Skip to main content
Resolvido

Perplexity - Fraude - Prometer 1 ano de assinatura - mas afinal foram 2 meses

• February 1, 2026
  • 21 respostas
  • 470 visualizações

Reparei que a minha subscrição no Perplexity foi desactivada! Então se ofereciam 1 ano? Como é que funciona afinal? Publicidade enganosa? Ou afinal 1 Ano MEO são = 2 meses?

Solução por Rafa_UserFiberMEO

Olá ​@DaSilva Santos 

Se for ver a sua Subscrição na sua app ou Website da Preplexity, deverá aparecer que a sua Subscrição está em Pausa até "Atualizar Faturação" e encontrar esta Informação:

Deve para Continuar a Usufruir da Oferta, Inserir um Método de Pagamento (Decisão esta da Própria Preplexity, e Totalmente Alheia a MEO)

21 respostas

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • February 1, 2026

Olá ​@DaSilva Santos 

Associou um método de pagamento?

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá ​@DaSilva Santos 

Se for ver a sua Subscrição na sua app ou Website da Preplexity, deverá aparecer que a sua Subscrição está em Pausa até "Atualizar Faturação" e encontrar esta Informação:

Deve para Continuar a Usufruir da Oferta, Inserir um Método de Pagamento (Decisão esta da Própria Preplexity, e Totalmente Alheia a MEO)

• Novo Membro
  • February 9, 2026

Ja devia ter aprendido que a MEO não dá nada a ninguém. Publicidade enganosa.

(Decisão esta da Própria Preplexity, e Totalmente Alheia a MEO) - devem estar a brincar, se não fosse a oferta-falsa da MEO eu nem nunca iria cruzar caminho com a Perplexity.

Ricardo27
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • February 9, 2026

A alteração das regras, pedindo agora o associar de um meio de pagamento para continuar com a oferta ativa, partiu em exclusivo da perplexity. Decisão completamente alheia à MEO.

Basta associar o meio de pagamento para esta ficar ativa novamente, sem qualquer custo. Apenas tem de cancelar antes de renovar a anuidade.

• Novo Membro
  • February 9, 2026

A alteração das regras, pedindo agora o associar de um meio de pagamento para continuar com a oferta ativa, partiu em exclusivo da perplexity. Decisão completamente alheia à MEO.

Basta associar o meio de pagamento para esta ficar ativa novamente, sem qualquer custo. Apenas tem de cancelar antes de renovar a anuidade.

Ocorre que fiz isso com o meu e o da minha esposa e passados dois dias, depois de reactivar o pro, aparece o fim do trial por violaçao das condiçoes (nao sei quais, apenas refere o ponto 10.3 que nem existe...)

Logro de todo o tamanho… mais vale mesmo o chatGPT pelo menos sabemos com o que contamos… ja mandei email a contestar o fim do trial, mas nao sei que resposta vai ter, pelos vistos nao podemos confiar em nada que venha das americas em oferta…

• Principiante
  • February 13, 2026

Boa tarde a todos. Estou exatamente na mesma situação. Tenho 3 contas Perplexity Pro ofertadas pela MEO a mim, e associadas ao meu serviço MEO que foram canceladas unilateralmente em fevereiro.

A Perplexity alega 'violação de termos' através de um sistema automático, mas não especifica o quê e recusa-se a fazer uma revisão humana. É óbvio que se trata de um erro de comunicação entre as plataformas da MEO e da Perplexity. As minhas ofertas deveriam ser válidas respetivamente até julho, novembro e dezembro deste ano.

Já tentei resolver com a Perplexity sem sucesso. A MEO precisa de intervir junto do parceiro, pois o serviço foi ofertado a mim através da MEO na minha app MEO. Gostava de uma posição e suporte da MEO para resolver esta questão, estou a abrir um novo tópico para tentar uma solução mais especifica para o meu caso.

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá ​@Rafael MOM 

A MEO Não Consegue Fazer Nada sobre a Situação.

A MEO foi apenas uma Espécie de "Intermédiaria", apenas Ofereceu um "Código de Desconto" da Subscrição PRO, para a Plataforma Preplexity, aos seus Clientes. Oferta essa, Que Até Já Terminou, e por isso já nem Existe Mais essa "Parceria" entre as Marcas.

Para Esclarecimentos e Resolver Todos os Problemas dentro do Website e app da Preplexity (como Erros na Subscrição, etc.) só mesmo ao conseguir Resolver com Preplexity, contactando diretamente a mesma através do email support@perplexity.ai.

Quais os Termos que a Preplexity indica que foram Violados, e que Provocou o Cancelamento da Subscrição? 

• Principiante
  • February 13, 2026

Olá ​@Rafa_UserFiberMEO, agradeço a resposta, mas discordo da perspetiva de que a MEO é apenas uma 'intermediária'.

A oferta do Perplexity Pro foi um benefício contratual que me foi ofertado na minha plataforma MEO, que inclusive até recebi notificações por email para ativar.

Quanto aos detalhes que solicitou:

1. Termos Violados: A Perplexity não especifica. Enviam uma mensagem em resposta automática através da IA de resposta por email deles de 'violação de termos' e fecham o ticket sem direito a revisão humana, algo que está a acontecer a vários utilizadores MEO (como se vê neste tópico).

2. Contacto Direto: Já foi feito. O suporte da Perplexity lavou as mãos, alegando que a decisão do sistema é final, e a única solução é pagar novamente a conta pro.

Se a parceria terminou agora, eu acredito que isso não anule o direito de quem ativou a oferta enquanto ela era válida. Se a MEO não consegue resolver tecnicamente com a Perplexity, então eu acredito que deva assumir o incumprimento por erro da própria perplexity e propor uma alternativa ou crédito em fatura. Não se trata de um erro 'no meu perfil', mas sim de uma cessação indevida de um serviço que me foi garantido pela MEO por 1 ano, e que pelo visto não fui o único que sofreu este problema.

Ricardo27
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • February 13, 2026

Assunto totalmente alheio à meo.

Se o suporte da Perplexity "lavou as mãos" não será certamente a meo a fazer o que quer que seja. Não existe qualquer obrigação nesse sentido. 

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá Novamente ​@Rafael MOM 

Não se Recorda de ter Feito alguma Utilização da Plataforma que teria sido Indevida e Contra os Termos e Condições da Marca?

Isto Não foi apenas uma "Cessão Indevida", foi Supostamente por uma "Violação de Termos", ao Qual se for Verdade, e os Utilizadores Violaram a Plataforma, eles tem todo o Direito de Remover a Oferta, com Base no Indicado nos Termos e Condições da Plataforma que Aceitou a Primeira Vez que Acedeu

Eu Continuo com Acesso a Minha Oferta, como Conheço várias pessoas que ainda tem Acesso. Por isso não me Parece nada a Ver com a Oferta da MEO, e sim Alguma Utilização Errada que Vários Utilizadores Fizeram Igual (Que não faço a mínima ideia do que fosse)

A MEO não tem Nada a Ver sobre a Situação, para não falar que esta Oferta nem foi "Contratual" pois não estava no Contrato. Como disse era aprenas um Código de Desconto para uma Plataforma que tinham Parceria (já nem têm)

Ricardo27
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • February 13, 2026

• Principiante
  • February 13, 2026

Agradeço as vossas opiniões ​@Ricardo27, mas discordo frontalmente. Dizer que o assunto é 'alheio à MEO' quando a oferta foi o argumento comercial utilizado pela própria operadora para promover os seus serviços.

Se a MEO promove, envia notificações por email e disponibiliza o acesso na sua própria plataforma na minha MEO, ela é responsável pela garantia do serviço que ofereceu. Se o parceiro falha ou cancela indevidamente, a responsabilidade de resolver ou compensar o cliente lesado recai sobre quem vendeu/ofereceu o pacote.

Visto que a orientação aqui é de que a MEO não tem obrigações, resta-me seguir pela via oficial. Vou formalizar hoje mesmo uma queixa no Livro de Reclamações Online e junto da ANACOM por publicidade enganosa e incumprimento contratual. Não se pode prometer 12 meses de um serviço Pro para angariar clientes e depois lavar as mãos quando o parceiro falha tecnicamente.

Com os melhores cumprimentos.

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

@Rafael MOM 

Em Primeiro Lugar, as Respostas que Obteve por aqui nem Foram Realmente da MEO, foram de Apenas Clientes, que só estamos a Transmitir Informações. Mas Continuo a Indicar, que não vai Chegar a Lado Nenhum..…

A Preplexity Cancelou a Oferta não apenas "Indevidamente", foi por Algum Termo que Violou

E Nos Termos e Condições que Aceitou com a Plataforma, Aceitou que ao Violar os Mesmos podia ficar sem Acesso a Oferta >

"Você pode receber acesso gratuito aos Serviços durante o período de teste, inclusive por meio de promoções de terceiros. Os períodos de teste gratuitos podem estar sujeitos a termos e condições adicionais, são intransferíveis e não têm valor monetário. A violação de quaisquer termos e condições adicionais ou destes Termos pode resultar no cancelamento imediato do seu período de teste gratuito." Saiba mais nos Termos e Condições da Preplexity >

Por isso não pode Simplesmente estar Contra a Decisão da Preplexity, Pois foi com a qual Concordou com a Mesma Inicialmente....

Do Lado da MEO, Este Serviço nem Sequer é Considerado que Foi Contratado pela MEO (Não Está Indicado no seu Contrato) apenas foi um Código de Desconto para a Plataforma Terceira

Ricardo27
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • February 13, 2026

Não são as minhas opiniões. Coloquei-lhe o link acima onde a Meo explica bem a relação entre a Meo, a Perplexity e o cliente.

Sabe que o chatgpt nem sempre acerta. 😉

Está livre de fazer as reclamações que quiser, mas garanto-lhe que o resultado não lhe vai ser favorável. 

• February 13, 2026

Agradeço as vossas opiniões ​@Ricardo27, mas discordo frontalmente. Dizer que o assunto é 'alheio à MEO' quando a oferta foi o argumento comercial utilizado pela própria operadora para promover os seus serviços.

Se a MEO promove, envia notificações por email e disponibiliza o acesso na sua própria plataforma na minha MEO, ela é responsável pela garantia do serviço que ofereceu. Se o parceiro falha ou cancela indevidamente, a responsabilidade de resolver ou compensar o cliente lesado recai sobre quem vendeu/ofereceu o pacote.

Visto que a orientação aqui é de que a MEO não tem obrigações, resta-me seguir pela via oficial. Vou formalizar hoje mesmo uma queixa no Livro de Reclamações Online e junto da ANACOM por publicidade enganosa e incumprimento contratual. Não se pode prometer 12 meses de um serviço Pro para angariar clientes e depois lavar as mãos quando o parceiro falha tecnicamente.

Com os melhores cumprimentos.

Nesta temática não existe nada para concordar ou deixar de concordar, são os termos, é livre de aceitar ou não.

• Novo Membro
  • February 13, 2026

Eu quase adivinho qual o termo inexistente que supostamente serviu de motivo para a rescisao. 

Antes demais, respondendo ao ​@Rafa_UserFiberMEO que no caso nao deve ter percebido nada, o motivo que deve aparecer a muitos é algo do tipo “10.3”, que nunca fornecido a mim, ate porque inicialmente não havia nenhum tipo de pedido de cartao de credito, porque simplesmente não fazia como nao faz neste momento quando é uma oferta e nao uma benesse por ter cartao de credito. O ​@Rafa_UserFiberMEO sabe perfeitamente que essa condiçao inexistia ate umas semana atras, e note-se, alguns ja teem perplexity pro a meses.

Indo ao cherne da questao, também eu perdi 3 pros, dois usados por mim em casa e trabalho e outro da minha esposa. Acontece que tinha um outro que estava esquecido e esse sim, “congelado” por nao ter CC registado e passivel de ser reactivado. o que ocorreu entao para perder esses 3 pros, quando usava o dito com perguntas técnicas de engenharia, informaçoes sobre peças de carros no caso da minha esposa e uma ou outra brincadeira… Recordo que uma vez, tendo eu uma foto dentro de um carro da PSP pedi para simular uma foto com vestes de agente de autoridade e o mesmo recusou por nao ser legal (eu nao sabia, agradeço o aviso, mas nao peço mais). 

A única razao dada foi entao uma tal de “10.3” e eu fui a procura da dita… e a mesma nao existe mas no contrato existe um 10 que tem a ver com com a disponibilidade financeira para pagamento… que no caso nem faz sentido e por isso mesmo, na altura criei um cartão com 5 euros e foi o mesmo cartao registado em cada uma das contas… se a intençao era anular antes de decorridos um ano, para que dar um cartao com valor maior? era valido, tinha ate fev/2027, portanto, se querem um CC, ai o teem… 

Ocorre que nao sei como, nem para que, provavelmente a perplexity tentou cobrar o valor no cartao, so que o mesmo nao permitiu e decerto recusou por falta de fundos, logo, dispara com uma violaçao de termos, acaba com a benesse e sem apelo… talvez fosse mais facil pedir ao cliente para corrigir o cartao, mas ai seria dizer tambem que foi tentado uma cobrança que ate podia ser anulada logo de seguida, mas veio recusada. 

Eu quero acreditar (e seria estupido, abuso e outros termos catitas que conhecemos ca no burgo), que nao passou de uma opçao da perplexity que confiou no juizo formado pela AI e algorritmos empregues, que acaba simplesmente sem aviso, apenas uma missiva a dizer que fizemos asneira mas sem dizer qual, é das tais coisas que sempre podem dizer que nao sao obrigados a justificar.

E penso isto porque? porque tal como o senhor que se farta de dizer que todos os clientes da meo que perderam fizeram asneira e ate da um ar de que foram criminosos, tambem eu tinha um 4ª codigo que usei e esse nao foi anulado. estava “suspenso” por falta de CC.. e o que eu fiz? Meti-lhe um CC com pelo menos o valor da mensalidade fosse possivel de retirar e que durasse para la do fim da promo… e helás… funciona e continua a funcionar… e espero que continue…

Espero que esteja enganado, mas para já, foi a unica diferença para os 3 que foram anulados…

É questao de ver mais casos se por acaso fizeram o mesmo que eu sem ter o cuidado de ter fundos disponiveis ou tempo alem do fim da promo.

Cumps

• Novo Membro
  • February 17, 2026

@Almeidosk 

Aconteceu-me exatamente o mesmo que a si. 

Tinha 3 códigos ativos em que tinha um cartão com 5 euros adicionado, válido até mais do fim do períodos de experiência.

Recebi a mesma mensagem nessas 3 contas diferentes, em que em nenhuma delas houve qualquer conteúdo que pudesse justificar qualquer violação mas se fossemos para entrar por aí, uma destas contas só a tinha usado uma vez para gerar fotos de conceitos científicos (ou seja nada de conteúdo que pudesse justificar violação de termos alguns!!!)

A quarta conta, que estava inativa porque ainda não tinha adicionado cartão, fiz o mesmo que o ​@Almeidosk e até agora funciona.

Acho que claramente a perplexity andou a tentar aceder aos cartões de crédito num período que tínhamos um código para um período experimental, cancelando as contas porque não tinham lá o dinheiro??? Isso é uma aldrabice extrema! Porque os clientes têm todo o direito de não quererem continuar com o perplexity no fim do período experimental. Assim como se o cartão não tinha dinheiro para se continuar com o pro após esse período, a perplexity aí é que cancelaria o pro, não ainda no período experimental!

Com os melhores cumprimentos

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • February 17, 2026

Olá ​@CSilva1000 

Apesar de haver uma oferta, tem de inserir um método de pagamento válido.

• Novo Membro
  • February 17, 2026

@ana_Paula 

O cartão estava válido! Desculpe se não gosto de ser roubada! Que pelos vistos era isso que estavam a tentar fazer. 
Se a senhora gosta é consigo.

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • February 17, 2026

Não tem nada a ver com ser roubada. A Perplexity decidiu que apesar da oferta é necessário associar um método de pagamento válido.

Se não quiser continuar a subscrição anual do Pro basta simplesmente cancelar a subscrição através do site da Perplexity, até acabar a oferta não lhe tiram nada do método de pagamento que definiu.

• Novo Membro
  • February 17, 2026

@ana_Paula 

Okay e acha normal que cancelem a oferta com termos que nem existem através de uma ia? se esse era o problema então diziam ao cliente que se quer continuar com o pro mude para outro cartão.

Não é do nada adeus fica sem o pro. Acho que foi uma forma do perplexity para se livrar de clientes. No mínimo uma explicação do motivo de o fazerem, mas com uma justificação séria.