando em anúncios. No entanto é possível bloquear e cancelar estas subscrições na sua área de cliente myMEO, veja aqui como.

• Autor
  • Principiante
  • July 4, 2025

Obrigado pelas vossas respostas ,mas essas subscrições só deveriam ser autorizadas se eu tivesse os conteúdos digitais ativos o que não foi o caso ,estas estavam bloqueadas e o mais grave é que quando renovei o contrato  não autorizei a MEO a fornecer os meus dados pessoais (n° telemóvel) a ninguém .Logo é ilegal o que se está a passar ,a MEO fornece SEM A MINHA AUTORIZAÇÃO .Não posso acreditar no que me estam a informar ,que apenas um click activa os conteúdos digitais qu estão bloqueados e que apenas através da APP ou pessoalmente com a operadora deveriam desbloquear.

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá ​@MarcoMartins 

Se as Subscrições dos Conteúdos Digitais estão Totalmente Bloqueadas no myMEO devia mesmo ter sido Impossível a Subscrição ser Ativada, pois normalmente fica logo impossível de Ativar qualquer Conteúdo Digital.

Devia ter Ocorrido um Erro Inesperado, pois é mesmo muito Estranho ter sido Ativo um Conteúdo Digital com o Bloqueio Ativo.

Suguiro que Verifique Novamente no seu myMEO se os Conteúdos Digitais estão mesmo Totalmente Bloqueados, (deve Bloquear as Duas Opções, os de "Infantil, Gaming, Notícias e Desporto" como também os de "Entretenimento e Adultos") e Cancelados, em todos os seus Telemóveis

Para Mais Informações, e Reportar a situação, e fazer uma Reclamação, a MEO, deve o fazer através das Área Pedidos no seu myMEO ou contacte o Apoio ao Cliente através das Linhas de Apoio MEO, para assim a MEO analisar a Situação e Corrigir a mesma. Pois aqui somos apenas clientes não iremos conseguir tratar de nada, nem resolver a situação.

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • July 4, 2025

As subscrições digitais estão ativas por padrão, por isso um clique pode sim subscrever estes conteúdos digitais se não tiverem sido bloqueadas nos telemóveis pelo myMEO por si.

• Membro
  • November 25, 2025

Estas cobranças são ilegais e também possivelmente fraudulentas, pois no meu caso foram dois apps dos quais nem mesmo tenho qualquer interesse, não temos nada assinado, não temos prática de jogos ou assuntos relacionados a isso, não suficiente possuímos bloqueios de pop up e anúncios instalados nos aparelhos. Ocorre geralmente no período de julho e agosto e se pesquisares verás que são recorrentes. Não pode haver cobrança  de serviços adicionais sem consentimento explícito do consumidor, vá ao livro de reclamações, se você passa por algo semelhante. Busque seus direitos, estas cobranças são indevidas.

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá ​@ElisJunges 

É Possível Bloquear essas Subscrições de Conteúdos Digitais, Indesejadas e Para não voltarem a ser Faturadas Novamente ao serem Ativadas (Normalmente ao Clicar em Link's e Anúncios Indesejados), através do myMEO, Veja Aqui >

Quando é a Primeira vez que Acontece, até pode é Possível Pedir o Reembolso da Cobrança Indesejada ao Reportar a MEO. Para isso Crie um Pedidos de Apoio no seu myMEO > ou contacte o Apoio ao Cliente através das Linhas de Apoio MEO >

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • November 25, 2025

Deixo aqui um exemplo desse tipo de anúncios:

Quando está bloqueado no my MEO aparece o seguinte:

Mas faça como o ​@Rafa_UserFiberMEO disse, crie um pedido ou contacte o Apoio ao Cliente pois normalmente na primeira vez costumam fazer crédito.